21 julho 2010

O incrível caso do cavalo Too Friendly

Transcrevo o comentário que Roberto Morgado Junior mandou ao Raia Leve dando a versão dele dos fatos e esclarecendo outros, sobre o rumoroso caso de doping do cavalo Too Friendly. Sei que entre os nossos leitores temos pessoas aptas a esclarecer mais o assunto. Mas o que este escriba bradava, foi atendido. Alguém, responsável pelo animal, deu as suas explicações. Comentários sobre doping sem conhecer os fatos é complicado de se dar e mesmo depois da versão do treinador continuo me abstendo de tecê-los. A explicação é simples: não tenho dados suficientes para fazer um julgamento justo. Leiam  as palavras do treinador:

O suposto "Dopping" de um craque

Too Friendly é um animal de exceção com extraordinário potencial.

A sua campanha conosco:

Venceu um páreo de turma nos 1.600 metros na grama, de forma fácil em ótimo tempo.

Em seguida, foi para a Primeira Prova da Tríplice Coroa, onde dentre 18 boxes, apenas o seu não abriu, e ele teve que forçar para largar, com isso ficou na última posição até traçar na reta final uma diagonal para linha 15, conseguindo assim a passagem e o segundo lugar, por menos de um corpo para Sal Grosso (ganhador do GP São Paulo).

Na Segunda Prova da Tríplice Coroa, fomos pegos de surpresa por uma chuva devastadora de domingo para segunda, que encheu várias cocheiras e levou toda a areia da raia do Centro de Treinamento que ficou dois dias sem poder ser usada. Ele teve que correr sem aprontar e na corrida sangrou grau II, perdendo nos últimos metros para o animal To Nem Aí (um dos favoritos do GP Brasil), por pequena diferença.

Portanto, para nós não foi nenhuma surpresa seu maravilhoso desempenho em São Paulo. Com ótimos cascos e totalmente são não hesitamos em corrê-lo desferrado.

Para a Milha Internacional Paulista tinha um trabalho de 89s em 1400 metros com sobras. Seu jóquei Luis Duarte, afirmou após o trabalho que seria muito difícil sua derrota.

Depois de confirmadas todas as expectativas, fomos atropelados pela notícia de que o animal apresentou anormalidades no exame. Na contra prova apareceu um nanograma de metilprednisolona, ou seja, um bilionésimo do grama de uma substância usada para infiltração ou estado alérgico, e que o animal nunca precisou. Felizmente ele é um animal totalmente sadio.

Já que a coleta é feita por uma só pessoa, que naquela prova teve que coletar de cinco animais ao mesmo tempo, em busca de explicação, foi pedido para ser feito o DNA da urina para ver se poderia ter havido uma troca, o que nos foi negado.

Depois de tudo, Too Friendly trabalhou 1800metros - 117s, o que nos levou a pedir para o seu proprietário que nos deixasse inscrevê-lo novamente, mesmo sabendo que ele era contra a exposição do cavalo.

Com a afirmação de que o cavalo ganharia pela sua superioridade, ele acabou aceitando, para nos dar uma chance de provar que não tinha sido por acaso que ele tinha ganhado daquela maneira.

Mais uma vez Too Friendly sagrou-se vitorioso, ficando a 6/10 do recorde mundial da distância a puro galope.

Qual não foi nossa surpresa a receber a notícia de um resultado idêntico ao da corrida anterior, de anormalidade no exame, com a mesma substância e quantidade igual.

Acredito no trabalho da Dra.Marcia Camargo e sua total isenção.

Apesar de ser leigo no assunto em questão, procurei me informar com pessoas capacitadas e pude constatar que existe a possibilidade remota, de um animal extremamente nervoso como ele é produzir altos níveis de hidrocortisona (endógeno) que sendo semelhante à metilprednisolona poderia causar confusão na leitura.

Sei que a Comissão de Turfe do Jockey Club de São Paulo que é composta pelo presidente Dr.Nereu Ramos e demais membros é de total seriedade e senso de justiça.

Por outro lado também, sei que o animal nunca esteve em contato com essa droga, justamente por se tratar de um animal totalmente sadio.

Em virtude disso, foi pedida a chance de fazer um exame comparativo, em qualquer laboratório determinado pelo juiz que concedeu a liminar.

Para aqueles que se alegram com os problemas alheios mais que com suas próprias conquistas, devo dizer que estou com a saúde bastante debilitada em virtude de toda essa tortura que venho passando por esses dois meses.

Roberto Morgado Junior

11 comentários:

  1. O esclarecimento é ótimo mas demorou muito. O tal exame comparativo foi solicitado no 1ºcaso? E a comissão de corridas vai aceitar um resultado diferente de exame se por acaso vier a acontecer? Não? Então essas medidas serão paliativas e não modificarão em nada o resultado, servirão apenas para ganhar tempo, mais nada. O serviço anti-doping do Jockey de São Paulo é reconhecido pela sua qualidade. Aguardemos os resultados e seus desdobramentos.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, melhor seria se o treinador tivesse ficado quieto aguardando algum desenrolar paralelo ao oficial, se é que vai haver algum.
    entendo que não houve justificativa convincente, só desabafos e desculpas sem embasamento.
    CONTINUO SENDO CONTRA A PARTICIPAÇÃO DO ANIMAL NA MILHA INTERNACIONAL NA SEMANA DO GP BRASIL.

    ResponderExcluir
  3. Aron,

    o papel aceita tudo! é um precedente perigoso e que deve ser rechaçado pela comunidade turfistica!
    existem leis estabelecidas pelo Codigo Nacional de Corridas, regras e criterios de analise anti-doping do JCSP que exigem conhecimento previo dos apostadores, proprietarios e profissionais que devem por todos devem ser respeitadas, pois senáo corremos o risco da desmoralizaçáo das corridas em Cidade Jardim.

    ResponderExcluir
  4. CASO TOO FRINDLY----eu estudei muito essas drogas,e metilprednisolona é um derivado de CORITICÓIDES.O que é alegado,é correto,ele mesmo pode ter produzido um corticóide SEMELHANTE.E METILPREDNISOLONA não,NÃO É PERFORMANCE ENHANCING DRUG.Não aumenta a perfromance do animal

    ResponderExcluir
  5. em resumo-metilprednisolona não é dopping,não melhora a PERFORMANCE do animal.TOO FRIENDLY inocente.Ele pode ter produzido um similar a essa substancia

    ResponderExcluir
  6. Era o que faltava para o turfe paulista!
    O Jockey Club de Sáo Paulo demitir dr. Tomas Wolf e colocar o GUSTAVO para substitui-lo da Diretoria do Anti-Dopping.

    ResponderExcluir
  7. Voce leu a noticia que o R.D.L.Santos tentou matar sua ex-mulher a treinadora Juliana Dias na Vila Hipica da Gavea e depois tentou o suicidio?

    ResponderExcluir
  8. Acabei de ler no Raia Leve. Por sorte a Juliana está fora de perigo. Infelizmente o R.D.L.Santos se perdeu, ele que já havia dado mostras de não ter auto-controle algum em várias ocasiões.

    ResponderExcluir
  9. Gustavo....
    Ainda bem que estudaste bem os corticoesteróides. Se tivesses estudado bem como realmente disse, não falaria o que falou.
    Acaso não saibas, os corticoesteróides, além de sua capacidade de diminuir os efeitos alérgicos, são potentes anti-inflamatórios, utilizados, entre outras coisas para infiltrações intra-articulares.
    Além do mais, são utilizados em associação com outros anti-inflamatórios para potencializar seu efeito.
    Doping é toda e qualquer substância que altere as condições basais do cavalo. Ao administrar um anti-inflamatório ou um corticoesteróide, estás diminuindo a dor e a inflamação e, portanto, melhorando a performance do animal. Queres outro exemplo? A furosemida (Lasix) evita o acúmulo de líquido nos pulmões, evitando a chamada Hemorragia Pulmonar Induzida por Esforço. Não auxilia no aumento da performance, mas evita que ela diminua mais. Portanto, é considerado doping.
    Então, meu caro Gustavo, deverias estudar melhor ou rever as tuas fontes de estudo. Pois depois de tanto ler como dizem, deverias saber o que é realmente doping....

    ResponderExcluir
  10. ele é craque se tivesse levado o duarte seria triplice coroado,os craques do gp são paulo e do gp brasil ele derroou todos!!!!

    ResponderExcluir
  11. ele é craque os animais que correram o gp são paulo e o Brasil,ele venceu todos.o anônimo deveria ser um abobado que inventou alguem para ganhar dele.parece até alguem do sul que eu conheço!!

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics