15 maio 2009

Se tempo desse dinheiro eu virava relógio

Ou "se o melhor apronto ou trabalho, na hora da corrida passasse na frente, então meu sonho seria ser um cronômetro".
O quebra cabeça de ontem está intimamente ligado com este que é, talvez, o mais importante parâmetro para a maioria dos turfistas que gostam de estudar. Longe de mim não achá-lo, realmente é de suma importância, mas, pegando gancho em um dos nossos comentaristas mais participativos, que trouxe até Einstein para elucidar o problema que eu havia proposto, tudo é relativo. Por exemplo, em páreos de 1000 metros grama, já vi muito corredor de claiming de 3000 mil, fazer tempo que até Deus duvida. As vezes, em um mesmo dia, acontece de ter este tipo de prova programada, juntamente com  algum Clássico, ambos no quilômetro, e não é raro que os tempos anotados sejam quase os mesmos, passando a falsa ideia de que os fracos não são tão ruins ,ou o inverso, que os melhores não são tão bons, sendo quase tudo farinha do mesmo saco.
Voltando ao quebra cabeça. Primeiro queria deixar claro que o espaço entre as três provas foi de no máximo 1h10min. Mesmo com este espaço reduzido, olhem a bandeira do JCSP: no primeiro dos três páreos, vencido pela Let It Fly, completamete desfraldada, significando vento com alguma intensidade a favor na reta de chegada; na foto da Natascha, como por obra do Divino Espírito Santo, a bandeira murchou, nada de vento; na terceira e última, a de Bolacha Doce, o vento volta a aparecer, mas incrível, já para o outro lado, ou seja, vento contra na reta de chegada. Sem esse detalhe mostrado acima, evidentemente que, esta última, estaria alijada da vitória no tal páreo hipotético. Na verdade, o que posso afirmar com certeza, e se mantido o padrão técnico apresentado nestas atuações, é que Natascha ganharia de Let It Fly ( tempos quase idênticos, ambas com vitórias conquistadas facilmente), porque esta teve algo a lhe empurrar, enquanto aquela teve que mover as patinhas sozinhas. Quanto a Bolacha (não sei se doce ou salgada, depende do resultado do páreo, eu gosto da Maria), faltam-me dados para saber onde chegaria. A única coisa certa é que não chegaria a seis corpos das outras duas. Pode perfeitamente ganhar delas, mas como disse, não sei, faltam-me dados... Por dúvida, vou jogar uns trocos na Natascha que foi a que mais me agradou das três.
Obrigado a todos que participaram da brincadeira!

6 comentários:

  1. BIRUTA-E VELOCIDADE DO VENTO,,AMBOS poderiaM elucidar esse problema,,,muito interessante a posiçao da bandeira,dando uma ideia da açao do vento,mas teriamos que ter a VELOCIDADE DO VENTO, E A DIREÇAO DO MESMO...COMO NO ATLETISMO--OS RECORDES DE CORRIDAS NÃO SÃO HOMOLOGADOS SE O VENTO EH A FAVOR,EM DETERMINADA INTENSIDADE,,,mais um dado q o hipodromo poderia ter e nos fornecer--cavalo X ganhou carregando peso Y, bALIZA Z,em terreno K--,,,JOQUEY Q,,,VENTO..A FAVOR OU CONTRA,DE VELOCIDADE W,,,POR isso o turfe tambem eh a arte das analises,como no xadrez,,,muito legal ESSE PROBLEMA...Bogoljubow

    ResponderExcluir
  2. Na argentina essa informação é dada no retrospecto.
    E, particularmente, não acredito que o vento influencie em uma carreira a ponto de alterar o seu resultado.

    ResponderExcluir
  3. Leandro,

    Influenciar não influencia, pois todos estão sobre o mesmo vento.
    Agora, em páreos diferentes, pelo que venho obsevando a tempos, pode causar distorções de mais de um segundo em uma distância de 1000 metros.

    ResponderExcluir
  4. INDICAÇOES D BOGOLJUBOW-1.FALCON MUSIC pode chegar.2.NHOQUE.cuidado com o vitaminado betecaroteno 3.REY army reinara.eh fase dos ARMY,,,eheeh--teoria da sincronicidade de CARL GUSTAV Y.4.PETROLEUM queimara os d +++....5.sua beleza,seu porte magestoso,faz de Universal killer meu preferido.6QUEIMA DE FOGOS pode chegar,a boa de hoje,,,BOGOLJUBOW-agora vo pru joquey...

    ResponderExcluir
  5. Largue os comentários, por favor! Vc não acerta uma!

    ResponderExcluir
  6. Aron.
    As agulhas andam soltas na Gavea. Mais dois casos de dopping, Atabaque e Friendship. O gozado é que um diz que não tem o tipo de remedio na cocheira (recentemente meteu o pau nas corridas de Campos,dizendo que lá não existia exame antidopping) e o outro que tem a confiança dos proprietarios??? É mole? Não tenho certeza, mais ambos são mais que reincidentes.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics