17 abril 2010

O cinema e as corridas

Aproveitando que faremos o Torneio Ben Hur, trago de novo uma postagem de novembro de 2008 sobre este clássico do cinema. Já recuperei o Video que mostra a famosa corrida de quadrigas ( ou bigas).

Ben Hur é um dos grandes claśsicos do cinema e tem uma cena eletrizante de corrida de cavalos amarrados à carroças. A maioria conhece por bigas, mas o correto é quadrigas. Abaixo um pequeno resumo do filme, algumas curiosidades e a cena que é de tirar o fôlego de quem é apaixonado por corridas, sejam elas de que tipo forem. As fontes foram a Wikipédia e o You Tube.

"Ben-Hur é um filme americano de 1959, do gênero drama épico bíblico, dirigido por William Wyler. Baseado na novela de mesmo nome, do escritor Lew Wallace, o filme conta na época de Jesus Cristo, a vida de um príncipe judeu ( Charlton Heston), que é traído por seu amigo romano, e é então escravizado. Ele luta pela liberdade e volta para conseguir a vingança."


Curiosidades


  • Ben-Hur é um dos recordistas de Oscars recebidos, com onze estatuetas, estando empatado com Titanic, de 1997 e o Senhor dos aneis: o retorno do rei, de 2003.

  • O ator Burt Lancaster recusou o papel de "Judah Ben-Hur" porque, segundo ele, a história continha valores violentos dos quais discordava. Além de Lancaster, os atores Marlon Brando e Rock Hudson também recusaram.

  • Só a construção da arena para a corrida de quadrigas (na Cinecittà, em Roma) custou um milhão de dólares. Nessa seqüência – dirigida em 94 dias por Andrew Marton, Mario Soldati e Yakima Canutt, especialista em cenas de perigo –, utilizaram-se cinco câmeras, oito mil figurantes e 76 cavalos.

  • Para a entrada dos corredores, o diretor de fotografia, Robert Surtees usou uma grua de mais de trinta metros de altura: o espectador vê as quadrigas desfilando na pista como se sobrevoasse a arena. O efeito é realçado pela utilização do processo cinematográfico Camera 65, um aperfeiçoamento do CinemaScope.

  • Apesar de na Itália haver cavalos brancos, os quatro que foram utilizados nas filmagens, vieram da Tchecoslováquia, trazidos na primeira classe de um avião fretado e que teve seus assentos retirados.

  • Veja a cena



    7 comentários:

    1. Nesse filme maravilhoso,não posso deixar de comentar a atuação de Stephen Boyd no papel de Messala,simplesmente magnífica,e a cena em que derrotado nas corridas por Ben Hur,quase morrendo,se segura para poder enfrentar o amigo e mostrar que apesar da derrota,continuava vivo.Na minha opinião,umas das melhores atuações,dentre várias outras fantásticas,do cinema moderno

      ResponderExcluir
    2. Oswaldo,

      Sem dúvida, foi o grande papel deste ator que acabou morrendo cedo, com apenas 46 anos de idade. Contam que o grande escritor Gore Vidal, que como diria o meu amigo Laércio tem um "viés" homossexual, comentou certa vez que o roteiro original do filme, previa um relacionamento homossexual entre Ben-Hur e Messala.O diretor William Wyler, sabia que o ultra-conservador Charlton Heston não iria topar um papel assim e por sugestão de Vidal, contou este detalhe apenas a Boyd, e se percebe perfeitamente isso na sua atuação.

      ResponderExcluir
    3. O Laércio,além de um profundo conhecedor do esporte dos reis,tem também um excelente viés para alguns aspectos dos bastidores de Holywood,pois esta correto quanto ao detalhe "afrescalhado" de Gore Vidal.

      ResponderExcluir
    4. "BEN HUR"

      Uma pequena consideração, Ben Hur foi sem dúvida 1 dos 3 maiores filmes de todos os tempos. Stephen Boyd(que atuou como protagonista, também em A queda do Imperio Romano) era um bom ator,faleceu cedo sim,e ao que se dizia dele, era bissexual...
      Com relação a Charlton Heston, era o ator talhado pra este tipo de filme, bem como os 10 Mandamentos e outros filmes épicos....Ultraconservador sim, e a favor de posse de armas,sendo ele mesmo um colecionador.

      ResponderExcluir
    5. Aron, lí uma vez que o Charlton Heston não aceitou dublês para as cenas. Eu, que sou um amante do bom cinema, considero Ben Hur um dos dez melhores filmes. Simplesmente sensacional...Parabéns pela matéria !

      ResponderExcluir
    6. Aron.
      Os cavalos brancos do Ben-Hur na corrida tinham nomes de constelações (ou galáxias, sei lá). Eram Aldebaran, Riggel, Antarese e Altair.

      ResponderExcluir
    7. aldebaran - altair - antares - biggel - esses são os nomes dos cavalos.

      ResponderExcluir

    Envie seu comentário

    Real Time Web Analytics