02 abril 2012

1925 – Mehemet Ali e Aprompto, o único empate do GP São Paulo

Por Olavo Rosa Filho

Mehemet Ali tinha sido importado da Argentina, numa transação acima dos valores comuns da época e virou o bicho-papão das corridas em São Paulo (Mooca) e no Rio (Derby Club). Ganhou o primeiro GP São Paulo em 23, foi segundo em 24.
Em 25 foram inscritos apenas 4 cavalos: ele, Éden (que havia ganho em 24), Benjoin um bom cavalo, mas inferior aos demais, e Aprompto, o orgulho da criação brasileira, vindo de várias vitórias e que ousava enfrentar os gringos. Por incrível que pareça,  antes deste São Paulo de 25, ele e Mehemet Ali, nunca haviam se enfrentado.
A cidade se dividiu entre os dois, no prado da Mooca não havia mais lugar e na corrida não deu outra coisa, 3200m, duas voltas na pista, mano a mano terrível, cabeça a cabeça, e no fim deu EMPATE, os outros dois, chegando a 100m de distância. Vejam o comentário da revista Turf Illustrado (com dois L mesmo):
“O Sr. Thomazinho Assumpção, em destaque, possuidor de um golpe de vista extraordinário e perfeito juiz de chegada, como desta vez o photógrapho foi infeliz e não apanhou a chegada no momento exato, faltou ainda para ambos os parelheiros um galão, mas pelo cálculo feito levando-se em conta a valente entrada de Aprompto e o esmorecimento de Mehemet Ali até o poste de vencedor, não poderia ter tal final um resultado mais satisfatório do que um EMPATE."

Vejam, senhores, a chegada foi decidida por um único indivíduo e ninguém reclamou (queria ver hoje com photochart e tudo) !
O tempo foi passando , mas é interessante ver o que aconteceu com alguns envolvidos na prova:
a- Mehemet Ali e Aprompto pouco foram aproveitados na reprodução.
b-  O bridão Charles Gray, jóquei de Aprompto, vindo da Inglaterra,  pouco tempo depois parou de montar, devido ao alcoolismo e morreu na miséria, completamente abandonado, pois não tinha parentes.
c- A foto do quadro, com a farda tango, costuras brancas, do Dr José de Goes Artigas, é de Aprompto, um lindíssimo alazão e está colocada na sala da Comissão de Corridas, um óleo de Oscar Pereira da Silva.

d- Guilherme Greme, argentino, jóquei de Mehemet Ali, montou na Mooca até quase a mudança para CJ, tentou voltar já com 50 anos, mas a idade pesou e ele parou definitivamente. Pouco tempo antes da sua morte , era visto vendendo pastéis no Paddock, durante os matinais.
e- Teve um filho, o Greminho, que era um jockey de talento, ganhou o Derby com Jaceguay, mas morreu, vítima de cirrose.
f- A Família Crespi, proprietários de Mehemet Ali, manteve galhardamente as tradições da farda, por mais de quatro gerações, hoje ainda tem cavalos como criadores e proprietários, treinados pelo A.L.Cintra, o Tolú.

g- A foto de Mehemet Ali galopando com G. Greme foi tirada do Museu Do Turfe, assim como as fotos da chegada. Reparem que o de fora (Aprompto) está a pescoço do de dentro, mesmo assim foi dado empate.

h- José de Goes Artigas, algum tempo depois do empate de Aprompto, teve um cavalo seu desclassificado por prejuízos na reta; quando subiu o placar com o seu cavalo em segundo, violento e desequilibrado, adentrou a sala da Comissão e baixou a bengala nos comissários (novamente pergunto: já pensou se fosse hoje ?) e só parou quando foi seguro por policiais e gente que estava por perto . O Jockey não aceitou mais inscrições de seus cavalos e ele acabou abandonando o turfe.
i- Seu filho, Hermano de Goes Artigas, foi um tremendo atleta, recordista sul americano dos 400m com barreiras, mas, ao contrário do pai, era delicadésimo, freqüentou muito tempo as sociais, com sua vasta cabeleira branca.
j- Thomazinho Assumpção é uma história a parte, durante mais de 40 anos foi o homem que dirigia o JC de São Paulo, não se metia na área social, mas nas corridas nenhum diretor se metia com ele. Foi starter, comissário, organizava os programas, esfera clássica, era o penetrômetro da época, determinava a raia, admitia e demitia profissionais ( o Barroso ficou em São Paulo por indicação dele) e ninguém dava palpite porque, na sua administração, o Jockey vivia um momento sem igual, fazia um movimento de apostas tão grande, que parte dele atendia ao luxo , esplendor e conforto dos sócios. Para se ter uma idéia, teve Réveillon DE GRAÇA para os sócios, com champagne e caviar. Em 52, o Jockey tinha tanto dinheiro em caixa, que fez doações á Santa Casa, creches, asilos, etc. Thomazinho  tem um busto no redondel do Paddock e, coincidentemente, após a sua morte em 1988, as coisas começaram a mudar gradativamente, até chegar nos dias de hoje.
Thomaz Assumpção é o de terno escuro, nesta foto da escolinha de 59 do JCSP
Real Time Web Analytics