30 novembro 2010

A triste história de um quase campeão

Quase todo proprietário que teve um número considerável de cavalos de corrida, passou pela experiência de possuir um animal de exceção, que trabalhava quebrando relógios e que por um motivo ou outro não conseguiu mostrar em pista toda a esperança depositada em suas patas. Um desses motivos, o mais comum deles, é o famoso cavalo ladrão de trabalho: é 40 nos 700 e 60 no quilômetro, mas em carreira não consegue sair do perdedor. Não são esses os animais que serão objeto desta postagem. Os cavalos a que me refiro são craques de fato, porém, por problemas físicos, não conseguem mostrar toda sua potencialidade, ainda que na base da valentia, consigam se superar e obter destaque nas corridas. Um destaque que não pode ser pleno.
Em email trocado com Adolpho Smith de Vasconcellos Crippa, este me relatava de grandes cavalos que passaram pela sua cocheira. Corriam com problemas terríveis e se superavam. Olhem os seus comentários a respeito dos animais :
Tequila Anis - teve, ao longo de sua campanha, umas 5 fraturas diferentes e com muitas correu . Chegou a ganhar, inclusive,  Prova de Grupo.
Belo da Guanabara - não tinha tendões visíveis no ultrassom, de tão lesionados que eram. Isso não impediu que ganhasse duas provas aos três anos em Cidade Jardim.
Sara Est - quase ganhou um Clássico contra os machos, tinha sesamóides e cascos totalmente porosos, fez toda sua campanha só trabalhando 400 metros em reta e mancava após cada corrida. Esta só correu no ano 2007, conseguindo três vitórias, fechando suas atuações em um Clássico em mil metros, este relatado acima, onde foi quarta colocada.
Todo este assunto de cavalos valentes, veio a tona por eu ter ficado impressionado com Al Ghanín, cavalo que ficou quase um ano parado, e que voltando a competir em provas duras, mostrou um padrão bem superior ao anterior. Disse ao Adolpho, que nesta Prova Especial de domingo, se o Roberto Alberto não empurra ele na curva, tirando-o do natural, poderia ter dado torcida. Mais surpreso fiquei, quando o proprietário me relatou que o neto de Figuron mancou nos quatrocentos finais e que seu jóquei, o A.C.Silva, acreditava que poderia lutar pela vitória caso este percalço infeliz não tivesse acontecido. Daí que me veio a curiosidade de saber toda a história do Al Ghanín.
Sempre teve problemas, desde a estreia onde mancou, ainda pela farda do Eternamente Rio. Nunca mais foi o mesmo. Para se ter uma ideia na fé do L.Esteves no cavalo, a ideia era correr a primeira, ganhar, e logo em seguida ser inscrito diretamente no GP Ipiranga. Ficou um cavalo comum, ganhando sua primeira corrida na quinta saída à pista. Em um retrospecto cheio de descolocações, aconteceu a transação que fez do Adolpho, o proprietário de um cavalo que tinha, eu disse tinha, um  enorme potencial. Vejam seu relato:


"Comprei ele com sério problema no ligamento, corremos 4 vezes com ele mal. Duas vitórias e duas descolocações (grama e Prova Especial). Até em respeito ao ótimo cavalo que acredito que ele seja, fiz a loucura de operá-lo, mesmo sabendo ser um caso de prognóstico muito ruim.
Voltou sem trabalho forte e fez segundo em um Pesos Especiais. Agora, para este domingo, demos uma arrumada da forma possível e ele mancou de vez. Esse é mais um dos casos dos cavalos que deveriam ter sido ganhadores clássico, mas que  nunca serão.
A coisa que sempre  me tocou no turfe, muito embora tenha tido alguns cavalos (parte ou inteiros) que considero muito acima de média como o Mr. McCartney, o Araçaí e o Pitu da Guanabara, alguns ótimos como a Baby Victory e a Luna da Guanabara e mais alguns bons que ganharam clássicos em geral como o Zorin e a Zaya, que são os que me lembro de pronto, foram os cavalos com problemas físicos que se superavam."

A história termina de uma forma triste, pois o Al Ghanín voltou  de "capelinha" após esta última atuação e é bem provável que nunca mais seja visto em carreira. Mas queria deixar externado aqui neste espaço, uma sincera homenagem  a todos os Al Ghaníns que certamente passaram despercebidos pelos hipódromos do mundo e na linda simbologia de amor e fé que estes animais acabam proporcionando, na relação dos proprietários com seus cavalos de corrida.

Ligeirinhas

*O treinador do Hydrus, C.A.Martins vai ser suspenso 30 dias por diversidade de performance do seu pensionista.
* O site Doutores do Turfe está trazendo algumas novidades interessantes para o turfista que gosta de jogar informado. No último domingo fizeram uma mini-mesa, onde três dos quatro doutores participaram, dando suas indicações para as corridas. Tudo isso em vídeo , onde o volume de informação é bem maior do que o que se põe no papel.
* Nesta semana, por motivo de viagem do Mariel Muller, não teremos indicações para Cristal e Tarumã.
* Não é à toa que Cidade Jardim fique em São Paulo, pois se a grande metrópole do Brasil ficou conhecida como o túmulo do samba, o hipódromo não fica atrás com relação ao cavalo. Façam um comparativo do número de estreantes entre GV e CJ e verão que a diferença percentual é ainda maior do que entre o número de inscritos de cada hipódromo. A continuar essa migração  para todos os outros centros, principalmente Gávea, é bem provável que a atual diretoria entregue ao novo Presidente, uma programação semanal com apenas duas reuniões (já está na hora da Gávea pensar na sua quinta programação, pois doze páreos por dia é demais).
Nesta semana, dois páreos a menos que os habituais vinte nove. Não vou me dar ao trabalho de calcular precisamente, mas a média por páreo, é por volta de sete animais. Para que se mantenha o betting acumulado, é preciso que os páreos que encerram a programação saiam mais frondosos, o que faz o início da programação ser de um tédio só. Provas com quatro, cinco e no máximo seis cavalos. Não gosta o turfista e não gosta o apostador, ou seja o desagrado é geral. Talvez gostem jóqueis e treinadores e proprietários, pois é certeza de recebimento de prêmio.
Estive observando outro dado alarmante. Como se não bastasse a debandada geral, os poucos que compram em claiming, metade são de proprietários que têm a base de seus cavalos em outros hipódromos, o que acaba fazendo um trabalho de formiguinha contra um número maior de inscrições.

Fique de Olho



Por Mariel Muller

Cristal (25/11)
2) Grande Crack parecia outro. Ganhou por 10 corpos.
3) Rose of War voltou a ter um padrão bom de corrida. E venceu em cima do laço.
5) Lucas Conceição jogou fora a corrida de Big Hasty. M B Costa foi perfeito em Ultrabásico, não desistiu nunca.
9) Go Easy Go está em evolução. Mestre Céu correu muito.

Gávea (26/11)
1) Ursa Ridge deu "banho". Sempre empurrada e nada. Kate Five atropelou duro!
2) O Direito sentiu a turma. Hiarno Fulli perdeu as pernas atrás dele. Gino Ferri agradeceu.
5) Como deixaram o Jobi pagar 5,7? O PT Valentine baixou seu padrão de corrida.
8) She´s Letal está ensaiando uma pule alta. Cuidado!
9) Sensacional o Alcatraz American, com 9 anos está em grande forma! E o Sou de Briga se correr mais calmo pode surpreender. Prosciutto acabou...
10) Tanto Gentile largou e acabou...demorou mas a porrada veio!

Gávea (27/11)
2) Night Light corru muito longe. Fora de sua característica .
4) Esse Urcath é de corrida. E o Stud Yatasto tem sorte para cavalo.
5) Machand Direto sempre foi de grama e ainda pagou pule alta. Pelas histórias o Alforriado está deixando a carreira nos trabalhos...
6) Astro di Arumba evoluiu um Km no RJ. Parece outro. E o H Fernandes levou sorte na queda de Haraquiri. Nada aconteceu.
7) Ta Luv é máquina. Efremov deu na trave (prova que suas corridas anteriores no mínimo foram "estranhas"). E o Dubai News o que aconteceu?
9) R Costa foi muito bem em Nuevo Laredo. Correu a reta toda para dentro mas ele corrigiu na hora certa para vencer o favorito Black Dragon.
10) Navio Fantasma encontrou sua carreira de L1. Algo houve com King Leonardo.

Cidade Jardim (27/11)
1) Muita briga favoreceu Un Chef D'attaque.
4) Voyeur descobriu que sabia correr com o seu novo treinador. Interessante, as suas pules sempre são altas...
5) Da-lhe Meu Rei deveria ter uma campanha melhor direcionada. Tem potencial.
6) Unzen relembrou seus bons tempos. Nuestro Hermano esqueceu...
7) Vale da Lua é muito boa corredora. Da-lhe-Australia achou a turma "salgada".
9 e 10) Quando precisa de rigor o I Santana é sempre muito bom. Venceu os dois últimos.

Gávea (28/11)
1) Ramsés não se mexeu no páreo. Fechou raia.
2) Belíssima direção do V Borges em Universus.
3) Conclusivo mostrou que é de corrida. Filho do Neleo que só corria na grama. Deve evoluir mais ainda, pois meteu um tempo incomum.
4) Escorpião Rei parecia picado pela "abelha africana". Brigou com a polícia e ainda venceu.
7) Gororoba do Ipê mesmo sem lasix venceu e provou ser muito boa. Esse páreo de éguas é muito equilibrado. A Hostellerie demorou a achar passagem. A fase do Mazini não é positiva.
8) Morena Matte entre as éguas é covardia.
9) Gendarmeria, uma única boa do D Duarte, que esteve em semana fraca.
10) I Correa sensacional com Ultima Normanda pra cima do H Fernandes
11) Quiet Cat, a tacada da semana.

Cidade Jardim (28/11)
3) Impressionante como o Big Garrido para sozinho.
5) Uruguaya Gipsy em grande direção de Jeane Alves. Como pagou tanto?
7) Sobrou categoria pro I Santana em Capoeira. Faltou no FH Costa, em Xablita.
8) M André em grande fase. Mantém o Roberto Alberto em grande forma. Hericoaquara não correu nada.
9) Herr Victor está em evolução. Brilhante Mineral no caminho contrário.

Cidade Jardim (29/11)
3) O que falar da corrida de Zás Trás. No mínimo uma piada.
4) Páreo do vale tudo, prejuízos feios.
8) Porque Kaiser do Austria ficou por dentro?
9) Linda vitória da égua do Interlagos. E faltou força ao jóquei de Opera North.

Gávea (29/11)
1) University Event enganou a todos com seus 560 Kg.
2) She Wants humilhou seus adversários.
3) Consolidant surpreendeu. Nazário perdeu as pernas e só foi quarto.
7) Lutas suicida e morreram pelo caminho Camarim, Talk Show. Venceu em grande atropelada o Rey Army. Com E Ferreira Filho em grande joqueada.
8) Sir Hernandez derrubou dois, entre eles Senhor Mandão, que só atropelou para segundo. Enamorador confirmou.
9) Lord Cardinal provou que tinha que vencer essa chamada. E vai repetir.

Destaque
Negativos: O excesso de peso de alguns jóqueis no RJ continua. Domingo o I Correa montou de 58 Kg. Não dá, né!
Muitas divergências de performance. Muito cavalo aparecendo dopado. Alguns itens do código precisam ser revistos.
Movimento baixo e ridículo de apostas em SP e páreos minúsculos. Aonde vai parar?
Positivos: V Borges e H Fernandes continuam montando " o fino".
Jeane Alves, com humildade, vai longe.
Xin Xu Lin vai ao Pellegrini com muita chance. O mesmo para Armas e Flores.

29 novembro 2010

Indicações



Cidade Jardim:

(também vale se mudar a pista)
1- 3 Tutugay
2- 1 Heart Surgeon
9- 1 Verdena/Integral

Gávea:

5- 6 Lenda Do Lago (bomba)

28 novembro 2010

Indicações

Gávea:

9- 4 Gendarmeria

Cidade Jardim:

8- 7 Roberto Alberto
9- 1/8 Herr Victor/Do You Mind
10- 6 Super Pan

27 novembro 2010

Ligeirinhas

* Faltando sessenta dias para o cumprimento da data-limite estabelecida pelo Estatuto Social do JCSP para apresentação de chapas para concorrer as eleições de março/2011, a candidatura de Eduardo da Rocha Azevedo a presidente está consolidada, tendo como vice-presidente Ricardo Vidigal Monteiro de Barros (Stud Hole in One). Surge uma esperança, pois são dois turfistas de tradição. Por outro lado, está cada vez mais difícil a possibilidade dos representantes da atual situação do JCSP conseguirem viabilizar uma chapa para concorrer, o que prenuncia uma chance enorme de termos chapa-única nas próximas eleições.
* Ainda em São Paulo, o totalizador ficou sem funcionar em toda a reunião deste sábado.
* O treinador G.Borba deverá ser suspenso por 180 dias, já que o material coletado na égua Amaranta deu positivo.
* Parece que nesta semana o stud Golden Horses voltou aos seus melhores dias. Ontem bolachou com Destacado King em páreo que não era dos mais visados, em sua única inscrição. Hoje, largou e acabou com Incorporadora, também inscrição solitária da sabatina. Amanhã, tem mais uma, Rambo Champ, em páreo teoricamente difícil, mas eu não duvido nada.

Indicações

Gávea:

4- 4/5 Tsuguharu Foujita/Urcath
5- 7 Alforriado
6- 2/3 Outra Categoria/Vicomtesse

Cidade Jardim:

1- 3 Cabernet Time/Fala Nadav
2- 2/5 Driblador/Imperador Do Bafra
3- 1 Gota D'agua 1

26 novembro 2010

25 novembro 2010

CONTA DE CHEGAR


Por Laércio Sábato


Segundo o Raia Leve, a reunião de sócios do JCB para requerimento do impeachment da atual Diretoria, realizada ontem em hotel da zona sul, contou com a presença de aproximadamente 300 sócios. A convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária, por associados, conforme estatuto do clube, será possível se o movimento atingir 400 assinaturas. Ainda de acordo com o estatuto a abertura de uma AGE se dará com 400 nomes no livro de presença em primeira convocação, ou, na falta destes, com qualquer número, em segunda convocação.

É um páreo para se assistir! Ou alguém quer dar palpite nesse mano-a-mano, aqui no Turfemania?

Movimento segue em declínio contínuo



Como em todo final de ano, desde a criação do blog, fazemos um pequeno comparativo com anos anteriores do  Movimento Geral de Apostas do JCSP. Reparem que como o movimento sempre piora, a alternativa usada pelo Novo Jockey para contrabalançar as perdas, é a de todo ano sacrificar mais o apostador, aumentando o valor das retiradas. Vejamos:



a) O movimento de apostas do JCSP em 2010 apresenta um declínio de 16% em termos reais (descontada a inflação), se comparado com igual período do ano passado.
b) A distribuição de prêmios do JCSP em 2010 apresenta um declínio de 6% em termos reais, se comparado com igual período do ano passado.
c) As retiradas sobre apostas no JCSP que em 2007 eram de 26,0%, em 2008 de 26,8%, em 2009 de 28,5%, nesse ano de 2010 estão em 29,0%.

Dicas do Chef


 Por Mariel Muller

1° páreo) A estreia de Le Maxim (6) foi de luxo. Deve vencer. Com a mudança de pista vou com Rei Tex (1) para segundo. Don Timoteo  aparece como rival. Dos demais, para a quadra: Dom Axe, Citius e Big Hardy.
2° páreo) Páreo complicado e vou com Ocean View (1) mesmo sendo hemorrágico. Como rivais diretos aparecem Don Flávio Tercero (4) e Rio Tietê (6), que gosta de pista molhada. Sambalelê caiu demais de turma e pode aprontar. Grande Crack é aquela incógnita e se não sentir pode largar e acabar, mas eu particularmente não acredito.
3° páreo) Com a mudança de pista gosto mais de Garotadarepública (4). Nova Alta (3) será a favorita, mas corre um pouco menos na areia. Emiliana Dodge, melhor na turma, vai figurar com destaque. Nas outras só Rose Of War pode assustar.
4° páreo) Infiltrator (9) tem corrida para vencer esta prova, mas terá em Definitivo (3) um grande rival. Olho em Bad Bolt (2) uma estreante de linha baixa muito boa. Depois, o Top Twister e Luzido que sairão velozes. Mirrage da Luz bom azar da quadrifeta.
5° páreo) Vou arriscar Big Hasty (2), que pode largar e acabar. Mas Magia Light (6) pode derrotá-lo no final. Quioza Dutchman está em evolução e aparece como terceiro nome. Ultrabásico e Alvignac depois.
6° páreo) Mesmo com a mudança de pista acredito que Query Famous (7) possa fazer um "de bandeira a bandeira". Sanciro é o adversário mais próximo. Como só temos "grameiros", acho que Operante Tex, Baita Renda e Bombacha Tchê podem surpreender.
7° páreo) Simples a indicação de Herói do Pago (2). Vai ganhar. Queen Away e Over King lutarão pela dupla. Depois Indomável Light.
8° páreo) Neste páreo vou arriscar Hug (8), que é irregular, mas o páreo é fraco. Mas Bounzinha (3) foi jogada na estréia e pode ganhar. A dupla é melhor que as pontas. Cajolerie e Verdadeiro Amor tem raça de grama mas tem boas chances. Bom azar para quadra é Figuraça.
9° páreo) King´s Joy (11) é a força inconteste do páreo. A evolução de Buenos Aires (3) é notória mas uma briga com Herói do Coqueiro(13) e Dom Steel (6) pode atrapalhar a todos. Chirú Tchê é outro veloz que pode aparecer. Olho vivo nos bons azares: Faceiro e Go Easy Go.
10° páreo) Venta Sonora (3) despencou de turma e pode surpreender de ponta a ponta. El Impulso (10) deve ser o favorito da pedra e a dupla pode dar um bom dividendo. Gold Ace está melhor na parceria e é rival. Anthrax está sendo modesto e uma hora apronta. A seguir Furacão Lô e Kris Kringle.

O filé com fritas:
7) 2 Herói do Pago

O tiro de canhão:
10) 3 Venta Sonora

Pick inicial:
1) 6
2) 1/4/6

fechas:
7) 2
9) 11
10) 3

Boa para o Open Betting
8) 38

Para o Betting SP:
10) 3 e 10 combinados e 3 e10 para ganhar do 9

23 novembro 2010

Truman Show e casos de doping

Uma fonte da Comissão de Corridas do JCB esclarece:

1) Na hora e diante das circunstâncias - cavalo muito jogado, tempo incomum para a turma, etc., resolvemos aplicar a pena de 60 dias. Durante a semana  Jaime Moniz Barreto de Aragão que é o Presidente da Associação dos Profissionais, intercedeu pelo T. Oliveira . No caso específico deste treinador, foi comentado que historicamente o JCB não aplica pena de 60 dias quando o profissional é primário e, realmente, foi comprovado pelo histórico das penalidades aplicadas, a veracidade desta afirmativa. A outra atenuante foi a de  que  R.Salgado, que pilotou o cavalo na última, não fez a ocorrência e o treinador não teria observado o fato - o que não exime sua responsabilidade de alertar o público apostador.
De qualquer maneira, o fato de ser 30 ou 60 dias acende uma luz vermelha que vai fazer os profissionais ficarem mais atentos.

2) Em futuro próximo, deve  sair uma Resolução que vai cassar a matrícula de proprietário que se tornar reincidente em caso de doping. O raciocínio é simples: você é proprietário e tem um de seus cavalos dopado e continua a manter o treinador - através de laranjas - e os casos vão se sucedendo. O que caracteriza, no mínimo, uma conivência. O correto seria  mudar de treinador. Estamos trabalhando neste assunto.

Próximos Torneios

Dias 18 e 19 de Dezembro faremos o Torneio de Natal, que compreenderá um total de quatorze provas (sete de CJ e sete da GV). Os páreos que farão parte deste torneio de encerramento serão os GPs, Clássicos e provas para animais de três anos com e sem vitória. As regras serão nos moldes dos últimos torneios.
Uma semana antes, dia dez,faremos o já tradicional torneio de São Vicente, desta vez aberto a qualquer participante.

Fique de Olho



Por Mariel Muller

Cristal (18/11)
3) Esmagadora vitória de Grecco Sim. Algo houve com Alpacino di Job.
4) Bela compra em claiming esse Uking. Se adaptou bem ao Cristal.
5) Jet Engine perdeu na partida. Foi afunilada.
6) Monte Lupo, corrida "roubada". Deixaram os turfistas de queixo caído!


Tarumã (19/11)
1) La Fúria Negra ficou mal na partida. Não valeu sua corrida. Querubínico, outra ótima compra feita pelo coxa-branca Arthur.
2) Fraquíssima direção do G Macedo em Pardal Fighter.
4) Under Your Nose o "rei" de achar alguém pra ele não ganhar.
5) Fiesta Ke impressionou...vai correr o sem vitória  no RJ ou em SP. Churrasco!
6) Zuana corre muito. Logo pinta em clássico no eixo RJ/SP.
8) Spring Indy inventou de confirmar seus treinos...

Gávea (19/11)
2) HM Oliveira está em evolução. O popular "vassourinha" montou muito bem a Ramayana.
5) Baby Candy parecia outra. Dividiu a raia. Impressionante a evolução de alguns cavalos que saem do Tarumã, como ela e o Talento. A mudança de treinador faz milagres...
7) Tem uns páreos que eu não entendo no RJ. Pura velocidade e no final só as zebras. Desejada Fighter e Oh Carol, dupla de 3 dígitos.

Gávea (20/11)
1) Linda direção em Fascinante Demais de H Fernandes: Pleonasmo.
4) Loulé está em grande evolução.
5) Olho em A Sangue Frio na próxima. Foi corrido com muita pressa.
6) Lavor correu pra dentro com Correspondente e já tirou o Assaré da corrida...
7) Linda corrida de Bollinger filha do nacional Acteon Man. Não entendi porque a Fantástica Chris, que vinha de vencer páreo forte, não foi com a língua amarrada.
9) Algo sério houve com Uluru. Veio para dominar nos 100 finais e perdeu até a dupla.
12) Manalou vai aos clássicos. Corre muito. Quasi Moda tem que ser especializada no KM.

Cidade Jardim (20/11)
3) Jokenpo está em boa evolução. Jogo de Birigui me enganou...ou corre mais na encharcada?
5) Verona Ridge pisou mal no larga. Comprometeu sua corrida.
7) Por partes. Italiano Fighter retornava e ganhou firme. Tem futuro. Ó de Filó quando for aos clássicos pode se igualar a sua mãe. E o Thelasthope está em grande evolução em pista de grama.
9) É uma Pintura não é nem sombra do que era em Maroñas. Tinham que tentar o KM.
10) Chá Inglês é máquina. Deve ser duro lidar com um animal de 560 Kg.

Cidade Jardim (21/11)
3) Puro Galope corre muito desferrado. Menos de um segundo do record! E o Outro Corredor, com essa filiação e corre mais na areia, não dá pra entender.
7) No mínimo estranha a corrida da Zangarva. O Santana foi sofreando na oposta e de segundo sobrou para último. Chegou correndo. Acho que era dia da outra...
10) Seu Massito demorou a engrenar. Fala Mestre corria todo torto na reta.

Gávea (21/11)
4) Não entendi a direção do D Duarte em É do Sissi. Tinha que correr na frente, mais contido e não "de trás". Matou o cavalo!
5) Harry matou o Chuchu Beleza. E a "petiça" Bilheteira ganhou à galope.
6) Fast Ivan perdeu na partida. Se houvesse desclassificação eu não acharia injusto.
7) Sensacional o H Fernades em Skyline Pidgeon. Virou último e matou em cima. Só ganhou porque o Horizon saiu à "cancha reta" e molhou nos 100 finais.
10) Não entendi a corrida de Toca Discos. largou foi ficando e se recuperou. Ainda fez segundo.

Cidade Jardim (22/11)
1) Raia alagada e as assombrações aparecem. A primeira foi Foreign Office, que tinha alergia de areia.
4) Bela direção de Jeane Alves em Aeternus Fulgor.
5) Dona da Guanabara é muito mentirosa.
6) Resende, outro com "alergia" a areia. E para mim o triste da reunião. O aprendiz do Candiru "aplicou" durante a curva toda pra cima da M Beatriz. E na entrada da reta foi pra cima mesmo. E o Orient Inexplicable. Ganha de Bom de Luta e agora...
9) E o Fábio Silva fechou a reunião com a sua terceira vitória, desta vez em cima de Espártaco. A primeira, com Foreign Office, foi "a la Pernambuco", ficou em pé para comemorar antes do disco.

Gávea (22/11)
2) Uma briga no mínimo "infantil" entre Inocêncio e Tatuí. Ou proposital?
3) Não valeu a corrida de Sérvio. Largou mal.
4) Entrevero feio entre os líderes com Tagos e Supreme Runner. Decisão difícil para a comissão de corridas. Eu desclassificaria.
5) Triundoteruzaura mostrou ser uma máquina!
6) Fiquei impressionado com a precisão do AF Matos em Senhor Tufão.
7) Não entendi o Concorde News ficar 10 minutos dentro do box. Colocar antes deve ser importante, mas com mais animais manhosos no páreo ele ficou prejudicado. Nada contra o trabalho do M Carvalho que é muito bem feito. Colocação apenas pontual.
8) Garoto do Sul deu uma viradinha no RJ. Bizunga da Vila e Red Soldier melhoraram seu padrão de corrida.

Destaque
Para mim não poderia ser outro. A vitória de Mr.Nedawi foi esmagadora na Argentina. Ganhar o GP Dardo Rocha (G1) com a autoridade imposta por este cavalo é simplesmente espetacular. O turfe e a criação argentina estão em alta e um exemplar brasileiro ter o "topete" de ganhar de um cavalo respeitado como Lingote de Oro tem um grande valor. Valor a quem criou o animal, o Haras Old Friends, que colhe frutos clássicos todos os meses de um trabalho muito bem feito. Valor para quem teve a idéia de corrê-lo na Argentina e para quem comprou essa ideia, os proprietários. Valor para os profissionais envolvidos: o treinador, o cavalariço, o veterinário e todos que acompanharam o cavalo nesta viagem até o Hipódromo de La Plata. E valor ao jóquei José Aparecido, que foi simplesmente perfeito. Com um percurso feito com muita inteligência e competência. Agora a missão é no Uruguai, o GP José Pedro Ramirez, em Janeiro. Qualidade o grande Mr.Nedawi tem de sobra. Torcer para uma boa viagem e boa adaptação. A criação nacional tem muita qualidade. Pena que as corridas e os Clubes não acompanham essa evolução.

22 novembro 2010

Indicações

Cidade Jardim:

2- 2 Óleo Leve
3- 1 Let Me Fly Again
Fechem nos seus preferidos

Gávea:


6- 2 Jonathan Fly

21 novembro 2010

Indicações

Cidade Jardim:

1- 2/3 Henman/Aproximação
2- 1 Miss Lady Bug
3- 1/4 Puro Galope/Outro Corredor

Gávea:

1- 6 Sweet Thunder
2- 4 Vittoria Guizé
3- 1 Our Friend

20 novembro 2010

Indicações

Cidade Jardim:

1- 1 Buchanan's
2- 1 Bom I Ask Yagli
7- 1 Italiano Fighter

Gávea:

8- 2 Dirty Look

19 novembro 2010

A internet está bombando

 
Por Laércio Sábato

Os internautas vêm predominando na pesquisa que está sendo realizada sobre hábitos/preferência dos turfistas para assistir as carreiras, feitas pelo site do JCB. Resultados até aqui:



Pela Parabólica
14,77%
Pela NET (TV por assinatura)
31,81%
Pela Internet
36,36%
No Hipódromo da Gávea
5,68%
Nos Agentes Credenciados
11,36%

(Transcrito do site do JCB) 

Gávea

4- 1 True Chill
5- 6 Royal Blade
8- 11 Duelo

Dicas do Chef

 Por Mariel Muller


Forfaits Antecipados:


5º Páreo: JOGO DE OSSO (04)

7º Páreo: PTINDIO (07)

8º Páreo: CELOFANE (06)

9º Páreo: CAPISTRANO (07)









1° páreo) Corrida muito difícil porque La Fúria Negra (2) retorna e é melhor que a turma. É a força mas pode perder para Sonny Corleone (1), que mesmo mal balizado vai leve e está em forma. Querubínico (4) venceu a galope e aparece como rival de peso. Depois The Runner e Azul Marinho.
2° páreo) Pardal Fighter (6) fez ótima estreia e confirmando pode vencer. Terá nos estreantes Juega Más (2) e Dançarino Puro (5) bons adversários. Boemio Alegre e Quiro Boy podem melhorar e merecem observação.
3° páreo) Sai Tinindo (6) tem boas atuações em reta (já derrotou Jóia Raríssima e Pane e Vino em Itapoá) e pode vencer. Lady Rouge (5) está em boa forma é pode derrotá-la. Dupla boa. Glória Azul mostrou melhoras e aparece como a pule boa do páreo. Para quadrifeta: Juliana Seller e Jal Baby.
4° páreo) Páreo fraco e vamos arriscar a estreante Bartholdi (3) que tem bons trabalhos. Para a dupla o confirmador Under Your Nose (6). A parelha do Haras Valente depois e só. Ke Halo voltou correndo pouco e só se aparecer com muito jogo na pedra.
5° páreo) Mesmo em distância contrária e retornando vou com My Way (2) que é melhor que a turma. Hamtaro (6) será o favorito, mas espero ele confirmar sua última, mas agora pela curva. Truco Y Flor é confirmador e brigará pela vitória. Como bom azar Fiesta Ke e PT Indio que vai atropelar.
6° páreo) Acredito na vitória de Zuana (5), égua de bom poderio locomotor. Dá-lhe-Santrém (1) é veloz e pode assustar minha preferida. Quintillion pode se beneficiar da briga e aparece como rival. Depois Relax Now e Evil Magic.
7° páreo) Our Smile (1) de aprendiz tem confirmado, mas terá que correr muito para derrotar o Prega Fogo (8), único veloz do páreo. Ellysio (2) está preparado para chegar com os primeiros. Declínio será o favorito e deve aparecer na quadrifeta. Jogo de Osso medicado pode surpreender. Proposta Indecente que fez terceiro em páreo forte em SP, domingo, é incógnita.
8° páreo) Dayana Style (8) se confirmar a última é duro perder. Princesa do Amor (9) estava piada no dia do Paraná e pode chegar brigando. Casual Life (5) vai atropelar e brigar pelas primeiras posições. Depois Jet Best (muito irregular) e Uthai Thani (grife Araras) .
9° páreo) O páreo está entre Cache Nez (6)e Bardoso Fighter(4) (na última levou uma direção de chorar). Chorumela está melhor na distância com muita chance de aparecer entre os primeiros. Jibbs, Chantant e Sib Dreams para a quadrifeta.

O filé com fritas:
8°)Dayana Style (8)

O tiro de canhão:
7°) Prega Fogo (8)

Pick inicial:
1)1/2 (quem quiser coloca o 4)
2) 6 (mas para defender 2/5)

fechas:
3) 6
4) 3
8) 8

Boa para o Open Betting:
8°) 8/ 2-5-7-9

18 novembro 2010

Dicas do Chef

 Por Mariel Muller


1° páreo) Acredito que a parada fez bem a pequenina Miss Marza (1) que pode vencer. Far Lady (7), na última foi prejudicada e tem muita chance, até de vencer. Ladina dos Pampas (3) é veloz e vai figurar com destaque. Como esse páreo é muito fraco, olho vivo na Silver Kiss (4) e na estreante Reatret Famous (5).
2° páreo) Leading Man (1) pegou páreo doce de coco de novo. Agora é assalto. Para a dupla vou com o Mensalão Alado (6) que vai leve e pode surpreender. Cerberus Tche (4) é muito veloz e pinta como atrativo aos azaristas. Nipote Collony (5) é um animal comprometido, mas pela fraqueza do páreo pode chegar.
3° páreo) Gostei muito da estreia do Lord Grey (1), mas ele terá que correr muito para derrotar o Alpacino di Job (5). Eu Te Amo (2) é muito confirmadora ( a última não valeu) e pode estragar a festa dos potros. Grecco Sim (4) é outro que pode movimentar a carreira e se valer de sua velocidade inicial.
4°páreo) Acredito que esta prova esteja entre Lado Bom (4) e Uking (7), com ligeira vantagem para este já que vai leve. Istmo (6) aparece como terceira opção. Hermana Mia (2) e Reverie (1) para quadrifeta.
5° páreo) Mesmo voltando, Jet Engine (2) é a força. Glowing (8) correu bem na última é a diferença. Essa parece ser a melhor dupla do dia. A estreante Vail Valley (3) pinta com esperanças e boa filiação. Para a quadra: Elenor (4) e Rassegna (6).
6° páreo) O páreo sairá brigado e vai favorecer o Ocean View (2). Cuidado com Dom Bernardo (6), mais novo do lote. Loagan (5) (boa pule) e Zorba´s Dream (4) vão brigar na frente. Heacok (8) pode atropelar e engordar os rateios.
7° páreo) Gosto muito de Jazz And Wine (3) que melhorou na grama. O páreo sairá brigado e o estreante Definitivo (1) é a diferença. Luzido (2) não terá prova favorável. Donxiza (8) deu impressão na última e pode pintar como bom azar.
8° páreo) Acho a Água Serena (3) a melhor corrida de hoje. Cascoxa (4) correu bem, e pode fazer a dupla. Toda Boa (6) é apreciadora da grama surgindo como terceiro nome. As velozes Byting (7) e Kriss Kringle (2) para trifetas e quadrifetas.
9° páreo) Confirmando a última, Estação Top (1) pode repetir. Uma Rose (6) vai leve e pode derrotá-la. Upgrade (7) mostrou menos, mas pode se reabilitar. Bem Definida (3) e Luara Star (4) são velozes e caso não haja briga uma delas pode chegar. Bleu Celeste chegará na quadrifeta (5), com certeza.

O Filé com fritas:
8°) Água Serena

O tiro de canhão:
3°) Lord Grey

A boa do Open Betting:
8º) 3/ 4-6-7.

Pick inicial:
1) 1 (quem quiser gastar mais 3/4/7)
2) 1

fechas:
3) 1
5) 2
8) 3

17 novembro 2010

Os jóqueis II

A posição em relação aos outros competidores também é de suma importância. O cavalo de corrida é uma criatura enorme que precisa de bastante espaço e, como pesa meia tonelada e carrega mais de 54 quilos nas costas, não pode se dar ao luxo de ter seu ritmo interrompido ou desperdiçar aceleração. Fazer as curvas correndo bem aberto oferece melhor chance de ter a pista limpa, mas o preço é muito alto, pois a distância que o cavalo percorre é maior. Em um campo numeroso de competidores, os jóqueis que correm por fora precisam se deslocar por até dez balizas, forçando o cavalo a correr cerca de dez corpos a  mais do que os que correm por dentro. Sempre que possível, os melhores cavaleiros escolhem correr por dentro, mas essa atitude também envolve riscos. Como todos almejam essa posição, os cavalos em geral se amontoam perto da cerca interna, tão juntos que os flancos, paletas e estribos se tocam, dificultando ou tornando impossíveis as manobras. Em geral, os que cansam diminuem a velocidade exatamente na frente dos que correm por dentro e congestionam o tráfego.
Para julgar se vai ficar encaixotado no meio dos outros ao levar seu cavalo para junto da cerca, o jóquei deve ser capaz de interpretar os movimentos dos animais e dos cavaleiros à sua frente  — a tensão das rédeas, a altura em que o jóquei se mantém acima da sela, a cadência e decisão das passadas— para calcular "quanta gasolina ainda há no tanque". Fazer a lição de casa é imperativo: alguns cavalos costumam abrir ou fechar nas curvas ou na entrada da reta. Um jóquei armado com esse conhecimento pode se posicionar junto à cerca interna, atrás deste cavalo, certo de que será capaz de assegurar para si uma rota de escape e pista livre. Também precisa possuir instinto para julgar se o espaço diante de si irá manter-se aberto por tempo suficiente para ele passar, se esse espaço é amplo o bastante  e se seu cavalo tem aceleração necessária para atravessá-lo antes que se feche. Se sua avaliação for correta, pode economizar no percurso e vencer a corrida. Se calcular mal, pode colidir com os outros cavalos, ser desclassificado ou obrigado a diminuir a velocidade de sua montaria de repente, perdendo o ritmo ou até mesmo caindo.

A exterminadora do futuro

No campeonato feminino russo de xadrez, uma das participantes é um robô (robô têm sexo??) . Programas de xadrez com nível de campeão do mundo não são mais novidade no mundo enxadrístico, porém uma engenhoca, acoplada a tais programas e que consegue fazer todos os movimentos de uma partida (mexer peças, capturar, acionar o relógio), isso sim é extremamente novo. Não sei se por acaso ou não, Magnus Carlsen (tem tudo para ser o próximo campeão mundial) e Vladimir Kramnik (campeão do mundo em 2000) visitaram o evento e este último não resistiu ao apelo de jogar uma partida rápida contra a "moça". Lembrando que entre 25 de novembro e 5 de dezembro de 2006, Kramnik enfrentou o computador Deep Fritz  em um match histórico de partidas pensadas e foi derrotado, perdendo 2 partidas e empatando 4. Aqui no vídeo mostrado logo abaixo, foi tudo apenas uma brincadeira, porém é bom que se diga que na posição final, apenas as brancas têm chance de vitória. Vamos a partida:

16 novembro 2010

Os jóqueis I



Extraio do livro Seabiscuit: Uma Lenda Americana, da escritora Laura Hillenbrand, pontos bem interessantes sobre a arte de montar. Em três postagens para não cansar o leitor. Ao texto:


Conduzir um cavalo de corrida é como cavalgar uma catapulta de meia tonelada. Sem dúvida alguma, é um dos maiores feitos do esporte. A extraordinária exigência atlética do jóquei não tem paralelos: um estudo sobre atletas dos principais esportes, realizado por médicos e fisioterapeutas, chegou a conclusão de que, peso a peso, os jóqueis são os mais bem preparados. E precisam desse preparo. Para começar, há as exigências da balança, depois vêm a coordenação motora e os reflexos. O corpo de um cavalo é uma topografia em constante mutação provocada pelo balanço da cabeça e do pescoço, pela ondulação dos músculos dos ombros, das costas e das ancas. O jóquei não senta sobre a sela de um cavalo a galope: ele se agacha sobre animal e apóia todo seu peso sobre os dedos dos pés, colocados nos estreitos estribos de metal pendurados a cerca de trinta centímetros do ponto mais alto das costas do cavalo. Sobre um cavalo a toda velocidade, somente os tornozelos e a parte interna dos pés do jóquei estão em contato contínuo com o animal, todo o resto fica equilibrado no ar. Em outras palavras, os jóqueis se mantêm como que empoleirados sobre o capô de um carro em grande velocidade, ziguezagueando no tráfego intenso de uma auto-estrada. Segundo os pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, essa posição é "uma situação de desequilíbrio dinâmico e de oportunidade balística". O centro de equilíbrio é tão pequeno que se os jóqueis se deslocarem um pouco para trás, por mínimo que seja o movimento, cairão sentados. Se esse deslocamento mínimo for feito para a frente, a queda será quase inevitável. Apesar de comprido, o pescoço de um puro-sangue é surpreendentemente estreito, como o corpo de um peixe. Ondulando para cima e para baixo enquanto corre, oferece muito pouco para o jóquei agarrar no caso de precisar evitar uma queda. Se tiver a infelicidade de cair, o jóquei corre o risco de ser pisoteado pelos cascos do animal.
Montar em uma corrida é exepcionalmente exaustivo. Após sua primeira corrida em torno de uma pista, é comum  ver os aspirantes a jóquei desmontando com as pernas bambas que não conseguem andar até a cocheira. A força  não é apenas uma ferramenta usada para vencer, ela é necessária para sobreviver. O jóquei Johnny Longden certa vez foi abalroado no meio de uma corrida, perdeu o apoio nos estribos e voou em direção ao solo, quase caindo na frente de um bando de cavalos. Foi salvo por um jóquei que corria ao seu lado, George Taniguchi. Este era tão forte que conseguiu apanhar Longden com uma das mãos. Taniguchi não conhecia sua própria força e tentando empurrar Longden de volta para a sela, o que conseguiu foi colocá-lo sobre as ancas do cavalo. Longden se encontrou na mesma situação de perigo, porém do outro lado da sua montaria, até que o jóquei Rogelio Trejos, cujo cavalo estava a ponto de derrubar Longden, se debruçou para a frente, o agarrou com a facilidade de um pegador de beisebol e o endireitou na sela, também usando só uma mão. De modo inacreditável, Longden venceu a corrida. Comentando o fato, o Daily Racing Form declarou que o acontecido fora "uma impossibilidade suprema".
O jóquei não é mero passageiro de um cavalo de corrida. A tarefa de levá-lo à vitória é difícil e perigosa. Antes de tudo, ele necessita de um apurado senso de velocidade para calcular o ritmo em cada "perna", ou subdivisão da pista em duzentos metros. A estratégia é crucial. Corredores de ponta têm melhores chances  de vencer se o ritmo inicial da prova for moderado ou lento, guardando energia para aparar o ataque dos corredores de alcance, que preferem aguardar atrás, enquanto os ponteiros imprimem um ritmo veloz e exaustivo, para então ultrapassá-los na reta final. A diferença entre um ritmo mais rápido ou mais lento pode ser uma fração de segundo, e os jóqueis devem ter a capacidade de escolher entre as duas possibilidades e colocar seu cavalo na melhor posição. Os grandes jóqueis têm um talento fantástico para calcular exatamente a velocidade de um galope com diferença de dois ou três quintos de segundo do tempo real e , se solicitados, podem conduzir os cavalos precisamente no tempo pedido, em uma distância predeterminada.

OPOSIÇÃO NO RIO QUER IMPEACHMENT DO PRESIDENTE





Por Laércio Sábato



Alguns sócios do JCB organizaram abaixo-assinado para convocar uma Assembléia Geral Extraordinária com o fim precípuo de propor o impeachment do atual presidente, Luis Eduardo da Costa Carvalho, por entender nociva sua administração para os interesses do clube. A fim de engrossar o movimento, tais associados estão convidando os seus pares para uma reunião no próximo dia 24, em hotel de Copacabana, onde serão dados maiores esclarecimentos.

A informação foi divulgada hoje pelo site Raia Leve, conhecido reduto de quadros oposicionistas.

15 novembro 2010

Fique de Olho



Por Mariel Muller


Cristal (11/11)
2) Juancito ganhou em grande atropelada. O Grande Crack está "mortinho".
6) Florão de Tropa já ganhou medicada. Não estava cotada para ganhar tão fácil...
7) Buenos Aires mostrou que tem muita qualidade.
8) Olympic Paris chegou todo travadinho...Até o Chuí desatou carreira. Muito bem o novo aprendiz LS Machado.

Gávea (12/11)
3) O H Fernandes foi afobado com Sou de Briga. Acabou "furando os pneus"!
5) Belíssima condução do Leandro Costa em Rich Colony. Já o I Gaier se "embananou" nos 400 finais e perdeu ali o páreo.
6) O Direito criou juízo e está correndo muito. Villa Lobos largou muito mal. Olho nele na próxima.
8) Jogaram de pá no Tomjobim di Glory que não confirmou as expectatívas.
9) Horse Lover nos 400 parecia um assalto O D Duarte fez correr e não tinha nada.

Gávea (13/11)
2) Colibri Sam em 1000 metros vai ganhar. Parou muito...
4) Excesso de confiança do V Gil em Gran Tintiretto. O garoto I Gaier deu direção de jóquei experiente em Enamorador.
5) Direção fraquíssima de R Salgado em Talentoso Bruno. O Duarte só cozinhou e ganhou na joqueada melhor.
6) Is Beautiful foi a decepção.
10) O I Gaier parecia que iria ganhar a galope na entrada da reta. Fez correr o Nick Hayden e o Ricrut Famous não parou. Resumo, perdeu!
11) Pule alta tradicional da semana de V Paim: Fuaracão Latino na areia, só eles sabiam.

Cidade Jardim (13/11)
1) Belíssima direção de F Leandro no ganhador. Já o O Pereira Filho deu a partida muito cedo em Speed Colony. Faltou pernas no fim.
5) Não entendi a partida do Blandi no Cabeção. Cansou no final e o Aparecido aproveitou com Last Moment.
9) Uma hora essa Capital de Giro vai surpreender. Só esta na história por enquanto!

Gávea (14/11)
1) Segunda da semana, corrida com precipitação pelo H Fernandes. O I Gaier aproveitou bem com Lady Lully.
3) Jogaram um balaio em Plenário, que largou mal e perdeu até o placê.
5) Não entendi a corrida de Xena Guerreira. Ficou só na história e no papel.
6) A piada da semana: Trouble Girl. Com esse retrospecto não poderia vencer. Pelo menos, não no meio dos machos.
7) Luis Duarte fez vencedor cedo com Godsmustbecrazy e o H Fernandes aproveitou e deu uma partida seca e perfeita com Fast Feet.
9) Arrivalua largou muito mal. Hugh Grant está em grande evolução. Belo trabalho de R Solanes.
11) A favorita Gradjagan deixou os seus apostadores na mão. Na entrada de reta já não tinha mais nada.

Cidade Jardim (14/11)
4) Don da Guanabara correndo de frente virou outro cavalo! E O Biólogo esqueceu como corre.
6) Repique estava muito nervoso. O partidor de dentro abrindo acabou aniquilando suas chances. E sobrou categoria para o F Leandro no Charuto Cubano.
7) Não entendi o Queiroz no Ufergis. Fez questão demais da ponta. No finalzinho molhou. Ainda tentou aplicar mas perdeu para Jeane Alves que foi muito bem em Jai Baba.
9) Eu acho que a Invicta de Birigui tinha que correr 1000 metros.

Gávea (15/11)
1) C Henrique amansou o Emoufe que ganhou firme. O Tortinho Alforriado prefere a grama.
3) Heidi não leva sorte no jóquei. Até quando ganhou, foi tudo errado.
4) Como o L Abreu conseguiu perder com Bellamore?
5) Lord Cardinal era assalto. Largou muito mal, foi corrido em um folego só e só nos 100 finais cansou.
7) Our Magee é a prova que os páreos de velocidade na areia do RJ são suicídas. Muito bem preparado pelo S Lobo, só aproveitou para levar um G3. Parabéns ao M Ribeiro.
9) Rigor da Lei parecia uma máquina. Largou e acabou.
10) Orador Nato está em grande evolução. Mas a corrida do Mazini em Galactic Hero foi de chorar. Correu atrás da ambulância.
12) E no último, o mesmo jóquei deu a partida cedo com Super Legal. E não resistiu no final o English Painter que veio do fundo do lote.

Cidade Jardim (15/11)
4) O Amorety de 59kg já tinha menos chances. Com o A C Silva correndo na briga com Vidiz só podia fazer último. F Leandro mostrou firmeza com Royal Canadian.
5) Já com For Victory AC Silva ganhou como o Barroso. De ponta a ponta e com classe.
7) Armas e Flores mostrou muita categoria. E não foi no trilho não, pois todos estavam preferindo as balizas internas. Desejado Thunder também é máquina. Vou torcer para ida dos dois ao Félix Unzué na Argentina.
Proclamação da República, feriado e o movimento em SP: 505 mil. O terceiro páreo vendeu 22 mil. Será que vão comemorar?

Destaque
Fiquei muito feliz com a adaptação do Armas e Flores nos 1000 metros. Potro tido em altíssima conta, foi levado a distâncias de meio fundo e não obteve muito sucesso. Mas sempre incomodou a parceria e mostrou muita velocidade. A sua vitória não tira os méritos do Desejado Thunder que também mostrou um padrão alto de carreira. Prova disso foi que a terceira colocada Ultima Palavra (ganhadora de G1) chegou a 6 corpos e Sol de Angra (ganhador de G1 corrido em Dubai) chegou a 8 corpos. Acredito, mesmo sabendo da força do turfe argentino, que os dois tem muito potencial para figurar e até mesmo vencer o Félix Alzaga Unzué (prova de velocidade do Pellegrini).
Acho que os dois proprietários tem estrela e merecem levantar uma prova internacional.

Que pena!


Por Laércio Sábato



É triste comentar, mas o site Raia Leve está dando uma demonstração pública de incompetência na realização de seu Concurso de Palpites. Anunciado há bem mais de um ano, o certame foi editado agora, abrangendo as corridas da Gávea e de Cidade Jardim, da última 6º feira para cá. O início pegou de surpresa muitos turfistas, que não se deram conta do encerramento das inscrições, conforme testemunhos apresentados aqui e ali.
Na leitura do regulamento a surpresa continuou. A expectativa geral, embora não obrigatória, era de que viesse a oferecer uma premiação expressiva, proporcional à expectativa da tão remota concepção e da dimensão de entidade patrocinadora, a ACPCPS. Foi fixado um modesto prêmio exclusivamente ao campeão de R$ 200,00, em vale-pule. Há um ranço demagógico nesse “vale-pule”, como que a arrotar filantropia, já que o torneio não é iniciativa direta de nenhum hipódromo (e, longe de mim, pensamentos maldosos a respeito)
Confesso que balancei no propósito antigo de participar, mas acabei me inscrevendo, instado pelo recado do “estou na área” dirigido aos amigos que cobram o meu sumiço no metier. Moveu-me também a ideia de engrossar fileiras num espaço que reconhece a importância das apostas na continuidade do turfe em nosso meio, divulgando programas, resultados e indicações. Entidades congêneres passam ao largo dessa tarefa, confinando-a aos próprios clubes de corridas.
Segui à risca os procedimentos de inscrição, apresentando um e-mail e criando uma senha de acesso. Postei então as indicações para o programa de sexta, na Gávea, e, iniciada a programação, voltei ao site, curioso para saber quantos haviam se inscrito. Uma nova surpresa: não havia nenhum mapa (ou link) que permitisse ao público acompanhar as indicações. O ingresso era permitido apenas através de login. Constatei, como já esperava, que mais de uma centena de candidatos tinham se apresentado, mas percorrendo a lista de nomes estranhei a ausência de muitos catedráticos conhecidos, inclusive alguns que têm a incumbência rotineira de fazê-lo profissionalmente.
Decorrida a programação, voltei ao site para saber a minha colocação e só por volta da meia-noite, mesmo em ambiente eletrônico, consegui me informar que dividia a segunda colocação com outro participante. A rotina foi mantida no sábado, com mais uma novidade desagradável: era possível acessar o mapa das indicações de Cidade Jardim, através de senha, mas não o da Gávea. Só na madrugada de domingo foi possível perceber o novo ordenamento dos candidatos. Eu havia passado para a liderança mas, estranhamente, com um total de pontos incompatível com o regulamento pois em 30 páreos corridos, não poderia ter os 385 pontos conferidos (10 pontos máximos por vencedor acertado). A anomalia vale para os candidatos das colocações subseqüentes.
No domingo, a surpresa maior: Inseri as indicações de São Paulo e Rio, normalmente através de identificação e senha. A partir do meio da tarde e até o fim do dia, usando o mesmo login, não consegui mais entrar no sistema (perdurou até a noite), recebendo a mensagem sucessiva “senha incorreta ou usuário inválido”. Tentei o link “lembrar senha” para ver o que dava, recebi a informação automática de que me enviariam um e-mail, o que não aconteceu. Mandei algumas mensagens para o “fale conosco” e ...nada!
Hoje tem corridas. Devo estar entre os primeiros colocados no torneio. Como vou colocar as indicações. Acho que fui banido.
(enviado para o Raia Leve, com cópia para o Blog do Aron, o Turfemania às 9:00 de 15/11)

14 novembro 2010

Indicações

Gávea:

1- 1 Lady Lully
2- 5 Bela Burooj
3- 2/6 Rico Famoso/Mr.Julius

Cidade Jardim:

1- 5 Youngling
2- 5/6 Carta Nueva/Queraíba
5- 3 Eyeforaneye

13 novembro 2010

Indicações

Cidade Jardim:

4- 4 Tchau Bambina

Gávea:


1- 1 Amor
2- 6 O Alpinista
6- 6 Is Beatiful

Convite para a próxima semana no JCSP



Dia 22, não se esqueça

Fique rico sem estudar

APOSTE NO PÁREO DA MORTE

Ajude o novo Jockey, e também o Silvio (coitado)


Como diz o Ratinho: O SBT sai na frente. E vocêentra!


Por Laércio Sábato

12 novembro 2010

Não foi o final dos sonhos

Evidentemente que eu queria que tivesse corridas na semana que vem em São Paulo. Porém, da maneira como os fatos se deram hoje, para a imensa massa dos turfistas vai parecer que a Comissão de Corridas está prestigiada por todos os setores. Sabemos que em  um último ato para evitar o vexame, esta Comissão tentou uma  cartada final hoje ao meio-dia. Sabemos que o sindicato, que até então apoiava incondicionalmente ao treinador J.L.Aranha, deu uma fraquejada neste apoio, e ao mesmo tempo cedeu a algumas vantagens que o comissariado lhes oferecia. O resultado todo mundo sabe, maravilhoso para a CC, pois com o treinador não aceitando os termos das propostas apresentadas, até com o sindicato houve rompimento e por conseguinte não sei se vão baixar a pena imposta.
Ainda com respeito as corridas da semana que vem, ordens superiores (quem será?) foram dadas, para que as inscrições sejam prorrogadas até o domingo à noite, tudo para que saia um programa bem frondoso e que se possa captar ganhos políticos com o fato. Querem apostar quanto que vão dizer que não houve crise nenhuma, que a resposta são os próprio números de  inscritos e que tudo não passou de intriga da oposição.

Reuniões normais

Houve acordo entre o SINTRIJOQ  e a Comissão de Corridas do JCSP. Porém soube, também, que o José Luiz Aranha não ficou nada contente com dito acordo. Assim como se manifestou das outras vezes que houve postagem sobre este caso, os comentários da Turfemania estão abertos para que ele dê seu posicionamento, se assim o quiser.

O SINTREIJOQ noticia o acordo realizado com a Comissão de Corridas do Jockey Club de São Paulo, pelo qual a mesma se comprometeu a reduzir substancialmente a penalidade imposta ao treinador J.L. Aranha desde que o mesmo apresente uma carta de retratação.
Entendeu o SINTREIJOQ, por votação da maioria dos seus membros, que a medida da CT atendeu aos anseios da coletividade, na medida em que demonstrou interesse na resolução, sem arbitrariedade, do lamentável episódio. As inscrições feitas diretamente ao Sindicato já foram devidamente entregues e a programação do próximo final de semana não deve sofrer boicote.

SINTREIJOQ

Indicações

1- 2 Parfum Of Cat
2- 3 Gran Charmoso
8- 1/3/7 Black Ébano/Cabuloso/Thignon Gold

11 novembro 2010

Nada Feito

O Sindicato (SINTREIJOQ), considerando o teor da Resolução Extraordinária da Comissão de Turfe do Jockey Club de São Paulo há pouco publicada, e que, tão-somente, postergou o início de cumprimento da penalidade guerreada para 23 de novembro, manifesta-se no sentido de que não aceita essa medida, porquanto simplesmente paliativa e ineficaz, não havendo razão para a manutenção da penalidade diante dos argumentos apresentados, os quais, por óbvio, não necessitam de uma semana para serem analisados.

O Sindicato, outrossim, vem agradecer os treinadores e proprietários que aderiram ao movimento, entregando maciçamente suas inscrições diretamente ao Sindicato. Tal agradecimento se estende aos Jóqueis que também aderiram a causa, comprometendo-se a não assinar os compromissos de montaria.

Assina:

SINTREIJOQ

Recuo parcial da Comissão de Corridas

A Comissão de Corridas acaba de divulgar resolução extraordinária sobre o caso Aranha. No meu entender ,empurram o problema com a barriga, talvez conseguindo contornar o problema do Páreo Da Sorte para depois, sem esta pressão a lhes incomodar, poderem tratar o mesmo com menor flexibilização. Acho que o Sindicato não vai cair nessa...Aguardemos o próximo capítulo deste embargo.



Reunião extraordinária da Comissão de Corridas do Jockey Club de São
Paulo, realizada em 11 de novembro de 2010.

Resolução:

1ª) Face ao documento enviado a esta Comissão de Corridas, nesta data, pelo treinador J.L.Aranha, postergar para o dia 23 do corrente o início da suspensão que lhe foi imposta em 01/11/2010.


São Paulo, 11 de novembro de 2010

Comissão de Corridas

Ligeirinhas

* O movimento contra a suspensão do José Luiz Aranha está com adesão enorme. Apenas três treinadores não aderiram.O risco de não termos corridas na semana que vem é iminente e , no atual momento, depende de um rearranjo de posições do treinador e da Comissão de Corridas.
* Já no Rio, a volta dos casos de doping é a nota destoante. Parece que mais três animais foram pegos nos exames, vamos ver se tudo se confirma...
* Aliás, isso é motivo de matéria: quais seriam as razões de se terem, no mínimo, três vezes mais quantidades de doping na Gávea do que em Cidade Jardim. Uma eu sei: o volume de jogo paralelo e de grande monta é infinitamente maior no prado da Guanabara, o que, teoricamente, aumenta a probabilidade de dolo.

Dicas do Chef

 Por Mariel Muller

1° páreo) Acho que está entre Senator Hyrat (7) e Fiction Of Man (1), sua mãe só corria grama e tem pio em cima de seu nome. Olho no cânter e na pedra de Príncipe Tex (4), que tem tudo para correr bem. Os demais para quarto.
2° páreo) Pelo retorno Grande Crack (8) pode vencer esta prova. O páreo é muito equilibrado e outros três animais também tem muita chance: Public School (5), Juancito (6) e Don Flávio Tercero (7). No pick inicial é bom rechear. Fico com a ordem: 8/5/6/7. Loagan é boa pule para quadra.
3° páreo) Query Famous (8) é veloz e confirmou seu retorno vitorioso. Mas pode perder para Lanaudiére (7), que corria páreos superiores a este em SP.  Depois como bons azares para trifeta e quadra: Cascoxa e Kriss Kringle.
4°páreo) Não acredito na derrota de Good Feeling (6). Vai correr segundo para o Consumidor (2) e na reta vai ganhar. A dupla é muito atrativa. Kirkman e Rala Bola aparecem como rivais. Depois Olympic Feltran e Sorte Forte.
5° páreo) Muito bom o retorno de Olympic Prize (2) que tem boas chances de vitória agora. Cuidado extremo com Herói do Pago (1) e Du Coxa (9) que ganhou páreo fraquíssimo. O melhor azar do páreo e que deve ser colocado nos picks 3 e 7 é o Anthrax, que não corre só aquilo. Gordo do Ipê é muito irregular, fica aos caçadores de pule alta!
6° páreo) Apesar da baliza, vou arriscar Bijuja Tchê (9). É muito ligeira e pode endurecer. Para a dupla estou entre Prata do Rosa (1) e Fortaleza Digital (7), com leve tendência para a segunda. Quake Fingers (correu menos na areia) e Far Lady aparecem num segundo plano.
7° páreo) Buenos Aires (2) mostrou boa velocidade e pode repetir. Como rival certo, terá de perto o Gallant Victor (5). O irregular Big Hasty (3) também é veloz. Como são 1200 metros, uma provável briga entre eles pode favorecer o Heap (6) e o Quioza Dutchman (1). Portanto é bom ficar de olho e arriscar esses em uma acumulada de placê.
8° páreo) Olympic Paris (2) é uma das poucas cravas do dia. Kid Birthday (6) e Gold Ace (2) vão brigar pela dupla. Sem arriscar muito, tudão para quarto.
9° páreo) Gosto muito de Gata Pelosa (5) que possui raça de grama. Essas provas de potrancas são muito equilibradas e todas tem chance. Destaco a vitória de Rose of War (3), que fica como diferença. Kalgan e Longelínea são boas e podem brigar. o melhor azar é Doyourbest que tem boa atuação no gramado.
10° páreo) Gigantesca (8) pegou páreo fraco e pode vencer. Hug (3) e Vidia (4) são boas rivais e podem assustar a favorita. Cajolerie (7) sempre figura e é boa pule. As demais para quarto.

Filé com fritas da reunião:
4°) Good Feeling

O tiro de canhão:
6°) Bijuja Tchê

A boa do Open Betting:
9°) 5 para 2/3/6/9

Pick 3 inicial:
1) 1/7
2) 5/8 (quem quiser gastar mais e cercar 6/7 juntos)
para fechar:
4) 6
6) 9
8) 2
9) 5

Pick do meio:
4) 6
5) 1/2 (quem quiser encosta o 9)
os mesmos fechas.

Pick 3 final para SP:
8) 2
9) 3/5
10) 8 ( aos azaristas encostar 3/4)

09 novembro 2010

Sindicato dos Treinadores e Jóqueis de São Paulo se pronuncia

Copio na íntegra postagem do site do José Luiz Aranha, sobre a posição do Sindicato dos Treinadores e Jóqueis de São Paulo no caso da suspensão do referido treinador efetuada pela Comissão de Turfe do JCSP. Como já havíamos adiantado, poderemos ter até paralisação das corridas, se as partes envolvidas não entrarem em acordo. Eis a nota:




Nota de esclarecimento aos Proprietários, Criadores e Turfistas em
Geral

Assunto: Punição do Treinador J.L.Aranha
Mudança de pista


Devidos aos fatos ocorridos no Jockey Clube de São Paulo no último
dia 30 de outubro, onde Provas Clássicas foram transferidas para a pista de
areia sem uma explicação convincente da Comissão de Corridas e a
suspensão imposta ao treinador José Luiz Aranha, que ao nosso entender foi
injusta e arbitrária, o Sindicato dos Treinadores e Jóqueis de São Paulo se
sente no direito de segurar as inscrições dos dias 20-21-22 de novembro até
que haja uma solução aos assuntos em questão.
Estamos no aguardo da Diretoria e Comissão de Corridas e aberto
para discussão dos assuntos em pauta.

Sem mais para o momento subscrevemo-nos,

Atenciosamente,

WALTER MARRACCINI

Fique de Olho



Por Mariel Muller


Gávea (04/11)
1) Great Fast vai ganhar pelo menos mais duas.
4) Belíssima direção do H Fernandes em Zarco. Já o Mazini se embananou em Zuarte.
7) Ta Luv justificou o jogo da estreia. Mostrou que é muito bom!
9) Special Prospector vai estourar com pule boa. O percurso foi horroroso.

Gávea (05/11)
2) Caminho do Bem está confirmando o que corria no RS. Vai ganhar mais uma.
3) O aprendiz I Gaier foi muito afoito em Pegadora. Já o V Gil foi perfeito em Paint of Joy.
4) Páreo estranho. A Mendes olhou demais para trás e não se preocupou em tocar Pronto Socorro.
Chegou só a 3 corpos. D Duarte mostrou classe no ganhador, Olympic Hawk.
5) R Salgado fez tudo errado e ainda ganhou com Don Chendo.
7) Chegada sensacional. E o M Soares perdeu mais uma com Famous Unknown.
9) M Soares fez o contrário do outro, montou bem e venceu. Beat It brigou com quem não existia e pagou no final. Só 3°.

São Vicente (05/11)
1) Jeane Alves foi muito mal em Hericoaquara. Já N A Santos montou o fino Nuclear que sobrou no final.
2) Estou esperando até agora o photochart. Na minha Tv, imagem congelada, ganhou Unditi. O páreo foi confirmado em três minuto. Nenhum hipódromo grande com aparelho moderno é tão rápido...
3) J S Sivla está merecendo uma chance em CJ. Montou com classe Magic Music.
7) Como é aprendiz ainda tem o direito de errar. Com Tracker fez a escolha errada e ficou "encaixotado".

Gavea (06/11)
1) Ultimate Power desatou corrida. Agora não está parando no final.
3) V Borges correu com muita pressa a favorita Villa Pisani que saiu do placê. Bruxa Pedritense, no RJ, salvou as pules.
5) A raia favoreceu o Sanduka. Com muita água na pista ele ganhou de galope.
6) Tavenna confirmou qu é boa. Fleurs Day arrancou no final em bela atuação.
7) Que evolução de Suck Out Queen. Belíssima direção do promissor E Ferreira Filho. Não entendi a briga entre Cat Thunder e All Inn. Sentaram na raia nos 300 finais.
8,9) V Borges em duas belas conduções. Sampa City, com energia, e Tamborim, dosou super bem.

Cidade Jardim (06/11)
2,4) A calma do Mateus Quintana é impressionante. Ganhou bem com os favoritos Mamma Maria e Formando.
4) Jokenpo tem muita carreira. Mostrou isso.
5) Não consigo entender ainda. Bom de Luta perdeu para o veterano de claiming Orient Inexplicable. Só posso parabenizar o treinador do vencedor. Não é fácil manter um animal nesse estado.
6) Mais uma aula de Altair Domingos. Já os que vieram para o externo da pista, mandaram mal. Apenas perderam terreno.
7) Xin Xu Lin, uma máquina. Una Beleza também corre muito (foi algo embaraçada). E O Jéca mostrou ser corredor, já que no GP Paraná alguns duvidaram. E melhorou na grama. Alguns me descepcionaram: Energia Cósmica (apesar de ser somente sua quarta corrida), Hook The Pirate (não foi visto em corrida),
8) O Blandi conhece bem o Rich and Famous. Cavalo que precisa de energia. River Tiete, não valeu sua corrida, quase caiu duas vezes.
9) Porquenãotecallas confirmou seus bons trabalhos, mas encontrou Olympic Torrential que desatou corrida.
11) Samba de crioulo doido esse último páreo. O retrospecto da dupla, Quick Cat/Jinga Da Vera, era no mínimo indecente na areia...

Cristal (07/11)
3) Capricho Fatal, agora medicado, surpreendeu os favorito.
5) Grande joqueada de Ricardinho no Uragano Point. Olho Clínico teve problemas sérios. Conde Vic decepcionou.
6) Grande atropelada de Spider Man. My Majesty correu pouco.
7) N A Santos montou o fino em Cointreau. Daylight Dancer surpreendeu em 2000metros.
8) Muita tourada. Os mais prejudicados foram Double Punk e Tio Colete (ainda foi quarto). O Caro Bebeto não tinha nada a ver com isso e partiu a raia.
9) Quanto Mais, mais um do Tarumã. Decrire surpreendeu com grande atuação. Siga Gold deu impresão e molhou no fim. Sundown Sallon levou azar na entrada da reta foi prejudicado e demorou para embalar.
10) O partidor de fora abriu depois do de dentro. Prejudicou a corria de alguns animais.

Gávea (08/11)
Destaque para V Borges que mandou 5 pro disco. A mais bonita foi com Leste Oeste. Evolução sensacional do moleque. Vai longe!
6) Linda corrida do A F Matos em Mafioso Tex, que deu trabalho no partidor. Rotulado está muito sentido.
10) Pra encerrar um duelo bonito entre os líderes (Ferreiros/Casagrande). Ganhou o Duarte que teve uma ótima semana.

Cidade Jardim (08/11)
1) M Quintana bobeou com Happy Prince. Poderia tirar na frente.
4) Final mais bonito da semana. A C Silva montou como campeão o Outro Corredor. Tempo excelente: 2'28"6. Esse potro está m grande evolução.
5) Alto Paraná fritou. E jogaram de pá em Amaranta.
7) Eu insisto que Equitana tem que ser especializada em 1000 metros. Corre muito!
8) Que fase da Aderlândia...
9) Roqueira explodiu o bolso dos apostadores. Josiane Gulart foi muito bem.

Destaque
Parece repetitivo falar do Tarumã. Mas os animais tem se destacado em outros hipódromos.
Essa semana o destaque é um profissional, o Marcos Vinicius Lanza. Começou há um bom tempo no Paraná sempre olhado com desconfiança, não conseguia se firmar como profissional. Foi até São Paulo treinou por uns tempos e retornou.
Nos últimos três anos tem mostrado uma evolução notória e disputado estatísticas. Aumentou o número de proprietários que confiam em seu trabalho e tem colhido bons resultados com suas próprias pernas. A sua evolução está provada na pista com a vitória de Quanto Mais no GP Bento Gonçalves. Seu primeiro G1. Que seja o primeiro de muitos, pois esse rapaz tem trabalhado bastante pra isso. E MERECE! Muitos ainda desconfiam, mas o curriculum só é construído através de trabalho e vitórias. Espero que assim ele continue, batalhando e crescendo como treinador. Parabéns M V Lanza!

08 novembro 2010

Indicações

Cidade Jardim:

7- 8 Equitana
8- 4 Magny Cours
9- 5 Boa Estrela

Gávea:

4- 4 Senhor Bari
5- 4 Jurus-Além
9- 3/6 Príncipe Da Guiné/Leste Oeste

Classificação Final do Torneio Bento Gonçalves

C.Ferreira             45
Leonardo Krause        45
Roberto Micka          45
Mario Palhares         42
Sérgio Christianini    42
Silas Silva            42
Pedro Chalita          40
José Antonio da Luz    40
Pio Pinheiro           37
Luiz Barbosa           37
Valmir Silva           36
Nelson Bilac           35
Mariel Muller          35
Leonel Alvim           35
Juliano Moreira        35
De Longe               35
Waldir de Souza        35
Luís Potter            32
Gérson Gaúcho          32
João Camargo           31
Mauro Ferreira         30
Gustavo Leite          29
Zurik de Souza         29
Joaci  Carvalho        29
Valdir Machado         27
Mateus Lopes           27
Andrigo Maciel         27
Vitor de Oliveira      27
Alex Republicano       27
José Augusto           27
Guilherme Ronconi      25
Raul Carneiro          25
Valéria Martins        25
Nelson Sakae           24
João Lavor             22
Aron Correa            22
Daniel Rosário         22
Jeferson Moreira       22
Luiz Alberto           20
Carlos Lopes           20
Xavantão               20
Rodrigo Lacerda        20
Eduardo Zanier         17
Nixon Mendonça         15
Milton Vergano         12
Anônimo do RS          10
Julio Ferreira          9 

07 novembro 2010

Considerações finais sobre o Torneio Bento Gonçalves

Três concorrentes chegaram rigorosamente empatados na primeira posição do Torneio Bento Gonçalves. Já pela ordem de desempate, são eles: C.Ferreira, Leonardo Krause e Roberto Micka. Dou os parabéns aos três, embora para o Micka, o sabor de ter chegado junto em primeiro, não deva ter sido muito agradável, pois não ganhou prêmio. Aos outros dois peço que entrem em contato via email, na terça-feira, para que possamos efetuar o pagamento dos prêmios a que tem direito. Aos demais participantes, o meu muito obrigado pela participação.

Progresso da pontuação

Participantes 10º 11º












Total
Luiz Alberto 10 0 0 10 0 0 0 0 0 0 020
Pedro Chalita 5 5 5 10 0 5 0 10 0 0 040
Milton Vergano 0 0 0 10 0 0 0 0 0 2 012
Valdir Machado 10 0 5 10 0 2
0 0 0 0 027
Nelson Bilac 5 10 0 10 10 0 0 0 0 0 035
Mariel Muller 10 5 0 10 0 0 10 0 0 0 035
Anônimo do RS 0 0 0 10 0 0 0 0 0 0 010
Guilherme Ronconi 10 0 5 10 0 0 0 0 0 0 025
Eduardo Zanier 5 0 5 5 0 0 0 0 2 0 017
Julio Ferreira 5 0 0 2 0 2 0 0 0 0 09
Leonel Alvim 10 0 5 10 0 0 10 0 0 0 035
Carlos Lopes 5 10 5 0 0 0 0 0 0 0 020
Mateus Lopes 0 5 0 10 10 2 0 0 0 0 027
João Lavor 0 10 0 10 0 0 0 0 0 2 022
Valmir Silva 5 0 5 10 0 2 10 0 2 2 036
Leonardo Krause 10 0 5 0 0 10 10 10 0 0 045
Juliano Moreira 10 0 5 10 0 0 0 10 0 0 035
Andrigo Maciel 0 0 5 10 0 0 10 0 2 0 027
De Longe 10 0 5 10 0 10 0 0 0 0 035
Xavantão 10 0 0 10 0 0 0 0 0 0 020
C.Ferreira 10 10 5 10 0 0 0 10 0 0 045
Nelson Sakae 10 0 0 10 0 0 0 0 2 2 024
Vitor de Oliveira 10 0 5 10 0 0 0 0 0 2 027
João Camargo 10 10 5 2 0 0 2 0 2 0 031
Aron Correa 10 0 0 10 0 2 0 0 0 0 022
José Antonio da Luz 0 10 0 10 0 10 0 0 10 0 040
Mario Palhares 10 0 2 10 10 10 2 0 0 0 042
Alex Republicano 10 0 0 10 0 5 0 0 0 2 027
Pio Pinheiro 5 0 0 10 0 10 10 0 0 2 037
Luís Potter 10 0 0 2 0 0 10 0 10 0 032
Daniel Rosário 0 10 0 10 0 0 0 0 2 0 022
Raul Carneiro 10 0 5 10 0 0 0 0 0 0 025
Waldir de Souza 10 0 5 10 0 10 0 0 0 0 035
Mauro Ferreira 5 0 5 10 0 0 0 0 10 0 030
Gustavo Leite 10 0 5 10 0 0 0 0 2 2 029
José Augusto 5 10 0 10 0 0 2 0 0 0 027
Valéria Martins 10 0 5 10 0 0 0 0 0 0 025
Roberto Micka 10 0 5 10 0 10 10 0 0 0 045
Gérson Gaúcho 10 0 0 10 0 0 0 10 0 2 032
Luiz Barbosa 10 0 5 10 0 10 0 0 0 2 037
Rodrigo Lacerda 0 0 0 10 0 10 0 0 0 0 020
Sérgio Christianini 10 5 2 10 0 0 10 0 0 5 042
Zurik de Souza 10 0 5 10 0 0 0 0 2 2 029
Silas Silva 10 0 2 10 10 0 10 0 0 0 042
Nixon Mendonça 0 0 5 10 0 0 0 0 0 0 015
Joaci  Carvalho 10 0 5 10 0 2 0 0 0 2 029
Jeferson Moreira 10 0 0 10 2 0 0 0 0 0 022
Real Time Web Analytics