28 janeiro 2014

Evolução ou marcha-ré

Stud Figuron & VarandaCada vez mais se comprova que as diferenças de poderio locomotor entre os animais clássicos, comparados com claimistas e sem vitória diminui drasticamente. Falo de Cidade Jardim, hipódromo em que pelo menos, dado a este fato, temos grandes emoções nas corrida, pois os competidores costumam chegar embolados ao disco.

Sempre creditei esta pouca diferença a um declínio de bons ou estupendos corredores, mas talvez o Sergio Paiva tenha razão: a diferença decorre do fato de cada vez termos uma melhor criação, com investimento em belos garanhões e os fracos evoluíram a um ponto que fica difícil perceber os ruins, talvez eles tenham sumido. Todos são bons. O único senão a contrapor é que na GV essas diferenças existem...

Para exemplificar com páreos que correram esta semana:

1) Na terceira prova de domingo, para produtos de 3 anos sem vitória, havia duas potrancas que tinham corrido, na atuação anterior a esta, prova de grupo II, Ula De Lorena e Moça De Birigui. A Ula De Lorena, inclusive, perdeu esta prova de grupo, por meia cabeça, no entanto não fez pedra no sem vitória (pouco importa se teve percurso contra, talvez um grave problema veterinário explicasse a atuação). Mas para confirmar temos a Moça de Birigui (mesmo com bela vantagem no handicap), esta também não venceu a prova, embora tivesse chegado em terceiro.

2) Bem Bão, cavalo que já frequentou claiming há pouco tempo e que em sua penúltima apresentação chegou a quatro corpos em páreo de quatro anos até 1 vitória, correu no segundo páreo de sábado. Vallin, animal que já ganhou alguns Clássicos (tem vitória em GIII), foi o vencedor por pequena margem. E quantos corpos atrás chegou o Bem Bão? Os mesmos quatro corpos...

3) Voltamos ao domingo na abertura da programação, um três anos até 1 vitória. Tínhamos uma pule baixíssima em Senatore, mercê de uma quarta colocação a dois corpos para Outlook e e Bossoftheboss em uma Prova Especial. O pupilo de Sergio Dorneles não conseguiu confirmar, também, chegando na segunda colocação. Detalhe: a terceira colocada Hades Of Love, depois de frequentar claimings perdedores por três vezes, ousou a sorte nesta prova e a ousadia não foi em vão, chegando na terceira colocação.

Opinião dos membros. O que vocês acham. A evolução diminui as diferenças, ou est

Um comentário:

  1. Parabéns pelo artigo - o ponto de vista é muito interessante.

    As minhas opiniões sobre o assunto são as seguintes:
    1) CJ infelizmente se tornou um hipódromo do passado e as provas de grupo aqui estão completamente desprovidas de valores.
    2) A Ula de Lorena não confirmou, porém a Moça de Birigui ilustra bem a diferença de um páreo sem vitória para um GII em CJ (5 corpos).
    3) O Bem Bão é um cavalo irregular, e nesta mostrou o mesmo padrão de carreira de quando da sua vitória contra o Koronel Quirino. Suas outras atuações devem ser descartadas - o que invalida a comparação com o claiming.
    4) A corrida do Senatore é ótima para ilustrar o conteúdo do post : pesos especiais, páreos de 1 vitória e claimings estão quase nivelados, pois os três primeiros confirmaram as corridas anteriores. E naturalmente, nivelados por baixo (essa opinião que os corredores de claiming se tornaram tão bons a ponto de se nivelarem com corredores de pesos especial é bem folclorica ...rs).

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics