Autoria: Anônimo do RS/Miguel
Quando comecei a te acompanhar pelo Blog, vi teus primeiros textos e como tu havias "iniciado" nas carreiras, teus animais prediletos, tua farda antiga, o Stud Pituquinha, etc.
Se me permitires aproveitar este espaço, comento contigo, conforme abaixo como foi meu "avant premiere" no Esporte dos Reis, com as histórias que escuto desde os 6 anos de idade, mais ou menos.
Não era nascido ainda. Meu avô paterno arrendava cavalos vindos de Alegrete, principalmente, mas também de São Borja e de municípios vizinhos, para correrem no "Moinhos de Vento" e depois no Cristal... Alguns deles ele vendia aos proprietários "enriquecidos" da capital, para ganhar alguns trocados de comissões, outros acabavam retornando para sua origem e alguns poucos ele mesmo adquiria. O que ele comprou que mais deu certo, era um alazão com duas patas brancas e tamanho de petiço (não mais de 440 kg), chamado ZAGO (Don José e Abadite por Beef).
Em 1960, no segundo Bento Gonçalves da era Cristal o petiço era um dos anotados no campo da prova. E como correu! Te envio a gravação original retirada de um acetato de 78 rotações de 1960. A gravação original, a minha família (irmãos) conseguiu recuperar com o tempo - há pouco tempo. Foram utilizados, inclusive, para melhorar o áudio, alguns recursos de alto nível para que excluíssemos ao máximo possível defeitos, chiados e ruídos indesejáveis. O disco original está em completo processo de decomposição, infelizmente.
Dá para imaginar aquelas quase duas voltas no Cristal. Naquele tempo havia público e torcedores para acompanhar as carreiras, sempre me dizia meu velho avô Humberto, com o prado inchado de tanta gente e aquele bravo animal guerreando contra os todo-poderosos da época (Major´s Dillema de Rigoni, Gavroche e cia) que vinham de SP e do RJ.
Aprecie "com moderação" para que o entusiasmo não tome conta de ti (hehehehe). Mas realmente, no final, chega a ser arrepiante!
Zago
Proprietário: HUMBERTO FELIZZOLA
Narrador: Sr. Macedo
Jóquei: Oraci Cardoso
Treinador : Milton Farias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Envie seu comentário