30 maio 2012

Tiger Woods começa a abafar na Argentina

Hoje, ganhou por boa diferença o Clássico Lord At War, em San Isidro. Vejam a corrida:

BARROSO, A TRAJETÓRIA DE UM CAMPEÂO ESQUECIDO


Por Olavo Rosa

Nascido em Sabinópolis, cidade mineira perto de Governador Valadares, em 42, Barroso conheceu os cavalos ainda menino, montando pungas na fazenda. Depois foi morar em Belo Horizonte, trabalhando num hotel de propriedade de familiares, onde conheceu o jóquei carioca Ubirajara Cunha, com quem conversava muito sobre o universo das corridas, despertando nele a vontade de ser jóquei, pois era  pequeno e forte, físico ideal para tal. No entanto, Cunha não quis leva-lo para a Gávea, por que não queria ser responsável, caso acontecesse algum acidente com ele.
Barroso então, com 16 anos, juntou o pouco que tinha e muita coragem e foi para o Rio ser cavalariço para poder se manter e esperar a oportunidade de ser aprendiz. Em Outubro de 59 estreou com a égua Miss Elegante, chegando em 7º, mas já era um começo, ainda mais que nesse páreo chegou 2º o seu ídolo e amigo Ubirajara Cunha, Barroso pesava apenas 42 kg.
Primeira Vitória
Conquistou a primeira vitória neste mesmo ano de 59 e, em 60 já figurava entre os 10 melhores jóqueis da Gávea, no meio de feras como Rigoni, Bequinho, A. Ricardo, O Cardoso, Marchant,  E.Castillo, Adalton Santos, J. Portillo, não era fácil.
Permaneceu montando com relativo sucesso, principalmente numa parceria com o proprietário Mario C. T. de Souza , que levou Barroso para correr o Paraná e o Bento Gonçalves com o cavalo El Asteróide, ganhando ambos, fato que tornou Barroso conhecido no Brasil inteiro.
Em maio de 65, El Asteróide veio correr em S. Paulo o GP Oswaldo Aranha, vencido por Pantheon, com o Barroso em 2º, chamando a atenção dos turfistas paulistas. Encantou-se com a cidade e o nosso hipódromo e recebeu o convite do Thomazinho Assumpção, homem forte do turfe paulista, para ficar por aqui. Mudou-se para S.Paulo , começou a montar aqui e já nesse ano ganhou tanto, que quase alcança o Rigoni nas estatísticas, com 5 meses de desvantagem, já se via que ali estava um craque, um diferenciado com futuro brilhante pela frente.

Grisson
E foi realmente o que se viu, venceu 17 estatísticas seguidas, quase 5000 vitórias, todas as provas de Grupo, 2 GP Brasil (Grisson e Off The Way), um GP São Paulo (Kenetico). Foi o único jóquei brasileiro a vencer no Japão, montou ainda na Austrália e Estados Unidos. Um grande campeão, montou com preferência para os Haras São Bernardo, Faxina, Jatobá, Malurica,São José & Expedictus, Santa Barbara em craques como os citados Grisson, Off the Way, Kenetico e mais Miss Welsh, Nageur, Tonerre, Clausen Export, Quiz, El Asteróide e muitos outros.

Para se ter uma ideia dos números do Barroso, fora o J.Ricardo, nenhum jóquei sul americano atingiu 5000 vitórias. À parte isso nunca foi suspenso por dolo ou negligência durante 35 anos de profissão.
Off The Way
Este ano se cogitou fazer uma homenagem significativa a ele, por ocasião do GP São Paulo, da mesma forma que foi feita em 2004, na Gávea, aos Jóqueis L.Rigoni (50 anos da vitória com El Aragonês) e J.M.Silva (25 anos da vitória com Gourmet) com direito a despesas pagas e cachet de participação, uma homenagem justíssima e merecida. Eles entraram na raia ao lado do J.Ricardo sob estrondosos aplausos de todos que lá estavam .
Procurado por mim, com o conhecimento da Comissão de Turfe (José Luis Polakow) e a participação do colega Marcelo Lefevre, Barroso não se mostrou interessado, infelizmente, quem sabe numa próxima vez, por que toda coletividade turfística anseia e deve a ele uma homenagem do tamanho da sua trajetória no turfe brasileiro.
Nós aqui do Turfemania, estamos fazendo a nossa parte, o Figuron e Varanda, Aron e eu. Vou fazer este artigo chegar a ele para que saiba que não o esquecemos, respeitamos e admiramos este grande campeão, quem sabe com isso ele compareça o ano que vem.

Kenético



29 maio 2012

Quantos mais?

Em reunião realizada ontem, a Comissão de Corridas do JCSP decidiu restabelecer o recorde dos 3.000m na grama  ao Gualicho, uma vez que o partidor foi colocado em lugar indevido, um  pouco menos de 100 metros do local correto.
Em menos de um ano o partidor de Cidade Jardim já foi colocado duas vezes em local errado. O mais engraçado é que se não fosse pelo pseudo-record , desta vez a barbaridade teria passado incólume.
Não serei leviano em afirmar que o culpado de tudo isso é o Disco B. Culpado é simplesmente quem colocou o partidor no lugar errado. Porém, na cabeça desse encarregado, o Disco B deve estar sendo amaldiçoado. Anos e anos de condicionamento não se perdem de repente: ele sabe que na grama existe a seta dos 1000, dos 1300, dos 1400, dos 1500,dos 1600, dos 1800, dos 2000, dos 2400 e mais outras distâncias mortas,  algumas há muito tempo sem programação de provas. Porém apareceu mais uma seta, a dos 1200 Disco B e por algum motivo que me foge a compreensão, esta seta  desfez o condicionamento adquirido por um longo tempo de uma mesma rotina. Desfez a ordem estabelecida. Parece piada, mas não encontro outra explicação para mais esse erro grosseiro... Agora, a Comissão de Corridas não vai escapar ilesa: a bola veio fraca e chocha e passou pelo meio das pernas do goleiro, mas estava cheio de zagueiro debaixo da risca, que também não fizeram nada para impedir o gol. Dois frangos destes por ano, acabam com qualquer elenco.

28 maio 2012

Considerações sobre o IV Torneio Relâmpago da Gávea

Agora virou moda as chegadas emocionantes dos torneios do Turfemania (sinal que o nível é parelho, mas é um nivelado por cima). Desta vez  o empate em pontos foi entre o Cleo Nahon e o Almirante. No primeiro critério de desempate, a vitória coube ao primeiro, por ter acertado 18 vencedores no total, uma amais que seu rival. O Cleo vem se mostrando bem consistente nos últimos torneios e frequentemente abiscoita algum prêmio. Já o Almirante  foi uma grata surpresa, fez um torneio com belas sacadas, mostrando que os ares chilenos poliram ainda mais a sua argúcia. Completou o placar premiado o Júlio  Moreira, que no primeiro dia fechou em último. Brilhante atropelada. Parabéns a todos e entrem em contato passando conta para depósito.
Aos demais o meu costumeiro agradecimento pela sempre educada participação (nunca tive problemas na parte da conduta desportivas  em nenhuma edição dos torneios aqui do blog). Obrigado.
Lembrando que neste sábado começa o VII Torneio de Catedráticos e desta vez o homenageado será o Albenzio Barroso, maior ganhador de estatísticas da história de Cidade Jardim.

VII Torneio Stud Figuron & Varanda/Albenzio Barroso

1) Data:
 O torneio começará em 02 de Junho, tendo como alvo as provas  do Hipódromo de Cidade Jardim, e será composto por todas as reuniões que houver até  27 de Junho. São quatro semanas de duração e quase sempre com doze reuniões prognosticadas. Este quase se deve ao fato de em algumas semanas, às vezes, termos reuniões extras, e em outras, se suprimirem alguma delas por algum motivo.

2) Objetivo:
Dar subsídio ao turfistas, de maneira que possam tirar suas conclusões  sobre seus favoritos de cada páreo, consultando o todo ou através de seus catedráticos preferidos.

3) Inscrição:
O Torneio é aberto a qualquer turfista, desde que solicite sua inscrição pelo email aroncor@gmail.com , dando nome completo e um telefone para contato (para quem ainda não participou de nenhum torneio), de preferência fixo. O número de vagas está limitado a  noventa (90). A confirmação do pedido de inscrição será feita através de deposito do valor da mesma (100,00), impreterivelmente até quinta-feira (31/05). Os dados bancários são:





Bradesco 
Ag. 0504
conta: 75569-9


4) Fórmula:
Marca-se um número para todos os páreos das reuniões em disputa (se quiser marcar para transferência de pista será permitido).

5) Pontuação:
1º lugar - 8pts.
2º lugar - 4pts.
3º lugar - 2pts.



* Casos de empates :
Se computarão apenas os pontos da melhor colocação obtida.


* Bônus:
a) Para uma indicação vencedora que pague de 4,0  até 5,9  de rateio, será concedido um bônus de 2 pts.
b) Para uma indicação vencedora que pague de 6,0  para cima, será concedido um bônus de 4 pts.

6) Forfaits e indicação de números inexistentes:
1) Caso a indicação de qualquer participante faça forfait, o mesmo concorrerá com a terceira força da pedra, excetuando-se a indicação em forfait de programa, caso em que o mesmo não marca pontos no páreo.
Atenção: não serão concedidos bônus  para quem concorrer com a terceira força em virtude de forfait.
* Se mais de um número tiver o mesmo rateio, a terceira força será sempre o menor número dentre eles.
2) Caso a indicação de qualquer participante seja de um número inexistente, o mesmo não pontuará naquele páreo.

7) Horário e penalidades:
a) O horário limite para o envio das indicações é o das 12h nas diurnas e de 15h nas noturnas.



Atenção: Devido a constantes atrasos no envio das indicações nos torneios realizados pelo Turfemania, pelos mais diverso motivos (falta de luz, falha na internet etc.)  e para não alijar completamente os que tiverem este tipo de problema, fica estipulado o seguinte:
 Quem não enviar as indicações  em uma determinada reunião, marcará o mesmo número de pontos do último colocado do dia, menos um ponto.
Ex: O último colocado fez 40 pontos. Aquele que não enviou suas indicações, fará 39 pontos nesta reunião.
Obs. Este recurso é valido apenas em uma reunião do torneio, de maneira que se o problema se repetir, o participante vai ter seus pontos zerados da segunda vez.
b) O participante que não enviar por três vezes seguidas o seu prognóstico, será eliminado do torneio

8) Forma de envio:
As indicações devem se enviadas por email (aroncor@gmail.com). Os participantes receberão por email a seguinte planilha:




Atenção para as instruções de como preenchê-la:
a) A planilha por si só não permite colocar os dados. Para ativar a colocação dos mesmos, basta que, no email, se clique em responder a postagem (da mesma forma que se responde qualquer email, clicou em responder já ativa o preenchimento).
b) No espaço em vermelho, ao lado do numero 1 (em verde). coloque seu nome.
c) Continuando na mesma linha, e em todos os espaços da cor branca, insira  as suas indicações.
d) Caso queira enviar indicações para transferência de pista, utilize a linha dois, onde a palavra transferência já está grafada, tendo o cuidado de preencher todos os páreos, mesmo que se queira modificar apenas uma prova da indicação original.
e) A utilização desta planilha é obrigatória, salvo em raras exceções. Portanto, se alguém não conseguir preenchê-la  por estas instruções, é só  me enviar um email, relatando o fato e me fornecendo um número de telefone (de preferência fixo) que eu ligo para ajudar. Vejam agora como ficou uma já preenchida:







9) Desempate:
Para decidir colocações em caso de empates por pontos, os critérios de desempate serão os seguintes:
a) Maior número de vencedores.
b) Maior pule de vencedor.
c) Persistindo o empate: segunda maior pule de vencedor, terceira, e assim sucessivamente até que haja o desempate.
d) Se mesmo assim não pudermos definir as colocações,  um sorteio decidirá.
10) Premiação:
Do total liquido arrecadado entre inscrições, contribuições e patrocínios, a seguinte percentagem será destinada aos melhores colocados:
1º lugar  - 50%
2º lugar  - 20%
3º lugar  - 10%


Prêmios Especiais:
Quatro prêmios semanais - 20% (sendo 5% por semana)

11) Depósito dos prêmios:
a) Como todas as premiações são uma composição entre inscrições +( 5% dos prêmios do Stud Figuron & Varanda ou 500,00 reais), as mesmas, inclusive os prêmios semanais, só serão pagos após o término do Torneio.
b) As premiações serão enviadas por doc e a taxa de 8,00 corre por conta do premiado.

Indicações do Torneio Relâmpago da Gávea


23 maio 2012

Cadê os cariocas

Hoje é o último dia para se inscrever no Torneio Relâmpago da Gávea e apenas dois cariocas estão inscritos. Vamos lá, torneio da GV é só um por mês...

22 maio 2012

Ligeirinhas do domingo

* Excelente a estreia do Don Miloca, caro Xavantão. Largou mal, se atirando para fora, o jóquei deu intenção, forçando tudo por fora na curva. Na reta tinha que cansar, mas cansou menos do que o previsto. Gostei.
* Merengão é outro que ainda não amadureceu. Quando aprender a correr em linha reta vai ganhar, talvez até antes.
* Buena Dicha em outra montaria pífia do A.M.Souza. Este piloto é oito ou oitocentos. Direções primorosas, mescladas com atuações que beiram ao desastre. Essa mania que ele tem, de quebrar a boca dos cavalos para acomodar os mesmos, é péssima. Bem notou o Marcelo Augusto na direção do piloto em cima da Jóia De Arumba (coitada da potranca, pois é a segunda vez que ele faz isso com ela).
* All Saints negou o fogo que todos pensavam que ele tinha... ou tem. Vamos aguardar a próxima.
* Na milha , mais uma vitória do Regina, especialista nesta prova. Com Qua Qua Qua e Hermés, chegando segundo  e terceiro, a impressão que fica é que a prova não teve muita qualidade técnica, embora tivéssemos presente os cavalos Conclusivo e Joe Diesel , dois animais acostumados a figurar e ganhar provas de Grupo. Decididamente, não foi um bom dia para eles. Inca Ruler, tivesse corrido com um pouco mais de fé, poderia ter sido o vencedor.
* Pré-Olímpico me surpreendeu, não tinha nada que o credenciasse. O tempo foi um pouco inferior ao da milha, com os três primeiros chegando agarrados.



Ânimos exaltados e um nefelibata montando

* Altair Domingos pegou três semanas de suspensão por indisciplina (não é preciso ser nem um bidu que deve ter xingado o A.Mesquita na repesagem do GP São Paulo). Didimo só perdeu por reta cheia de entreveros.
* A.Mesquita pegou  gancho de 21 dias pela fechada.
* Essa não entendi. O L.Guignoni pegou mais 180 dias em sua suspensão, que era de 3 anos se não me engano, também por indisciplina. Ele podia frequentar o Jockey? Que eu me lembre, a punição era com proibição de circular nas dependências do hipódromo. Ou será que esses 180 dias é por ele ter dado as caras.
* O troféu Nefelibata vai para F.Leandro. O que será que passou na cabeça do piloto para em dois páreos não ir a repesagem conferir o peso? Levou um mês e eu acho que foi pouco. Imagina se o faixa dele ganha um dos páreos (tirou quarto ), a encrenca que iria dar. Dizem que o piloto anda em uma fase meio Mutantes, "ando meio desligado, eu nem sinto os meus pés no chão".

Ligeirinhas do sábado

*Enquanto os narradores de Rio e São Paulo chamarem a Huellas de Arena de "Ruélas" de Arena não vai ter como a coitadinha ganhar.
* Até no turfe temos complexo de inferioridade linguística: Gambler ganhou do Jogador, no último pulo.
* Ultracolor ficou no caixote lícito do A.M.Souza e a Josiane amargou a derrota que não foi merecida. Aliás, com o Gambler foi a mesma história, só que com final feliz para ela. Tivesse perdido o páreo e todos os elogios à sua direção sumiriam para dar lugar a severas críticas. Na minha opinião, quase jogou fora a carreira, inclusive quando sacou para fora o fez exageradamente.
* Do Berlino DI Tiger não tem mais o que falar. É um fora de série.
* I Scream, que sempre deu vantagem na partida, com o Domingos pulou bem, e, no percurso perfeito do jóquei, suportou bem ao esforço final de Vanua Levu. As outras, fora Wendy Do Faxina que deu uma filinha, nada a declarar.
* Essa potranca argentina do Araras, Flamenga, meio bobinha ainda, corre se jogando para dentro o tempo todo. Some-se a isso, o fato de ter dado manteiga, levar um prega na cabeça da curva, fazer a curva toda aberta, e temos esperança de barbada para a próxima.




IV Torneio da Gávea - Regulamento

1) Data:
 O torneio começará em 25 de Maio, tendo como alvo as provas  do Hipódromo da Gávea, e será composto por todas as  reuniões que houver até  28 de Maio.

2) Objetivo:
Dar subsídio ao turfistas, de maneira que possam tirar suas conclusões  sobre seus favoritos de cada páreo, consultando o todo ou através de seus catedráticos preferidos.

3) Inscrição:
O Torneio é aberto a qualquer turfista, desde que solicite sua inscrição pelo email aroncor@gmail.com , dando nome completo e um telefone para contato (para quem ainda não participou de nenhum torneio), de preferência fixo. O número de vagas está limitado a  noventa (90). A confirmação do pedido de inscrição será feita através de deposito do valor da mesma (60,00), impreterivelmente até quarta-feira (23/05). Os dados bancários são:





Bradesco 
Ag. 0504
conta: 75569-9


4) Fórmula:
Marca-se um número para todos os páreos das reuniões em disputa (se quiser marcar para transferência de pista será permitido).

5) Pontuação:
1º lugar - 8pts.
2º lugar - 4pts.
3º lugar - 2pts.

* Casos de empates :
Se computarão apenas os pontos da melhor colocação obtida.

* Bônus:
a) Para uma indicação vencedora que pague de 4,0  até 5,9  de rateio, será concedido um bônus de 2 pts.
b) Para uma indicação vencedora que pague de 6,0  para cima, será concedido um bônus de 4 pts.

Atenção: Para todos os bônus, valerão os rateios individuais da pedra de apregoações do JCB. Não haverá pontos por números indicados e que façam parte de uma parelha, se por ventura prevalecer o outro número de dita parelha . Ou seja, não existirá a possibilidade de indicar um número e concorrer com dois .


6) Forfaits e indicação de números inexistentes:
1) Caso a indicação de qualquer participante faça forfait, o mesmo concorrerá com a terceira força da pedra, excetuando-se a indicação em forfait de programa, caso em que o mesmo não marca pontos no páreo.
* Se mais de um número tiver o mesmo rateio, a terceira força será sempre o menor número dentre eles.
* Caso a terceira força vingue e pague rateio de 4,0 para cima, não valerão os bônus de praxe.
2) Caso a indicação de qualquer participante seja de um número inexistente, o mesmo não pontuará naquele páreo.

7) Horário e penalidades:
a) O horário limite para o envio das indicações é o das 12h nas corridas de sábado e domingo  e de 15h nas corridas de sexta e segunda.




Atenção: Devido a constantes atrasos no envio das indicações nos torneios realizados pelo Turfemania, pelos mais diverso motivos (falta de luz, falha na internet etc.)  e para não alijar completamente os que tiverem este tipo de problema, fica estipulado o seguinte:
 Quem não enviar as indicações  em uma determinada reunião, marcará o mesmo número de pontos do último colocado do dia, menos um ponto.
Ex: O último colocado fez 40 pontos. Aquele que não enviou suas indicações, fará 39 pontos nesta reunião.
Obs. Este recurso é valido apenas em uma reunião do torneio, de maneira que se o problema se repetir, o participante vai ter seus pontos zerados da segunda vez.

8) Forma de envio:
As indicações devem se enviadas por email (aroncor@gmail.com). Os participantes receberão por email a seguinte planilha:


Torneio de Catedráticos primeiro segundo terceiro quarto quinto sexto sétimo oitavo nono décimo 11ºpár 12ºpár
1

























2 Transferência



























Atenção para as instruções de como preenchê-la:
a) A planilha por si só não permite colocar os dados. Para ativar a colocação dos mesmos, basta que, no email, se clique em responder a postagem (da mesma forma que se responde qualquer email, clicou em responder já ativa o preenchimento).
b) No espaço em vermelho, ao lado do numero 1 (em verde). coloque seu nome.
c) Continuando na mesma linha, e em todos os espaços da cor branca, insira  as suas indicações.
d) Caso queira enviar indicações para transferência de pista, utilize a linha dois, onde a palavra transferência já está grafada, tendo o cuidado de preencher todos os páreos, mesmo que se queira modificar apenas uma prova da indicação original.
e) A utilização desta planilha é obrigatória, salvo em raras exceções. Portanto, se alguém não conseguir preenchê-la  por estas instruções, é só  me enviar um email, relatando o fato e me fornecendo um número de telefone (de preferência fixo) que eu ligo para ajudar.


9) Desempate:
Para decidir colocações em caso de empates por pontos, os critérios de desempate serão os seguintes:
a) Maior número de vencedores.
b) Maior pule de vencedor.
c) Persistindo o empate: segunda maior pule de vencedor, terceira, e assim sucessivamente até que haja o desempate.
d) Se mesmo assim não pudermos definir as colocações,  um sorteio decidirá.

10) Premiação:
Do total liquido arrecadado entre inscrições, contribuições e patrocínios, a seguinte percentagem será destinada aos melhores colocados:
1º lugar  - 60%
2º lugar  - 25%
3º lugar  - 15%


11) Depósito dos prêmios:
a) As premiações serão depositadas aos vencedores, a partir da primeira quarta-feira posterior ao torneio.
b) Os depósitos irão via doc e a taxa de 8,00 corre por conta do premiado.


12) Importante:
a) Será deduzido  dez por cento (10%) do total arrecado para efeitos de organização do Torneio.
b) Casos omissos serão decididos pelo parecer da organização do Torneio.
c) Este regulamento pode sofrer modificação ou acréscimo a qualquer momento, desde que haja um motivo maior para que assim se proceda.

21 maio 2012

Considerações finais do Torneio do GP SP

Amigos, que torneio. Nos últimos metros atropelaram duro  a Beth Cavalcante e o Paulo Aguilar para cima do Paulo Cassa. E o resultado foi um tríplice empate. No primeiro critério de desempate a Beth  se sagrou a grande vencedora do certame. Acertou 12 vencedores contra os mesmos 12 do Paulo Aguilar. A definição ficou pelo maior rateio:  a Beth acertou o Invictus no GP São Paulo, que pagou 8,4, contra  7,7 do De Longe com a I Scream no Osaf. Parabéns aos três, em especial para a Beth que foi uma representante mais que digna do sexo feminino com uma vitória maiúscula em cima dos "machos". Sem dúvida, foi o  Torneio mais sensacional que tivemos, pelo menos em termos de chegada.
Aos demais participantes, o meu muito obrigado pelo espírito de luta.
Conto com a presença de todos para nesta sexta-feira começarmos outra batalha com o IV Torneio Relâmpago da GV. Lembrem-se que as inscrições se encerram nesta quarta.

Indicações do Torneio do GP São Paulo


A disputa vai ser no photochart

O Torneio do GP São Paulo chega ao seu final hoje a noite e vários marmanjos têm pretensões de desalojar a Beth Cavalcante da primeira colocação. A ponteira promete ser veloz e dura, portanto não vai ser fácil passá-la.
Lembro a todos que já nesta sexta-feira que vem, temos nova competição aqui no Turfemania, desta vez com o Torneio Relâmpago da Gávea, cuja inscrições (60,00) se encerram nesta quarta-feira. Não deixem de participar, o regulamento vai estar no ar ainda hoje.

17 maio 2012

Lista definitiva dos inscritos do Torneio do GP São Paulo

Se você se inscreveu e seu nome não consta da lista, entre em contato (última atualização as 09:35 de 19/05).



16 maio 2012

Torneio do GP São Paulo

*Como a habitual corrida de de sexta-feira não foi confirmada, prorrogarei até amanhã o prazo final para a confirmação da inscrição para nosso Torneio. Participem, pois está cheirando recorde de inscrições, desde que elas começaram a ser pagas.
* Tendo em vista  a festividade, me entusiasmei tanto que resolvi participar desta peleja (vou me dar o direito de inscrição duas vezes ao ano, agora e no GP Brasil).

1997 - Um Grande Premio para ser esquecido

 Por Olavo Rosa Filho

Um campo de 18 concorrentes, Quinze Quilate, que ganhara o GP Brasil de 96, era favorito de 4 por 1, dia lindo, hipódromo com bom público, tinha tudo para ser um GP de sucesso, a TV Bandeirantes presente, mas esse dia estava fadado para ser o maior fiasco da história dos GP São Paulo, fora aquele do Secreto em 46 , que já relatamos aqui.

Como dissemos, Quinze Quilates ganhou o GP Brasil de 96 debaixo de chuva, atropelando por dentro e matando Zé de Ouro, do Bandeirantes, em cima do disco. Vicente Romano teve o seu sonho realizado, pois havia perdido com Kraus, em cima do disco também, para Espiche, um tremendo azarão, dizem até que não era puro sangue legítimo, mas no páreo tinha até a incrível Dulce, do Stud Seabra tremenda craque, mas que naquele dia não correu nada.

Vicente Romano é uma história à parte: proprietário daqueles da velha guarda, assistia pessoalmente os trabalhos dos seus cavalos, podia fazer chuva, frio, vento ou calor, lá estava ele de binóculos e cronômetro, um verdadeiro turfista.

Teve vários animais bons, sua preferência era por cavalos, podemos citar Fighting Son (década de 50), o mencionado Kraus, Jigo, Kopa, Zemario, Ojantelle, Porsanger, Young Love, Sawer, Northon (26 vitorias, Record em CJ), entre muitos outros.

Ele queria, é claro, ganhar o GP São Paulo e a oportunidade estava ali com o Quinze Quilates. Corrida difícil, decidida nos últimos metros, com o cavalo atropelando para ganhar por um corpo. Foi uma festa, entrevistado pela TV Bandeirantes, quase não conseguia falar, foi na social receber a taça, agora sim estava realizado, havia ganho as duas maiores provas do Brasil.

Nas fotos vemos a chegada:






 1º Quinze Quilates (J.Garcia)

2º Haydn (J.Pereira)

3º Quemay (L.Almeida)

4º Moustaki

5º Fool Around







E a foto do Vicente Romano recebendo a Taça.


Dias depois veio a notícia, os dois primeiros foram desclassificados, no exame anti dopping, fato inusitado em provas de Grupo I, acho que no mundo todo. Sem querer entrar no mérito, achei uma pena, muito triste, ter que devolver a Taça, e todos os lauréis daquela prova.

O Resultado passou a ser:

 1º Quemay

2º Moustaki

3º Fool Around

Quinze Quilates teve a sua campanha encerrada e tem sido um bom reprodutor, filho de Only Once(criação do Faxina) e Hospitaleira (Haras 2001), portanto pais nacionais, fato raro nessas provas, teve alguns bons filhos tais como Xiang VI, Zegna, Zitromax (GP Ipiranga) Zitroneo e outros.

Sobre Haydn: não ganhou mais, nem teve nada na reprodução.
Sobre Moustaki: não ganhou mais, nem teve nada na reprodução.
Sobre Fool Around: um bom cavalo, correu mais algumas vezes, sem grande destaque e na reprodução não foi bem.

Uma curiosidade, o jóquei de Quemay era L.Almeida, nunca teve uma oportunidade num GP dessa importância, nem antes, nem depois, e não pode tirar a foto da vitória para mostrar, quem sabe até aos netos, como faz todo profissional .

Concluindo, o GP São Paulo de 1997, um GP para ser esquecido.

15 maio 2012

O desdobramento dos casos de doping

Resolução da Comissão de Corridas do JCSP:

6ª)
Considerando que as amostras biológicas dos animais É Fúria, vencedora do 1° páreo da corrida realizada em 16 de abril p.p. e Riviera, vencedora do 9° páreo da corrida realizada em 23 de abril p.p., mostraram nas análises a presença de substâncias proibidas enquadradas no Grupo II, a que se refere o § 4º do artigo 163 do Código Nacional de Corridas, esta Comissão de Corridas, nos termos deste artigo resolve:

a) desclassificar o animal É Fúria, para o último lugar, sem direito a qualquer prêmio, classificando para todos os efeitos o animal My Destiny em primeiro lugar e Christmas Night, Fleur Delacour e Ballcat nas colocações subseqüentes;

b) desclassificar o animal Riviera, para o último lugar, sem direito a qualquer prêmio, classificando para todos os efeitos o animal Mima em primeiro lugar e Jurerê, Ogiva Emblemática, A Águia Voa e Muita Luz nas colocações subseqüentes;

c) Suspender por 90 (noventa) dias, a partir de 22 do corrente o treinador C.Soledade (É Fúria);

d) Suspender por 90 (noventa) dias, a partir de 22 do corrente o treinador W.G.Tosta (Riviera);

e) Multar em R$ 650,00 (seiscentos e cinquenta Reais) os treinadores C.Soledade e W.G.Tosta;




7ª)
Considerando que a amostra biológica do animal First Line, segundo colocado no 5° páreo da corrida realizada em 21 de abril p.p., mostrou na análise e contraprova a presença de substância proibida enquadrada no Grupo II, a que se refere o § 4º do artigo 163 do Código Nacional de Corridas, esta Comissão de Corridas, nos termos deste artigo resolve:

a) desclassificar o animal First Line, para o último lugar, sem direito a qualquer prêmio, classificando para todos os efeitos o animal Voglia Buona em segundo lugar e Red Polka Dots, Perturbada e Doppio Amore nas colocações subseqüentes;

b) Suspender por 135 (cento e trinta e cinco) dias, a partir de 22 do corrente o treinador Emerson Garcia - reincidente;

c) Multar em R$ 650,00 (seiscentos e cinquenta Reais) o treinador Emerson Garcia.

No turfe não iria acabar bem

 Matéria que saiu na "Isto É " dá conta que mulheres não podem mais jogar xadrez com decote. Transportando para o turfe, vocês já imaginaram a Josiane e a Jaqueline pilotando de fio dental!?

 

Decote em xeque

Em decisão polêmica, União Europeia de Xadrez proíbe o uso de blusas decotadas por mulheres enxadristas, após reclamações de espectadores e técnicos

Paula Rocha

img.jpg
DISTRAÇÃO
Segundo associação, mulheres com roupas provocantes
podem atrapalhar o desempenho de jogadores homens
Fundamentado no uso de tática e estratégia, o xadrez é um jogo que exige extrema concentração. Alguns jogadores europeus, porém, têm perdido o foco na partida por causa de suas oponentes do sexo feminino. O motivo? Generosos decotes exibidos pelas enxadristas. A falta de decoro das moçoilas que praticam um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo levou a União Europeia de Xadrez a criar um código de vestimenta para o esporte. “Tivemos essa ideia porque notamos que, durante os jogos, muitas participantes não usavam roupas apropriadas, o que gerou reclamações do público e de técnicos”, disse Sava Stoisavljevic, secretária-geral da entidade. “Há códigos de vestimenta em diversos esportes, então decidimos estabelecer nossas regras também.” Segundo o manual, caso a mulher esteja usando uma blusa de botões, por exemplo, abrir o primeiro botão, contando de cima para baixo, é permitido. Abrir o segundo, dependerá do modelo da blusa. Já abrir o terceiro está fora de cogitação.

O frisson causado por enxadristas com roupas decotadas se torna maior pelo fato de que há poucas mulheres praticantes de xadrez no mundo. Apesar de elas estarem presentes desde os primórdios do jogo – os primeiros registros de jogadoras remontam ao século I –, o número de homens praticantes supera com larga vantagem a quantidade de mulheres. Apenas no Brasil, segundo estimativas da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), há em torno de 1,8 milhão de enxadristas do sexo masculino, contra somente 600 mil mulheres.
A entidade, no entanto, não pretende adotar aqui as mesmas medidas da Europa. “Acredito que essa decisão é muito particular. Condiz com a realidade europeia, mas não se reflete aqui no Brasil”, diz Charles Moura Netto, vice-presidente da CBX. “E, na minha opinião, a roupa que a oponente está usando não deveria influenciar o desempenho de um jogador.” Já a jovem enxadrista Juliana Terao, mestre Fide internacional, vê com bons olhos a polêmica medida adotada por seus pares europeus. “Alguns jogadores, tanto homens quanto mulheres, não têm bom-senso e vão para as partidas usando regata e chinelo”, diz Juliana. “Por isso, essas restrições são boas do ponto de vista do esporte. Roupa de campeonato de xadrez deve ser igual a uma roupa de trabalho”, completa.
img1.jpg

14 maio 2012

Considerações finais sobre o Torneio Stud Figuron & Varanda/Margarida Polak Lara

Terminou o VI Torneio de Catedráticos. Talvez o mais equilibrado até aqui, com diferença de apenas quatro pontos entre os dois primeiros colocados, Felipe Menicke e Fabio Leon (venceu o semanal, também). Em terceiro, posto decidido, no finalzinho, Gerson Gaúcho levou vantagem sobre o De Longe, essa dupla que tem muita rivalidade turfística e creio também que no futebol os pensamentos sejam antagônicos, rs.
Quanto ao Felipe, o conheci ainda criança, pois é filho do meu amigo Claudinho, lá do Rio de Janeiro. O pai sempre falou que o filho iria ser o catedrático da família e não errou na previsão, o Felipe marcou o fino e sempre esteve entre os primeiros colocados. O Fábio com sua consistência habitual fez bom segundo. E o Gerson, depois de um longo estio, deu as caras. É outro que quando começa a acertar, é picks e fasts em profusão, lembro no Barbadas em Destaque, que em certa ocasião acertou o Pick7 três dias seguidos, todos com prêmios bons. Parabéns a todos.
Peço aos premiados que entrem em contato para que se possa fazer a transferência dos valores.
Agradeço a todos os participantes, e convido para neste sábado, prestigiarem o Torneio do GP São Paulo, cuja inscrições se encerram nesta quarta-feira e tem o valor de 100,00.

Indicações do Torneio Figuron & Varanda/Margarida Polak Lara


Estranho Festival

Por reivindicação de um dos treinadores pego em doping, que alegou que os aparelhos de dopagem do JCSP não estão nas condições ideais de manutenção (alega que traços de outros animais aparecem no teste de um animal específico), foi feito uma coleta em um cavalo qualquer e posta a teste. Pasmem os senhores, que o resultado foi positivo, o que gerou uma tremenda confusão. A Comissão de Corridas vai se reunir hoje para deliberar sobre o assunto, dos mais insólitos, mas corre de boca em boca que as suspensões podem ser revistas, e inclusive o treinador A.Magalhaẽs Fº, suspenso a poucos dias, pode vir a se beneficiar deste imbróglio.
O caos parece querer se instalar no JCSP, isto as vésperas do GP São Paulo.

11 maio 2012

Mais uma que não é 1 de Abril

Nos próximos dias, mais quatro dopings deve ser anunciados pela Comissão de Corridas do JCSP.

09 maio 2012

Ligeirinhas

* Doce Carol está pronta para estrear. Potranca levada em boa conta pelo Stud FBL, do amigo Cláudio Dargevitch, recebeu este nome em homenagem a sua neta Carolina. Um fato pitoresco aconteceu em conversa no Chat Barbadas em Destaque, em que o Cláudio ficou sabendo que existiam mais duas Carolinas, a minha filha e a do Miton Vergano, que iriam torcer pela filha de Holzmeister na Pipa Voada. Dêem uma olhada na estampa, e vejam se não há razão para esperar uma excelente corrida em seu debut.

A alazã deve estrear no final deste mês


* Não se esqueçam que a inscrição para o Torneio do GP São Paulo é de 100,00 e que o prazo para efetuá-la é da quarta-feira que vem. Lembrando que os participantes que têm prêmio a receber deste Torneio de Catedráticos que se aproxima do seu final, podem solicitar o desconto da inscrição, evitando ter de ir ao banco para fazer depósito.

* Sei das desavenças entre as joquetas,  porém isento de maldade a Josiane Gulart, no lance que originou a queda da Jeane Alves.




08 maio 2012

Dopings continuam correndo solto

Em Cidade Jardim:

Considerando que a amostra biológica do animal Panamericano, último colocado do 8º páreo da corrida realizada em 09 de abril p.p., mostrou na análise a presença de substância proibida enquadrada no Grupo II, a que se refere o § 4º do artigo 163 do Código Nacional de Corridas, que passa a pertencer ao Grupo I, conforme o artigo 02, inciso IV do Regulamento para Uso de Furosemida, esta Comissão de Corridas resolve:

a) suspender por 180 (cento e oitenta dias) o treinador A.Magalhães Filho;

b) multar em R$ 650,00 (seiscentos e cinqüenta Reais) o treinador A.Magalhães Filho.



Na Gávea:

Tendo em vista o resultado do exame procedido pelo Laboratório Anti Doping no material colhido do animal "SPY MAN", quarto colocado no 9º páreo da reunião 334º, do dia 20 de abril de 2012, a Comissão de Corridas resolve:

1 - Desclassificar o animal "SPY MAN" para último lugar, sem direito a qualquer prêmio;

2 - Suspender por 180 (cento e oitenta) dias o treinador Jesus Batista Nogueira (J.B.NOGUEIRA), reincidente, a partir do dia 08/05/2012, com base no Art. 163, parágrafo 4º, Grupo II, e parágrafos 5º e 9º do mesmo artigo do CNC, com multa concomitante de R$ 682,50 (seiscentos e oitenta e dois reais e cinquenta centavos) e entrada proibida no hipódromo e suas dependências até o integral cumprimento da penalidade (Art. 188 parágrafo 2º);

3 - O resultado do referido páreo passará a ser o seguinte:

1º TOUT BIEN
2º VOLEUR DE FEMME
3º SPANDALI BALLET
4º LAVORO PERSU
5º CAFEIGUE

Regulamento do Torneio do Grande Prêmio São Paulo

1) Data:
 O torneio começará em 18 de Maio, tendo como alvo as provas  do Hipódromo de Cidade Jardim, e será composto por todas as  reuniões que houver até  21 de Maio.

2) Objetivo:
Dar subsídio ao turfistas, de maneira que possam tirar suas conclusões  sobre seus favoritos de cada páreo, consultando o todo ou através de seus catedráticos preferidos.

3) Inscrição:
O Torneio é aberto a qualquer turfista, desde que solicite sua inscrição pelo email aroncor@gmail.com , dando nome completo e um telefone para contato (para quem ainda não participou de nenhum torneio), de preferência fixo. O número de vagas está limitado a  noventa (90). A confirmação do pedido de inscrição será feita através de deposito do valor da mesma (100,00), impreterivelmente até quarta-feira (16/05). Os dados bancários são:





Bradesco 
Ag. 0504
conta: 75569-9


4) Fórmula:
Marca-se um número para todos os páreos das reuniões em disputa (se quiser marcar para transferência de pista será permitido).

5) Pontuação:
1º lugar - 8pts.
2º lugar - 4pts.
3º lugar - 2pts.

* Casos de empates :
Se computarão apenas os pontos da melhor colocação obtida.

* Bônus:
a) Para uma indicação vencedora que pague de 4,0  até 5,9  de rateio, será concedido um bônus de 2 pts.
b) Para uma indicação vencedora que pague de 6,0  para cima, será concedido um bônus de 4 pts.

6) Forfaits e indicação de números inexistentes:
1) Caso a indicação de qualquer participante faça forfait, o mesmo concorrerá com a terceira força da pedra, excetuando-se a indicação em forfait de programa, caso em que o mesmo não marca pontos no páreo.
* Se mais de um número tiver o mesmo rateio, a terceira força será sempre o menor número dentre eles.
* Caso a terceira força vingue e pague rateio de 4,0 para cima, não valerão os bônus de praxe.
2) Caso a indicação de qualquer participante seja de um número inexistente, o mesmo não pontuará naquele páreo.

7) Horário e penalidades:
a) O horário limite para o envio das indicações é o das 12h nas corridas de sábado e domingo  e de 15h nas corridas de sexta e segunda.




Atenção: Devido a constantes atrasos no envio das indicações nos torneios realizados pelo Turfemania, pelos mais diverso motivos (falta de luz, falha na internet etc.)  e para não alijar completamente os que tiverem este tipo de problema, fica estipulado o seguinte:
 Quem não enviar as indicações  em uma determinada reunião, marcará o mesmo número de pontos do último colocado do dia, menos um ponto.
Ex: O último colocado fez 40 pontos. Aquele que não enviou suas indicações, fará 39 pontos nesta reunião.
Obs. Este recurso é valido apenas em uma reunião do torneio, de maneira que se o problema se repetir, o participante vai ter seus pontos zerados da segunda vez.

8) Forma de envio:
As indicações devem se enviadas por email (aroncor@gmail.com). Os participantes receberão por email a seguinte planilha:


Torneio de Catedráticos primeiro segundo terceiro quarto quinto sexto sétimo oitavo nono décimo 11ºpár 12ºpár
1

























2 Transferência



























Atenção para as instruções de como preenchê-la:
a) A planilha por si só não permite colocar os dados. Para ativar a colocação dos mesmos, basta que, no email, se clique em responder a postagem (da mesma forma que se responde qualquer email, clicou em responder já ativa o preenchimento).
b) No espaço em vermelho, ao lado do numero 1 (em verde). coloque seu nome.
c) Continuando na mesma linha, e em todos os espaços da cor branca, insira  as suas indicações.
d) Caso queira enviar indicações para transferência de pista, utilize a linha dois, onde a palavra transferência já está grafada, tendo o cuidado de preencher todos os páreos, mesmo que se queira modificar apenas uma prova da indicação original.
e) A utilização desta planilha é obrigatória, salvo em raras exceções. Portanto, se alguém não conseguir preenchê-la  por estas instruções, é só  me enviar um email, relatando o fato e me fornecendo um número de telefone (de preferência fixo) que eu ligo para ajudar.


9) Desempate:
Para decidir colocações em caso de empates por pontos, os critérios de desempate serão os seguintes:
a) Maior número de vencedores.
b) Maior pule de vencedor.
c) Persistindo o empate: segunda maior pule de vencedor, terceira, e assim sucessivamente até que haja o desempate.
d) Se mesmo assim não pudermos definir as colocações,  um sorteio decidirá.

10) Premiação:
Do total liquido arrecadado entre inscrições, contribuições e patrocínios, a seguinte percentagem será destinada aos melhores colocados:
1º lugar  - 60%
2º lugar  - 25%
3º lugar  - 15%


11) Depósito dos prêmios:
a) As premiações serão depositadas aos vencedores, a partir da primeira quarta-feira posterior ao torneio.
b) Os depósitos irão via doc e a taxa de 8,00 corre por conta do premiado.


12) Importante:
a) Será deduzido  dez por cento (10%) do total arrecado para efeitos de organização do Torneio.
b) Casos omissos serão decididos pelo parecer da organização do Torneio.
c) Este regulamento pode sofrer modificação ou acréscimo a qualquer momento, desde que haja um motivo maior para que assim se proceda.
Real Time Web Analytics