23 agosto 2014

Cortázar

Stud Figuron & VarandaPor El Aragones

Na próxima terça-feira, dia 26, celebra-se o centenário daquele que talvez tenha sido o maior escritor latino americano, refiro-me ao argentino Júlio Cortázar, festa esta iniciada no ano passado com a celebração dos 50 anos do clássico "Rayuela" ( Jogo da Amarelinha ). Nascido na embaixada da Argentina em Bruxelas ( seus pais eram funcionários por lá ), Cortázar passou apenas 24% do seu tempo de vida na Argentina, país que conheceu aos 4 anos de idade e que deixou por ter ganho uma bolsa de estudos do governo francês e por se opor ao governo ditatorial de Perón. Mas apesar disso, ou por tudo isso, se considerava um portenho absoluto.
Quando estou em Buenos Aires sempre que posso visito a praça Júlio Cortázar no bairro de Palermo, que fica no meio da rua Jorge Luis Borges ( é sempre inspirador imaginar os dois conversando ). Na próxima terça-feira estarei na Livraria da Vila, na Vila Madalena, para acompanhar  uma palestra sobre sua obra   e  ouvir uma banda de jazz, uma de suas paixões.
Já em estado terminal Cortázar quis voltar para Paris e em lá chegando pediu a sua mulher que colocasse para ele ouvir o concerto para clarineta e orquestra de Mozart, mais especificamente o segundo movimento. E assim morreu, ouvindo essa maravilha.
Já não se fazem mais escritores e gênios como antigamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics