16 março 2013

Um Latino para estrategistas

 Por Laércio Sábato

Meu amigo Marcondes Neto defendia a tese de que os cavalos de corrida, além de bons jóqueis e treinadores, deveriam contar com a colaboração de um técnico ou estrategista, como no futebol. Ali pelo início dos anos 80, chegamos a debater o assunto com profissionais de turfe, proprietários e outros cronistas e o tema chegou a ser abordado no programa Jantar de Sorte, do Nilsão. O registro que trago na memória é que, embora aceita por boa parte da crônica, a idéia caiu no abandono, pela resistência de muitos envolvidos, na base do “seria bom para os outros, mas nós sabemos o que estamos fazendo”.

Essa lembrança me ocorreu agora, quando aqui em Santiago, fui conhecer o “Hipódromo do Chile” e me espantei com o seu traçado. E se acentuou quando fui olhar o histórico das disputas anteriores nesse mesmo cenário.




Em 28 disputas do Latino até hoje, 17 foram vencidas por “donos da casa” (61%). Pode parecer natural que o “mandante” (para usar uma figura de linguagem futebolística) leve vantagem. Mas no caso do Hipódromo do Chile esse “handicap” se acentua: foram quatro latinos corridos em sua pista; três foram vencidos pelos próprios chilenos (High Máster em 1984, Édipo Rey em 1990 e Prepo em 1997). O índice então sobe para 75%. E tem mais: Na única vez que venceu um forasteiro, o peruano Comando Íntimo, em 2004, o jóquei era chileno, o experiente Luis Torres.

Trocando em miúdos, dê uma olhada no traçado da pista acima, avalie as curvas acentuadas (lembrando que a largada é no começo da reta de chegada, de 450m) e responda: dá para chegar aqui com “a cara e a coragem”. Ou seria melhor contar com um estrategista que examinasse uma a uma as atuações dos adversários (tapes, campanhas, pedigrees, estado da raia, etc...). Ou seria melhor contar com um estrategista full time, para ajudar a “ensaiar a jogada”, com múltiplas hipóteses. Quem quiser fazer esse exercício pode começar assistindo o GP preparatório dos chilenos, disputado em 09/02/2013, vencido por Bafana, em prova que o Matter of Time reaparecia (importante observar os parciais). O link é www.youtube.com/watch?v=BpSSC7cemlQ

Real Time Web Analytics