03 junho 2009

Ainda a desclassificação

1- O fato que tem gerado polêmica mas que nunca serviu de base para minhas considerações sobre o tema da desclassificação, que é o dos membros da parelha não pertencerem ao mesmo dono é um assunto à parte. Pelo que li no Turfe Polêmica, no Registro de Proprietário, que o Paulo Otero nos informou ser o único documento válido para se formar uma parelha ou não, ainda consta um nome comum aos dois Studs. Assunto encerrado.
2- A maioria dos comentários sobre a desclassificação da Condor Habitat, pediram também a desclassificação da Clueless. Os motivos são: sempre foi assim , na Gávea é assim, nunca viram isso antes e por aí vai. Isso tudo não importa, o que importa é o que diz o Código Nacional de Corridas e se tiver alguém que me mostre que toda vez que se julgar procedente que um determinado cavalo de uma parelha prejudicou um outro e que a partir deste fato comprovado é obrigatório que se desclassifique o outro componente desta parelha, fiquem à vontade para me mandarem este artigo via comentário. Quem elaborou o Código tinha com certeza o dom de se fazer entender e se de fato a interpretação fosse a de desclassificar sempre, ambos os componentes, a redação não seria esta:
§1º - Será também desclassificado de acordo com o “caput” deste artigo o cavalo que tiver obtido colocação em consequência da ação irregular de outro, desde que ambos pertençam ao mesmo proprietário ou co-proprietário.
E sim esta:
§1º - Será também desclassificado de acordo com o “caput” deste artigo o outro cavalo da parelha, desde que ambos pertençam ao mesmo proprietário ou co-proprietário.

Prestem atenção, o que o Código pede para os Comissários é justamente que observem o páreo e vejam se o outro cavalo da parelha obteve melhor colocação devido ao ilícito praticado por seu faixa. Então, subjetivamente falando, acredito que Clueless, em consequência da ação irregular praticada por Condor Habitat para cima de Little Melody, iria continuar ganhando o páreo realizado nesta segunda-feira que passou
Antes que eu me esqueça: para mim, nem a Condor Habitat deveria ser desclassificada, uma vez que o prejuízo sofrido pela Littlre Melody , sempre subjetivamente, foi mais encenação do jóquei que qualquer outra coisa.
Ainda sobre se prefiro tanto subjetivismo ao julgar, ou se sou adepto do "relou desclassificou", sou mil vezes a favor do subjetivismo. Se tem uma coisa que não deixou saudade quando o Alessandro Arcangeli foi Diretor Geral de Turfe, era o rigor espartano que havia nos julgamentos por parte dos Comissários. Houve casos de cavalos relarem levemente em um outro que ponteava na entrada da reta e esse tirar quinto a mais de cinquenta metros atrás do vencedor e passarem o vencedor para sexto. Foram inúmeros casos parecidos com este. Bom-senso ou mau-senso é preferível a isso.

3 comentários:

  1. CONCORDO.ganhar no tapetão eh feio.a meu ver,o cavalo so pode ser desclassificado se der um TRANCÃO mesmo no outro...afinal,trata-se de um esporte de contato--leves toques devem ser tolerados.quem não gosta disso vai ver jogo d tenis ou volley.fechadas,a meu ver,fazem parte do show--senão os joqueys PISARÃO EM OVOS, pedirão licença,olha,please,let me pass...etc.na F-1,fechadas ocorrem.faz parte do CIRCO.AFINAL,se fosse pra não ter isso,os cavalos correriam em corredores,com raias ,como no atletismo.ai,não teria fechadas,toques,etc,mas não teria graça,charme,emoção.VIVA BEN-HUR!!!!!!!!!!!!GUSTAVO

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Gustavo. Belo comentário, principalmente quando você fala que corrida de cavalo não é corrida com raias delimitadas e corredores de um só dono.

    ResponderExcluir
  3. Aron,

    Concordo com tudo o que foi dito.

    Veja que na maioria das retas, as carreiras são feitas em "trilhos". Cada um na sua baliza. Cada um com seu gosto.

    Muito longe de nosso caso, onde os melhores jóqueis, tem recursos técnicos para fazer um percurso menor, fechar um espaço, deixar adversários no caixote, fazer correr no momento certo, etc, que no meu ponto de vista, são fatos que trazem emoções a cada páreo corrido.

    São esses "pequenos" detalhes que fazem que nem sempre o melhor animal ganhe o páreo, mas sim, o conjunto jóquei/animal.

    Sem isso, nossas carreiras seriam absolutamente sem graça.

    Abs

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics