01 agosto 2008

Fácil é fácil

Ganhar por vários corpos, significa ganhar fácil? Para mim não, o que importa é a forma como o jóquei se comportou durante o percurso. Já presenciei vitórias em que as rédeas do animal, nunca foram ajustadas e aqui surge a avaliação correta, a de que na próxima vez que correr, o cavalo terá mais a mostrar. Isto, é ganhar fácil. Na escolha entre dois competidores, que vêm de vitória na mesma distância e no mesmo tempo, o turfista quase sempre preferirá o que ganhou por dez corpos ao que venceu por apenas um. Cuidado, as vezes dados matemáticos, induzem a erros. O importante aqui é a forma como ganhou e não a vantagem pela qual ganhou. De nada adianta ganhar longe e o jóquei tirar toda a energia do animal. Por isso, como técnica de estudo, é muito importante ver, atentamente, como chegam ao disco os vencedores.

Um comentário:

  1. Análise perfeita, Aron!
    Espero que jóqueis e treinadores leiam seus comentários e se conscientizem de que são avaliados, no detalhe, a cada corrida, pelos catedráticos e analistas, sabendo que seus eventuais “vacilos ” estão sendo controlados por muita gente.
    Lamentável, é saber que as comissões de corridas continuam adormecidas, quanto ao enérgico controle deste ítem vital, gravemente contrário aos interesses turfísticos!
    O que eles fazem, não sei; não lêem os veículos de turfe, não avaliam o retrospecto, não assistem aos páreos na TV, não acham estranho favoritos chegarem longe, ou “estranhos ao ninho”, os vencerem sem qualquer apoio do retrospecto e provavelmente não jogam. Será???
    O que eles fazem, afinal?

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics