09 julho 2008

Baliza

Há questão de uns sete anos, foi feito uma pesquisa pelo Emilio Toledo, do software "Turfe Total", demonstrando que o parâmetro baliza, não dava vantagem significativa para competidores que largassem por qualquer box que fosse. Nem em distâncias em que a maioria acreditava haver, como por exemplo, os 1300 da pista de grama de CJ.
Porém, existem fatores externos, que em um determinado momento, dão vantagem a quem larga por algum setor do Starting Gate. Exemplos:
1- Com chuva, os retões dos 1000 metros em CJ e dos 800 no Tarumã, no momento, são bem melhores para os animais que estão alinhados pelo balizamento externo.
2- Na Gávea, não sei através de que processo, talvez a chuva, a pista com o tempo, fica melhor pelo lado de fora, dando ensejo as famosas "diagonais". A Comissão de Corridas atenta, quando percebe o fato, manda jogar toneladas de areia no setor externo da pista. Então, atenção: no primeiro caso, azarões ganham com freqüência, no outro, favoritos fracassam com a mesma intensidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics