13 dezembro 2011

Socorro!

Comecei a estudar o resultado das corridas do sábado passado em Cidade Jardim e me espantei ao ver tempos completamente incongruentes entre si. Vogante, no Clássico, marcou 65.8 para 1100 metros. Antes, no segundo páreo Vyborné, em um claiming fraco, colocou para os mesmos 1100, o tempo de 65.4. Também me chamou a atenção o bom tempo das potrancas de dois anos, com Quimaquina fazendo 52.8 para os novecentos. Isso proporcionalmente é bem melhor que o tempo de Vogante. Desconfiado, fui tirar a prova dos nove e encontrei vários tempos errados. Se alguém tiver cronômetro em casa, e quiser comprovar, seria bom. Lembrando que o tempo manual deve girar em 1,7 pior do que o tempo eletrônico. Vejam as diferenças que achei:

Páreo
Vencedor
Tempo afixado
Tempo que eu encontrei
4
Quimaquina
52.8
53.5
5
Jet Black
66.3
64.3
6
Vogante
65.8
63.8
7
Paiolo
70.6
71.6


Por favor, tenho medo que meu relógio tenha enlouquecido. Mandem suas aferições. Não esqueçam de subtrair por volta de 1.7 do tempo encontrado.

32 comentários:

  1. Tava na cara que o tempo do Vogante estava completamente equivocado,quase 66 ,enquanto Paiolo faria 70,ou seja,2 segundos de diferença do Paiolo pro Vogante...piada...

    ResponderExcluir
  2. Aron, a subtração usada é de 1,5. Isso é o usado mundialmente do manual pro automático e é o que usávamos na minha época na Comissão. Adolpho

    ResponderExcluir
  3. Aron com certeza vc esta certo, assim como as diferenças que aparecem nos fotochart seguidamente esta equivocada no retrospectos da revista , principalmente no paraná,e em sampa e rio tambem tem equivocos.

    ResponderExcluir
  4. Osa erros as diferenças de corpos do Tarumã são absurdos. Há décadas é assim. E são erros sempre para menos. Mostra dez corpos, aí você vai comprovar da 15, 17 corpos...
    Quanto ao tempo, Adolpho, eu cronometro de uma maneira diferente. Eu uso o player e vou quadro a quadro esperando um primeiro movimento da portinhola do Starting Gate. Começo a cronometrar a partir daí e para mim, dá sempre dois segundos a mais que o tempo eletrônico. Agora cronometrei o páreo dos potros de domingo e também vi diferença para mais na minha marcação.

    ResponderExcluir
  5. Isso é uma preocupação antiga minha. A base de dados que chega até o turfista é bem falha. São corpos a menos, são tempos errados, fora a revista que volta e meia não traz a informação, ou traz de forma incorreta.Diga-se de passagem que todos os hipódromos falham nisso, mas o Tarumã ganha disparado e depois vem a Gávea. Apesar dos erros relatados hoje, CJ é o hipódromo que costuma errar menos nessa matéria de corpos e tempo.

    ResponderExcluir
  6. Aron mas infelizmente é o que acontece,é turfe de terceiro mundo em certos aspectos,e o que dói eles irem para Tv e não relatarem tais fatos e querer socar GUELA abaixo dos turfistas que está tudo as mil maravilhas, sabes do que falo, não vou falar nomes,para não ser indelicado,mas vão contar hestorias da CARROCHINHA para os cegos.

    ResponderExcluir
  7. Aron, marquei 10 vezes o tempo do Vogante e por mais que o ajude não consigo chegar em menos de 64,3. Concordo que o tempo oficial está errado, mas ele não baixou de 64 com certeza absoluta. Eu acho que foi algo na casa de 64,5 o tempo dele. Adolpho

    ResponderExcluir
  8. Ok, Adolphp. Se você puder ver os outros, eu agradeço.

    ResponderExcluir
  9. 64.3 daria aqueles 1,5 que você falou. Será que eles se esqueceram de deduzir,rs.

    ResponderExcluir
  10. Jet Black teve tempo dois décimos pior que Vogante. Esses dois tempos oficiais parece que estão no manual e mal marcados. Adolpho

    ResponderExcluir
  11. Aron, esse é um dos motivos pelo qual não levo o tempo em consideração na analise do retrospecto. Prefiro gravar os páreos, fazer minhas anotações sobre o animal, e levar em conta principalmente enturmação em conta. Claro que desferrados, balizas e afim também conta. Mas tempo, não.

    ResponderExcluir
  12. Aron eu tenho um amigo que por mais de uma oportunidade questionou o record anotado para o Quick Road nos 2400, que na ocasião foi tomado de forma manual. Confesso que nunca havia dado muita importância a esse assunto, mas agora com essas divergências, acho que ele pode estar com a razão.

    ResponderExcluir
  13. ARON CORREA O QUE O LAVOR FEZ ESSE FIM DE SEMANA NA GAVEA MERECE CADEIA.

    ResponderExcluir
  14. Alguém sabe se o Pellegrini e as outras provas internacionais serão transmitidas sábado pelo JCSP ou JCB? Haverá apostas?

    ResponderExcluir
  15. Fonseca,tudo bem?vc ja sabia destas falhas relatadas na cronometragem?
    ou pelo que vc tenta dizer o tempo não vale tanto quanto os outros ítens que vc cita?se for a segunda hipotese,sempre discuti com o g.gouveia,a respeito disso,é claro que tempo tb precisa ser interpretado,no mesmo dia,etc etc ,isso e feito no mundo todo,ele quer que o tempo seja exato pra efeito de medida de retrospecto quando NENHUMA MEDIDA E CERTA 100%,tal como filiação(extremamente importante)alem dos outros itens citados por vc,porem pra quem não acredita em tempo,como ele,rsrs...como explicar ele ter falado inumeras vezes o animal trabalhou bem?não tem logica.
    Preferir as vezes dizer que o animal esta muito bonito é valido ,mas sem duvida muito mais aleatorio;alias ainda me lembro do tempo do finado atilio irulegui,que escolhia numa certa data os 5 animais mais bonitos da temporada,que nenhum deles que me lembro tenha virado craque...rsrsrs....abraços.

    ResponderExcluir
  16. Minha opinião: Tempo só deve ser analisado em comparação com outros no mesmo dia. E, mesmo assim, julgando os finais que, se forem muito bons para um tempo total fraco, demonstra que aquele tempo deve ser desprezado por falta de ritmo na corrida.

    Por isso que sempre aprendi nos matinais que não existe cronometragem certa ou errada, a única coisa importante é que você marque sempre da mesma forma para ter o fator comparativo.

    Agora se no mesmo dia começarem a divulgar tempos com cronometragem auferida em forma diversa, aí é melhor descartar de vez isso mesmo...

    Adolpho Smith

    ResponderExcluir
  17. Oi Leon, não sabia desta grande quantidade de erros. Mas tinha uma intuição de que eles existiam. Tenho por hábito não levar o tempo em consideração por ser uma medição sujeita a variáveis, como chuva, direção e força do vento (não é informada em nenhum tipo de retrospecto), falta de parciais em alguns páreos e a constante falha noa tempos (tem dia que é manual, tem dia que é eletrônico). Sem contar que existem animais recordistas que não são necessariamente os melhores naquela distância. Foram os mais rápidos num dia de raia em condições extremamente favoráveis. Essa é a minha visão. Uns vão discordar, e exatamente por isso o turfe é apaixonante.

    ResponderExcluir
  18. Fonseca,beleza respeito muito sua opinião,so penso um pouco diferente,acho que não ha nenhuma medida de estudo que seja infalível,
    não levando em consideração os erros acontecidos,e sendo no mesmo dia, penso ser de grande valia o tempo, como alias o é em qualquer modalidade humana(atletismo)e outros,mas turfe é apaixonante por colocar varios tipos de estudo em confronto,abraços....

    ResponderExcluir
  19. Adolpho,concordo com vc no que se relaciona a "train de carreira"pra avaliarmos o tempo,a prova é que muitas vezes no dia dos 1000 metros de velocidade tanto o abccp como o suckow,sempre ha um animal num pareo comun de 1000n metros com tempo igual ou aproximado ou mesmo melhor do que o registrado pelos velocistas,quando o pareo se apresenta fraco um bo0m velocista tende a colocar tempo muito bem,que não repete quando ha maior combatividade em pareos de sua mesma força.
    julgo no entanto que o tempo e sem duvida nenhuma(desde que correto e interpretado e analisado)um dos indices mais confiaveis ainda.
    São opiniões evidentemente.abraços.

    ResponderExcluir
  20. Eu procuro levar tudo em conta, e concordo como Alberto Leon acho tempo preponderante para meus estudos,mas respeito opiniões contrárias.

    ResponderExcluir
  21. Aron,nas minhas conferências os tempos do Jet Black e do Vogante estão certos,já os da Quimaquina e do Paiolo estão errados.Na gávea assim que os starting gates abrem começa a cronometragem,já em cidade jardim me parece que é feita já com os animais praticamente correndo,note que colocam o partidor sempre um pouco antes da seta que indica a distância e a patir dali é que começam a cronometrar,se não me engano há um bom tempo falaram sobre isso na tv jockey.Sempre marquei os tempos a partir da seta e praticamente todos davam certo e de uns tempos pra ca esta dando muita divergência com os tempos dos retrospectos,e também conferi o tempo dos potros no domingo e da Personal Emblema e não bateram com os meus, fui mais longe ainda e olhei a penúltima corrida do Vogante (15/11) e nem de perto achei 63,7.Abaixo os tempos que eu achei.
    Quimaquina - 54,8
    Jet Black - 66,3
    Vogante - 65,8
    Paiolo - 73,4
    Beo Boss - 54,9
    Personal Emblema - 72,7
    Vogante (15/11) - 65,7
    Da minha maneira de marcar achei esses tempos.Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  22. E a confusão aumenta. Vamos colocar um pouco de ordem nisso. Evaldo: na sua marcação de tempo, você desconta alguma coisa, referente ao inicio da contagem estar a frente do partidor. O Adolpho falou que o desconto é de 1,5 (acho que isso é para quem marca a olho nú e com cronômetro). Na minha maneira de marcar, que é a de pausar a imagem e ir quadro a quadro, até perceber o momento em que a portinhola do partidor começa a abrir, a diferença para o tempo eletrônico é de 2 segundos. Então, se nome método dá, por exemplo, um tempo de 65s para os 1100m, sei que o tempo do eletrônico foi de 63s. Se não bate isso, dando um desconto de dois décimos para lá o para cá, que eu sempre dou, considero o tempo afixado errada. Veja na sua marcação que tempo deu no páreo de Vyborné. Pelo que você me passou, teria que dar 67 alto. Agora, se na sua marcação, Vyborné e Vogante fizeram o mesmo tempo, tem algo errado aí.

    ResponderExcluir
  23. Aron não desconto justamente por começar a marcar o tempo da seta e nao do partidor, repito isso é o que eu acho que eles fazem para marcar o tempo,começam dali da seta,talvez o responsável por isso no jockey poderia explicar melhor.O tempo do Vyborné foi de 67,3 nas minhas marcaçõs.

    ResponderExcluir
  24. Aron eu tirei de parado, achei tanto o tempo do Vogante como o do Jet Black ,conforme o JCSP anunciou.

    ResponderExcluir
  25. O Vyborné na minha maneira de tirar fez 67 27,bem parecido com o tempo do Caixeta,acredito que a marca do Vyborné não foi manual e o do Vogante e Jet Black sim, ai só fazer a conta que bate com o tempo da revista , mas quem nao marcou vai pensar que o Vyborné fez melhor que ambos e mais uma vez os menos avisados ficaram a ver navios.

    ResponderExcluir
  26. De Longe,

    É que você tem que achar 1,5 a 2,0 a mais do que o tempo que eles colocam. Tire o tempo do Vyborne e você vai achar no mínimo 1,5 e meio maior que o tempo que o JCSP encontrou. E esse é o que tá certo.

    ResponderExcluir
  27. Prosseguindo, De Longe:

    Esse tempo do Vyborné está certo. Porque você tinha que encontrar um tempo de 1,5 acima. O tempo que está errado é o do Vogante e do Jet Black.

    ResponderExcluir
  28. E o Paiolo tirei 73 31/73 12 com o disco final que não estou bem familiarizado, uma coisa é certa, de parado o Vogante não fez 63 e frações nem aqui e nem na china, me desculpe Aron e igual vale para o Jet Black 64 frações idem, podes crer que esse tempos do jcsp alguns foram no manual, Vogante e Jet Black,e Vyborné e Paiolo não.As minhas marcas estão bem parecidas com a do Caixeta.Abraços.

    ResponderExcluir
  29. Pelo jeito o "calvario'da pista continua essa semana,esta previsto chuva pra hoje (penetrometro atual 8,70)porém sexta e sabado não ha previsão de chuvas,o que leva a crer que entraremos novamente naquela eterna incerteza de quais pareos serão mudados,se serão
    mudados ou não,se os pareos de 1000 metros correrão na grama ou não?
    quem irá desferrar caso a grama secar mais do que o previsto,e tudo isso ao meio dia nas diurnas e as 16 horas nas segundas,e se jogar nesse horario,não se sabe se haverá mais forfés,ou não,resumindo sem saber teor da pista,mistura de pareos sim outros não na grama,alguns desferrados outros não,e assim por diante....
    uma pergunta apenas pra que alguem possa me explicar...se é sabido que desferrar não favorece fisicamente o animal,se depois de ir desferrado,ele as vezes passa a ir ferrado (até a proxima desferrada),(tipicamente sentido)porque DESFERRAR?SO PRA CONSEGUIR VANTAGEM NAS PISTAS,em vez de procurar os atalhos normais de melhor treinamento/distancia ideal/joquey especifico(que conheça o animal)
    pista ideal/procurar un handicap favoravel,utilizando na medida do necessario um bom aprendiz?(em vez de colocar muitas vezes um joquey que não faz peso menor,por lealdade ao fato dele trabalhar o animal?
    o resultado final não é o que conta mais ou seja a vitoria do animal,sem prejuizo ao fisico dele,mesmo que o joquey que o trabalhe fique de fora fazendo parte da equipe vencedora daquele paréo????
    muitas duvidas a serem esclarecidas. abraços.....

    ResponderExcluir
  30. CARO COLEGA ARON EM PRIMEIRO LUGAR QUE DAR OS PARABENS PELO SEU CONCURSO ESTA BOMBANDO AQUI NO RJ,JA ESTOU CURIOSO QUERENDO SABER SE EM 2012IRA CONTINUAR
    GOSTARIA QUE ESSE LEITOR QUE PUBLICOU NO SEU BLOG SR CARLOS INFORMANDO QUE O JOQUEI C.LAVOR DEVERIA ENTRAR EM CANA GOSTARIA MUITO QUE ELE PUDESSE INFORMAR
    O PORQUE DESSE DESABAFO.DESDE JA UM ABRAÇO E AGUARDO O PRONUNCIAMENTO DO SR CARLOS INFORMANDO TAL PROCEDIMENTO DA PARTE DELE.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics