07 março 2014

Julio Cortázar

Stud Figuron & VarandaEl Aragones

Tributo a um amigo e a um grande escritor,
Tenho um amigo que, ao contrário da maioria do povo brasileiro, não gosta de carnaval. Mas ele gosta , entretanto, de literatura e porque gosta de literatura ele tem uma paixão especial pelo escritor Julio Cortázar. Cortázar, que nasceu em Bruxelas (seu pai era diplomata ),foi criado em Buenos Aires, tendo sido professor de literatura na escola secundária de Bolívar. Como tinha horror a Perón mudou-se para Paris e, tempos depois, adotou a cidadania francesa como forma de depreciar a ditadura argentina. Ele escreveu aquele que é considerado por muitos como o melhor livro de ficção da literatura latino-americana, ou seja, "Rayuela", traduzido no Brasil por "O jogo da Amarelinha".
E assim, em pleno Palais Royale, tendo o Louvre como pano de fundo, foram colocadas 70 "rayuelas" coloridas , cobrindo o piso da rua, tudo isso para comemorar os 100 anos do escritor . se vivo fosse. Esta obra, intitulada "rayuelarte" foi eleita pela cidade de Buenos Aires para recordar o escritor e ficará no local até a abertura do salão do livro em Paris, já que a Argentina foi escolhida como convidada de honra para o evento. Lá estarão, dentre outros, a artista plástica autora dessa obra, Marta Minujín, o pintor Antônio Segui e o ministro da cultura da cidade de Buenos Aires, Hernán Lombardi, segundo o qual Cortázar era a modernidade, a inovação e um exemplo de liberdade criativa e por isso mais que merece a homenagem.
E assim todos nós que gostamos da boa literatura ficaremos felizes com a lembrança daquele que talvez tenha sido o maior escritor da América Latina.
Espero que num futuro não muito distante possamos nós merecer uma homenagem assim e, quem sabe, um dia como "los Hermanos" conseguir um Nobel de literatura.

2 comentários:

  1. Caro El Aragones:
    talvez seja eu o amigo, mas se não for, não faz mal, agradeço igual. Cortazar foi uma das poucas coisas que este século,recém começado, não me tirou o prazer (será que estou ficando velho). Escritor sublime!

    ResponderExcluir
  2. Como é bom voltar a ler comentarios do amigo El Aragonés, sempre escolhe a dedo os seus homenageados, sempre didático e biográfico o que nos conduz a um entendimento melhor e aguça a curiosidade dos leitores do Turfemania. Muito Legal !!!

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics