31 outubro 2008

Turfe Esporte desinformado

Depois não querem que reclame. Para nenhum dos integrantes do Turfe Esporte chegou a notícia do forfait de Sorrentino no Derby. Justo quem devia ser o primeiro a dar a notícia...Todo mundo já sabia, menos eles.

Gávea

1- 3
2- 45
4- 2
6- 7
8- 4

Pick Final em CJ

7- 357
8- 5
9- 138

ACPCPSI questiona Comissão do Rio

A Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro Sangue Inglês encaminhou correspondência ao Jockey Club Brasileiro questionando a competência da atual Comissão de Corridas da entidade e reivindicando a indicação de novos comissários. A carta, datada de ontem, dia 30, a certo trecho diz:

“Para exercer de modo efetivo sua atividade e recomendar aos associados um esforço efetivo para a não redução do número de inscrições durante os próximos meses, a ACPCPSI necessita de maior representatividade junto ao clube que não dispõe, notoriamente, de diretores comissários de corrida à altura do importante encargo que lhes foi confiado por motivação política, jamais técnica” (sic)
Entre as reivindicações apresentadas estão a eliminação da taxa de inscrição e “indicação de sócios do Jockey Club Brasileiro para atuar no desempenho do cargo de Comissários de Corrida, em igualdade de condições com os atuais ou em substituição a estes” (sic).

Finalmente percebe-se uma manifestação clara contra a prática generalizada de incluir nas Comissões de Turfe nomes apenas para “tapar buraco” ou para agrados de conotação política ou social.
Que a iniciativa frutifique.

30 outubro 2008

Abandono de noiva dá nisso

Ainda não me refiz do castigo no Pick 3 inicial de 2ª , na Gávea. No 1º páreo corriam só 4 cavalos mas não dava para cravar nem Luara Star ( baixava para o claiming), nem Ketamina (em grande forma, tinha vencido em bom tempo essa chamada). Coloquei as duas, mesmo sabendo que eram pules de menos de 2,0. O negócio era então cravar no 2° páreo. Fiquei um tempão entre Noiva de Preto e Hasta La Diante (as duas tinham chegado à frente de Unforgetable Girl, que por sua vez tinha chegado bem á frente das favoritas Viva la Pepa e Deepavali). Joguei com Hasta La Diante e deixei a Noiva (não gostei é claro da direção do Gulart, que não aproveitou a baliza de fora para padrear as de dentro, foi para a frente e perdeu ponta e dupla nos últimos metros). Fecharia 5 picks (um com pule alta). Se ponho a Noiva levanto 5 barões jogando merreca,

Banido

Segunda á noite não fui ao jóquei. Fiquei na Internet. Soube porém que no meio do programa turfistas que estavam ocupando uma parte do restaurante do 1° andar foram intimados a se retirar pois algum evento ia ser ali realizado. Um deles era meu amigo Toninho Pellegrini, que voltou ao turfe e não consigo convencer a não fazer a bobagem de jogar 200 pratas em exatas (baixa a própria pule). Quem não acredita, pode perguntar para às três mocas dos guichês.. O homem foi pra casa e me ligou para reclamar. Quer dizer, um cara que aposta mais de 2000 reais por reunião vai embora porque vai ter uma festinha.
A propósito, assim como lugar onde vende sorvete é sorveteria, onde vende pizza é pizzaria, qual seria o termo para definir a atividade do Sr. Charlô e seus sócios, conhecidos e desconhecidos: charleteria, charloteria ou alguma coisa parecida?

Pôster do Derby é um primor

Recebi ontem a newsletter do JCSP anunciando a presença de Sorrentino e grandes rivais no Derby. Pena que o Sorrentino não vá correr, conforme informação prestada hoje pelo treinador Feltran ao site Raia Leve (até as 19.25 ainda não registrada pelo site do JCSP, onde a prova será realizada). Maravilhoso o poster criado para divulgar o evento de 8 de novembro: um potrinho imerso numa piscina de bolinhas. Não reproduzo aqui por não estar autorizado. Mas dá para desopilar o fígado das maçantes entregas de taça nas sociais.

Raia Leve anuncia forfait de Sorrentino

Devagar com o andor...

Temos a mania de mensurar tudo, na tentativa de prever o futuro a partir dos padrões passados. É o meu caso e pelo que vejo de muita gente aqui no blog.. Parece um vício herdado dos tempos de escola, depois do aprendizado da matemática e da estatística.
No mundo das carreiras as previsões de resultado são altamente complexas, pelo número de detalhes a considerar. Tirar proveito dos acertos, no cômputo final das apostas, é ainda mais complicado, pois podemos acertar mais da metade dos páreos e sair no prejuízo, como podemos errar quase todos, acertar apenas um, e sair no lucro. Para confortar tem também aquela frase constante do Bolonha e do Paulo Valentin (O Favorito): o turfe é a única modalidade onde é possível jogar todos os números e ainda ter lucro. Claro está que uma vez ou outra, se não quebra a banca e a brincadeira acaba.
Li com atenção a lista de mandamentos postada pelo Aron, antes mesmo de me tornar colaborador constante do blog. Não desprezaria nenhum. Ampliaria o 6º (sobre os “viradores”) recomendando também distância dos palpiteiros, pessoas que mesmo desinteressadamente, gostam de dar um “pio” para aparecer. No 8º (se defender nas pules de 5,0 para cima) colocaria um senão: é um perigo para os “bailarinos”, aqueles que vivem “procurando chifre em cabeça de cavalo”.
De forma geral os mandamentos, para quem tem disciplina, são de grande utilidade. Ocorre que boa parte deles está associada a valores numéricos, poucos estáveis, a maioria variável (balizamento, distância, pedra de apregoações, estatísticas de profissionais, peso anterior do animal, peso atual, peso de handicap, etc.) A pergunta que se coloca, inevitavelmente, é: ainda que conhecidos os números (às vezes não o são) como interpretá-los e como ponderá-los para aferir a chance de cada competidor? E como fazer com fatores não mensuráveis, tipo “propensão a dar só um galopão” (forma elegante de falar das puxetas); animais inscritos só para formar o páreo (olhar com atenção os inscritos); presença do proprietário e/ou não da família no hipódromo; descarte em páreos de claiming etc..
Como o É Turfe não vive só de mandamentos, ando atento também para outras postagens e comentários. Não é que a história dos números está presente em quase tudo. Do penetrômetro e suas implicações na decisão sobre raia e ferrageamento, nem é preciso falar. Agora entrou no ar o grau de hemorragia. Valeu pelas explicações técnicas sobre o assunto. Mas, aqui entre nós, lembrando que em Belém se costuma perguntar “antes ou depois da chuva?” aqui em Cidade Jardim se alguém der uma tacada com animal hemorrágico hão de perguntar “antes ou depois do Granizo?”.
Mais um complicador que coloco em discussão a respeito dos números no turfe é o que costumo chamar de “viés” . Um competidor dificilmente mantém inalterados os seus números de uma carreira para outra, Podem mudar a distância, a baliza, o jóquei, a enturmação, a condição da pista, etc, Dá para afirmar com pequena margem de erro que o sucesso ou o fracasso de um animal se deva ao fator a ou b?
Devagar com o andor, caros amigos, que está explícita uma verdade absoluta: os números ajudam, mas vamos sempre precisar do “intuitômetro”, do faro, do palpite e da sorte.
Ainda bem, pois é a melhor maneira de lotar os hipódromos e não os consultórios de psiquiatria.

29 outubro 2008

Ainda a hemorragia

Roberval de Melo, que já fez um comentário bastante esclarecedor sobre o tema, levanta mais uma incógnita. É fato que a maioria dos animais hemorrágicos submetidos ao furosemida tem seu desempenho melhorado em carreira. Mas é fato também, que há exemplos em que o medicamento administrado,não aumenta o rendimento dos cavalos e as vezes, inclusive, a performance sofre decréscimo. Qual seria a razão para o fenômeno? Outro ponto: porque o L1 é mais eficiente, na maioria dos casos, do que L2, L3 etc. ? Acho que o blog está precisando fazer mais uma contratação, um veterinário que dissipe nossas dúvidas.

28 outubro 2008

Hemorragia: como mensurar?

Granizo, cavalo que na penúltima teve hemorragia grau V, inscrito de L1, neste final de semana, contra um bom time de velocistas, voltou a ter o problema, desta vez grau IV. Ganhou as duas por larga margem,mostrando ser de primeira, mas a incidência hemorrágica com intensidade, pode atrapalhar seu futuro nas competições.
Dito isso, talvez um veterinário consiga sanar minhas dúvidas á respeito da ocorrência das hemorragias nos cavalos de corrida. O que sabemos? Sabemos que as hemorragias são graduadas de I a V, de acordo com seu grau de intensidade; que as ditas I e II, não interferem no rendimento dos animais. Como viram, sabemos pouco, perto do que não sabemos. Passo a lista das minhas interrogações:
- o que caracteriza cada grau e como diferencia-los em seus limites? Como saber, por exemplo, se uma hemorragia é grau III forte ou grau IV fraco?
- como não podemos saber em que momento de um páreo o cavalo acusa a hemorragia, posso conjecturar, sempre dando exemplos, que uma hemorragia III em um páreo em 2000 metros, que acomete um animal na primeira parte do percurso, para efeito de performance, é muito mais prejudicial que uma grau V, que se dê perto do espelho. Volto ao cavalo Granizo. Em que ponto se deram as ocorrências das suas duas últimas apresentações? É possível que possam ter se dado, inclusive, depois de completado o percurso. Essa resposta, somente os jóqueis que o montaram, poderiam dar. Esse não saber o momento da ocorrência, faz com que esse tipo de informação seja praticamente nulo para considerações de estudo de retrospecto. Pelo menos, para mim. Interajam.

Ligeirinhas

* Culpando hipódromo alheio, o JCSP baixou a bonificação do Fast para 10 mil. Resta saber, depois que a grama retornar aos programas da Gávea, se o valor voltará aos 15 mil.
* Altair Domingos está apenas a uma vitória de João Moreira. Este, passou em branco na noturna e amargou uma a semana sem vitórias.
* No próximo domingo, finados, não haverá corridas nos dois maiores hipódromos do Brasil.
* Mais reclamações do Concurso de palpites do JCSP. Muita gente na bronca que o horário limite para o envio dos prognósticos está sendo antecipado em mais de três minutos. Resultado: quem manda os seus palpites as 10:57 recebe como resposta "prazo esgotado para hoje". Problema de relógio é crônico em Cidade Jardim. Desde o do pião do prado, ao cronômetro das provas, todos deram problemas e não seria o relógio de um software cheio de furos que não daria também.

Tá precisando de dinheiro: jogue na Jeane!

Podem me chamar de puxa-saco e adulador, eu concordo, mas é impossível não comentar. Nesta semana, Jeane Alves teve quase quarenta por cento de aproveitamento, ganhando cinco corridas. Vejam o rateio de algumas de suas vitórias:
Cut Around, oitavo páreo de domingo: 14,3.
Ouro Do Rei, oitavo páreo de segunda: 15,2.
Nick The Greek, nono páreo de segunda: 9,9.
Definitivamente, ganhar com pules desta magnitude em dois dias seguidos, não é para qualquer um. A forma de suas vitórias também tem que ser louvada, pois a moça vem mostrando uma versatilidade incrível em suas conduções. Ontem, com Zambaue, tomou a ponta, fez um ritmo vertiginoso e ainda conseguiu aparar com folga o ataque final de Ian Princess. O mesmo se pode dizer de Nuclear Scan no domingo. Com Nick The Greek, correndo no meio do pelotão e vindo de menos para mais, a "munhequinha de ouro" ( o apelido cai bem, haja vista a quantidade de pules altas que costuma mandar para o disco) se superou e fez a melhor joqueada da semana. Perfeita!

25 outubro 2008

Interação total com o leitor

O É Turfe quer todos seus leitores satisfeitos. Então criamos o " Comentários e sugestões", espaço em que o leitor pode sugerir, reclamar ou até comentar algum assunto que ache relevante e que não se enquadra nos temas que postamos.
E para inaugurar o espaço, uma bronca. O leitor Thomas Weda afirma que, por ocasião da retirada do animal Jimmy, anotado no oitavo páreo de hoje, ninguém nas tribunas sociais ficou sabendo do fato e embora tenha havido um aviso (verbal e ninguém ouviu) por parte da TV Jockey,até o locutor Roberto Casella foi pego de surpresa, pois primeiro narrou o animal em quinto, logo se apercebeu que quem corria quinto era o faixa Fighter Coxa. Não vendo o Jimmy em nenhum lugar, anunciou que o mesmo havia ficado dentro dos boxes. Vejam os senhores o que uma informação dada à meia boca pode fazer: o telespectador que assiste de sua casa, ou das agências, e que prestou atenção nos avisos pré páreo pensa: "O Casella enlouqueceu", já o turfista da social diz:" Esse morfético do Nelito, nem para largar serve". Cá para nós, custava a TV por um aviso em letras garrafais e piscantes na tela, para deixar bem claro que só iria correr o faixa (que na grama era azar). No Jockey, quem jogou no guepardo, ficou com a tartaruga. Com o dinheiro dos outros nada arde.

Entrando no baile em CJ

1. He Man e Bidu da Guanabara (mesmo nos 1300), são os melhores para a abertura do Pick 3. Matheus Quintana já ganhou com o He Man (que pertence ao Lima Duarte e vai de A.C.Silva ) e agora leva o Faz Me Rir (é mesmo engraçado)
2. Forever Friends, bem na turma, Giel e Kicoração, três hemorrágicos, compõem a minha ordem no 2º páreo. Aqui o A.C.Silva sai do Forever Friends (do mesmo Lima Duarte) e vai para o Kicoração. Em seu lugar vem o Matheus Quintana.
3. Software leva vantagem no peso e na baliza
4. First Look é força absoluta. Helô para a dupla
5. Fiorentino sobra na turma e hoje não dá tanta vantagem no peso
6. Páreo dos hemorrágicos, portanto perigoso. Vou com Quenian Killer. Granizo venceu mesmo com H5, tem que ser respeitado
7. Carreira difícil. Vamos tentar 381
8. Outro páreo bravo. Vou com o Bigben do Gegê. Happy Prince e a parelha como diferença.
9. Só com bola de Cristal. Fico com o nº 6 (ambos com chance)
10. 8735 é a minha senha para a quadrifeta (Eagle Bird, Mary Lou, Nia Zia e Acqua di Selva)

Cidade Jardim

1- He Man vem confirmando atuações. Chairman ( atenção, não vai de lasix)está tinindo e leva a fé dos seus responsáveis. Bidu da Guanabara pode superar a redução brusca de percurso na base da categoria.
2- Kicoração e Giel têm destaque. Bem complicado entre os dois. Dos demais, apenas Forever Friends (costumava ganhar fácil dos dois citados) tem alguma chance, embora pareça que tenha virado o fio.
3- Software é uma das melhores carreiras de hoje. Para a dupla, luta renhida entre Hericoacoara e Ponte Cannet.
4- First Look encontrou páreo camarada. Caprese, Helô e Séphia lutam pela formação da dupla.
5- Quick Gipsy pode liquidar a corrida nos metros iniciais. Muito espontâneo e com peso pluma vai esfuziar na frente. Se o M.Fontoura partir para uma briga suicida com o El Once, aí então podem aparecer a parelha do Phillipson e o Fiorentino.
6- Não acredito que alguém corra na frente do Granizo. Então dos ligeiros, ele é meu preferido. Quenian Killer fez uma estreia pífia em CJ, mas mostrando seu padrão de carreira pode ganhar sem surpresa.
7- Olympic Close correu menos na última. Vamos confiar em melhor performance. Se travar briga com Angu, pois ambas são bem espontâneas, cresce a chance de Quail Flight ( deve adorar o gramado).
8- A parelha está bem reforçada, principalmente porque há previsão de chuva para o fim de tarde, em caso de mudança de pista Fighter Coxa fica quase absoluto. Os principais adversários são Bigben do Gegê e Loyal Hero.
9- Gold Norba e Jinaud são os meus preferidos neste páreo bem complicado . A parelha seis é bom azar.
10- Várias com chance aqui. Citarei três na ordem: a parelha do Old Friends, Mary Lou e Eagle Bird.

Gávea

1- Galante Sedutor é a melhor corrida da reunião.
2- A parelha do Palura é muito forte. Maria's Honour pode atrapalhar.
3- Gosto das mais novas e que estão em forma: Tropical Dancer e La Capelle.
4- Páreo duro entre o trio Puerto Alegre, Don Melchor e Esculpido. A ordem também é essa.
5- Being Love Fitz pegou páreo bem mais fraco que na última. Força destacada.
6- Ninguém tem carreira, então vou dar preferência para a descarga, a procedência e a ligeireza: Lulu Da Guanabara.
7- El Deseo ganhou bem de Just At Night, que já ganhou desses, fácil.
8- Apesar do treinador ter declarado ao Raia Leve que gosta de La Vendetta, vou ser do contra e indicar New Play que corre bem na areia e o handicap pode ajudar.
9- Niki Blitz largando deve ganhar. Acontece que ele não larga nunca.Stroika's Emblem é o melhor placê.
10- Onde Galgo Puro é favorito, qualquer coisa pode acontecer. Vamos de Interpoint.
11- Menotti, mas praticamente todos têm chance.
12- Ipsilone e Valet di Josefine decidem.

24 outubro 2008

Os primeiros 10.000 a gente nunca esquece

O Blog do Aron vai bater daqui a pouco os 10.000 visitantes. É só acompanhar o contador de passagem aí do lado esquerdo, descontar 100.000 (número em que tudo começou, dia 06 de julho) e dizer como disse o coelho à coelhinha: “vai ser bom, não foi”
Usar o bordão do sutiã - a mais famosa frase da propaganda no Brasil - para comemorar tem sua razão. É preciso ter peito para editar o turfe todo dia, sem um tostão de publicidade e tendo que se defender nas apostas.
O escritor Fernando Morais, amigo de Washington Olivetto, produziu o livro “Na toca dos leões” para falar dos bastidores da agência W / Brasil , autora da propaganda da Valisère . A revista Isto É, referindo-se à obra, usou o título “Uma vitória escrita com W”
Só posso usar a expressão “uma vitória escrita com A”, para cumprimentar meu amigo Aron Corrêa, pelo lançamento do É Turfe. Um blog que aborda o turfe de A a Z.

Campos

Amanhã depois de um longo período, o Hipódromo de Campos volta a promover corridas de puro-sangue inglês. O fato tem que ser comemorado, o trabalho de divulgação foi à contento,mas eu não entendi do porquê a reunião foi marcada para dia e horário de simulcasting SP/RJ. Nem na TV vai passar. Uma pena.

Tarumã

1- 3
2- 8
3- 3
6- 6
7- 1

23 outubro 2008

Novo Blog

O amigo Roberval de Melo, de Ponta Grossa, nos manda o seguinte email, que reproduzo a coletividade, sem antes deixar de dizer, que agora ficaremos bem informados sobre as corridas de lá, bem como dos cavalos que de lá vierem para correr nos grandes centros:


"Prezados Amantes do Turfe,
Coloco a partir de hoje um espaço dedicado ao turfe princesino, bem como
de nosso turfe paranaense, com fatos e curiosidades em geral.
Cobertura completa para as corridas de Uvaranas, indicações e comentários
para as reuniões do Tarumã e Cidade Jardim.
Prestigiem mais este espaço democrático e informe a todos os seus amigos!!!!!!!!!!!"

Bons tempos

Não pude deixar de sentir uma enorme saudade, lendo a postagem do Laércio, dos tempos da Ag. Pamplona do Nélson ( por onde andará?). Naquela época, deve ter uns vinte anos, sem dúvida, gostava bem mais de assistir as corridas de lá, do que ir à Cidade Jardim. Na minha mesa sentavam o saudoso "Fera" ( catedrático que ganhava muito, os famosos concursos da "Liberdade"), meu particular amigo e que muito me ensinou sobre corridas; outros dois grandes amigos , Alexander Sarksovski e Vicente Gallicchio, ou Alex e Viché, para os íntimos, até hoje na ativa; tinha o Chico Bérgamo, que jogava horrores e deixava o Nélson apavorado na hora dos acertos de contas da semana; o Laércio sentava em outra mesa, mas de vez em quando se unia à nossa turma, já naquela época um renomeado catedrático ; já o Marcondes, tive pouco relacionamento, mais já quando estava doente, e tive o privilégio de após uma sabatina sair para jantar com ele. Não lembro muito bem sobre o que conversamos, mas na minha memória, guardo uma frase que ele repetia inúmeras vezes depois que os cavalos cruzavam o disco: " Na grama só jogo nos de dentro, largou depois da baliza três eu risco". Ele costumava assistir os páreos da sala Vip, que também frequentei por breve tempo, e que ainda contava com as presenças do Hélio Bíscaro e do impagável Antonio Abujamra. Bons tempos e de bate-papos extremamente agradáveis... Difícil era estudar as corridas com uma turma dessas.

TEM SEMPRE ALGUÉM PIOR

Segunda-feira dos anos 90, pouco antes da meia-noite, eu e o Marcondes Neto, saímos,da agência Pamplona, nessa época grudada na Paulista, num dia pouco feliz nas apostas. A pé, na locomoção e no dinheiro, andamos em direção à Consolação, falando o mínimo possível. Quando muito, um ou outro comentário sobre os castigos.
“Guardou a grana do macarrão?”, ouço a pergunta na altura da Bela Cintra.
“Nem pensar”, respondi de imediato. “E você?” arrisquei esperançoso .
“Chiiii..., jogo empatado. Só um milagre salvará a França!”, sentenciou Marcondes, que adorava repetir essa expressão.
Pendurar não tinha jeito pois já estávamos no caderninho da Cantina, ali em frente ao Belas Artes. Ainda procurando uma saída, já quase na Haddock Lobo, fomos interceptados por um menino de rua. Dirigiu-se primeiro ao Marcondes, que como sempre estava de camisa de seda, calça social, sapato brilhando e uma capanguinha de couro debaixo do braço esquerdo:
- Arranja uns trocos aí, Dr.?
Custo a acreditar mas ouvi meu amigo dizer, enquanto ajeitava os poucos fios de cabelo que lhe disfarçavam a calvície: “Estamos numa situação muito difícil, garoto! E a resposta veio rápida do guri, parecendo texto decorado:
- Se o senhor está numa situação difícil, imagina eu!

22 outubro 2008

Os favoritos do Tarumã

ASSOCIAÇÃO DOS CRONISTAS DE TURFE DO PARANÁ

CONCURSO DE PALPITES “ACPCCP”

512ª REUNIÃO – DIA 24/10/08 – SEXTA-FEIRA

Gérson

Demétrio

Diego

Edson

(120) (100) (100) (100)
03-06-02 03-06-02 03-06-02 03-06-02
08-05-03 08-05-01 08-01-05 01-05-08
03-05-04 02-01-05 01-05-06 01-03-05
01-03-04 01-03-04 01-04-03 01-04-03
05-01-02 05-06-07 01-05-02 05-06-07
06-05-02 06-03-05 06-03-05 06-03-07
01-02-08 02-01-09 02-03-08 02-08-09
04-08-05 04-03-08 03-04-06 04-05-08
02-03-05 02-05-10 02-09-03 02-03-01

Raphael

Alessandro

Ary

Dawson

(095) (080) (075) (040)
06-03-02 03-06-02 02-02-05 03-06-02
08-05-01 08-03-01 01-05-03 08-03-04
03-05-06 06-05-03 01-05-06 03-05-06
01-03-04 01-03-02 01-04-03 01-03-04
06-05-01 05-06-07 05-06-01 05-06-01
02-04-07 06-03-07 03-06-05 06-05-03
02-08-03 02-08-03 08-05-03 08-02-04
03-05-02 03-04-01 08-03-01 08-04-03
02-03-05 02-03-05 02-05-03 02-05-03

Favoritos da Crônica


1º Páreo: Quick Cash 03 ( 06) – Kinley 06 (02).

2º Páreo: Poderoso Demais 08 (06) – Odonata 01 (02).

3º Páreo: Isso Sim 01 (03) - Tamborim 03 (03) – Didie Six 02 (01) – Jade Lark 06 (01).

4º Páreo: Fortune Hunter 01 (08).

5º Páreo: Hijo Brabo 05 (06) – Quirinski 01 (01) – Desatino 06 (01).

6º Páreo: Arretado 06 (06) – Dorotéo 02 (01) – Manizales 03 (01).

7º Páreo: Nicholas 02 (05) – Jabildge 08 (02) – Curicancha 01 (01).

8º Páreo: É Honesto 03 (03) – Finger Print 04 (03) – Verbiden 08 (02).

9º Páreo: Intercâmbio 02 (08).

Obs.: O cronista que não indicar em 2 (duas) reuniões, estará automaticamente eliminado deste concurso, bem como não poderá participar do próximo.

CONTAGEM: 10 e 05.

Curitiba, 22 de outubro de 2008.

Festa na geral

Por Laércio Sábato

O assunto raia/ferrageamento tem ocupado espaço considerável deste modesto, mas bem intencionado, Blog.

Imagino o que era a vida de um comissário de turfe de muitos anos atrás, nos dias de chuva. Das inquietações do presidente do órgão, nem é bom falar. O último, que me lembro, talvez por sua personalidade forte, era Caetano Liberatori. O muda/ não muda da pista era decidido através de inspeção pessoal, via-de-regra apoiado na opinião de profissionais do treino e da monta. E, é claro, qualquer que fosse a decisão, salvo as muito evidentes, dava chiadeira. Para atenuar o impacto de mudanças e preservar a qualidade técnica da programação, sempre que possível eram poupadas as provas clássicas. Na falta de um termo para definir esse período, vou chamá-lo aqui de “fase bom senso assistido”.

Aí alguém lembrou que em grande número de hipódromos, pelo mundo afora, havia um aparelho capaz de medir com que intensidade as chuvas teriam prejudicado o estado normal das pistas. Ante a perspectiva de contar com o importante reforço e aliviar a pressão nas decisões, adotou-se a novidade, dando-se a ela o deselegante nome de “Penetrômetro”. Quando estive Diário Popular, o temor do palavrão camuflado fez com que um sub editor (substituía com vantagem os antigos revisores), depois de várias tentativas de substituir o nome da geringonça, acabasse pautando uma matéria sobre o assunto. Foi quando conheci, sua excelência, o Penetrômetro. Era uma ferramenta rudimentar (não sei se ainda é a mesma) composta de uma lança acionada por um peso (martelete) que penetrava o solo com maior ou menor intensidade, exibindo numéricamente o resultado. A metodologia de uso também era simplória, consistindo na medição de 3 pontos, sobre os quais era feita uma média aritmética. Não tinha (e acredito que não tenha ainda hoje) qualquer rigor científico, mas de toda forma representava um avanço do tipo “é igual pra todo mundo”. Vou chamar essa fase de “advento da numerologia”.

Seguimos adiante .Como convém a todo tecnocrata que se preze, passando ao largo da imprecisão do aparelho, alguém teve a luminar idéia: temos agora uma medição, porque não associá-la ao projeto de inscrições? Páreo do tipo A, número tal; páreo do tipo B, número tal; e assim por diante...No elenco das gozações consta até que alguns cavalos mais organizados, chegaram a ensaiar uma passeata pela pista, portando faixas com os dizeres “somos todos iguais perante a lei”. Ainda nesta fase de questionamentos ou elucubrações, a pergunta que provavelmente se fez, inclusive para aplacar os resquícios de reclamações, foi: ora, quem define alterações de raia, somos nós ou é o aparelho? Vamos pelo menos trabalhar com uma margem para cima ou para baixo da medição. Na mesma esteira, adotou-se um intervalo maior para as provas de linha reta, baseado nos testemunhos de profissionais de que sem as curvas há maior segurança.

E quanto aos horários de medição, o que dizer: referencial (outra pérola) e normal, além das ressalvas. Nas diurnas, 5 e 1 hora antes, respectivamente; nas noturnas 9 e 1 hora antes, respectivamente.

Além das inquietações derivadas do “advento da numerologia”, é bom não esquecer da questão protocolar de dar um nome para a raia do dia, sob pena de enfurecer os puristas. Ou seja, era possível aparecer, como apareceu, um mesmo número com diferentes nomenclaturas. E ainda para resolver o problema do ferrageamento dos previstos como desferrados. Aí o número e os horários de medição não serviam. Era preciso dar mais prazo e dependeria da denominação formal. Para futuras observações vou timbrar esses instantes mágicos como “fase da volúpia tecnocrática”

Positivamente, não há traseiro que agüente.

Alô cineastas de plantão. Os cavalinhos vestidos de gala e os turfistas com o dinheiro na mão querendo saber onde é a festa.

De preferência na Geral.

Sugiro as seguintes medidas, que poderão ser implementadas se houver vontade política:

  1. Eliminar a história do ponto acima e ponto abaixo (qualquer turfista-mirim sabe que será adotado o que mantém na prova o maior número de participantes). Se necessário alterar de uma vez os parâmetros, onde está 10 altere-se para 11;
  2. Unificar para 4 horas antes do primeiro páreo o horário final para divulgação da raia, obedecendo fielmente a medição apontada pelo penetrômetro;
  3. Alterar a apresentação do Programa Oficial, e conseqüentemente suas transcrições, colocando-se nos páreos de grama, ao lado da distância e pista, o índice que valida a manutenção para aquela enturmação Exemplo: 1300 Grama (Até 7,5). Nos páreos de quilômetro já seria incorporado também o meio ponto. No cabeçalho do Programa haveria espaço reservado para o turfista anotar o índice do dia.
  4. Em sendo assim, associar também ao penetrômetro, segundo índices previamente convencionados, o ferrageamento de cada competidor conforme manifestação de seus responsáveis no ato da inscrição. Essa informação também constaria do Programa Oficial na linha do animal. Exemplo: Meu Campeão D<5,1 (o competidor vai desferrado se o penetrômetro do dia for inferior a 5,1).

21 outubro 2008

Das relações

Quase ressuscito a série "Vinte Mandamentos para não se cair duro". Isso porque lembrei de um assunto importante. A classe dos jóqueis, como toda classe tem afetos , desafetos, invejas, corporativismos e etc. Assim, quem conhece o relacionamento dos joquéis entre eles, quem é amigo ou inimigo de quem, e além disso sabe estudar as corridas, tem aí mais um importante fator a seu favor. Jóqueis, mesmo montando cavalos sem chances, por vezes têm a possibilidade de desequilibrar um páreo e, não em todos os casos mas na maioria, podendo atrapalhar a vida de um favorito montado por alguém que ele não vá com a cara, bingo. As vezes as ocorrências não são por animosidade, mas por inveja ou corporativismo, caso de um jóquei que está ganhando muito e que todo mundo elogia ou no caso de um jóquei forasteiro, principalmente no eixo Rio-São Paulo. Não falo em dolo, mas em linguagem turfística, o tal do "partido lícito" ou "não dar moleza" na linguagem deles. Em um exercício de imaginação, nos colocando como jóqueis, fica fácil perceber um sem-números de possibilidades para pequenas ajudas ou pequenos atrapalhos durante o transcorrer de um percurso. Pena que não possa usar deste recurso, pois da vida deles todos, sei três coisas: Marcelo Gonçalves e Josiane Gulart são casados, Halithéya Córdova e Vagner Leal namoram e este é amigo do João Moreira. Mas como relações humanas se transubstanciam com extrema rapidez, é possível que nem isso mais seja verdadeiro. As notícias demoram a chegar por aqui.

20 outubro 2008

Pick 3 em CJ

7-4
8-4
9-48

Assim galopa a humanidade

Por Laércio Sábato

Saudamos a entrada no ar do mais novo site do setor, o www.apfturfe.com.br e desde já agradecemos a nossa inclusão (Blog do Aron) entre seus links.

O novo serviço é editado pela Associação Paulista de Fomento ao Turfe, que tem em sua lista de sócios- fundadores alguns pré-candidatos ao ranking da Forbes.

Apresentação esmerada, indexação atraente (algumas gavetas ainda vazias, é verdade), imagens e textos interessantes (alguns mereciam passar por tradução para – com perdão da má palavra - socializar o acesso) são alguns dos destaques. Um pequeno detalhe: o tape do Salgado Filho deveria aparecer com a locução original.

O lançamento, feito com hora marcada, foi precedido de publicidade na base do “vem aí o novo endereço do turfe”, lembrando até a campanha de lançamento do Omo (...Omo vem aí..), no século passado. Que a história não se repita e que não tenhamos mais um líder de mercado na lavagem de roupa suja.

Então ficamos assim: o pessoal mais cacifado fomenta de lá, a gente é turfe daqui. Assim galopa a humanidade.

Gávea

1- Burning Rome costuma ganhar dessas.
2- No Pick tem que por os três, mas a ordem é esta: Okedock, Hooks e Intellect.
3- Quindim de Iaiá e Open-Eyed, formam dupla de destaque.
4- Vejam como é dura a vida de marcador. Marcar o que aqui? O melhor placê é Sprinter Hills.
5- Lord Cardinal, estando bem, não perde. Mas cuidado... Nuvem de Glória está repinicando.
6- Destaque para o trio Las Vegas Boy, Soy Magical e Le Coq Hardy. Pelo Handicap, fico com o primeiro.
7- Outro páreo em que a convicção passa batida. Alecrim Dourado e Our Smile são meus preferidos.
8- Vamos ficar com Serelepe, Balaço de Prata e Caribbean Sea.
9- Nesses páreos sempre aparece um competidor escondido, sim porque todos estão escondidos, que ganha por vários corpos. Quem será? Vou arriscar Filho do Godot.
10- Swosh e Jacoupole, fechando uma reunião, boa para os azaristas, em que os rateios serão altos. Espere e verão.

Sugestão à Comissão de Corridas- IV

Dois pontos, ambos relativos à mudança de raia por chuvas, precisam ser revistos com urgência pela CC de São Paulo:
1- A tabela de classificação por letras de quem pode ou não correr na grama quando o penetrômetro está elevado é risível. Classificar cavalos de três anos até duas vitórias, casos de Ton Lua e Conde Vic, que entre os dois já frequentaram as três provas grupadas de CJ, com a letra C, é simplesmente ridículo. Para a tabela aprovada pela Comissão, eles são farinha do mesmo saco de uma Chuva Guascada e de uma Chapel Saint Angel, que correm hoje o último páreo da noturna, também letra C. Mais curioso ainda é perceber que cinco anos até duas vitórias, dependendo da conveniência pode ser letra C ou letra D ( vide chamada do sexto e nono páreo de hoje).
2- Ou o penetrômetro é base para a mudança de raia, ou se declara logo, que a mudança depende única e exclusivamente da cabeça dos comissários. O que não pode é sábado as 12:30h, o penetrômetro registrar 6.7 e se transferir as corridas para a areia, inclusive o páreo de Ton Lua e Conde Vic e hoje, marcando 7.2, dar o privilégio para os maiores matungos do hipódromo correrem na grama. O critério favorece os ruins, é isso? Cadê a justiça. Graças a Deus não tenho mais cavalos, mas me revolto pelos que tem.
Mais uma vez o espaço está aberto para qualquer Comissário dar os esclarecimentos possíveis.

19 outubro 2008

Colaborador

A partir desta semana teremos uma grande novidade no blog. Laércio Sábato, que sabe tudo do assunto, vai nos brindar com postagens diversas sobre o mundo do turfe. Os debates na certa virão, as polêmicas também e com isso ganha o leitor que, através desse fôlego novo, deixa de ter somente o pensamento exclusivo e um tanto quanto repetitivo deste escriba. Então, boa sorte e boas vindas à ele.

Cidade Jardim

1- 2
2- 5
3- 7
4- 27
5- 47
6- 4
7- 1
8- 1
10- 8

Gávea

1- Galápagos, após a língua amarrada e a retirada do arminho, melhorou de produção. Segue com chance. Seu maior adversário é Moulin De Mougin. New Pleasure é um tertius perigoso.
2- Fico com a letra G. Gálio e Gino-Ferri decidem.
3- Páreo de doer. Indico apenas uma: Nívea, que embora chegando longe, corre páreos mais fortes.
4- Aini, mesmo voltando e misturada com os machos, pode ganhar por ser boa potranca. Minha favorita não voltando bem, podem pintar bombas, uma vez que os favoritos não são de muita corrida.
5- Giruá, não estranhando a raia carioca, vai ganhar. Blue Elf e Ptgualicho lutam pela dupla.
6- Os melhores são Quien Sembra e Job Offer.Mas os melhores nem sempre ganham. Cuidado com Pantanal (em forma) e Otorrino ( idem).
7- Pouco se pode falar deste páreo. Vou deixar uma indicação ousada, que seria barbada, se não tivessem dois problemas: rodou feio na última e distância contrária. Aquarella, mesmo assim, vale umas pules.
8- Trio forte da competição: Jeriquaquara,Kyzen e Cascoxa.
9- Queen Marisa é a melhor indicação do dia.
10- Na ordem, mas o páreo é difícil: Zico Gringo, Marcos The Great e Oito de Espadas.

17 outubro 2008

Os nossos jóqueis são ótimos

É a única conclusão que consigo chegar quando vejo vários jóqueis brasileiros, que aqui estavam condenados ao ostracismo, brilharem e serem inclusive líderes de estatísticas pelo mundo. Não me refiro à Luis Duarte, Manoel Nunes, Eurico Rosa e Fausto Durso que aqui também eram estrelas, caso do Duarte, ou um pouco acima da média, caso dos outros. Falo de Manoel Cruz, Maylan Studart e Leandro Rocha, este que era o jóquei oficial do falecido Stud Pituquinha, de minha propriedade. Tinha amigos que quase me agrediam por eu mantê-lo na direção dos cavalos, mesmo depois de sucessivas joqueadas infelizes. Bom, mas me desvio do tema. O que quero dizer, é que os três últimos ginetes citados estavam com suas carreiras estagnadas por aqui e de repente fizeram a América. O Cruz é o rei de Calder, ou foi já não sei mais. A Maylan está ganhando com frequencia, também. E pasmem, acabo de ler no Raia Leve, o Leandro Rocha é líder do meeting de Hoosier Park, em Indianápolis. Senhores, eu nunca pensei que iria ler notícia deste naipe na vida. Será que não é Primeiro de Abril.

Análise de corridas- XIII

Mais dois aspectos quanto a observação de um cânter. O primeiro, como já observou o leitor Alexandre Republicano , em comentário mandado para cá, que existe uma diferença enorme entre cânter travado e cânter lento. Este é conhecido como cânter de malandro, porque o jóquei quase não se mexe em cima do animal e o mesmo às vezes dá a falsa impressão de não estar bem. Cuidado, pois este floreio é chamado de malandro justamente para não chamar a atenção do turfista e consequentemente fazer com que o cavalo tenha menos jogo na pedra. Tipo da malandragem burra, pois há cada vez menos inocentes no jogo e o ato acaba chamando mais jogo do que tirando no cavalo em questão. A segunda observação seria para o tipo de galão que o animal executa. Eu não tenho certeza de nada, mas dizem que quando o galão é rente ao solo, o cavalo é de grama e quando o galão é mais elevado, o bicho é arenático. Dizem...

Pick 3 no Tarumã

1- 56
2- 5
6- 6
8- 4

16 outubro 2008

Blog interessante

Mais um blog na praça e que tem tudo para ser bom: Picada do Aranha . É do treinador José Luiz Aranha, que entre outras coisas, discorre sobre a chance de seus pensionistas nas corridas de Cidade Jardim. Já está na lista dos meus favoritos, afinal informação direto do próprio treinador é raro por enquanto.

Os favoritos do Tarumã

ASSOCIAÇÃO DOS CRONISTAS DE TURFE DO PARANÁ

CONCURSO DE PALPITES “ACPCCP”

511ª REUNIÃO – DIA 17/10/08 – SEXTA-FEIRA

Diego

Gérson

Demétrio

Edson

(090) (075) (070) (060)
02-04-06 05-04-02 02-05-04 04-02-05
05-01-02 03-05-01 05-01-03 05-01-02
05-04-02 02-05-04 03-05-04 04-06-02
05-02-04 04-07-02 04-07-06 03-01-07
07-02-01 07-05-01 01-07-03 07-05-01
01-05-06 06-05-02 06-02-03 02-03-05
05-06-04 05-02-04 05-06-02 02-05-06
02-05-01 05-04-02 02-05-04 05-02-04
04-07-06 06-04-07 06-04-03 06-09-01

Alessandro

Ary

Raphael

Dawson

(055) (055) (045) (000)
02-04-06 02-01-05 02-04-05 05-02-04
01-05-02 05-02-01 01-05-02 05-02-01
05-02-04 03-05-06 02-05-06 02-04-05
02-04-05 04-07-03 07-01-03 01-04-07
07-01-06 07-01-03 03-05-07 05-07-01
05-06-03 06-05-07 06-07-02 03-05-07
05-06-04 02-06-05 06-05-02 02-05-04
05-02-01 02-05-03 05-02-07 02-05-05
04-06-07 04-06-08 06-04-05 06-04-08

Favoritos da Crônica


1º Páreo: Yoga Di Job 02 ( 05) – Iaé 05 (02) – Kê Halo / Kinley 04 (01).

2º Páreo: Are You Ready 05 (05) – Opô Afonjá01 (02) – I’m Back 03 (01).

3º Páreo: Ptsaudações 02 (03) – Que Fanfarron 03 (02) – Atirador De Prata 05 (02) – Mágio Boy 04 (01).

4º Páreo: Red Carpet 04 (03) – Happy Best 01 (01) – Rock’s Lady / Anomati 02 (01) – Stanton 03 (01) – El Impostor 05 (01) – Infalibile 07 (01).

5º Páreo: Arretado 07 (05) – Tarsio 01 (01) – Amigo Mota 03 (01) – Dá-lhe Amor Eterno 05 (01).

6º Páreo: Happy Song 06 (04) – Us Bond 01 (01) – Amigo Domingos 02 (01) – York Dijob 03 (01) – Manizales 05 (01).

7º Páreo: Princesa Fighter 05 (04) – Jabildge 03 (03) - Xaskan 06 (01).

8º Páreo: Desatino 02 (04) - Nicholas 05 (04).

9º Páreo: Nico grande 06 (05) – Noite De Verão 04 (03).

Obs.: O cronista que não indicar em 2 (duas) reuniões, estará automaticamente eliminado deste concurso, bem como não poderá participar do próximo.

CONTAGEM: 10 e 05.

Curitiba, 15 de outubro de 2008.

A aposentadoria chegou

Calma, não é a minha e sim a do meu computador, foram três dias sem postar em virtude dos seus achaques , ele que já tem mais de cinco anos e começa dar sinais que sua vida útil está no fim, pelo menos a das peças mais importantes. Desta vez foi a placa-mãe. Agora tento me prevenir do ocaso do HD. Já fiz até backup. Mas o que preciso mesmo é tomar vergonha na cara e comprar um novo. Vamos ver se o fast 6 colabora comigo neste fim de semana... Nesses três meses e meio de sua criação, o blog não ficou sem postagem um único dia sequer e fiquei chateado de ficar parado estes três dias, por mim e pelos leitores que costumam acessar cotidianamente. Mas agora é bola para frente e continuar normalmente, saibam que se por acaso outra interrupção acontecer, podem estar certos que é alheio à minha vontade.

12 outubro 2008

Análise de corridas - XII

Um leitor que assina com o pseudônimo de Cockfighter (deve gostar de galos de rinha também), pede-nos para que se descreva o processo de análise de um cânter. Quero deixar claro, que esta análise é muito subjetiva, mas alguns pontos acho que dão para aclarar. Vamos ver o que de mais importante deve ser observado, de acordo com a chamada do páreo:
Páreo para inéditos- O principal aqui é o temperamento. Cavalos indóceis e nervosos dificilmente chegaram.
Páreos de claiming- Aqui é bom ter memória privilegiada e lembrar dos últimos galopes de apresentação dos animais. Frequentemente há diferença no estado dos animais ( para melhor ou para pior). Dê mais atenção aos membros locomotores e verifique se o animal desenvolve um galope solto, muitas vezes costumam fazer o canter travado.
Páreos Clássicos- O mais importante é o estado, a disposição e a pelagem.

Como se percebe, o enfoque é diferente para cada tipo de páreo, mas nada impede que se faça uma análise geral, com todos os itens à serem considerados. Para finalizar, sempre é bom lembrar que cânter feio também ganha carreira e cânter lindo faz bagagem de montão.

Pick 3 em CJ

1- 3
2- 25
5- 3
6- 7
9- 8
10- 8

Gávea

1- Bordunita costuma ganhar de Out Os Trouble. Vamos com ela, lembrando de Panterinha que pode largar e acabar.
2- Se existe barbada então seu nome é Elite Loiro. Joy Joy fica para a formação da dupla.
3- Aqui complicou. Vou com um azar ( pode até ser que não seja), Baby Mermaid, com Universina para dupla. Várias potrancas com chance e só vou citar essas duas.
4- Tipo do páreo que precisa de expiração, pelo retrospecto não consegui resolver nada. Três nomes na ordem; Just Drink, Liette e Eleonor Rigby ( muito cuidado com essa).
5- Saeta e E Daí podem decidir mais um páreo equilibrado. Olho em Nativo Dutchman, que tem tudo para gostar da grama.
6- Neste Grupo I vamos sugerir um azar, No Gargalo. Não tem tido sorte nos percursos e hoje com train mais vivo, devido a vários ligeiros, pode ser uma boa pule para o apostador.
7- Jolie Camila é força. Escarpin, mais aguerrido, pode ganhar também.
8- Páro que vai sair muito ligeiro possibilitando a Only Solution uma corrida totalmente favorável. Prosciutto está no mesmo caso.
9- Dear -Est e Mind A Lot sobram muito. A dupla é liquida, a ponta complicada. Vale a ordem.
10- Lispector terá na parelha do Tnt rivais poderosos. Cuidado, ainda, com Log Out.
11- Nessa turma e nessa baliza, Petroleum é força indiscutível. O medo fica pela inscrição em claiming de 3 mil. Nero, Semillion e Al-Majd depois.
12- Se Singsing Guide não ganhar agora, não ganha mais. Muito badalado, está devendo uma atuação que justifique pelo menos em parte a fama. Panoramique é um bom azar.

11 outubro 2008

Pick 3 em CJ

1- 4
2- 16
3- 47
5- 1
8- 18

Obs. Minha vontade é de não mais indicar para Cidade Jardim, mas em respeito aos leitores que acessam o blog, vou continuar colocando sempre um Pick inicial.

Gávea

1- O indefectível Light of Loose, vai à vigésima primeira. Ptvalentine forma a dupla.
2- Em um páreo sem valores e trazendo filiação e selo, não dá para marcar contra a estreante Sexy Nishka. Quintanilla para segundo.
3- Special Class é corredora, devendo vencer bem. Royal Zuca e Divina Pata podem ameaçar a favorita.
4- Meu Campeão pegou páreo à feição. Free Lancer fica como diferença.
5- Por eliminação sobrou Catarina do Sul (sua mãe se virava bem na areia e deu Northern Show, que mesmo sendo Notation, ganhou duas na areia). A dupla deve estar entre Carina Murah e e a estreante Selfish Behavior.
6- Mais um páreo de difícil marcação.Três nomes na ordem: Fondue Chocolat, Carlo-Fesso e American Samoa.
7- Super Life, Eagle Bird e Dorothy Hills decidem. Vale a ordem.
8- So What, pela categoria deve ganhar. Agora, há potros de categoria que podem muito bem suplantá-lo. É o caso de Olympic Election, Nicholson e Top Emblem.
9- Beck Hauser, com a transferência, ficou com força. Dupla muito boa com To Circle. Tupã-City pode atrapalhar.
10- Acreditamos que Irre se desforre de Newich. Primogênito, um dia explode.
11- Marcial e Padrino Dodge prometem interessante luta nesse Pesos Especiais. A diferença da dupla é Red Twenty Seven.
12- Simple Mind é o retrospecto, mas cuidado, pois só gosta de fazer dupla. Silvermine é o nome mais indicado para postergar novamente o seu triunfo.

10 outubro 2008

Gávea

1- Kleptomaniac vai ganhar, o treinador mandou avisar que " vai de táxi" tirar foto. De Maroñas forma uma dupla difícil de não dar.
2- Inovacion tem carreira para ganhar este páreo. Northern Africano e Hortelino são os rivais.
3- Voltou bem a Viva La Pepa e pode repetir. A única que mete medo é Unforgetable Girl.
4- O baleado Don Melchor vai se encantar com os adversários. Notondo, vindo de vitória em um páreo mais fraco, é o que tem categoria para tentar desbancar o nosso favorito. Priest Dodge é o que tem forma e pode perfeitamente ganhar também.
5- Stroika's Emblem e Eldorado Ridge são os que estão correndo páreos mais encorpados. Dos demais, só Absolut é que pode estourar.
6- Up Reason é placê firme, podendo perder para Tocantins, sem dúvida o de melhor categoria, e Idalécio que pode se fazer na frente.
7- Será que Key Ring consegue encontrar outra para derrotá-la? Difícil. Jeune Paris para a dupla.
8- Queenston é o retrospecto mas acredito por demais em Olympic Paris. Jacarta Rubia fica como tertius.
9- Vou deixar o Senhor Hull de fora dos meus planos pois esteve inscrito, fez canter feio e foi retirado há quase um mês atrás. O páreo talvez seja o mais complicado da reunião. Deixo três nomes na ordem, lembrando que praticamente todos têm chance de vitória: Tartan Tan, Senhor Muleque e Senhor Fidalgo.
10- As duas de fora têm amplo destaque. Fico com a pilotada do M.Mazini.
11- Vou dar um voto de confiança ao Opression Quick. Lider Tex, que parou para recauchutagem, pode pregar uma peça.

09 outubro 2008

Não dá para elogiar

Não vi a reta frontal do sexto páreo da Gávea da última noturna, e por isso me abstive de comentar sobre a decisão da Comissão de Corridas. Mas uma coisa notei, a chiadeira foi unânime e como a própria Comissão tinha sido elogiada aqui, por dar satisfações sobre suas decisões por meio do site do JCB, fiquei esperando que o processo de intercâmbio com os turfistas continuasse normalmente. Pena que me enganei, pois até hoje, decorrido três dias do fato, nenhuma explicação ainda foi dada, de onde se conclui que o que eles gostam mesmo, é de críticas e mais críticas.

08 outubro 2008

É de turfe?

Clico para entrar no site JCB e vejo na sua página inicial uma entrevista com o treinador Roberto Solanes, além de vários links, todos voltados para o tema pertinente, ou seja, corrida de cavalos. Faço o mesmo com o site do JCSP e vejo no topo, que é o local mais importante de uma página inicial, quatro anúncios, um da Casa Vogue, que dá uma toalha exclusiva de brinde em caso de assinatura. Um pouco mais abaixo, mas ainda em lugar importante, a cobertura completa de um festival de Rock, e do lado, o link que tem as câmeras que mostram as imagens do lado de fora do JCSP. Uma pena que não vai dar para mostrar, porque tiraram do ar felizmente, uma carta enviada pelo presidente da equipe de futebol para crianças "Os Pequeninos do Jockey", cheias de elogios ao presidente Marcio Toledo, cumprimentando-o pela passagem de seu aniversário. Francamente, isso interessa ao turfista. Nada contra a carta nem contra o missivista, apenas acho que a vaidade pudesse ser menor, e que não se deixasse a referida, dois dias exposta à comunidade turfística. É site de corrida de cavalo ou de Parabéns pra você?

07 outubro 2008

A Jeane está demais

A aprendiz Jeane Alves fez no sábado duas joqueadas principescas. A primeira com Professional, no segundo páreo, sempre por dentro e esperando a briga dos dois competidores que iam à sua frente. Salvou as pules do companheiro My Best Way, para alívio dos que confiaram no favorito. A segunda, digna de um grande mestre, foi no encerramento da reunião. No dorso de High Blue, deu uma linda atropelada, a la Jorginho Garcia. Entra nono na reta e em questão de 100 metros, passa por quatro concorrentes e vai em busca dos ponteiros, junto a cerca interna e num leve balanço, perfeito, passa um a um os adversários e antes dos 100 metros finais já trás a vitória assegurada. Notem, também, que a posição em cima do animal é melhor do que muito marmanjo. Está faltando agora, mudar o chicote de mão, coisa que a prima Aderlândia pode ensinar. Seguindo na evolução, disputará em breve o título de melhor joqueta de São Paulo.

06 outubro 2008

Obrigado

Estou feliz pela , agora, intensa participação dos leitores que deixam seus comentários acerca do que escrevo. Gostaria de agradecer a todos e pedir que continuem mandando suas opiniões e sugestões aqui para este espaço. Como eu disse, o agradecimento é a todos, mas gostaria de registrar que sempre tive um sonho de reunir em um mesmo lugar os mais destacados catedráticos e comentaristas do esporte dos reis. Claro que faltam muitos e sempre irão faltar, mas pelo menos uma parte do sonho já se realizou. Olhem quantas feras já interagiram comigo e entre sí aqui no blog: Alberto Leon, Laércio Sábato, Adolpho Crippa, Roberto Fonseca, Miranda Neto, Paulo Otéro, Ricardo Ravagnani, Roberto Micka, Julio Ponte, Marcelo Lefèvre e, claro, nossa estrela feminina Beth Cavalcante. Muito obrigado pelo prestígio e me desculpem se esqueci de alguém.

Cidade Jardim

1- Pretty Normand pode derrotar o irregular Free Prospector. Viracopos está devendo melhor performance.
2- Lá Vem Ele descontava com apetite em cima de Granizo. Difícil perder.
3- Bem complicado, tendo vários com chance. Galardão, estando em seus dias, vai ser osso duro. I Wanna Dance, Relax Now e Paek prometem complicar a vida do meu favorito.
4- Basta repetir a última, para Fogonaroupa fazer as pazes com o vencedor. Como não é de confiança, é bom ficar de olho em Alcatraz American.
5- Nesta turma Dubai Dreamer tem obrigação de correr bem. Brave Tide, problemático ao extremo, é a diferença.
6- Cuidado! Os favoritos Chê Gaeta e Grito de Guerra não são de confiança. Encostem um azar de vossa preferência.
7- Vou dar um crédito a Queija de Amor, porque o páreo que a Viva Lú fez segundo era de amargar. Chance, ainda, para Donna Street.
8- Há um trio de ferro na competição e vale a ordem: Helsinki, Hipócratis e Galã Santareno. Para quem gosta de Betting, é bom encostar O Patriota para segundo.
9- Outro páreo complicado. Se saírem brigando como na última, Sentimental Tear e Rose Normand, capaz de nem uma das duas fazer dupla.Cuidado com Quail Flight e Fun.

Gávea

1- Coronel Mostarda é o puro retrospecto. Como o páreo é fraco, o estreante do Regina, mesmo tendo filiação de grama, merece atenção. Seu companheiro já foi retirado em mudança de pista.
2- Nectar do Niju, embora ganhando, não tem repetido o padrão de corrida do Cristal. Vou confiar na sua melhora. Scotland Again é o inimigo.
3- O pareozinho ruim. Niu, a única de CT, é o melhor placê. E é só.
4- Qualidade Total ganhou bem e segue com chance. Quadriveloz, que está correndo páreos mais fortes, é inimigo de respeito.
5- Desdobramento do terceiro, então já viram. Audaciosa corre páreos mais fortes do que esse. Difícil é escolher a dupla, vamos com Gentil Dona.
6- Mesmo na areia, Espinado Corazón vai se agradar da parceirada. Para segundo, Alecrim Dourado.
7- Pode dar bomba aqui. Os prováveis favoritos, Acórdão Final e Sekoo's Dream, não são de confiança. Vou deixar duas bombinhas para quem gosta de pule alta: Dr.Mayer e The End.
8- Difícil entre Quadrívio e Lost In Bagé. Vale a ordem.
9- Just At Night é a melhor indicação da noturna. Tudo a favor.
10- Dry Jack deve ganhar, embora sendo um pouco aluado. Rob Boy é a diferença.

03 outubro 2008

Pick 3 na Gávea

1- 34
2- 1
3- 3
5- 5
7- 3

Em vermelho, a melhor opção.
Em verde, a melhor do dia.

Análise de corridas - XI

Mais dicas de ferramentas nos seguintes sites:

Cancha Reta - Site sobre Cancha Reta que tem até vídeo das provas. Costumo acessar, quando aparece cavalo penqueiro nos programas de CJ e GV.
Stud Book - Para quem quer descobrir as preferências de raias de uma determinada filiação. Basta clicar no link " pesquisa " e depois em "histórico".
Jockey Club de São Paulo - No link "workout", costuma trazer mais informação do que vem publicado na revista, em relação aos trabalhos dos animais.

Utilizo todos com frequência ( já estou me adaptando as novas regras gramaticais e não porei mais tremas), ou pelo menos quando se requer.

02 outubro 2008

Análise de corridas - X

Vou falar um pouco das ferramentas que uso para estudar:
1- Gravo todos os páreos, dos quatro hipódromos principais. Edito e deixo-os fáceis de se acessar. Cada arquivo um páreo e todos identificados pelo número do páreo de cada hipódromo. Vamos a um exemplo: tenho uma pasta turfe 2008, dentro desta pasta uma outra vídeos, dentro quatro com os nomes dos hipódromos e dentro por fim os arquivos. Para mim, esta é a ferramenta mais importante, junto com a revista.
2- Tenho mais duas pastas a que dei os nomes de hipódromos e retas. Na primeira coloco todos os resultado dos hipódromos menores, tais como : lagoinha, são vicente, pelotas, santa maria, cachoeira, recife, ponta grossa etc. Na segunda os resultados das principais retas do país. São muito úteis e me auxiliam sempre que aparece um forasteiro nos programas de CJ e GV. A fonte é o Jornal do Turfe.
3- Copio também o programa oficial de CJ e GV,onde consigo fazer cruzamento de jóqueis e treinadores. Não costumo marcar cavalo que é montado por um jóquei que nunca montou para o treinador ou que quase não ganha para o referido. A fonte é o site do JCSP.
4- Copio o Movimento Técnico dos quatro hipódromos e de outros que por ventura apareçam. Depois do item um, este é o mais importante para mim. A fonte é o Raia Leve.
5- Finalmente, mais uma pasta com anotações sobre prejuízos e atuações destacadas. Aquilo que os turfistas popularmente falam: "essa é para anotar no caderninho".

Tudo isso está no meu computador e só comecei a desenvolver este sistema de estudo com o advento de programas indexadores de computadores, uma verdadeira mão na roda que me dá qualquer informação em questão de segundos. Sem estes programas, tudo demoraria um século e definitivamente se tornaria inviável todo o estudo. Por hoje é só.

01 outubro 2008

Gripe

A gripe começa a fazer baixas na programação de Cidade Jardim.Olhem quantos forfaits já estão declarados para o final de semana, e atentem que estamos apenas na quarta-feira( meu chute para o número total é por volta de vinte deserções):

Sábado:
PÁREO: 03 - Nº 02 (FX) EMBALO
PÁREO: 04 - Nº 07 CARIBEAN QUEEN - Nº 11 MISMIX
PÁREO: 06 - Nº 05 SUPER CLASS

Domingo:
PÁREO: 04 - Nº 05 LOOKS FINE
PÁREO: 07 - Nº 01 AMOR PRÓPRIO

Segunda:
PÁREO: 03 - Nº 01 (TIT) I NEED YOU
PÁREO: 06 - Nº 06 (FX) MOVING ON
Real Time Web Analytics