28 novembro 2015

Literatura e Theóphilo de Vasconcellos

Stud Figuron & Varanda
El Aragones,
Para você que viveu a época de ouro da cidade do RJ recomendo sem pestanejar o livro de Ruy Castro " A Noite do Meu Bem- as Histórias e as Histórias do samba canção". Foi lá que encontrei essa joia de comentário sobre Theóphilo de Vasconcellos, o maior locutor de corridas de cavalos já surgido no Brasil, opinião insuspeita inclusive do meu amigo Ernani Pires Ferreira que para mim foi o melhor, já que era muito pequeno quando Theóphilo narrava os páreos e  lembro pouco dele. Seus bordões eram muito mais interessantes do que alguns de agora ( " era uma segunda força" ) e, além disso, tinha como companheiro de trabalho ninguém menos que o grande Luiz Reis ( habla cabejera), ao contrário dos curibocas ( perdão pelo uso da expressão Haroldo Barbosa ) de hoje.
" Theóphilo veio de Pernambuco para o RJ em muito boa companhia como Fernando Lobo ( pai de Edu Lobo ), Antonio Maria (ninguém me ama ), Abelardo Barbosa, o grande Chacrinha e outros. Para aproveitar seus momentos de folga das transmissões das corridas Theóphilo resolveu abrir uma boate chamada " Stud do Theo", segundo ele a única boate turfística do RJ, onde os garçons se vestiam de jóqueis e os cumins de cavalariços. O local tinha excelentes atrações musicais e os grandes artistas   do momento ali se apresentaram ( Johnny Alf, Lucio Alves e o próprio Luiz Reis entre outros ). Entretanto o grande
momento da noite era quando, a partir da meia- noite , entrava em cena um brinquedo com cavalos mecânicos simulando uma corrida com narração do próprio Theóphilo e que permitia apostas aos frequentadores. E se você achou que eles eram fracos cito apenas dois : Jango Goulart e Haroldo Barbosa" .
Tempos notáveis e que jamais voltarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics