31 março 2015

Minha paciência com o descaso está no limite

Stud Figuron & VarandaAo analisar  as corridas deste final de semana em Cidade Jardim, me  chamou a atenção o fato de Àfrica  (4 anos com 1 vit.) ter colocado tempo  cerca de 0.6s melhor que Brave Caroline (3 com 1). Como a distância das provas, os dois quilômetros, permitem tais discrepâncias, dei de ombros, mas fiz como São Tomé e fui lá cronometrar  os tempos para finalmente acreditar no milagre. Vejam os tempos cronometrados:

Brave Caroline - 2´07´´69 (correto).
África - 2´07´´10 (incorreto). O certo seria 2´08´´50



Vejam que diferença brutal. Caso as duas fossem correr em uma prova misturada (é o que mais há em CJ atualmente), quem joga se baseando em tempo, a maioria, estaria sendo ludibriada pela incompetência generalizada que se instalou no fornecimento de dados aos apostadores. Não é caso isolado! Toda semana temos fatos parecidos com este, ninguém faz nada para coibir. Ora, quem poderia fazer algo é, sem dúvida, algum dirigente que goste de corridas de cavalo. Me parece que a maioria gosta de criar, gosta de tirar campeões, gosta de ter seus craques, mas não está nem aí para "A CORRIDA DE CAVALOS". Só alguém com força política poderia chegar na Comissão de Corridas e relatar que as informações passadas para a comunidade turfística está uma vergonha e que urge melhorar. Tempos errados a todo momento, Turf Record completamente enlouquecido, com várias informações sendo suprimidas, desferrados constando como tal, sendo que foram ferrados por chuva durante a programação (caso específico da Gávea).

Entendo que, sendo os Jockeys as instituições mais corporativistas  do mundo,  fique complicado alguém que tenha certo poder de pressão, ir se meter a "chato" e cobrar setores que nunca foram cobrados, mas acordem, o Turfe não morre apenas por falta de patrocínio e desinteresse da midia e da população. Morre, também, pelo espetáculo pobre oferecido. Morre pelo descaso, pela falta de acurácia no fornecimento das informações  técnicas. A engrenagem toda está funcionando mal, mas nesta parte técnica, para se ter uma melhora significativa, não precisa de quase nenhum investimento, apenas vontade de oferecer ao apostador  as condições ideais para poder escolher seus favoritos, DADOS PRECISOS. No fim das contas, este, com suas apostas, é o que pode evitar que as corridas desapareçam. Não existe corrida sem jogo aqui no Brasil, embora alguns puristas não gostem disso.

Enquanto isso, o relógio eletrônico de CJ parece que descansa em berço esplêndido e por toda a eternidade.

4 comentários:

  1. Aron, cronometrando o páreo pelo replay, ambos os tempos informados estão corretos (fico pensando se o processo de gravação em vídeo + replay por youtube pode distorcer o tempo ...) - na verdade é o tempo cronometrado descontado de 1,4s de cronômetro com partida móvel. Na minha marcação manual e imprecisa, o primeiro foi 2'09'0 e o segundo 2'08'4, que, com o desconto, é coerente com o tempo oficial.

    ResponderExcluir
  2. PauloH,
    Acho que pode haver essa distorção que você fala, principalmente em gravações mal feitas.
    Se você cronometrou pelo replay, deve ter pegado o replay do site do JCB, já que o do JCSP não mostra a largada. Pois bem, por essa referência, a do site do JCB, o tempo do páreo da Àfrica é bem maior do que o tempo do páreo da Brave Caroline, então os tempos não podem estar certo, já que o que foi lançado no Movimento Técnico, dá conta que a Àfrica fez tempo melhor do que a Brave Caroline.
    Fiz mais, peguei o exato ponto em que o replay começa no site do JCSP e coloquei na mesma posição o do JCB (isso no páreo da Àfrica), encontrei o mesmo tempo nos dois replays, sinal que se há distorção, as duas são iguais e no mesmo tempo, o que não me parece ser a afirmação correta. A afirmação correta é que, neste caso, não houve distorção, portanto o tempo da Àfrica foi lançado errado. Pelo menos no meu jeito de marcar,rs... Respeito o seu, mas não bate com o que aferi algumas vezes.

    ResponderExcluir
  3. Aron, vc está coberto de razão. A minha cronometragem original foi feita em cima do replay no site do JCSP (não percebi a dimensão do atraso da gravação do páreo da África - olhando com cuidado os cavalos já estão bem fora do partidos). Fazendo a cronometragem pelo replay do site do JCB, chego exatamente no seu tempo (e parece que temos a origem do erro - quem faz o replay cortou um pedaço do início do páreo indevidamente, e quem cronometrou o fez através do replay cortado sem se importar com isso).

    ResponderExcluir
  4. Continuando a saga da África, vemos como corridas são as vezes ingratas. Em sua próxima inscrição, ela foi favorita absoluta da pedra (com o público se baseando num tempo que ela nunca fez). Existia uma única potranca sólida, melhor que as outras competidoras, Exotic Beauty. Não tive nenhuma dúvida e fiz todo o meu jogo na segunda, com muita certeza que a segunda ganharia e a primeira talvez até saísse do placar. Na entrada da reta a África vinha na frente com a Exotic Beauty ao seu encalço, e eu pensando, não vou precisar nem torcer. A África aguenta a reta inteira e o páreo acaba - o prejuízo não foi tão grande, já que o placê defendeu parcialmente a ponta, mas a derrota moral foi enorme, já que eu realmente não via nenhum modo de isto acontecer. Analisando posteriormente, na minha avaliação a África melhorou algo como 10 corpos nesta corrida, e o público apostador foi salvo pela cronometragem errada !!!

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics