15 julho 2008

Enturmação

Este é um critério muito importante e que muita gente se confunde na sua avaliação. Aqui vai, uma pequena lista dos principais fatores deste parâmetro:

1 A ordem de força com relação aos quatro principais hipódromos é, Gávea, Cidade Jardim, Tarumã e Cristal. Esta é a regra, agora vamos as exceções:
a) O dois anos do Tarumã é bem forte e com freqüência considerável, animais que ganham lá, tambem o fazem nos grandes centros.
b) São Paulo é melhor que o Rio quando se trata de cavalos mais velhos e com poucas ou nenhuma vitória, ou mais especificamente, no cinco anos até uma vitória e no seis até três.
2 Na mudança do ano hípico, quando se misturam as idades, os mais novos levam considerável vantagem. Isso não quer dizer que ganhem sempre, é só olhar ontem a Jacurutu...
3 É bastante raro, quando se misturam machos e fêmeas de mesma enturmação, o prevalecimento destas.
4 Um erro que pega muito marinheiro de primeira viagem, e não só esses, é de que claiming, sempre é mais fraco que páreo de turma. ISSO NÃO É VERDADE. As chamadas para os cavalos mais velhos e de poucas vitórias, quase sempre são mais fracas que os claimings para competidores desta mesma idade.
5 A afirmação que em turma o tempo some é, em parte verdadeira, desde que esta diferença no cronômetro, não seja muito grande. Um exemplo hipotético para deixar claro: Dois cavalos de três anos, que correram e ganharam no mesmo dia, em 1400 areia. Marcaram respectivamente: 84s (no três anos sem vitória) e 85s ( no três anos com uma vitória). Em quem o leitor poria suas fichas em um próximo encontro, bastante possível, no três anos até duas vitórias?

Bom, este é um assunto bem vasto e lembrando de mais alguma coisa, volto ao tema.

Um comentário:

  1. Informações realmente importantes, como tudo que envolve retrospecto.
    Duro, é ler, gente que "se acha", escrever que turfe não tem lógica!
    Misericordia!

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics