05 março 2009

O turfe está sumindo da face da terra

Esta foto, pasmem, tirada no século retrasado (em cima da para ver com dificuldade o ano de 1875), mostra o Jockey Club do Paraná, situado a rua Marechal Floriano, apinhado de gente. Que sina, ver que 139 anos depois, os dois maiores Jockeys brasileiros não conseguem receber na maioria de suas reuniões semanais, nem um terço dos turfistas contidos na imagem.

1) Foto cedida gentilmente por Ricardo Micka Junior.
2) Entenda-se o terra do título, como Brasil.

2 comentários:

  1. Prezado Aron:

    E qual seria a causa? Eis uma questão difícil.

    Crise financeira? Creio que não. Já houve crises mais graves num passado em que o turfe ainda brilhava.

    Má-administração? Também não me parece. O turfe está decadente até mesmo em países em que é bem organizado ,administrado e divulgado.

    A única coisa que me ocorre irá soar um tanto excêntrica, mas... que seja. Nos séculos passados, os homens se inclinavam mais ao epicurismo. Hoje são hedonistas.
    A fruição dos prazeres é algo mais elevado e culto para um epicurista. Para um hedonista, cuida-se de algo imediato.

    Aprender a degustar um vinho tinto seco, de uva cabernet sauvignon, por exemplo, exige certa dedicação. Também dá prazer, e muito intenso, mas raramente é imediato. Ouvir músicas de Paganini no violino, idem. Apreciar a beleza estética do turfe, idem.

    Contudo, respectivamente, sentir prazer ao beber coca-cola, ao ouvir música tecno (não tenho nada contra), e ao jogar video-game ou ir ao Shopping, é mais fácil, imediato.

    Em suma, caro Aron, somos epicuristas ultrapassados. A moda é o hedonismo.

    abço,
    Marcelo Leite

    ResponderExcluir
  2. Aron,
    e o tão decantado Latino? Com a deserção dos principais parelheiros está mais para Copa Cone-Sul do que para Latinoamericano. E pior, estamos sabendo destas retiradas por sites especializados e não pelo site oficial do JCSP, que não se cansa de promover o "festival de chapeus" e o premio que será oferecido A Mais Elegante no dia do "Latino mais importante da história". pobre turfe brasileiro.
    O turfe está sumindo do Brasil.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics