24 março 2010

Hora e vez da música brega

Preconceito musical é um dos mais fortes que existem. Se você faz parte daquela turma detentora do "bom gosto", qualquer deslize e você é posto para escanteio. Ai de você gostar de qualquer coisa que não seja de João Gilberto para cima. Mas eu pergunto: se o Caetano tem o direito de gravar o brega a torto e a direito, e a música a partir daí perder este "status", para ganhar o título de cult, porque eu não posso gostar de umas míseras que sejam, sem passar por pejo e pelo julgamento dos puristas. Trago para vocês, do lado esquerdo do blog, puristas ou bregas assumidos, dez músicas que tiveram ou têm o rótulo de brega. Serei crucificado por uns, elogiados por outros, mas são dez músicas bastante nostálgicas e que de alguma forma marcaram minha infância(as empregadas domésticas e seus radinhos de pilha, decididamente influenciaram no meu repertório musical), a maior parte, e também alguns momentos da vida adulta.
De Agnaldo Timóteo, o brega do brega, até Caetano Veloso, cantando Peninha, o cult-brega, passamos por Roberto Carlos (em homenagem a um amigo que adora Roberto), Maysa, Golden Boys, Altemar Dutra (sugestão desse mesmo amigo) e Maria Bethania (cantando a única sertaneja, desse preconceito de não aturar a voz das duplas desse estilo ainda não consegui me livrar). Mandem seus comentários, já estou me preparando para diversos insultos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics