04 março 2015

Força bruta ou técnica?

Stud Figuron & Varanda
Na disputa entre Pianella (W.Blandi) e Discovery Eyes (N.Cunha), oitavo páreo de sábado em CJ, a primeira levou vinte e cinco chicotadas durante a reta, algumas, com bastante violência. A segunda teve sete chicotadas durante a reta, todas direcionadas para a anca do animal.
Neste caso, o manual foi contrariado: sempre ouvi dizer, que sete chicotadas na reta são o que se pode chamar de ideal, para que o animal possa render tudo o que sabe. A pilotada do Blandi parecia morta na entrada da reta, ele surrava e a a do Cunha emparelhou fácil e dominou. Ele continuou a surrar com veemência, a potranca esboçou reação, o jóquei apelou mais e mais para o lâtego, enquanto o Cunha apenas fazendo o indicado. Resultado: a força bruta venceu a técnica. Qual é a opinião dos senhores?
Deixo o replay para ajudar.
https://www.youtube.com/watch?v=yr5lVjRTPnE

4 comentários:

  1. Opinião , para mim , óbvia , um jóquei que apela para 20 e tantas chicotadas em um animal da estirpe de um puro sangue inglês jamais montaria de novo cavalo meu mesmo tendo vencido . Prefiro que o meu cavalo tire 2º a ver uma surra como aquela que foi aplicada pelo referido jóquei . Muitos serão de opinião divergente mas a mim isto pouco importa , amo meus cavalos , já possuí mais de cem , e nunca admiti semelhante castigo .

    ResponderExcluir
  2. Concordo, plenamente, Raul. Publiquei este texto no Face, e já deu uma polêmica danada. Tem gente que acha que "destroçar o animal na base da porrada, é sinônimo de disputar o páreo. Já para o Nelito sobrou até insinuação de puxe, o que convenhamos, é um tremendo absurdo.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Aron , quem disse isto não entende absolutamente nada de corrida de cavalos e olha que nem sei quem é , espero não ser um de meus amigos . O que o Blandi e, aqui quero abrir aspas , pois o considero um bom jóquei , foi criminoso . Em qualquer outro lugar do mundo ele seria severamente punido por excesso de chicotadas e por tratar um animal com esta crueldade desmesurada . O Nelito fez o que foi possível mas visto a gana e a insensatez do jóquei oponente teve de se contentar com o segundo . Se o animal é meu acabado o páreo ia ter confusão .

    ResponderExcluir
  4. https://www.youtube.com/watch?v=Qt4FqxaOwGM
    https://www.youtube.com/watch?v=9Ckilqg22yg

    Vejam e comparem.Achei norml a atitude do Blandi,usou do látego para ganhar o páreo,se não usa seria impericia.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics