19 dezembro 2010

Sobre Concursos e Torneios na ótica de quem organiza

O primeiro Concurso do Turfemania foi em junho de 2009, portanto temos um ano e meio de competições. Lembro, bem no início, de todos me incentivarem a fazer vários torneios por ano. Relutei muito, pois organizar dá trabalho e a hora de maior volume de referido trabalho, bate com o momento que mais preciso de tempo. Neste horário estou confeccionando as indicações para os assinantes e, embora deixe tudo meio alinhavado, sempre há o perigo de uma mudança de pista, de uma chuva que modifica o estado das mesmas e indicações são voláteis, principalmente no que diz respeito ao volume de água que cai. Portanto , por volta de dez, onze horas, é estudo de retrospecto, é indicações que não param de chegar via email. Era algo que não sabia se queria ou não. Depois de muito pensar, resolvi aceitar o desafio. Torneios sempre serão bem-vindos e caem no gosto da maioria dos turfistas. Porém, tive de pensar em uma maneira que me facilitasse o trabalho, de forma que este fluísse a contento. Fazer torneios que não deixassem margens para reclamação, principalmente no seu desenrolar. Onde mais, vocês têm atualização de resultados assim que termina de correr os páreos? Alguém pode objetar que isso não é importante, mas para mim, o grande charme e o algo a mais que podemos oferecer em relação a outros Concursos é essa atualização "on line".Outro ponto importante é que também sou apostador e de vez em quando gosto de jogar, e por conseguinte, ver um cânter e confeccionar os jogos (Pick 8 e Bettings são os meus preferidos). Então, ao elaborar os regulamentos dos Torneios, sempre levei em conta o que poderia facilitar o meu trabalho, de forma que pudesse conjugar tudo isso sem perda de qualidade. Na questão dos forfaits, nunca pensei em substituir as deserções pelos favoritos das provas, já expus o que penso sobre isso. Porém, pensei sim em transformar  o forfait na terceira força da prova. Abortei a ideia, pois ela vai contra a agilidade de atualização. Em CJ, teríamos de esperar confirmar o páreo, a boa vontade do pessoal que faz o Movimento Técnico em atualizar, para aí sim descobrir quem foi a terceira força. Isso as vezes demora um tempão. Em alguns Torneios que fiz, já estaria correndo outro páreo que valeria para pontuação de referido Torneio e lá se foi o bom andamento do concurso.
Outro ponto importante é que quem tiver o interesse de saber os forfaits da semana inteira, tanto para GV, quanto para CJ, tem condições de fazê-lo, os dois sites das entidades disponibilizam os mesmos, bem antes do horário limite para o envio das indicações. Eu ainda faculto a possibilidade de reenvio das mesmas, para se corrigir alguma deserção. Então, esse problema que desta vez ficou mais evidenciado pela coincidência de deserções de alguns favoritos, não foi de tal monta nesse ano e meio de competições, a ponto que esta discussão tivesse ocorrido anteriormente.
Vários aperfeiçoamentos poderiam ser agregados aos nosso concursos, além dessa questão dos forfaits. Poderíamos marcar para grama e opção para areia. Poderíamos fazer um Torneio  com mais páreos, pois quanto mais provas, mais chance teremos de encontrar um lídimo vencedor. Assim não é feito  porque tenho prazos a cumprir e mais vale algumas imperfeições no regulamento, do que concursos mal organizados. No momento em que sentisse que os concursos, em vez de satisfação, passassem  a ser um estorvo para mim, a medida que não me deixassem exercer outras atividades a contento, fatalmente eles seriam abolidos do Turfemania e regulamentações bastante específicas e que me obriguem a fazer checagens constantes, podem contribuir para que isso aconteça.

5 comentários:

  1. É isso ai Aron. Eu fui um que enviou um e-mail para vc , pedindo para organizar um torneio e que deverias tirar uma coima,pois dá trabalho para organizar, conferir o mesmo ,deposito qdo houver etc.etc.,imagina só se vc propoe isso , iriam falar um monte de ....Essa de passar para o numero seguinte,eu particularmente não vejo problema ,hoje posso ser "prejudicado"amanha favorecido,mas respeito a opinião de quem acha o contrário.

    ResponderExcluir
  2. Aron vou dar uma sugestão para os proximos Torneios que serão ABERTO a todos, como geralmente vc faz.Quem não bota a GRANA leva 10% do premio.Quem fez a doação independente do valor(minimo 20 pratas/)o melhor colocado leva 70% do bolo e o segundo 20%.O que acham?Se toparem ,já abro para o proximo TORNEIO com 100 mangos de doação.

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de um detalhe se o primeiro colocado for aquele que fez a doação o mesmo leva 80% e o Segundo 20%.Os demais um sinto muito.

    ResponderExcluir
  4. Aron mandei uma ideia para vc e demais leitores,acho que não chegou , pois havia feito antes dessa ultima postagem ,vamos lá ,vou tentar recuperar o que propus.Fazer o proximo TORNEIO ABERTO a todos como geralmente é feito.O vencedor do mesmo que por ventura não realizou nenhuma doação leva 10% do valor arrecadado.O melhor colocado de quem fez a doação independente do valor(minimo 20 reais)leva 70% e o segundo 20%,o que acham?Se aceitarem a ideia já abro o proximo torneio com 100 pratas de doação.Opinem ou mandem outras sugestoes.Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Vamos fazer um torneio com 50 reais por participante na gávea e 50 reais em cidade jardim, valendo duas semanas seguidas, o organizador tira a coima e rateio o resto.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics