23 setembro 2009

Secretariat II

Por Adolpho Smith de Vasconcellos Crippa

O filme, salvo engano, é baseado no livro do mesmo autor que escreveu o livro sobre a Ruffian e que virou filme feito pela ESPN no ano retrasado.

Tenho os dois livros e o filme da Ruffian em casa e acredito que o filme Secretariat será melhor que o livro que perde muito tempo explicando a história da família do cavalo, das pessoas envolvidas e a sindicalização do animal.

A sindicalização de Secretariat, feita pela família Hancook (Claiborne), foi um marco no mercado de reprodutores dos EUA e no mundo.

Secretariat foi um reprodutor limitado, mas um excelente avô materno, algo esperado considerando as éguas que cobriu e a linha baixa de suas filhas que foram para a reprodução.

Em minha opinião, além do animal excepcional que foi Secretariat, dignos de nota são sua sindicalização por preço recorde e o fato de ser descendente de Nasrullah, por meio de seu filho Bold Ruler, sendo Nasrullah talvez a maior importação americana em todos os tempos.

Tenho o prazer de ter enquadrada uma foto/poster histórica tirada do cavalo em seus primeiros anos na reprodução, tirada pelo maior fotógrafo de PSI’s do mundo (Tony Leonard - www.tonyleonard.com).


P.S Acho bom divulgar também, para seus interessados leitores que lêem bem em inglês, o site http://exclusivelyequine.com/, onde é possível comprar praticamente todas as publicações recentes do mundo (em inglês) sobre cavalos de corrida, além de fotos e filmes.

Lembro que livros não são tributados então se pode comprar pelo site que não serão brecados na Receita Federal.

7 comentários:

  1. Olha só a sincronicidade--o SIB SECRETARIAT vai correr!! e vem de vitória na AE!!Hoje o penetrometro deu 8.2mm a tarde!!se não der AREIA SEXTA,eu não sei mais nada--BARBADASSE AREIA-1.CONTESTADOR e ARGONAUTA 2.XUXA ALADA E RUBI ESTRELADO 3.VERONA RIDGE E KING OF QUEENS 4.MY NUMBER 5.NO EXCUSES 6.LUZ NASCENTE

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  2. penetrometro 8.5 mm cedo,pluviometro de 6mm,não chove no momento,e não acho que vai chover,mas nada de sol.Com certeza AREIA amanhã,e fim de semana AREIA/GRAMA PESADA clássico.KAPPO DI TUTTI vai devolver capital--barbada--RED REG OU AL-ARAB PRA segundo

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  3. Amigo Gustavo vou te avisar hoje KAPPO DI TUTTI VAI ser FAVORITÃO E VAI PERDER.Anonimo de longeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.

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  4. no MOMENTO VOLTA A CHOVER,COM FRIO,muitas nuvens,AREIA ENCHARCADA TODOS PÁREOS amanhã.JÁ sabadão,GRAMA pesada pro clássico irmãos WRIGHT E AREIA ENCHARCADA DEMAIS.Arrisco penetrometro de 9.0mm sabadão,a coisa tá feia.Na terra do ARON tambem,o rioibiraí transbordou,deu no jornal que CURITIBA tambem deu maior pé-da-água.

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  5. ORVILLE WRIGHT E WILBUR WRIGHT--OS PAIS DA AVIAÇÃO--AQUI vai meu texto----OS irmãos WRIGHT aprenderam a voar usando planadores.Começaram usando pipas e planadores em 1899.No ano seguinte,levaram seu primeiro planador em escala natural,ou seja,grande o suficiente para levar um homem pra KITTY HAWK,CAROLINA DO NORTE.Construíram um segundo planador em 1901,,e em 1902 um terceiro.No terceiro planador,FIZERAM MAIS DE MIL VOOS.,sem problemas.Os irmãos WRIGHT eram os mais experientes pilotos de planador do mundo antes de começar a construir um aeroplano motorizado.A eperiencia com voos de PLANADORES fornece a terceira pista para seu sucesso.Inventam um controle de tres eixos para seu aparelho.Construiram seu proprio tunel do vento e NELE TESTARAM MAIS DE DUZENTAS ASAS com superfícies de formas diferentes. O PRIMEIRO VOO FOI RELIZADO EM 17 DE DEZEMBRO de 1903,em KILL DEVIL HILL,perto de KITTY HAWK,CAROLINA DO NORTE.Cada um dos irmãos pilotou dois vÔos NAQUELE DIA.O primeiro,conduzido por ORVILLE WRIGHT,DUROU 12 SEGUNDOS E COBRIU 36 METROS.O SEGUNDO,WILBUR WRIGHT,DUROU 59 SEGUNDOS!--E COBRIU 255 METROS.A construção de seu aeroplano,o FLYER 1,CUSTOU MENOS DE mil dolares.O aparelho tinha envergadura de 12 metros,peso de 340 kilos,motor de DOZE CAVALOS,SETENTA E SETE KILOS DE PESO (O MOTOR-FEITO GENIALMENTE POR ELES).O AEROPLANO original ENCONTRA-SE HOJE NO MUSEU DE AR E DO ESPAÇO,EM WASHINGTON D.C.

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  6. pra completar--os irmãos WRIGHT construiram ,alem de tuneis de vento,asas,e motores--seus motores eram superiores aos oferecidos pelos fabricantes--HÉLICES--COM EFICIENCIA DE 66 POR CENTO.Portanto,considerar SANTOS DUMONT pai da aviação é BAZÓFIA.

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  7. Na verdade, a grande controvérsia é que o avião dos irmãos Wright utilizava uma catapulta para alçar voo. O do Santos Dumont era no muque. Além disso, o voo do 14 Bis foi o primeiro de um equipamento mais pesado que o ar a ser testemunhado por "especialistas". O voo dos irmão Wright foi em 17/12/1903, e o de Santos Dumont em 23/10/1906. Turfe tambem é cultura, minha gente. Só acho que os três estã se revirando no tumulo, sabendo que as suas invenções são usadas hoje para matar pessoas.

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