06 novembro 2012

Jogando Conversa Fora - 6

 Por Marcelo Augusto

Se os resultados do grande GIANT´S CAUSEWAY (Storm Cat x Maria´s Storm) não são tão satisfatórios na América do Sul, em contrapartida, seu irmão próprio TUMBLEBRUTUS, lidera as estatísticas gerais chilenas, tendo produzido até o presente momento em 4 gerações em idade de corrida (197 produtos), a 158 ganhadores (80,2%), sendo 35 ganhadores clássicos (17,8%). Fisicamente os dois irmãos nada se parecem, enquanto Giant´s Causeway, com pelagem alazã, está mais para um Blushing Groom, o Tumblebrutus, de pelagem castanha escura, assemelha-se mais o seu pai Storm Cat. Em campanha, Tumblebrutus pode ser considerado um patinho feio, levando-se em consideração a campanha de seu irmão, pois em 7 saídas, conquistou apenas 1 vitória, tendo como melhor resultado um 2º no EBF Futurity S. (Ire,G2) no ano de 2003. É pai dos clássicos Avattar (Criterium Potrillos Stakes) e Pimm´s. Giant´s Causeway, em 13 saídas, conquistou 9 vitórias, sendo 6 de grupo I, com prêmios na casa de £2,031,426, pai dentre outros, de  First Samurai, Footstepsinthesand, Maids Causeway, My Typhoon (filha de Uban Sea e irmã materna de Galileo e Sea The Stars), AragornRite of Passage.  

GIANT´S CAUSEWAY





TUMBLEBRUTUS






                                                               BLUSHING GROOM                                                          






                                                                STORM CAT






A título de observação, o ganhador da última Breeder´s Cup Juvenile, o invicto SHANGHAI BOBBY é mais um elemento do cruzamento STORM CAT e BLUSHING GROOM, como também o POUNCED, ganhador da Breeder´s Cup Juvenile de 2009, hoje servindo no Haras Calunga. O Pounced é um filho do Rahy (Blushing Groom), na Golden Cat (Storm Cat) e o Haras Anderson utiliza-se atualmente de um Storm Cat – EMIRATES TO DUBAI, cuja mãe, Morn Of Song é uma Blushing Groom na Glorious Song, essa por sua vez mãe do RAHY.  Falando em Storm Cat, o ganhador da Breeder´s Cup Mile e um dos favoritos a Horse Of The Year 2012, WISE DAN tem como pai WISEMAN´S FERRY, um Hennessy (Storm Cat) na Emmaus, sendo está filha da La Affirmed. LA AFFIRMED é mãe do excepcional reprodutor BERNSTEIN (Storm Cat), sendo avó do Champion SKY MESA (Pulpit).  Atualmente no Brasil, temos também servindo na reprodução, no Haras Nacional, um Storm Cat – GOOD REWARD, com boa campanha nos Estados Unidos, ganhador de grupo 1, que tem como irmão próprio, o excepcional PURE PRIZE, líder das estatísticas argentinas.   


                                                                          *
O campo do GP DIANA está muito equilibrado, ZARA, VIVA RAFAELA, AVON LADY, ANTONELLA BABY e as perigosíssimas BARUTA e GAGA A,  prometem um final eletrizante. Com relação aos competidores do Derby, fiquei impressionado com a ação desenvolvida pelo VICTORY IS OURS no GP. Presidente Antonio Correa Barbosa, chegou correndo muito. Confirmando essa corrida será osso duro. Concilium com ótima raça e Genial também com um cruzamento interessante, merecem todo o respeito.
Real Time Web Analytics