17 maio 2010
Quem nasce para Nelito Cunha, nunca será Luiz Duarte
* Se tinha um cavalo que merecia ganhar o GP São Paulo, este era Sal Grosso. A corrida do GP Cruzeiro do Sul lhe havia sido ingrata, com reta infeliz de seu jóquei, na ocasião, M.Mazini. Mas, já dizia o ditado, um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, a não ser que o lugar seja Nelito Cunha. Não é que ele fez bobagem mas a sorte e a estrela definitivamente abandonaram o bridão. No preparatório, quase caiu do cavalo logo depois da partida, agora forçou por uma passagem, quando do início de sua atropelada na reta, a porta, como sempre acontece em provas deste nível, se fechou. O potro ficou longe, neste momento uns cinco corpos atrás do Sal Grosso que ainda tinha uns quatro ou cinco oponentes a sua frente. Com muita valentia foi recuperando o terreno perdido, mas novo percalço, de monta menor que o primeiro e fim de papo (somando-se os prejuízos, acho que o potro do São Quirino deve ter perdido por volta de uns quatro corpos. E o Duarte com aquele percurso irretocável, ganhando terreno sempre por dentro, tirando para fora sem perder um metro se quer. O sino não teve razão de ser, foram outros competidores que atrapalharam o Hong Kong.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Concordo com tudo Aron o Hong Kong estava sendo preparado para ganhar o GP São Paulo infelizmente para seus proprietario o Nelito não teve competencia para isso.
ResponderExcluirNo concurso do blog indiquei as duas corridas do Duarte , na milha e no São Paulo, porque esse cara conhece todos os atalhos em Cidade jardim. Nos outros GPs ele estava a pé ( a égua do Araras era boa mas voltava de cura). No Too Frendly ele deu aula, aproveitou a velocidade do potro e dosou perfeitamente durante o percurso. Ele só não continua em São Paulo, porque é uma decadência de hipódromo (é uma pena pois sempre preferi as corridas de lá). Uma prova foram as apostas no páreo da milha "internacional". A trifeta não jogou 2000 reais e a quadrifeta não passou de 3500 (no rio vendeu quase 10000 pois estava acumulada). Porque não deram uma garantia? Bizarro.Sou fã do estilo do Duarte, ele é frio e calcula como poucos onde é o disco. A acumuladinha um em cima do outro rendeu bem na Gávea....O Nelito foi tão infeliz quanto o TJ Pereira que Colocou o Galope Forte na baliza 52, eu estranhei pq na transmissão não o vi cruzar, só vi no replay de frente, e não chegou longe. Dois estragos...
ResponderExcluirimagina o HONG KONG COM MOREIRA OU DOMINGOS.GANhava por cinco corpos.GANHAVA FÁCIL.
ResponderExcluirPRA GANHAR FACIL VCS TERIAM QUE FALAR PARA A TROPA DO RIO NAO CORRER.
ResponderExcluirMoryba, alguém prestou a atenção na largada desse animal? Que lugar largou?
ResponderExcluirALEXREP.
ResponderExcluirJá postei uma mensagem no site que no G.P.Brasil, outro não será o ganhador desde que não haja qualquer problema. Em 18/4 na Gavea, reaparecia chegando 3º em 2400GL a 3 corpos para Lewis.
R.Salgado? Vcs viram, foi só trocar de joquei e a catirina bolachou, na gavea é simples e complicado, mas fica mais fácil se não jogarmos certos jóqueis que não ganham nunca.
ResponderExcluirE o L.Duarte fechou fazendo barba, cabelo e bigode.
ResponderExcluirComentamos sobre o Nelito Cunha, e consideramos a chance do animal se fosse outro jóquei. Tá certo que a fase dele não é das melhores mas ele sempre foi um bom piloto, só não levou sorte. Todos passam por momentos assim, o Altair Domingos (para mim o melhor do Brasil, fora o Ricardo que é Hors concours) no ano passado com o Hot Six no GP São Paulo do ano passado demorando para atropelar, o JMoreira com a Celtic Princess no Derby Paulista que todo mundo desceu a lenha... Principalmente pq O Nelito teve grandes atuações com Vomage, Cheikh,Unkind, Quick Road, etc. As vezes é sorte, as vezes momento, outras competência....
ResponderExcluirQuantos comentários em demérito do Nelito Cunha, um jóquei com quase 3.000 vitórias na carreira, que já venceu 4 vêzes esse mesmo GP São Paulo, que desta feita conseguiu um segundo a pescoço do ganhador.Primeiro, o Hong Kong, não era dos favoritos, então só vocês é que achavam êle uma barbada.Falando que o Nelito está em má fase, quando no mês passado, êle venceu 5 páreos numa só reunião e na atual temporada está com aproveitamento de montaria acima de 16%, que é um excelente percentual.Esse Hong Kong não é nada disso não, e chega na briga, justamente em razão do grande Nelito Cunha que o conhece muito bem e até no GP do Rio conseguiu também um segundo com êle.Trata-se de um cavalo carreirão, para distâncias longas, acompanha a carreira no bloco de trás e com os da frente cansando vai descontando a diferença e cavalo com essas características precisam de um percurso de sorte sem prejuízos e num páreo com número elevado de animais ,isso é muito difícil de acontecer.Para resumir, os críticos estão inteiramente enganados, o Hong Kong só chegou ali, justamente pela enérgica pilotagem do Nelito e por muito pouco não levou, dando o Quinto GP São Paulo no histórico do Cunha.
ResponderExcluirUm comentário com tanta ênfase na defesa do Nelito, merecia pelo menos que se assinasse o nome. Defendeu bem, mas toda defesa vai por água abaixo quando ninguém sabe quem foi o autor, ou será que o anônimo tem vergonha de colocar o seu nome do lado do grande Nelito Cunha.
ResponderExcluirTenho 100kg, mas em matéria de velocidade, pode vir vc Sr Mansel (está msis para manso) Sr Piquet (só em porta de fábrica reivindicando) Sr. Senna (bom mesma com claquet) aonde estiver, Sr Pace,(o nome já diz pace por mim) aonde estiver e de quebra qualquer uma da familia fittipaldi,( sm comentários)etc...
ResponderExcluirO Nelito Cunha NÃO é ruim,mas fica bem abaixo,bem abaixo de jóqueis como L.DUARTE,DOMINGOS,MOREIRA.A distancia é ABISSAL.É enorme.Isso não é minha opinião,é de 90 por cento ou mais de turfistas que acompanham as carreiras.Agora,ele tem o valor dele,não é ruim.Mas comprá-lo a L.DUARTE,DOMINGOS E MOREIRA,é comparar o RUBINHO com SENNA,PIQUET,NIKKI LAUDA.
ResponderExcluirALEX REP,vc tá convidado,com seus 100 kilos,a participar.Será na GRANJA VIANA.LÁ,os karts são rápidos,e o fator peso perde um pouco a importancia,tanto é que eu ganhei do MOREIRA,20 kilos mais leve q eu.TÁ INSSSSSSSSSSSSSSSSCRITO,ALEX REP.
ResponderExcluirQuando fui a Interlagos,ver o Rubinho(ainda tinha esperanças nesse piloto)vi a diferença dele pro SCHUMACCER----O SCHUMACCER entrava com tudo na curva,estilo SENNA.O RUBINHO,freava 100 metros antes.TÁ louco,era gritante a diferença.O mesmo ocorre no turfe-----o L.DUARTE tá muito acima,assim como o MOREIRA e o Domingos.Mas o Rubinho não era RUIM,era medíocre.O Cunha NÃO é ruim,mas no momento,medíocre.Não dá pra comparar com esses jóqueis.O Cunha,com montaria acima dos outros,vence,coisa que um jóquei ruim não faz.Mas,em igualdade de condiçoes,ou pouco acima,prevalece a categoria da habilidade dos jóquies de ponta,pra mim--L.DUARTE,DOMINGOS,MOREIRA,no RIO AINDA I.CORREA E MAZINI.
ResponderExcluirAron,gostei de sua atitude d por em votação.Afinal,a democracia entra,senão eu QUEBRO E ARREBENTO.Tudo tem de ser dialogado,conversado,democraticamente,e quem discordar,eu quebro e arrebento,mas aceito outras opinioes.A democracia entra,ENTRA,nem que seja Á FORÇA E NA BALA.kkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirCaro Aron, cheguei a este blog por acaso e resolvi sair em defesa do jóquei Nelito Cunha, porque achei injustos julgamentos sobre ele no dorso do Hong Kong, e postei como anônimo por não ter visto outras opções no selecionar perfil.Mas quero dizer que sou turfista há muitos anos e afirmo com entendimento que o Nelito faz parte do grupo de jóqueis de primeira linha, os confiáveis, como o Blandi, Leal, Leandro, Aparecido, I Santana e chegando junto atualamente, a Jeane Alves, M. Ribeiro , A.C.Silva.Só para lembrar, com relação ao comparativo dele com o Duarte, ele, Nelito, passou de aprendiz a jóquei num menor espaço de tempo que o Duarte.Ele foi contemporâneo de outra elite de jóqueis como o Barroso, Quintana, Menezes, o próprio Duarte, enfim, meu caro quando esculacha um jóquei com esse gabarito, está cometendo um grande engano.Agora falando no geral, qualquer turfista sabe, que jóquei não dá perna para cavalo e que as peripécias de um percurso podem fazer a diferença entre o vencedor e o perdedor.No GP São Paulo 2010 o Hong Kong foi corrido atrás, acomodado por ser esa a característica do animal que corrido dessa forma rende o máximo.Na entrada de reta ele, Hong Kong e o ganhador Sal Grosso ocupavam os últimos postos, sendo que o Sal Grosso junto à cerca com o Duarte, posição na qual teóricamente seria mais difícil encontrar caminho limpo para avançar, o Cunha levou o Hong Kong mais para fora, procurando um caminho para fazer o bicho correr, SÓ QUE, uns 12 cavalos abriram também, então ele com seu Hong Kong, teria de ir para a balisa 30 e perderia muitos metros, enquanto isso , o Duarte , lá pela cerca interna viu se abrir uma estrada limpa à sua frente, justamente pela abertura dos corriam à sua frente e por aí se enfiou.No mesmo momento o Cunha retornou como seu cavalo mais para o interno da pista, onde havia uma brecha, e desceu o chicote, e ainda o terceiro colocado com o outro Duarte,veio para dentro tirando-lhe um pouco a ação, ou seja a fração de segundo, representada por um pescoço que foi a diferença final de seu pilotado Hong Kong para o ganhador Sal Grosso.Considerando que o Sal Grosso é tido como um animal superior ao Hong Kong, não houve de forma nenhuma uma má direção do Cunha, e apenas o fator peripécias foi mais favorável ao vencedor, ambos os jóqueis Luiz Duarte e Nelito Cunha deram um show de pilotagem e energia, sendo que o final do tal GP, foi um dos mais espetaculares da última década.
ResponderExcluirJosé,
ResponderExcluirNovamente gostei do seu texto, porque soube relatar o que houve em carreira. Contudo, tem uma parte que não é verdadeira, eu não esculachei o Nelito Cunha, a não ser que você ache o título da postagem um esculacho, mas é só a minha preferência pessoal pelo jóquei Luis Duarte. Palavras da postagem "não é que ele fez bobagem mas a sorte e a estrela definitivamente abandonaram o bridão". Isso é uma visão minha, particular, pode ser que a outros olhos ele esteja montando bem e com sorte. Sorte é isso, se ele estivesse com o Hong Kong no lugar onde estava o Sal Grosso, teria ganho por cinco corpos, mas faltou o que? Sorte...
Nelito não impressiona porque tem tocada feia, a la européia, com muito movimento. Duarte tem tocada mais justa, "econômica". Mas no rigor é difícil achar um jóquei como o Nelito, do tipo que o cavalo corre ou diz porque não corre. Lembra um pouco o antigo Bequinho da Gávea!
ResponderExcluirGosto do Nelito, Aparecido com joquei , mas se fosse o Duarte piloto tanto de ROCKWELL (que ninguem fala nada, mas foi q deu a maior pala de vitoria o Zé "liquidou cedo demais) e Hong Kong qualquer um dos dois teria vencidö, o Moryba não falo porque ainda não cuidei o seu percurso.E ao sr Jose, na decada de 90 Luis, Duarte dominou inteiramente as estatiscas só não entrou SECULO a dentro vencendo pois transferiu-se para a Gávea e o diga-se de passagem o Nelito formando a dupla. LUIS DUARTE É VINHO DE OUTRA PIPA NÉ GUSTAVO.KKKK.ABRAÇOS. ANONIMO DE LONGEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
ResponderExcluirOTÁVIO,com todo rrrrrrrrrrrrrrrrrespeito,a tocada do NELITO É a la RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRUBINHO,,,,,,,,,,,,,,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,,,,,,,,,,,,,,,,,,tá louco,ele já foi um grande jóquei,é um jóquei perigoso,com BOA montaria tem chances,masssssssssssss............L.DUARTE,DOMINGOS,MOREIRA,SÃO vinho de OUTRA PIPA,,,,,,,,,,,,,,,,,NÃO comparem DAMON HILL COM SENNA,PIQUET,SCHUMACCER.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluiro turfe MUDA MUITO,MUITO,E PASSADO É PASSADO.Um JÓQUEI Q HOJE tá bem,amanhã some.É assim.Chovem os HAS-BEEN.Como os cavalos.Quem se lembra DE Ocho el negro,Quick road,NAPERON,Taludo,BIÓLOGO,,,,,,,,,,,,,,SÃO TODOS HAS-BEEN agora.
ResponderExcluirE ai gustavo estas em casa? Quero falar com VC....anonimo de longeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
ResponderExcluir