29 março 2011

Sobre o dinheiro que, dizem, era do apostador

A respeito dessa polêmica que vem acontecendo aqui no blog de que o JCSP deveria ter dado o montante total dos prêmios dos Concursos extintos (Betting e Pick 8), vou tentar dar alguma luz sobre se foi correto ou não a atitude da diretoria.
 A primeira coisa a fazer é pegar o Plano de Apostas do JCSP, no que se refere a retiradas. Vou me ater ao Pick 8 como exemplo, mas a explanação vale para o Betting, também. Vejamos o que diz:

Art. 52º - Os percentuais para retirada bruta máxima do Jockey Club de
São Paulo das modalidades de Vencedor, Placê, Dupla, Exata, Trifeta,
Quadrifeta, Betting 5, Pick 8, Fast 6 e páreo da sorte serão de 30%, 26%,
35%, 40%, 42%, 45%, 60,6%, 70% , 70% e 80% respectivamente;
respeitado o limite de retirada estabelecido pelo Artigo 23, § 2º do Decreto
nº 96.993/88, que regulamentou a lei 7.291/84.

Neste art. 52 nos é informado que a retirada do Pick 8 é de 70% (este valor é terrivelmente alto, mas isso é culpa da bonificação inicial ofertada, no caso da Gávea 15 mil). A última vez que o Pick 8 saiu com bonificação nas corridas do Rio, foi no dia 28/02. Agora vejamos um quadro dos Picks seguintes, até a data de sua extinção:


Data
Bonificação
Total apostado
Total distribuído (30%)
Lucro (70%)
Lucro acumulado
Simulaçao de lucro acertando com 8 pts
03/03
15mil
3633
1089
2544
2544
-12456
04/03
16mil 4086
1225
2861
5402
-10598
05/03
17mil 6951
2085
4866
10268
-6732
11/03
18mil 2211
663
1548
11816
-6184
12/03
19mil 1731
521
1210
13026
-5974
13/03
20mil 3156
946
2210
15236
-4764
14/03
21mil 13710
4113
9597
24833
+3833
18/03
22mil 5712
1713
3999
28832
+6832
19/03
23mil 3135
940
2195
31027
+8027
20/03
24mil 1896
568
1328
32355
+8355
21/03
25mil 5271
1581
3690
36045
+11045



Examinando este quadro tiramos algumas conclusões:

1) O jogo não é bom para a banca na medida em que saindo com oito pontos até o sexto concurso (isso teoricamente deveria demorar mais ainda, mas o sétimo concurso da tabela teve um movimento fora de padrão), há prejuízo.
2) Mesmo que demore mais para sair com os oito pontos o lucro será pequeno. No quadro, se observarmos a última linha, o lucro do Jockey seria de R$ 11.045,00 caso tivessem batido com oito pontos neste último concurso. Não fiz uma estatística sobre de quando em quando sai a bonificação, mas não acredito que seja maior do que um a cada dez concursos.
3) A bonificação dada era fora da realidade do movimento de apostas para a modalidade ( no Rio o Open-Betting oferece 5 mil iniciais e o movimento é na casa dos 30 mil).

Voltando ao tema: o Jockey não ficou com o dinheiro do apostador e para deixar bem claro, estes 15 mil iniciais de bonificação é capital do Jockey que ele arrisca perder, como bem mostra o quadro. Então a retirada de 70%, neste caso é perfeitamente normal. Como os outros 30% foram distribuídos, não existe dinheiro de apostador para devolver. Os mil a mais a cada concurso acumulado, também era capital do Jockey. O risco era grande, tanto é que acabaram com a modalidade ( um erro no meu julgamento, deveriam adaptar uma forma de fazer que todo dia desse lucro, mesmo que pequeno) .
Acho que a nova diretoria ainda vai repensar estes concursos, tanto os de Cidade Jardim quanto os por hora extintos nos outros hipódromos.
O que poderia se questionar é essa relação:  bonificações X retiradas. Tem de haver um meio termo que agrade gregos e troianos. Vamos aguardar.

10 comentários:

  1. Aron mas em São Paulo tambem sai 70%.Quer dizer só no C..no apostador ai está bom?Sigo com a mesma opinião ,poderiam terminar com os concursos, já que o jogo não serve e os numeros estão ai comprovando,mas teria que sair e pagar a bonificação com qualquer numero de acertos ,senão tivesse encontrado acertadores com 5 Exatas o Betting e 8 Pontos o Pick 8, sempre que acabaram com uma modalidade, o que eu me lembre foi feito assim em outros jockeys.P0 já tiram 70%, se dava preju azar do goleiro, foram mal.Nessa altura do baile mais 50 menos 50 mil , não vai fazer tanta diferença,a CREDIBILIDADE sim que para a banca é tudo ,não tem valor.Obs.eu não jogava nem pelo Cristal ,Gávea , e nem em Sampa tenho atuado nessa modalidades,pois o pick 8 que eu gosto muito, o multiplicador era um ABSURDO ou melhor continua , o mesmo está INJOGOVAVEL.Como eles querem que o Pick 8 jogue com esse multiplicador e retiradas absurdas.E que fique claro , no resto está melhorando tudo, só falta esse quesito do PICK 8, o multiplicador,e espero que os mentores do JCSP repensem o valor da combinação ,ai com certeza o movimento vai alavancar, façam a 1,00 e só sai se acertar todos os páreos, sem defesa, onde acumular a primeira vez e fizer volume,tenho certeza que BOLO de Pontos ,será um sucesso. No mais está tudo bem pelo menos para mim que estou longe, o site está cada vez melhor com informaçoes para os apostadores,hoje por exemplo , já tinha o programa com retrospecto para Quinta 31/03/2011 no Cristal antes que o site do JCRGS, onde são realizada as corridas .E continuo com a mesma certeza que essa turma que assumiu vai colocar,o meu querido JCSP em seu devido lugar.Abraço A todos.

    ResponderExcluir
  2. De Longe,

    Eu só disse que eles estão na lei, não meteram a mão. Eu acho que se tivesse dado o total com a bonificação e feito uma propaganda bem legal, o movimento iria ser bem alto e o lucro total iria ser parecido. Talvez fosse o melhor a fazer. Agora, dizer que meteram a mão no dinheiro do apostador não é verdade e dá a impressão que houve desvio de dinheiro. Cumpriu-se o regulamento.

    ResponderExcluir
  3. Aron eu não falei que meteram a mão ,só estamos perguntando cade ela,assim como perguntou tambem um conhecido apostador no Raia Leve,distribui 30% correto, e os outros 70% acumula .A maioria erra quando joga o referido concurso certo? E pensa o meu está guardado ,vou de novo, está acumulado ,correto?Não é assim que pensamos?Deveriam ter pago com a bonificação a PROPAGANDA é a alma do negócio, iria agrada a gregos e troinos e não estariamos falando sobre isso.abraços.

    ResponderExcluir
  4. A explicação oferecida por você, Aron é clara, mas, deveria vir de forma oficial.Para mim, houve falha da nova diretoria nesse quesito.No hipódromo tive que buscar informações com vários diretores a procura de esclarecimentos e poder ter argumentos para responder a uma legião que me questionava sobre o assunto. Ninguém soube responder.
    Comentei com todos, que na Gávea houve um aviso com 2 meses de antecedência e que o betting saiu com 3 exatas e o felizardo ganhou mais de R$380 mil, e até lá o JCB faturou mmmuuuiiiitoooo.
    Caso conheça detalhes sobre o lucro, sugiro que publique.
    As expectativas com a nova direção são enormes, daí ter falhado em meu modo de ver,mas, estou seguro que este fato será superado.
    Entendo a posição do De longe.
    Forte abraço
    Miranda Neto

    ResponderExcluir
  5. Miranda,

    Poderia ser anunciado também que os Concursos iriam até haver acertador com a totalidade, depois acabaria, todo esse mal-estar poderia ser evitado.
    E, agora, você falando que vários turfistas no hipódromo fizeram a mesma indagação, seria bom que alguém elucidasse esta questão.
    Tudo que fiz aqui foi legitimar a medida, acho que ela foi legal, porém se é um legal que está causando tanta controvérsia na comunidade, caberia uma palavra mais abalizada sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Aron

    Eu fui claro que o JCSP nao deveria fazer esses ultimos concursos, já que o jogo era deficitário, seria auto-prejuízo e nao teria sentido, e também deveriam focar em melhorar a qualidade dos concursos atuais e incentivar novos, se possível, sempre no Hipódromo Paulistano, que é a sua casa.
    O próprio de longe escreveu que nao era disso que eles estavam falando, nem respondi, porque creio que nao entenderam, mas com os numeros à mostra e a explanação do Aron creio que ficou mais que claro e por isso agradeçi antecipadamente ao sempre bem informado Aron. ..

    ResponderExcluir
  7. E aqui na minha terra tambem Aron e Almirante, varios fazem a mesma pergunta,cade o dinheiro que estava acumulado.Almirante eu entendi o que vc falou,poderia acabar os concursos,mas não da maneira que foi ,essa é a minha opinião e respeito a sua e a do Aron , se acham o contrário.Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Aron e demais leitores.
    Primeiro lhe agradecer, pois pedi sua opinião.
    Segundo dizer que não concordo com parte do que falou.
    Terceiro, que mais tarde ou amanhã, darei minha opinião com base no seu relato, que mesmo não sendo oficial, ou seja, do JCSP, tem um que de oficioso, diante dos mínimos detalhes especificados.
    Para concluir,
    Esperava e espero que de forma oficial eles publiquem no site do JCSP, os motivos para tão decisão, no meu ponto de vista equivocada, não no sentido de encerrar as modalidade, mas da forma que encerraram afinal de contas, nos turfistas apostadores merecemos, ou não?

    ResponderExcluir
  9. Estava pensando com meus botões. Mega Sena acumulada, eleita a nova Presidente/a, decreta o fim desse aposta, ponto e fim de papo.
    Não estou falando de bonificação, estou falando de valor acumulado, da bonificação DADA/DISPONIBILIZADA/PRESENTADA (NÃO IMPORTA) ERA CAPITAL DO JÓQUEI, era. Com intuito de ATRAIAR o jogo, problema da banca, o apostador pode tomar na tarraqueta, o banqueiro não? Não claro que não, então acabe a modalide, mas não da forma como foi.
    Me parece sim, Apropriação Indébita, me parace confisco, me parece MÁ FÉ.
    Não gostei nem um pouco, quem assume, assume passivo e ativo.

    ResponderExcluir
  10. Alex,

    Essa postagem pode parecer "oficiosa", mas não é. É só da minha cabeça, mesmo. Os dados estão disponíveis. É que foram tantas as reclamações e pedidos (você mesmo pediu minha opinião), que resolvi fazer este levantamento por conta própria. Eu fiz, mas parece que não ficou claro, pois ainda querem saber aonde está o dinheiro do apostador (pelo regulamento não há dinheiro: do total jogado pelo apostador 30% volta para ele, 70% vai para o Jockey, não para que se cresça o montante para o próximo concurso, estes 70% são a retirada, assim como no vencedor se retira 27%). A pergunta que fica é: qual é o dinheiro do apostador que estava acumulado? Confundem bonificação com acumumlado, no caso? E se confundem, volto a frisar: a bonificação dada é dinheiro do JCSP que arrisca em assim colocá-lo para atrair um movimento melhor. O dinheiro do apostador, no caso os 70%, foi todo para o os cofres do Jockey. Aí vem a segunda parte: a retirada de 70% é escorchante e é culpa dessa bonificação inicial (sem a bonificação ninguém jogaria), portanto o JCSP poderia ter deixado a bonificação total para quem acertasse com mais pontos, uma vez que muitos que colocaram seu dinheiro lá, desde a primeiro Pick acumulado, o fizeram, pensando nela.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics