16 fevereiro 2010

Sobre parâmetros

Respondendo ao nosso leitor Miranda Neto, lembro que desde o início do blog até hoje, fiz várias postagens sobre os parâmetros turfisticos, mais precisamente cinquenta. Para acessar a todas elas, basta que na página inicial do blog, procure por "Marcadores" e dentro deste, por "parâmetros". Como a página inicial do blog cabe apenas 20 postagens, para ler todas, terá que lê-las de 20 em 20 .No final de cada página tem um link. Basta que clique em "postagens mais antigas". Nessas postagens andei abordando quase tudo que se refere a parâmetros turfísticos. Sobre sua indagações de agora, por exemplo, fiz este: (clique aqui )
Acho a sua ideia excelente, estas cinquenta postagens, poderiam voltar à tona, com mais discussões sobre os diferentes parâmetros, afinal, tem muita gente, a maioria, que só começou a acompanhar o blog há pouco tempo e pode ser que alguém se interesse pelos temas abordados. Este modelo de três perguntas pode ser adotado como base e todos os que se interessem podem ir debatendo sobre possíveis polêmicas que surgirão.
Sobre a sua terceira pergunta, um assunto que ainda não havia tecido considerações, evidentemente que um grande haras leva vantagem na hora de se optar entre dois animais, mas como nas demais perguntas feitas pelo leitor, esse parâmetreo vai perdendo a importância à medida que as corridas vão se sucedendo. Ex: dois estreantes, um de um haras cheio de ganhadores clássicos e outro, de um haras que não dá muitos vencedores. A escolha recai pelo primeiro, mas veja, depois de duas atuações na mesma turma, o cavalo do haras pior vem de dois segundos, o do haras melhor vem de dois últimos, o parâmetro que foi base de escolha na estreia, agora perdeu a importância, pois outro, agora é que dá as cartas, no caso, o retrospecto. O que diferencia grandes marcadores de maus marcadores, são muitos fatores, um deles este, o de saber escolher o parâmetro adequado para o momento que se apresenta. Por enquanto é isso.

9 comentários:

  1. caro Miranda,a respeito da sua pergunta,muito boa,precisamos analisar com muito cuidado,pois-- Filiação tem um valor muito relativo,pois seu cavalo pode ter filiação excelente pra raia,mas NO MOMENTO estar mal.Pra mim,o que vale mais é o MOMENTO.Pra isso informaçoes como variação do peso,alimentação ATUAL,TRABALHOS,retrospecto RECENTE,RETROSPECTO ANTIGO---as vezes,a revista não fornece provas da atual raia,somente vemos provas de areia,p exemplo,ai vc vai no studbook,e ve q corria mal ou bem na GRAMA!!muitas informaçoes de MOMENTO são mais importantes q filiação e até retrospecto.Pra mim,criação é importante,mas tem cavalos criados a pão-de-ló que não correm nada!!!ou seja,valor relativo.Trabalhos e performances nesses cavalos são,pra mim, mais importantes que filiação e criação,pra mim.De que adianta,um PUT IT BACK,criação do ARARAS,trabalhando 69 nos 1000??prefiro o jacaré com cobra da agua do HARAS PICARETA que trabalha61!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!é obvio!!!-----obs----desde q vc saiba q ambos estão trabalhando com a mesma intensidade.Tem tb o fator jóquey----quais no MOMENTO estão em má fase e boa fase??tem jóquey q ziiiiiiiiica o cavalo,por melhor q seja,e uns q dão sorte.Tem cavalo q se assustA COM RAIO E CHUVA,OUTROS não.E tem o fator TACADA----procurar perceber se um cavalo correu menos q poderia,pra depois vir a TACADA a posteriori.Com um serviço de espionagem ficaria mais fácil,pq ninguem fala nada dessas informaçoes!!!vai do seu feeling-------puxa,achei que corrida anterior o jóquey puxou,,,,,,,,,uma das mais dificeis variáveis p se analisar.DURO.Mas o turfe é um jogo duro.Se filiação resolvesse,os estudiosos dessa variável estariam MILIONÁRIOS!!conheço um senhor que é expert nesse tópico,mas eu vejo ele errar bastante,pq ele segue a risca essa variável de filiação!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk------

    ResponderExcluir
  2. outra coisa--cavalos não falam,mas dão SINAIS E SINTOMAS.Cabe a nós OBSERVAR.Se vc não é bom observador,desista do turfe.Vejo que poucos vão ao padoque,e não observam os pelos,sudorese,estado nutricional,estado espiritual do cavalo,o andar,posiçoes antálgicas(posiçoes forçadas pela DOR),ETC.Alem de ser bom observador,tem q tirar conclusoes certas DEPOIS das observaçoes.Ou seja,se vc não TEM BOM SENSO,desista do turfe.MEMÓRIA---se o seu HIPOCAMPO é atrofiado,desista do turfe----a memória é importante nesse jogo.Agora ,se vc acha q turfe é pura sorte,jogue nas roletas,q vc tem MAIS chances.Ou na loteria e bingos.Nesses jogos,não tem essas variáveis.

    ResponderExcluir
  3. verdade,anonimo de longeeeeeeeeeeeee---o disco goooooooooooooooooooooooooosta do SANTANA!!!Foram quatro!!!o cara tá tinindo!!!!torço pelo Thomas,mas a parada vai ser dura,o CAIXETA vai engrossar no disco,vai ser no photochart.ESPERO Q NÃO tenha SINO------------------------kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Certos aspectos referentes à filiação são importantes sim, como o aclance estamínico. Filhos de Dodge, por exemplo, raramente alcançam a milha. E,que me lembre, só um ganhou prova de fundo,Capo Lavoro (tríplice coroado no Cristal - 1609, 2000 e 2400m, todas corridas na areia), um neto materno de Clackson.
    Também filhos de Spring Halo dificilmente passam, com sucesso, dos 1300m na esfera clássica (só me lembro de Senhor Extra e La Garufa).
    Mas existem muitos outros reprodutores que são reconhecidos apenas pelos fundistas que produzem, aqueles que alcançam as distâncias clássicas,como Henri Le Balafré, Baynoun, Kenético, Clackson, Know Heights etc..., todos transmissores de estamina a seus descendentes, produzem mais animais fundistas, quase sempre acima da milha.
    Raros são os reprodutores como Ghadeer que conseguem transmitir a seus descendentes velocidade e estamina.
    Ghadeer produziu ganhadores clássicos dos 1000m (Mensageiro Alado, Mate Bueno, It's the Day etc..) aos 1600m
    (Gulf Star, Houret,Vuarnet e 2400m (Falcon Jet, Implausible, Indian Chris etc...). Sem dúvida alguma, o mais importante reprodutor que serviu no Brasil nos
    últimos 25 anos.
    Ainda no que tange à filiação, temos também a preferência por pistas. Alguns reprodutores produzem melhores arenáticos, outros melhores gramáticos. Mas aí já é assunto para um outro post.

    P.S. - Não esquecer que as fêmeas também são importantíssimas no que diz respeito à transmissão do alcance estamínico.
    Maior prova disso é o fenomenal Quari Bravo (filho de Punk, um velocista, que só prouziu velocistas), numa linha materna de onde vem toda a sua estamina.

    ResponderExcluir
  5. tem o parâmetro "não disputar a carreira" ou simplesmente "puxada" esse é que nos deixa indignados!!

    ResponderExcluir
  6. Bebeto disse tudo. Cavalo, é estado. Boa alimentação, boa cama, descanso e não sapecar nos treinamentos. Vejam o indice de vitorias dos animais do Araras, mesmo aqueles que voltam de inatividades por mais de seis meses. É botar na urna e na corrida é pimba, mais uma vitoria.

    ResponderExcluir
  7. Chamada sem vitória, esse um dos apectos entre vários que analiso num páreo, 99% das vezes meu jogo fica focado nos animeis em que o propritário e criador são os mesmos, é impressionante o índice de vitórias, mesmo que no pareo tenha animais que tenham retrospecto para ganhar, se estiver estreando ou não um animal cujo proprietário e criador seja o mesmo, primeiro ele (o interesse é de sempre passar na frente). logicamente de Haras e Haras.
    Esse é apenas um de vários aspectos.

    ResponderExcluir
  8. Muito feliz com a repercussão da minha sugestão.Dezenas de perguntas podem ser feitas, comecei com apenas 3 para não complicar.
    Grato pelas manifestações dos amigos do blog do Aron.
    Fica a sugestão de se criar uma coluna específica sobre o assunto pois acredito que inúmeras questões serão levantadas.
    Baliza é um dos aspectos para abordagem. Baliza 1 na grama em meu ponto de vista leva vantagem. Já na areia...
    Casco dos animais é outra e por ai vai.
    Vejo que filiação é muito importante mesmo,e a linha baixa do animal deve ser considerado.
    Treinadores, joqueis, fase etc.etc..
    Na chuva há garanhões notáveis, por exemplo.
    As diferenças entre CJ e Gávea.
    Valeu!
    Forte abraço à todos.
    Miranda Neto
    PS. Nós que apreciamos o turfe temos o dever de discutir para maior esclarecimento de todos e criar motivação para os mais novos.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics