13 novembro 2012

Jogando Conversa Fora - 7


Por Marcelo Augusto
 
GP DIANA – Deu VIVA RAFAELA (Know Heights na Linda Rafaela). Essa potranca pintou muito bem na Gávea, arrancando elogios do Paulo Gama, que no dia 24 de abril de 2012, após sua estreia vitoriosa, destinou uma coluna no Raia Leve com o título “Eu vi a estreia de uma craque”. Suas impressões estavam certas e ela venceu como uma autêntica craque, numa boa marca. Viva Rafaela pertence a última geração do Know Heights (Shirley Heights na Unknown Lady, por Hoist The Flag) que foi um dos maiores transmissores de estamina na criação nacional. Para dar continuidade a sua estirpe, deixou como herdeiros o Derby Winner e atual recordista dos 2.400 na Gávea, IVOIRE (mãe CHAN TONG, por Hampstead); o vencedor dos GPs Brasil e São Paulo, JEUNE-TURC (mãe Creature Du Ciel, por Machiavellian) e o Derby Winner e 2º no Pellegrini NEGRO DA GAITA (mãe Graciosa Bailarina, por First American). O que todos têm contra si, é a resistência que boa parte dos criadores brasileiros tem para com os reprodutores nacionais, que até por uma questão comercial, preferem os estrangeiros. O meu segundo produto como criador, é uma IVOIRE, na Jogada Bela (Delinquent Type), LADY VARANDA, que no quesito físico tive um resultado satisfatório. O que me levou a prestigiar o IVOIRE, além de se tratar de um Derby Winner e filho da craque Chan Tong, foi a possibilidade de ele proporcionar ao produto gerado a duplicação (imbreending) da Monyagua, mãe dos irmãos Hampstead e Immensity. O avô da Lady Varanda, Delinquent Type (Criminal Type) trata-se de um filho da Immensity. Os reprodutores nacionais são uma boa opção para aqueles que criam para correr; muito deles com excelente pedigree e campanha, que trazem consigo uma carga genética de primeira linha, ingredientes necessários para ser fazer um bom cruzamento. Esse é o lado bacana da criação. Ver aquele individuo sair do papel e se materializar num animal maravilhoso e que quando adentra a pista lhe transmite uma emoção sem igual. Agora o que podemos falar da linha materna da VIVA RAFAELA! Sua mãe Linda Rafaela, por Bin Ajwaab (Rainbow Quest/Blushing Groon) é uma filha Poli Arumba (por Executioner), esta por sua vez, filha da ARUMBA (Viziane), famosa família do Haras São Quirino, que teve origem na argentina YARUMBA (por Carapalida), esse clã foi responsável pelo surgimento de vários elementos clássicos, dentre os quais a OUTRA ARUMBA, por Henri Le Balafré, vencedora do mesmo GP DIANA de 1992. As provas das Tríplices Coras deste ano nos deram uma boa mostra da importância das famílias maternas consagradas originárias dos grandes Haras nacionais (São Quirino, Jahú/Rio das Pedras, Mondesir, Santa Ana do Rio Grande, etc). 


Know Heights
Viva Rafaela














Lady Varanda












GP DERBY PAULISTA 2012 – Com um campo seleto e equilibrado, deu GOBER, Yagli na Vivamax, por Kenético. Confesso que nos últimos 250 metros acreditava que a vitória não escaparia do Mr. TIDE (Crimson Tide na Give Me Hope, por Top Size), mas com uma bela direção do N.A.Santos o defensor do Red Rafa em violenta arremetida levantou de forma brilhante o Derby deste ano. O Red Rafa faz parte daqueles criadores que não criam comercialmente e destinaram boa parte de suas matrizes a garanhões nacionais. Foram felizes e acertaram em cheio ao repetir o cruzamento da BAGPIPE (Yagli na Over-Run, por Arizelos/Shirley Heights), vencedora do GP. Pres. Fábio da Silva Prado – G3 e 4ª nos GPs Henrique Passolo e OSAF (Gr. 1). A OVER-RUN, mãe da BAGPIPE é a avó materna do Derby winner GOBER. Novamente as linhas maternas falam por si. O GOBER se tornou o 4º filho do americano Yagli a levantar uma prova de grupo I, antes tivemos a GRAND I ASK, TIME FOR FUN, BUBBLY JANE e JET. Em comparação até o ano de 2009, quando teve 75 produtos registrados, verifica-se que sua produção está numa decrescente, com 14 produtos registradas para a geração 2010 e 17 para a de 2011. Garanhão de uma boa campanha e excelente linha materna, tem como avó materna Best In Show (Traffic Judge), sendo esta mãe, dentre outros, de Sex Appeal (mãe do Derby winner El Gran Senor e do champion miler G1 e sire Try My Best) e quarta mãe do champion miler e sire REDOUTE´S CHOICE, que servirá na próxima temporada de monta para os interesses HH AGA KHAN. Com essa linha materna tenho convicção que o Yagli brilhará também como avô materno, principalmente se for explora da duplicação da Best In Show.

Gober             










Yagli      








Redoute's Choice











KARÁ DE BIRIGUI – Bater o record, trabalhando para correr o Pellegrini, não é pra qualquer um, e o Kará de Birigui assim o fez, enchendo o meu coração de emoção e alegria. Confesso que tinha um pé atrás com o pupilo do Hélio Biscaro, pelo fato de ter competido sempre desferrado, prática que abomino por questões óbvias. O preço foi pago e depois desta magnífica atuação, aquela dúvida que me assolava desapareceu como num passe de mágica. A cada galão desenvolvido, ela foi ficando para trás, juntamente com os demais competidores, que naquele espetáculo foram meros coadjuvantes. Ele realmente é um elemento diferenciado, um verdadeiro “craque”. Passadas as emoções, corri para o meu computador para fazer uma releitura de seu pedigree, pois eu queria entender e descobrir de onde veio aquela gana de correr. Vasculhando a sua linha materna, me deparei com a grande matriarca KEY BRIDGE (linha 2-n), mãe dos ganhadores de grupo 1, KEY TO THE MINT (Graustark), FORT MARCY (Amerigo) e KEY TO CONTENT (FORLI) e também do ganhador de grupo 3 KEY TO THE KINGDOM (Bold Ruler). KEY BRIDGE é a terceira mãe do nosso conhecido MENSAGEIRO ALADO, é a quarta mãe da grande velocista CLAUSEN EXPORT e do clássico ACTEON MAN, pai do ganhador do GP Brasil, BELO ACTEON. Clausen Export produziu o Que Espetáculo, ganhador de grupo 2. KARÁ DE BIRIGUI pertencente a ramificação da CLAUSEN EXPORT, via SEVEN LOCKS, AHREX e SAWMILL DOLLARS, sua mãe LOVELY MINISTER, já havia produzido o ganhador de grupo 2, JOGO DE BIRIGUI. Seu avô materno MANE MINISTER, tem como terceira mãe a MILAN MILL, mãe do grande MILL REEF, pai dentre outros do SHIRLEY HEIGHTS (pai do nosso Know Heights), talvez daí vem a sua stamina. Com a presença do Kará de Birigui e do Didimo, o nosso time no Pellegrini estará muito forte.
 
Real Time Web Analytics