02 maio 2009

Maio

Bruno Tavares disse...

Assunto:
Lucas Menezes

Aron,sou novo no turfe,ainda não entendo muito bem.No entanto,tenho acompanhado o programa da TV Jockey.O Lucas Menzes tem acertado pules boas e com frequencia.Mas mesmos assim,ouço pessoas o criticando.Será que estou ficando louco ou alguem mais gosta das indicações do garoto?

Aron Corrêa disse...

Bruno,

Você tem razão, o Lucas indica bem, sendo inclusive o melhor indicador da mesa, o que também não é tarefa difícil. Talvez o que ele precise é tornar seus comentários mais interessantes para o telespectador. Atingindo este requesito, para mim, até poderia fazer jus a ser integrante da equipe de comentaristas da TV Jockey.

Anônimo disse...

eu já acho que o senhor está ficando "louco" mesmo , amigo Bruno!!

GUSTAVO disse...

dando humildemente um pitaquinho,,,as vezes,o turfe eh identico a F-1,,,lembra daquela corrida genial em MONACO,1992,se naõ me engano,q o SENNA não deixou o MANSEL ultrapassa-lo,mesmo c carro inferior???pois eh,como ele não JOGOU O CARRO EM CIMA DO MANSEL,muitos joqueis,desde que não entrem em colisão c seu rival,fecham a guarda e aplicam FUNDAMENTOS basicos de um bom piloto,,,o EFEITO AZUL MARINHO--eu vi de perto essa corrida--o KALASHNIKOV FICOU ENCAIXOTADO--o A,L SILVA ficou nervoso,bateu o sino,e foi suspenso,,,pq tinha mais cavalo,mas perdeu,,,o AZUL MARINHO ganhou c W.BLANDI,,q fechou a guarda do KALASHNIKOV,,,,,W.BLANDI EH PARA MIM,EH disparado o melhor joquey de CJ--SEM O MOREIRA E A.DOMINGOS,EH CLARO.pelo seu impeto d vencer,sua gana,suor,o conhecido MANIVELA LUTA ATE O FIM para vencer,,,quanto a corrida do DON JUAN,faltou SPRINT final pro POWER MIX E LEEPPARD,Q simplesmente morreram no final,o ACIDO LATICO AS ALTURAS,,E o K.DON JUAN CHEGOU C GAS,,,isso acontece em provas de fundo no atletismo,,,as vezes os preferidos brigam entre si,e outro se aproveita e chega,,,

Pedro Pisca disse...

Sr. Aron
Sei que o sr. tem outros afezeres assim como eu, mas gostaria de sugerir, excepcionalmente esta semana por se tratar da semana maxima do turfe paulista, que as indicações fossem postadas mais cedo

Aron Corrêa disse...

Vou tentar Sr. Pedro, mas como tenho duas aulas de xadrez neste final de semana, justamente no horário que costumo postar as indicações pode ser que não consiga.

Paulo Otero disse...

Assunto: Matinal/A.C.Silva

Qual a sua opiniao sobre a suspensão do A.C.Silva, com base no Art 139 do CNC. Esse artigo fala sobre a) imperícia b) negligência e c) imprudência.

Se, ele tivesse seguido a linha de dentro, teria ganho o páreo? Se a resposta for não, cabe a suspensão? Errou em não ter saído já na entrada da reta? E os que seguiram por dentro? Ou, a suspensão foi baseada no item c) ?

Gostaria de saber a opinião dos participantes também.

Aron Corrêa disse...

Paulo,

Já que o tema das últimas postagens tiveram o tema " medo" como mote, gostaria de tentar interpretar o que deve ter passado pela cabeça do piloto.Acredito que por ser o segundo páreo e a prova inicial ter sido no quilometro, onde os competidores foram tirados para a cerca externa, mas já lembrando que o partidor estava a mais de meio de pista no retão, a dúvida em abrir ou não era enorme durante o percurso. Quando ele olha para trás e percebe que a diferença,Taciturno do Faxina, já está na cerca externa, ficou com medo de ficar por dentro, perder e ser crucificado por não ter aberto ( e convenhamos, ele seria condenado por todos.Turfista não tem piedade, muito menos papas na língua).
A suspensão me parece completamente injustificável, pelo menos por este tempo enorme, uma vez que ao fazer a manobra, até que brusca, em momento algum de sua consecução, prejudicou qualquer concorrente. Pode ser que no código exista algum artigo que fale em punição por manobra brusca, mesmo que por ela não venha a decorrer nenhum tipo de ocorrência. Não li o referido. De qualquer forma, a mesma manobra é feita sempre que o lado externo dá vantagem, e em quantidades absurdas. Só que sempre no começo da reta.
Sobre se o Matinal ganharia, caso permanecesse em sua linha, acredito que sim. Mas é uma opinião "post-mortem", depois de ver vários outros páreos posteriores ao acontecimento.
Por fim, tenho que admitir, que o piloto errou. Por optar ficar por dentro ou por fora, não podemos classificar como tal, mas podemos apontar o fato de demorar mais de oito segundos, depois de entrar na reta, para fazer a manobra. Naquele momento era hora de seguir em sua trajetória. Mas, olha o medo aí de novo...

Sergio Marques disse...

Quem deveria receber uma sanção é a propria Comissão de Corridas, que mantem a pista de grama pesada nos pareos de mil metros, fazendo com que a corrida seja uma verdadeira tourada.

PauloH disse...

Ao Paulo Otero.

Na minha opinião a suspensão foi tecnicamente correta. O jockey em questão, no calor da prova, abriu bruscamente e cruzou a reta de chegada inteira, sem que pudesse avaliar quem vinha atrás ou quem seria prejudicado. Obviamente estou falando do item c) (imprudência), já que um jockey profissional tem que considerar, antes do aspecto competitivo, a segurança própria, a dos demais colegas de profissão e a dos animais envolvidos (a manobra em questão poderia ter causado um acidente grave).

Obs: Também é evidente que o páreo não deveria ter sido corrido na grama (quando cavalos tem que abrir em páreos com curva na grama, é uma demonstração inequívoca que a mesma se encontra imprópria). Porém vc tem que considerar que em CJ impera a filosofia do "tudo por dinheiro", e como páreos na grama costumam vender mais jogo que páreos na areia e acumulam mais os concursos ... vc pode concluir o resto.

Paulo Otero disse...

Ao PauloH e também ao Aron

Concordo que a demora e a forma para colocar seu animal para fora, foi definitivamente, o motivo que levou à suspensão. Quando a trajetória já e feita no final da curva e entrada de reta, o animal não perde a velocidade, nem necessita trocar de mãos, ou seja, não perde o embalo. Da forma realizada, acontece justamente o contrário.

Não existe no código, uma penalidade específica para "manobra brusca". Quanto ao prazo da suspensão, para o art 139, ele é iniciado com 30 dias e vai até 90 dias. A base do artigo é que não é um ato doloso. Para tanto, seria outro artigo.


"Se um cavalo deixar de obter melhor colocação na disputa de um páreo,
por culpa do jóquei porém, sem que tenha havido intenção dolosa, será considerada..." este é o caput do artigo 139, de onde podemos concluir que não foi pelo movimento de atravessar a raia e sim, por deixar de ser melhor colocado.

Concordo que foi uma suspensão técnicamente correta, minha dúvida é se foi justa.

Abs

PauloH disse...

Como o art usado foi o 139, concordo que a punição foi injusta e não-pertinente. Se observarmos o páreo com cuidado, o jockey vem cuidando do favorito (Havano), e só abre quando percebe um outro cavalo atropelando por fora. O favorito, que ficou por dentro, não pagou placê (podemos afirmar que há alguma probabilidade de isto ter acontecido justamente por que o mesmo se manteve por dentro) - e o jockey, a priori, não tem obrigação de "adivinhar" se o rendimento maior da raia de fora (quando molhada) é suficiente para compensar a perda de terreno que ocorre para chegar na parte externa da reta.


(Tudo isso desconsiderando-se o desvio de linha absurdo - coberto no artigo 143 do CNC).

Paulo Otero disse...

Ao PauloH

Acho que concordamos em tudo, principalmente quando você cita que o jóquei não é obrigado a adivinhar o melhor local da raia para o seu animal, ainda mais se considerarmos o fato de ser o primeiro páreo com curva naquele dia.

Você citou o art 143, e, creio que se ele fosse interpretado ao pé da letra, em qualquer páreo sairiam N jóqueis suspensos, já que só é aceito o desvio de linha para ultrapassar concorrentes, qualquer outro desvio seria punido. Isso sem levar em consideração o parágrafo primeiro, que diz que em páreos em linha reta, os jóqueis são ** obrigados ** a manter a baliza.

Já imaginou o tamanho da resolução? Não haveria jóquei que não fosse suspenso...

Abs

Abs

Anônimo disse...

Pessoal. Trata-se de raposas julgando interesses de galinhas, "Nós". A grama é impraticável com penetrômetro acima de 5.0, todos os páreos deveriam ser transferidos para a areia, mas daí fica o medo que acertem o bolo, o betting e o fast6 e que mais pessoas acertem as trincas diminuindo assim a lucratividade do JCSP. Os cavalos continuam a correr e os burros a jogar. Se os turfistas fizessem um boicote quando a grama fosse mantida com penetrômetro acima de 5.0, quem sabe "Eles" respeitassem um pouco mais o nosso dinheiro.Suspender um jóquei nessa grama pesada é mais uma arbitrariedade da comissão mais omissa da história do turfe e da administraç
ào mais incapaz que um dia passou pelo jóquei do ponto de vista do jogador.mas como disse outro anônimo, jogador de cavalo é aquele que envergonha a sociedade.

Anônimo disse...

Envergonhar uma sociedade injusta,cruel,demagoga, falsa , canalha etc etc é um orgulho .Sou turfista com mais orgulho ainda se envergonho a atual sociedade!

Anônimo disse...

ARON
Dentro de minha humilde possibilidade gostaria de homenagear o Bolonha, acabo de enviar a mensagem abaixo para ele

"Bolonha,muitos meses depois de sua saida eu e um seleto grupo de amigos comuns, resolvemos criar o trofeu "NARIZ DE OURO" para homenagea-lo
Voce faz muita falta na TV Turfe principalmente depois que vinha treslocado de suas noitadas com seu mau humor inconfundivel, que saudade, voce dava esporro em todo mundo saia do ar ,sumia deixava ou microfone , ou como depois do churrasco do Dr Novis , lembra voce ficou tao tresloucado que nem foi trabalhar ligou e falou que estava doente
Paul Baleia Gama me da sono, vou ver se o homenageio com o trofeu "MALA DO ANO'
Bolonha estamos nos cotizando para fazer a entrega do trofeu "NARIZ DE OURO " este mes ainda em CANCUN-MEXICO,
Vamos apostar tudo que temos em sus marcacoes de amanha, como voce sempre acerta e'um grande ganhador no jogo vive de seus palpites , nao tem erro a entrega sera logo, logo
Ate amanha , se Deus assim permitir
Pedro Efrain -RS

Bruno Tavares disse...

Barbadas

Caro Aron,
Acabei de voltar do leilão que teve no Jockey,por mais de meia hora,choveu forte em Cidade Jardim.
Caso mude a raia,vou te dar tres barbadas,para sexta feira ... 1º - nº 7 FUCO, 4º - nº 3 Free Lancer .. e para finalizar no 5º - nº 4 From Top

Anônimo disse...

penetrômetro de 5.7? essa só vendo pra crer, estão forçando as corridas na grama.

Miguel Felizzola disse...

Bons tempos aqueles... Prezado Aron,
comecei a ler teu blog, recentemente. Muito bom. Tenho apreço por ti de longa data. Talvez não lembres, mas já fomos figurinhas de "páreo humano" no Cristal (isso lá nos idos de 1974/75/76)... Naquela época, éramos bem novinhos, e eu "corria" de verdade, ainda sem Lasix. rsrsrs. Ainda lembro do teu pai contemporâneo do meu, nas tribunas da social do Cristal. Hoje, mantenho contato com o turfe com alguns amigos, nos palpites da crônica e em algumas acumuladas de placê, que faço de vez em quando, além de acompanhar os cavalinhos de meu irmão mais velho (que ainda mantem este hobby). De qq modo gostaria de deixar documentado este apreço e confiante de um dia encontrar o turfe mais forte com mais espaços maiores em mídia (internet, tv, em jornais, etc). Em relação ao xadrez amigo de todas as horas, vou te postar outra mensagem para te solicitar orientações de sites online. Ah! Comento para os demais leitores deste blog que nunca esqueçam que "quando em dia d e GPs, só dá bombas!". Para aqueles apostadores, que como eu, que gostam de aproveitar as bonificações de SP para acumuladas e receber de 15% a 25%,.., para hoje,..., arrisquem: 2) 2 / Nobre Dodge; 4) 8 / Sundown Sallon e 8) 11 / Contender. É apostar e receber,..., afinal qual o banco que dá estas bonificações na hora ? rsrsrs Abraços e Boa Sorte!

Aron Corrêa disse...

Prezado Miguel,

Primeiro quero agradecer às suas palavras ao blog.
Puxa, você me fez lembrar de tempos maravilhosos. Ir as corridas era o melhor programa do mundo. Passar a tarde correndo, só parando para apostar e ver os páreos era demais. Uma pena que pelo nome não lembre de você, a maioria ali tinha apelidos. Tinha os filhos do comentarista Sayão Lobato, tinha o "Rapinante", acho que o nome dele era Claudio, mas era dono do Rapinante e era assim que todo mundo o conhecia,tinha o Maurinho que ganhava de todo mundo, mas ele era mais velho e não concedia Handicap... O hoje famoso veterinário Ulisses Carneiro também corria conosco, mas era matungo. Você não tinha apelido, talvez pelo apelido eu consiga me lembrar? O meu era "dentinho", só assim que me chamavam.
Grande abraço

Alexandre Republicano disse...

Carreiras de sexta na Gávea

Aron,
corrida de Being Love Fitz na última não valeu, foi um tanto quanto estranha.
Vejam o filme e percebem com o E.C.Reis largando pela pedra 8, tira o animal de suas caracteristicas.
Poule boa.

Miranda Neto disse...

Agarradeiras

Olá Aron:
Embora pouco entusiasmado com o turfe, o prazer de ver os bichinhos correrem faz com que eu acompanhe as notícias. O seu site é obrigatório para aprender a ¨ver¨as corridas e suas considerações são sempre pertinentes.
Gostaria de conhecer sua opinião sobre o uso das agarradeiras. Li no Turfe Brasil do cronista Roberto Micka - a quem respeito como outro qualificado comentarista - que a partir de julho o JCB proibirá o uso das agarradeiras. Não foi lá que começou o uso? E o JCSP acompanhará a decisão?
Antecipo meus agradecimentos.
Forte abraço
Miranda Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics