16 agosto 2012

A RODADA DOCUMENTADA: SORTILÉGIO - 1943

 Por Olavo Rosa Filho



Muito se falou essa semana das rodadas que vitimaram os jóqueis L.Salles (Green Shot), F.Larroque (Projeto de Lei), L.F.Silva(Jureia), J.Ventura(Zahtar) e W.Blandi (Risada Boa), com consequentes ferimentos em Larroque, Salles e Ventura, uma tristeza de se ver.

Esse artigo é dedicado a eles em especial e a todos jóqueis brasileiros, para que tenham a proteção divina, não se machuquem e sejam felizes na sua profissão.

SORTILÉGIO, por The Painter e Fleche d"Or estava invicto em duas corridas, aos 4 anos. Na sua terceira apresentação foi favorito, largou, livrou 10 corpos na frente, vinha fácil, quando, a 20m do disco teve um enfarte e caiu fulminado. O jóquei, instintivamente, correu para a cerca, um milagre, nada sofreu, tanto que montou no páreo seguinte. Sortilégio, porém, morreu na hora.

Ferruccio Chieregatti, fotógrafo oficial do Jockey, colocava a câmera debaixo da cerca, como se fazia na Inglaterra, e quando os cavalos chegaram , ele ajustou a câmera no exato instante da queda. O resultado foi uma foto que ficou famosa, serviu de modelo para uma Cia de Seguros e foi enviada para Nova York, num concurso de fotos esportivas e ganhou: um prêmio em dinheiro e um diploma, grande façanha do velho Ferruccio, pai do Vicente e do Decio Chieregatti, narrador e fotógrafos oficiais.



Diz a lenda que um turfista que andava numa situação tenebrosa, jogou tudo e mais um pouco numa acumulada nos 3 primeiros páreos:

1ºpáreo: Usaul          - P.Vaz
2ºpáreo: Charro       - A. Gutierrez
3ºpáreo: Sortilegio  - O.Rosa

Já havia acertado os dois primeiros e quando Sortilégio passou na gerais com 10 corpos, ele olhou para cima e bradou, -"Quero ver parar esse agora!". Nesse momento, Sortilégio caiu e ele teve também um enfarte fulminante, morrendo na hora, idêntico ao cavalo.Lá se vão 70 anos e ouví muito esta história, se é verdade, não sei.

Recentemente um conhecido turfista fechou o pick 6 numa agência e teve um enfarte
também, vindo a falecer, infelizmente, dizem que a poule foi entregue a família dele.
Real Time Web Analytics