28 novembro 2012

O handicap em sua foma perfeita

O que é um handicap? A resposta é longa, mas trazendo para o universo turfístico, seria corrida em que há algum tipo de vantagem ou desvantagem (usarei sempre este termo para não deixar a postagem confusa)  entre os competidores. Seguindo sempre na linha do mais usual, descartaremos handicaps de diferença de corpos, embora nas canchas retas nordestinas, principalmente em mano a mano, serem constantes as apostas baseadas neste handicap. Acabei de assistir pelo Youtube um duelo em Pedro II, cidade do Piaui, em que um dos competidores só ganharia  a prova se chegasse com mais de três corpos na frente do seu rival.
O que se pratica em nosso principais hipódromos é a desvantagem de peso que alguns competidores levam de outros. Este peso é composto pelo próprio peso do jóquei, aliado com o material de uso obrigatório (selim, manta etc.) e mais as barras de chumbo, caso se precise de complemento.
Qual o intuito do handicap? Na essência, seria fazer com que as corridas fossem extremamente niveladas , com todos competidores com a mesma chance de vitória.
O assunto aqui no Brasil é tratado de forma pouco acurada. Em países que levam o Turfe a sério, existem handicapeurs que conseguem através de inúmeras variáveis, atribuir um número de força para cada animal (o que eles chamam de Rating). As variáveis mais importantes  para compor o Rating são: performance nas provas, analisando o peso carregado, o tipo de pista e distância, as diferenças no disco, eventuais prejuízos, ritmo de carreira e mais alguns mais sofisticados, como por exemplo, a forma atual dos adversários e o desempenho real versus o desempenho potencial de cada elemento.
Agora vem a parte interessante: quanto representa estas desvantagens de peso em quantidade de corpos?
Suponhamos uma corrida em 1000 metros entre dois cavalos de força idêntica, um sendo o clone do outro. Para chegarmos a diferença de um corpo de vantagem para um deles, em cima do disco de chegada, teríamos que colocar 1 quilo e 350 gramas a mais no peso que o outro teria que carregar.
A tabela que mais me agrada é esta:


Distancia
Peso a mais em quilos
Desvantagem
1000M
1,35
1 corpo
1200 a 1300M
1,12
1 corpo
1400 a 1600M
0,9
1 corpo
1800 a 2000M
0,79
1 corpo
2200 a 2400M
0,68
1 corpo

Esta tabela é da Grã Bretanha, portanto o piso é o gramado. Acredito que na areia, estas desvantagens sejam um pouco maiores na mesma relação distância/peso.

Nesta segunda-feira que passou, em Cidade Jardim, tivemos no segundo páreo, o quarto confronto seguido entre Ray Famous e Red Blood, todos na distância de 1400 metros. Agora temos duas vitórias para cada um. Vamos a tabela dos confrontos:

Data
Ganhou
Perdeu
Diferença
Distância
26/11
Red Blood 60
Ray Famous 60
Pescoço
1400
10/11
Ray Famous 53
Red Blood 56
1 corpo e 3/4
1400
13/10
Red Blood 58
Ray Famous 57
3/4 de corpo
1400
01/10
Ray Famous 58
Red Blood 60
Pescoço
1400

Se cavalo fosse relógio, não há duvidas que o Red seria Big e Ray seria Ben. Sensacional a regularidade dos dois e o handicap aqui estaria muito bem ilustrado (lembrem-se que isso não é ciência exata, mas a proximidade com a correção da tabela é espantosa). As discrepâncias não passam de um corpo.
Finalmente, gostaria de lembrar aos estudiosos, que, principalmente em páreos de fundo e em handicaps severos, a correta interpretação desta tabela, pode significar um maior número de acertos na escolha de seus favoritos.








Real Time Web Analytics