10 fevereiro 2015

Interpretar o tempo

Stud Figuron & VarandaGosto de comentar sobre diferenças de tempos entre provas. Dito isto, observemos as marcas cronométricas dos dois páreos para a nova geração no sábado em Cidade Jardim. Uma prova para produtos, a outra para potrancas. As duas na distância de 1100 metros.

O potro, Pioppo do Stud Petisco, vencedor da primeira prova, encheu os olhos de quem viu a corrida. Vitória fácil em 66:18 com seu piloto fazendo posição nos metros finais.

Já a potranca, Joy Of Heart do Stud Engenho Bom Nome, ganhou bem, dominado a carreira nos 400 e fugindo para o vencedor. Mas há que se fazer menção que dos duzentos ao disco sua ação foi para lá de débil. Tempo sofrível de 68:04. Por mais que transijamos pelo fato de ser a primeira atuação das potranquinhas, este tempo não credencia o páreo em futuras análises de comparação.

Agora vamos ao atenuante: os duzentos finais de Pioppo foram incríveis 11.99, os duzentos finais de Joy Of Heart congelaram em 13.63. Levando-se em conta que diferença de tempo global foi de cerca de 1.8s e que esta mesma diferença nos duzentos finais foi de  1.6 é de se supor que  se a corrida fosse apenas de 900 metros, estaríamos aqui comentando a grande estreia desses dois nomes da nova geração.

Ficam dúvidas a serem solucionadas  a posteriori:

a) Joy Of Heart é "parona "ou apenas faltou preparo para uma distância um pouco maior. Temos que lembrar que agora é que eles começam a pegar condicionamento.
b) em um futuro embate entre os dois, será que a diferença seria a de mais de dez corpos?  Na simples subtração do cronômetro, esta é a diferença entre os dois.


O que o turfista acha. Quero opiniões.

2 comentários:

  1. Não que a égua seja "parona", mas ambos os pareos correram os primeiros 900 metros praticamente com o mesmo tempo (54,2 os machos e 54,4 as fêmeas), com uma média de 6segundos para cada 100 metros, o que para a potrada é um train violento, ainda mais para as fêmeas, ficando assim dificil manter o ritmo que era empreendido desde o começo, normal a égua diminuir no final depois de um train destes.

    ResponderExcluir
  2. Acho a sua análise de tempo perfeitamente válida. Se o potro corresse neste mesmo dia com a potranca, acho que a diferença realmente tenderia a mais de 10 corpos (e ainda temos que finais muito bons sugerem um tempo global ruim devido a um trem muito lento - com um trem mais vivo o tempo final do potro seria ainda melhor).
    Respondendo as questões:
    a) Não há como saber. A corrida de estréia é sempre complicada e só com a evolução da idade, treinamento e campanha podemos ter uma opinião mais sólida.
    b) Numa corrida futura não podemos afirmar isto também. Em potros, a evolução em corrida é mais importante que o estado atual, e se a potranca evoluir mais a diferença pode diminuir. E devo lembrar também que ganhar de um ou dez corpos tem a mesma recompensa no turfe - o jóquei provavelmente preferiria poupar o animal e ganhar por uma diferença menor.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics