13 janeiro 2010

Músicas inesquecíveis

Música inesquecível tem aos montes. Porém, que contenha a palavra "cavalo", aí reduz drasticamente. Lembrei de duas, mas que duas: Disparada e Romaria. As duas são lindas, porém a primeira está no Panteão. Fico pensando que mistério tem estes versos e esta melodia que me emocionam até hoje, sempre que escuto. Várias gravações ela teve, coincidentemente a primeira é, sem trocadilhos, disparada a melhor. Jair Rodrigues, com seu jeito vigoroso, combina perfeitamente com a melodia, que começa lenta vai em um crescendo sensacional. Quem quiser saber um pouco sobre Geraldo Vandré, autor ainda de "Pra Não Dizer Que Não Falei De Flores", entre outras, clique aqui. O vídeo que selecionei, logicamente, é do Festival da Record de 1966 . Traz o Eumir Deodato na queixada de burro e a aparição, bem no finalzinho, da Nara e do Chico. Abaixo do vídeo, a letra. Quem lembrar de outras músicas com a palavra cavalo na letra, nos reporte.



Disparada

Prepare o seu coração
Prás coisas
Que eu vou contar
Eu venho lá do sertão
Eu venho lá do sertão
Eu venho lá do sertão
E posso não lhe agradar...

Aprendi a dizer não
Ver a morte sem chorar
E a morte, o destino, tudo
A morte e o destino, tudo
Estava fora do lugar
Eu vivo prá consertar...

Na boiada já fui boi
Mas um dia me montei
Não por um motivo meu
Ou de quem comigo houvesse
Que qualquer querer tivesse
Porém por necessidade
Do dono de uma boiada
Cujo vaqueiro morreu...

Boiadeiro muito tempo
Laço firme e braço forte
Muito gado, muita gente
Pela vida segurei
Seguia como num sonho
E boiadeiro era um rei...

Mas o mundo foi rodando
Nas patas do meu cavalo
E nos sonhos
Que fui sonhando
As visões se clareando
As visões se clareando
Até que um dia acordei...

Então não pude seguir
Valente em lugar tenente
E dono de gado e gente
Porque gado a gente marca
Tange, ferra, engorda e mata
Mas com gente é diferente...

Se você não concordar
Não posso me desculpar
Não canto prá enganar
Vou pegar minha viola
Vou deixar você de lado
Vou cantar noutro lugar

Na boiada já fui boi
Boiadeiro já fui rei
Não por mim nem por ninguém
Que junto comigo houvesse
Que quisesse ou que pudesse
Por qualquer coisa de seu
Por qualquer coisa de seu
Querer ir mais longe
Do que eu...

Mas o mundo foi rodando
Nas patas do meu cavalo
E já que um dia montei
Agora sou cavaleiro
Laço firme e braço forte
Num reino que não tem rei

37 comentários:

  1. Aron

    Postei algum tempo esta letra para o Gustavo, e como voce entrou no assunto, envio novamente. Não achei audio nem vídeo.

    Que Barbada!

    Compositores: Walfrido Silva/Moreira Da Silva/Jucata


    Oh!, seu moço, não empurre, estou na vez
    Já cansei de esperar, quero comprar a pole três
    Hoje tenho uma legítima barbada
    Com certeza é égua Turquesa

    Vou pr' a cabeça acertar com o quiplacê
    A grana vai ser boa, vou sair do miserê
    Mas, se por acaso não acertar,
    Nem trocados para o bonde eu terei para voltar

    Há muito tempo eu não acerto uma
    Porque me dão informações erradas
    E a grana toda que eu acumulei
    Foi empatando nas acumuladas

    Levei um banho no domingo passado
    Perdi tudo que eu tinha num cavalo bem cotado
    Pulou na frente e atacou por fora
    O maluco desgarrou e está correndo até agora.

    [Em inglês (?)]

    Crazy u osse esse ol raight
    I have no money about
    Yes!

    ResponderExcluir
  2. aeeeee MILTON,,,,ve se não some----aparece lá,caralho-----kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. por enquanto vai dando GRAMA LEVE,DESFERRADOS VÃO AVOAR------como o TENARIN-----KKKKKKKKKKKKK----nada de chover,mas amanhã e sexta------previsão d chuva----mas vamos ver.

    ResponderExcluir
  4. acho q a barbada não é a turquesa,MILTON---------é a ILHA DE BIRIGUI-KKKKKKKKKKK---TERCEIRO PÁREO,SÁBADO.Primeiro páreo FLY AND GOODBYE------baliza um,toma a pooooooooooooooooonta e ---bye,bye,,,,,,,,,,,2)RAINHA DA PÉRSIA.3)ILHA DE BIRIGUI --------VAMOS VER.O turfe não é arte,não é ciencia,não é jogo--------é uma loucuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuura-------------------------

    ResponderExcluir
  5. Alo Milton, eu tenho em audio essa musica.se postar um email eu mando ela pra vc abraço.

    ResponderExcluir
  6. chove forte agora.GRAMA PESADA é certeza,no caso de grama. Areia nos claimings D.Talvez QUINTO E DECIMO PÁREOS GRAMA,o resto AREIA.

    ResponderExcluir
  7. Aron.
    Tem uma musica que eu não conheço a letra,que foi a qual o Elimar Santos ganhou o concurso de calouros e seu tornou sucesso. Se não me falha a memoria era "Cavaleiro de Aruanda???

    ResponderExcluir
  8. A previsão para hoje, amanhã, sábado e etc.... é chuva.

    Mas se eles errarem e não chover mais terá grama leve em Cidade Jardim. Calor de 40º e desde segunda-feira não choveu mais que 20 mins em Cidade Jardim.

    ResponderExcluir
  9. Aron houve mudança significativa nos índices do penetrômetro, a possibilidade de grama aumentou bastante para as próximas reuniões.

    ResponderExcluir
  10. como diria a saudosa Araci de Almeida,essa chuvinha foi muito MEQUETREFE,não tá com nada,não deu pra molhar nem o vaso da minha casa,muito mixuruca.Nem FEZ CÓCEGA$ NO PENETROMETRO.5.6mm.VAMOS VER AMANHÃ.aGoRa,NaDA DE CHUVA,MaS nada de sol.VAI DEPEnDER AMANHÃ.céu NUBLADO.

    ResponderExcluir
  11. RESUMO--se não chover hoje e amanhã,GRAMA MACIA.Se fizer muito sol,GL.Mas se chover amanhã o dia inteiro,como está previsto,AREIA.Vamos ver.

    ResponderExcluir
  12. Tomara que dê grama no Sábado, estudei e já marquei o programa todinho da gávea, pick3, pick8, beting 5, open, tudo, estou na torcida.

    ResponderExcluir
  13. Aron:
    Eu me lembrei da música do Chico "João e Maria" que em determinado trecho fala "....e meu cavalo até falava inglês"
    Há também a marcante "Romaria" É de sonho é de pó/O destino de um só Feito eu perdido em pensamentos Sobre o meu cavalo.
    Em 72 o Ednardo, que gravou um sucesso com meu amigo Climério Ferreira (Enquanto engomo a calça) lançou a música Cavalo de Ferro:
    Montado num cavalo ferro/Vivi campos verdes, me enterro/terras trópico-americanas/Trópico-americanas, trópico-americanas
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  14. Pessoal, ainda dá tempo...
    9 do Cristal, a barbada é o FON (7).

    No Clássico, arrisquem uns placêzinhos no Fever Again (vai chegar misturado entre os primeiros, na grama).

    Abraços,

    Anonimo do RS.

    ResponderExcluir
  15. volta a garoar,mas leve.Vai dando grama macia ou pesada em sampa,por enquanto.amanhã será o divisor de águas-----kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. pelo q eu conheço de tempo em sampa,grama pesada é o mais provável,não parece q vai chover forte,mas sol tb não vai dar,o mais provável seria garoa amanhã,e GP SABADÃO.

    ResponderExcluir
  17. Aron e amigos, até que ponto podemos acrditar nas informações contidas nos programas disponibilizados? Vejam possar estar enganado mais me chamou a atenção informação constante do último páreo de amnhã no Tarumã, a corrida de Banana de Ouro pra mim foi super estranha e por isso estou atento e no programa que está no HCJ, consta que a mesma correu com número três ainda no mesmo pareo a Betonomania que correu o mesmo parero teria corrida com o número 6, possa garantir que as duas informações estão erradas por dois motivos sendo:
    1- Eu jpguei o Páreo e a favorita era a n. 6 do Haras Anderon a Banana de Ouro era n. 4 e não n. 3 tb do mesmo treinador da favorita do Anderson e para mi por isso não foi pra nada apesar de ainda chegar em terceiroe pra encerrar a Betomania era perelha da vencedora porém correu com p numero 7, afirmo isso por ter acertado essa exata e ainda por ter olhado novamente o programa daquele dia e lá está.
    Alguns podem dizer, esses erros não são relevantes assim, e outro tantos que devem existir e não sabemos, então uma dica, muito cuidado ao analisar um páreo com base nessas informações.

    ResponderExcluir
  18. CRISTAL---6)osklen e pactual 7)loagan E jack preto 8)OVER TRUE E FORCE TO FORCE 9)TOUCHED E TIPO ALEGRE

    ResponderExcluir
  19. Alo Milton, eu tenho em audio essa musica.se postar um email eu mando ela pra vc abraço.
    14 de janeiro de 2010 01:34

    Grande Anonimo das 01:34

    MAnde para giorgiovergano@hotmail.com

    Valeuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  20. Respondendo ao Alexandre Republicano.

    Existe uma diferença entre a Gávea e os hipódromos de CJ e Tarumã. Enquanto no primeiro, o número que vem após a quantidade de animais no páreo, representa o número do animal, nos dois outros, representa a baliza por que largaram. O que aconteceu no Tarumã foi o seguinte: o número três fez forfait, então todos os números posteriores a ele, ocuparam uma baliza menor que seu número. Por isso o 4 pegou a baliza três. o 7 pegou a baliza seis. É isso.

    ResponderExcluir
  21. Aron.
    Acaba de desabar o temporal no Rio. Já chove forte cerca de 20 minutos. Várias ruas já alagadas no centro da cidade. Será teremos a tão esperada pista de grama para o final de semana? Vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  22. Obrigado pela informação Americano, já estou me fixando na baliza um.

    ResponderExcluir
  23. Com placês de 1,40 (Fever Again) e de 1,90 (Fon - quase ganhou e levávamos como barbada!) comecei minhas marcações beeem na semana.
    Abraços do
    Anonimo do RS

    ResponderExcluir
  24. chooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooove MUITO.AGORA DEFINIU--------------------AREIA.

    ResponderExcluir
  25. E CONTINUA A tempestade.AREIA AO CUBO.

    ResponderExcluir
  26. Aron,

    Envio uma música do Alceu Valença que gosto muito e que tem a palavra "cavalo". Quem se interessar pela música é só acessr:
    http://www.youtube.com/watch?v=PrdBUorYboU.

    Na música setaneja tem um "monte", por exemplo: Cabocla Tereza, Cavalo Preto, Cavalo Branco, Menino da Porteira, entre outras.


    Anunciação
    Cantor e Composição: Alceu Valença

    Na bruma leve das paixões que vêm de dentro
    Tu vens chegando pra brincar no meu quintal
    No teu cavalo peito nu cabelo ao vento
    E o sol quarando nossas roupas no varal
    Tu vens, tu vens
    Eu já escuto os teus sinais
    A voz de um anjo sussurrou no meu ouvido
    E eu não duvido já escuto os teus sinais
    Que tu virias numa manhã de domingo
    Eu te anuncio nos sinos das catedrais

    ResponderExcluir
  27. ARON,estou calculando a idade do UNIVERSO--utilizando a constante de MAX PLANCK e o pricípio DA INCERTEZA DE W.HEISENBRG.Quando chegar á uma conclusão,publico no seu blog,em primeira mão!!!!!!!!!!!!!!!!MAX Planck foi o maior estudioso da radiação DO CORPO NEGRO,tema altamente complexo---como pode um corpo negro emitir radiação?MAX PLANCK descobriu

    ResponderExcluir
  28. Poxa, o pessoal tá lembrando de música pra caramba. tem gente, como o Guido, que até é amigo de um parceiro do Ednardo. Gosto muito dele, desde que apareceu para na novela das dez com "Pavão Mysteriozo". tenho um cd dele, Acervo Especial, muito bom. Quanto ao Alceu Valença, tem outra que me recordei, Cavalo de Pau. O acervo está ficando grande...

    ResponderExcluir
  29. Pavão Misterioso-não é daquela novela que tinha um cara q ficava nervoso e punha o coração pela boca,a dona Redonda q explodiu-kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk-----------o homem q saia formiga pelo NARIZ?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk---SARAMANDAIA-------------------KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  30. Agora eu era herói,e meu CAVALO SÓ FALAVA INGLES......essa música é d mais,se não me engano do Chico Buarque,ARON.me recordo da minha infancia que eu só jogava bola e fazia estripulias.

    ResponderExcluir
  31. E AQUELA-CORAÇÃO BOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOBO CORAÇÃO BOLA coração BALÃO coração SÃO JOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOÃO------------------A gente,se iluuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuude dizendo q não há mais coração----------------coração bobo coração bola coração balão(rápido)coração SÃAAAAAAAAAAAAAAAAAAO JOÃO,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

    ResponderExcluir
  32. Finalmente em Gustavo. Apareceu duas músicas da mpb que você gosta. A novela era Saramandaia e essa outra é a Joao e Maria do Chico

    ResponderExcluir
  33. tenho que admitir que essas músicas são eternas,o tempo passa ,elas continuam,e elas tem muito conteúdo,eco,como a radiação de uma Super Nova---NUNCA SERÃO ESQUECIDAS---KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  34. e tem a CAVALO MANCO,da banda CALYPSO----------kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  35. CJ: Pelo que choveu até o momento, amanhã teremos todos os páreos na grama, penetrometro ainda deu abaixo do limite com alguma folga.

    Segue tempo nublado e etc., mas por enquanto nem pesada estará a grama amanhã e sim macia.

    ResponderExcluir
  36. 6.9mm,nada d chuva p enquanto,céu nublado.até agora,GP TODOS PÁREOS.Não choveu o q eu esperava.GP.

    ResponderExcluir
  37. Aron.
    Ontem no Rio,o temporal desabou por volta das 20:10h. e choveu a madrugada toda. Agora,tempo nublado e muito abafado. Penetrometro na Gavea 4.5 que sinaliza grama pesada. Cristo Redentor encoberto assim como a serra de Teresopolis.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics