06 fevereiro 2015

SE

Stud Figuron & VarandaSE eu correr contra uma tartaruga, vou parecer um coelho. SE eu correr contra um coelho, vou parecer uma tartaruga.

Dito isso, vou relembrar mais uma vez aquela celeuma da percurso do Domingos no Paint Naif. Por tudo quanto conhecemos de turfe, o jóquei teve percurso mais do que perfeito (curva sempre raspando a cerca e passagem livre na reta de chegada também por dentro). Estas regras que são sabidas por todos os estudiosos, por uma declaração do proprietário, logo após o páreo, foi praticamente esquecida por quase toda a coletividade. O titular do Haras São Francisco da Serra disse "tinha que ter vindo por fora na reta". Pronto, bastou esta frase para que tudo o que sabemos sobre percursos de corridas de cavalo fosse jogado as traças. A frase é que virou regra. O jóquei foi acusado de ter montado pessimamente, mesmo que meus olhos, que ainda veem, dissessem o contrário. A verdade ficou  toda no juízo  do proprietário, como se ele, por ser dono do cavalo, tivesse a unanimidade de um Deus nas suas assertivas.
A assertiva que pode ser a correta neste caso, eu disse pode ser, já que nada é definitivo é:
O cavalo Paint Naif PODE SER que se acovarde vindo por dentro, então, PODE SER que, SE tivesse vindo por fora e perdendo terreno (quem vem por fora perde terreno, isto é definitivo), sua atuação fosse melhor.
 Mais: não façam regras definitivas tendo como base uma atuação. Ou seja, bastou o cavalo ter vindo por dentro e não ter ganho a corrida para que todos soubessem que ele só rende vindo por fora. Qualquer cientista que testa "n vezes" suas descobertas, gargalharia.
Mais: me parece que depois de todo o imbróglio, o jóquei convidado para montar Paint Naif na Segunda Prova da Tríplice Coroa foi... Sim o apedrejado, Altair Domingos.


                                             *

Algo parecido ocorreu neste fim de semana. O potro Casual Affair, que parece ser muito bom, correu na areia, reaparecendo. Ganhou por longa margem, embora tenha sido solicitado pelo Lavor, até perto do disco. A vitória foi muito bafejada, afinal voltando de parado, na areia, sendo um Shirocco, é de se esperar que venha a dar trabalho à parelha do São Francisco da Serra na segunda prova da Tríplice Coroa.

Já o menos bafejado Bebê Real (parece ser mais de areia), um páreo antes, fez tempo quase dois segundos melhor, pelo meu cronômetro. Sendo que Canto Aberto chegou grudado e Carismático, voltando de parado também e largando mal, fez terceiro. Ora, estes dois últimos,  Canto Aberto e Carismático,ótimos gramáticos,  também vão a  Segunda Prova da Coroa Carioca. Os dois fizeram melhor treino, se é que podemos considerar estas duas corridas como preparatórias, que o Casual Affair, mas, no entanto, o que vale como regra é o "Mise-en-scène" que se faz das informações que recebemos. SE tivessem juntado as duas provas e corridos juntos, essa impressão por certa não existiria.

No oba a oba, já sabemos de antemão quem vai ser a segunda força no Francisco Eduardo de Paula Machado.

3 comentários:

  1. Aron,concordo totalmente com seu comentário e insisto, como o sábio da fábula, vamos ver

    ResponderExcluir
  2. Comentário brilhante do Aron. Não mudaria uma vírgula. Por causa de um insucesso relativo não vamos jogar por terra os fundamentos do turfe. Inoportunos os comentários do titular do São Francisco da Serra.

    ResponderExcluir
  3. No caso dos dois últimos páreos de areia, a comparação direta de tempo não é correta, porque a chuva intermitente continuou entre os dois páreos e os tempos observados podem ser muito afetados pela quantidade de água na raia (não tenho como estimar quanta água caiu). Os 2. e 3. colocados do segundo páreo Roger Daltrey e Bryan Adams que tem alguma aptidão para correr na areia fizeram tempos cerca de 4s inferiores ao que seria razoável, enquanto o Bebê Real fez exatamente seu tempo previsto, o que sugere (mas não garante) que o estado da raia estava muito diferente entre os dois páreos.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics