12 outubro 2014

Paint Naif

Stud Figuron & VarandaAo pé da letra,  Paint Naif significa Pintura Ingênua. Alguns críticos afirmam que, contrastando com os “acadêmicos”, que pintam com o cérebro, os “ingênuos” pintam só com a alma. Esta parece ser a verdadeira essência do Naïf, claramente o estilo de quem "já nasce com o dom de ser artista"…

Começo pedindo desculpas ao potro, pois custei a perceber o "dom do artista". Justifico meu ranço: ao estrear, fez um pálido terceiro, a mais de seis corpos do ganhador e ali naquela carreira ficava impossível de ver seu "fino traço". Logo a seguir, e aqui veio todo o meu preconceito posterior, ele venceu o primeiro clássico da geração, em 1200 metros na areia. O tempo assinalado foi o pior  que já vi para uma prova clássica: 76.2. Pensei, "este potro virá jogado nas provas de grupo da geração e não vai chegar" e, de fato, nas duas próximas corridas ele não mostrou grande coisa, mesmo se ressaltando que em ambas quase caiu devido a prejuízos e em nenhuma das retas seus pilotos puderam lhe exigir a fundo.

A partir de sua quinta atuação houve uma total transformação. Começou a produzir um quadro mais bonito que o outro. Da primeira vez, duvidei da autenticidade do pintor, da segunda, confuso, chamei todos os mestres para me dizer o que estava acontecendo e pedi perdão. Depois da terceira obra prima, rendi homenagens e hoje na quarta, só posso afirmar estar na frente de um gênio dos pincéis.

Comparações à parte, Paint Naif tem uma atropelada que não acaba nunca. Começa ao entrar no linheiro e vai até o disco. Hoje, dos seiscentos aos trezentos e cinquenta, pulverizou dez corpos que os ponteiros, longe de serem frouxos, levavam de vantagem. Mais: mesmo diante de esforço tão brutal, saiu tirando, mostrando ser potro para ganhar um Carlos Pellegrini tranquilamente, basta inscrever.

Não gosto de dar ficha, mas este merece. Paint Naif é um macho castanho, criado por Luis Antonio Ribeiro Pinto, seu proprietário também (Stud São Francisco da Serra). Filho de Crimson Tide na Painter's Dream. Será que sua mãe sonhava em ter um pintor tão bom?

De quebra , bateu o record dos dois quilômetros, assinalando 1min57s84 para a distância. Olha essa inveja Van Gogh!

5 comentários:

  1. Aron, voce posta poucas crônicas sobre turfe, mas quando o faz, mostra toda a
    sua categoria e precisão nos comentários. Enviei este texto para o Tony que cer-
    tamente vai gostar muito. Mais uma vez, meus parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Luis Antônio Ribeiro Pinto17 de outubro de 2014 às 18:13

    Aron,

    Gostei muito do artigo no seu blog sobre o Paint Naif. Perfeita analogia do nome com os créditos do potro. Bela matéria, já está arquivada “ pour mémoir” .

    Grato por tudo que você escreveu, abraço,
    Luis Antônio Ribeiro Pinto

    ResponderExcluir
  3. Agradeço os elogios, vindo do proprietário muito me apraz. Mas ressalto, o potro merece todos os louvores. Cracaço.

    ResponderExcluir
  4. PAINT NAIF só não supera meu pintor preferido,EDVARD MUNCH,pintor do genial quadro O GRITO,na minha opinião o melhor quadro de todos os tempos.O expressionismo visava mais expressar o que o artista SENTE,e não apenas um mediocre RETRATINHO.Paint naif,não é ingenuo.ELE grita ferozmente,e vence.O tempo nos 2000 metros é espetacular.Achou a distancia.Pode ser medíocre ,UM SALIERI,nos 1200,mas nos 2000 metros é O EDVARD MUNCH.Gritem,turfistas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!DR GUSTAVO---------O LOUCO ESTÁ DE VOLTA.ME AGUARDEM.

    ResponderExcluir
  5. comentarios do LOUCO------1--PAREO DE ARABES-----PARELHA 06 2-PAREO DE ARABES---ATENTADO é a barbada do dia.O dono,Nurão,criou esse bicho a DEDO programa PSI 1)FATIOTA,com o melhor jóquei de CJ,L HENRIQUES,ganha fácil.roubo.CEDA EL PASILLO a diferença,de lasix 2)KISS me quick tem o melhor treinador de CJ,SOLEDADE.DIRK E EQUILIBRIUN as diferenças 3)FREE TO LIVE 4)DUKE D EYJUR 5)FERROLHO E BLUSTER OR HUSH 6)POSEIDON E FARABUTO 7)MARCADO E RASPER SEUGE 8)OLYMPIC ENGLAND,TIRA CISMA,INDAIATUBA E CHEMICAL REACTION.Quadra morta. DR LOUCO

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics