31 janeiro 2015

Leandro

Stud Figuron & VarandaPor El Aragones

Informo que o brasileiro Francisco Leandro tem 12 montarias no programa de hoje em San Isidro ( 16 provas no total ) e que no páreo destinado aos 3 anos com 2 vitórias está inscrito Camelero, um The Leopard e Camelista, por Luhuk, de criação do La Quebrada e propriedade da caballeriza Genovesi. Camelero será pilotado por R. L. González e é treinado por M.C. Viviani. Camelero correu 6 vezes e venceu 2 provas, ambas em La Plata.

30 janeiro 2015

Ligeirinhas

Stud Figuron & Varanda* Parece que o Prefeito Fernando Haddad tem grande chance de assinar  ainda hoje a liberação dos TDCs que salvarão o JCSP. O montante ainda é um mistério...

* Ainda não se sabe quando os funcionários do JCSP vão receber os 45% de slário atrasado, relativo ao mês de Dezembro.

* Leilão da Criação Nacional da ABCPCC bateu recorde de inscrições - 360 potros - Será que teremos compradores para tanto contingente?

* Em nosso entender, o Stud Turfe Polêmica vai para a foto neste final de semana.

27 janeiro 2015

Rutherfoooord Booohr

Stud Figuron & VarandaAlguns já sabiam, outros, como no meu caso, não. Fato é que Ernest Rutherford e Niels Bohrn são dois físicos. O primeiro desenvolveu a moderna concepção do átomo como um núcleo em torno do qual elétrons giram em órbitas circulares. Já o segundo, posteriormente, complementou estas concepções. Juntos, então, Rutherford Bohr, foram os criadores de um novo Sistema Atômico.

Já o nosso Rutherford Bohrn é um cavalo que pintou bem, mas com alguns problemas  locomotores, acabou quase chegando ao ostracismo, depois de péssimas carreiras na Gávea. Deu uma paradinha de quase três meses e voltou recauchutado, ganhando claiming contra competidores de  razoáveis para bom em Cidade Jardim.

Neste domingo, na distância de 2000 metros, em prova bem mais encorpada e na grama, raia que ainda não havia competido com sucesso, largou bem mas manheirou, ficando para último. Seu jóquei o sacou para fora e correndo sempre no mesmo diapasão, foi passando um a um os adversários, para, na cabeça da curva, estar lutando pela vanguarda. Fez a curva do lado dos ponteiros, sempre por fora e, ao entrar no linheiro final, quando todos pensavam em um retrocesso, tomou a ponta. Na altura dos duzentos e cinquenta finais, a imagem da corrida era aquilo que alguns narradores costumam traduzir por "formou-se um leque". Nada menos que quatro concorrentes avançavam por fora e nosso valente personagem deu a impressão que nem trifeta faria. Foi apenas impressão. Juntando forças que equivalem a mil bombas de hidrogênio, voltou por dentro, deixando o locutor, que já anunciara a vitória do oponente que vinha ao lado, falando sozinho.

Em sua homenagem, deixo este vídeo impagável de Ariano Suassuna (não deixem de ver):





E é claro, o replay da carreira:

25 janeiro 2015

Vitórias dos brasileiros

Stud Figuron & VarandaPor El Aragones


Com 4 vitórias ontem em Palermo, o brasileiro Jorge Ricardo voltou a brilhar, tendo vencido inclusive a melhor prova do dia com Try Twice, numa direção inspirada segundo os cronistas argentinos. 1 vitória para F. Leandro e 1 vitória para Altair Domingosna reunião de ontem.
A se confirmarem as palavras grosseiras do jóquei de Oregon Pine  após a vitória do último domingo referindo-se a um colega de profissão, resta apenas dizer que quem nasceu para Carlos Lavor nunca chega a Altair Domingos.

24 janeiro 2015

Altair Domingos

Stud Figuron & VarandaPor El Aragones


O brasileiro Altair Domingos, criticado por alguns pela direção dada a Paint Naif no domingo passado, foi grandemente elogiado pela cronica turfística argentina por sua direção a Ohio Lady, ao vencer ontem em San Isidro o Handicap Badruddin. Ohio Lady é uma 5 anos, por Equal Stripes e Lady Fiesta, de propriedade da caballeriza AJM e assinalou 1.22.61 para os 1.400 ms. O grande Nico substituiu a Gustavo Calvente nessa direção e quanto a Paint Naif, como diria o velho sábio da fábula, vamos ver.

20 janeiro 2015

Resultados dos Torneios do Turfemania

Stud Figuron & VarandaJośe Romeu foi o vencedor do Torneio Tradicional da Gávea. Foi sempre atacado por Sandro Rodrigues e por Raul Carneiro. Estes três dominaram as ações na parte final do concurso, cada dia um amanhecia na ponta. No final a sorte sorriu para o decano dos nossos participantes. Parabéns aos vencedores.


Já no Torneio 21 Misto,  vitória de Carlos Marques, que que nestes torneios estilo Vintão é fera. Completou a dupla Mario Alves, outro que costuma beliscar premiação nesta modalidade. Os dois recebem nossos cumprimentos.

Nesta semana começa nova Edição do Torneio Tradicional da Gávea. As inscrições devem ser feitas até sexta-feira e tem valor de 250,00.
Lembrando que agora o Tradicional tem duração de três semanas.

17 janeiro 2015

Nico, o grande

Stud Figuron & Varanda
Quem gosta de final emocionante e acredita em cálculo de percurso (para irritação do titular deste blog ), recomendo assistir ao Clasico Buenos Aires, g3 , corrido ontem em Palermo, quando o Grande Nico dá uma aula (e 5.5 ks de vantagem ) ao peruano Edwin Talaverano, levando As Mother ao vencedor por diferença escassa. O tempo para os 1.600 ms, grama leve, foi de 1.35.59 e As Mother é um 4 anos, por Missionary e As We Plus, por Lasting Approval, de criação e propriedade do Haras San Francisco de Pilar. Correu 12 vezes, com 5 vitórias, 2 segundos, 2 terceiros, 1 quarto e duas descolocações.
El Aragones

Ivan Monasterolo

Stud Figuron & VarandaPor El Aragones

Aron e demais amigos do blog,
Da mesma forma que, no início de sua carreira, vaticinamos um futuro muito bom para o ex- aprendiz Juan Villagra, gostaríamos de ressaltar as qualidades de outro aprendiz começando agora, trata-se de Ivan Monasterolo, cujas direções tem agradado a todos. Calmo, não se deixa afobar durante o percurso, boa noção de quem são seus adversários, enfim, prognosticamos vida longa para esse futuro jóquei. No mais, informamos que o hipódromo de San Isidro segue com seus problemas de sempre, ou seja, falta de dinheiro, já que os premios não foram reajustados de acordo com o que era esperado. Nada que possa impressionar quem acompanha as corridas em SP, cuja situação, já dissemos muitas vezes, é semelhante a da camélia, aquela que caiu do galho, deu dois suspiros e depois morreu ( versos da marchinha Jardineira, mais velha do que eu ).

12 janeiro 2015

Cláudio Dargevitch é o vencedor

Stud Figuron & VarandaEm uma semana inspirada e feliz (aniversário, e duas pupilas suas vencendo na Gávea), Cláudio Dargevitch acabou fechando com chave de ouro a semana, vencendo o Torneio 21 da Gávea.  Parabéns ao vencedor.


Nesta semana que entra, faremos o 21 Misto, que engloba as corridas da GV e CJ. Inscrições no valor de 150,00 podem ser feitas a té sexta-feira ao meio-dia.

11 janeiro 2015

Portenhas

Stud Figuron & VarandaEl Aragones

Diretamente de Buenos Aires para o blog do Aron,
Alma de Acero, com Francisco Leandro up, venceu a melhor prova de ontem aqui em San Isidro, o Clasico Botafogo. O 5 anos, por Versallesco e Kan Live assinalou 2.00.75 para os 2.000 ms, grama leve. O brasileiro SultaodeCascadura, fazendo jus ao nome, chegou apenas no sétimo lugar.
No Clasico Gentlemen, vitória fácil de Feel the Race, que era a barbada do ano. A pilotada de Adrian Giannetti assinalou 54.65 para os 1.000 ms, e levou para a foto da vitória a farda sempre bonita de Julio Bozano, o vitorioso Haras Santa Maria de Araras. Feel the Race é uma 3 anos, por Orpen e Feel the Song e possui 5 vitórias.
Às 12.30 reuniao em frente a embaixada da Franca para uma manifestacao contra a violencia e a favor, sempre, dos ideais da revolucao francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Marchons citoyens!

Real Time Web Analytics