19 setembro 2012

Alberto Leon

Alberto será o  homenageado nestes XI Torneio de Catedráticos. Creio que seja o decano de nossas competições. Os turfistas que me telefonam confiam no seu prognóstico, tanto que, junto com seu filho, o Fábio, e o Paulo Aguilar, são os mais solicitados. Dizem:  "Aron, me passa as indicações destes três". Independente da colocação em que estejam e independente também da força comprovada de todos os outros competidores que participam das porfias. A isso chamamos de credibilidade.
Alberto é um saudosista, isso afirmo eu, pois vejo constantemente suas declarações sobres os grandes cavalos do passado. Foi por ele que comecei a admirar um animal cujo nome nunca escutei em outras bocas saudosistas: Pacau (Gabari em Emerita) era o nome da fera. Cavalo que ousou derrotar o famoso Quartier Latin e que só não foi uma lenda por causa de um grave lesão que o tirou das pistas por dois anos.
Gostaria de lembrar que não é só no turfe que o nosso homenageado se destaca. São conhecidas sobejamente suas atuações  nos tabuleiros de Gamão, jogo que apesar dos dados, têm uma lógica impressionante.
Alguns depoimentos que colhi a respeito do fervoroso torcedor do Corinthians, uma de suas grandes paixões:

"O que posso dizer sobre meu amigo Alberto Leon, são só palavras de agradecimento, por ter me dado sua amizade por todos estes anos (mais ou menos 35 anos). Bom amigo, e bom Pai de família. A única coisa ruim que posso falar dele é que ele é "Corintiano". Parabéns Leon, você é uma referência do nosso turfe, e de todos os nossos concursos!!! 
Um abraço do amigo,"

  Henrique Romeo


"Escrever sobre o Alberto Leon é fácil, pois se trata de uma pessoa exemplar, de uma lisura incontestável e o mais importante é que ele se importa com as pessoas , lembro que quando conheci esse grande turfista na Cantina Celeste na década de 80, sinceramente me foge o ano exato, me causou espanto o que ele sabia de filiação e era didático, uma pessoa generosa que sempre se preocupou com o bem estar do próximo nunca negou uma informação e sempre com sua voz peculiar que é hoje uma marca registrada. Eu era um jovem que às vezes passava da conta, recordo que muitas vezes escutei bons conselhos desse grande amigo e que com o tempo se tornou um nome respeitado no turfe e esse seu nome hoje é sinonimo de catedrático, não tenham duvidas que esses conselhos me serviram e muito , atualmente ainda me servem para reflexão.
Essa Homenagem é muito mais que merecida afinal seu nome já está gravado na mente da maioria dos turfistas do Brasil e com certeza no meu coração.
Grande abraço e Parabéns ao Rei Alberto Leon !!"

Marcio Barbará (Almirante)



"Um catedrático completo,dotado de grande sensibilidade e conhecimento,um campeão no turfe e na vida,um professor exigente e apaixonado,que me ensinou como proceder como cidadão e como mergulhar em cada páreo para achar o vencedor e sentir a emoção da vitória do cavalo escolhido.
Um grande pai,um grande amigo,que fez de mim um aprendiz,que vive o turfe com toda sua intensidade.
E que continuemos a discutir os páreos,como fazemos há mais de 20 anos,por muito tempo ainda."

Fábio Leon



Para terminar gostaria de agradecer ao Alberto, por ter dado ideias para aperfeiçoar nosso Torneios, bem como o auxílio nas eventuais divergências dentro das competições, e é claro, não esquecendo do prazer que é tê-lo como um dos comentaristas mais ativos do Turfemania.
Real Time Web Analytics