29 maio 2009

Agarradeiras

Ressuscitei este post que tinha sido publicado em 29 de Novembro do ano passado ,cujo tema é o uso das agarradeiras. Especialmente para o Miranda Neto que me perguntou e para quem mais quiser continuar participando, agora que as agarradeiras foram realmente abolidas da programação da Gávea.

"S
obre a discussão em torno do uso das agarradeiras na Gávea e que pode vir a decretar a sua proibição:
1- Para os proprietários a proibição é benéfica, pois diminui os custos.
2- Para o estudioso também, visto que é menos um parâmetro nebuloso que some. Alguém sabe qual a diferença em segundos, que dá, com o uso ou não das ditas, em 1100 metros? E em 2000, segue na mesma proporção? Não gosto de parâmetros que não quantifiquem com exatidão o fator tempo. Com exceção, do parâmetro peso, que visa dar uma equilibrada nos páreos.
3- Para os treinadores, suponho que a proibição também seja benéfica. Menos uma tralha para se preocupar.

Como não me ocorreu nem uma vantagem para o uso de agarradeiras, deixo em aberto para o leitor que saiba de alguma, fazer algum comentário."

8 comentários:

  1. EM PRIMEIRO LUGAR GOSTARIA DE PARABEIZÁ-LO PELO INCREMENTO DADO AO "SITE", VOCE E O ARON FORMAM UMA ÓTIMA DUPLA E DE GRANDE RATEIO. QUANTO AS AGARRADEIRAS, A GRANDE DIFERENÇA EVIDENTEMENTE, ESTARIA NOS TEMPOS ASSINALADOS NOS PÁREOS.TEREMOS NOVOS RECORDES? ISSO SERIA BOM PARA O TURFE CARIOCA? UM ABRAÇO AOS DOIS AMIGOS. VITOR HUGO DE OLIVEIRA, PORTO ALEGRE-RS

    ResponderExcluir
  2. Vitor Hugo,
    Obrigado pela sua participação. Quanto a essa melhora de tempos, forjada mais pela tecnologia do que pela capacidade técnica dos animais, não sei se tem algum valor. Mas, supondo que as quebras de recordes sejam um objetivo prioritário, que tal adotar o cronômetro eletrônico que já existe em CJ. Melhora cerca de dois segundos o tempo final dos cavalos. Acho só que tais artifícios não sejam muito justos com quem só usou as patas para quebrar tais recordes.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Aron,

    É impossível não concordar com seus argumentos, mas como você solicitou uma vantagem para as agarradeiras, aí vai:

    A única vantagem que a agarradeira traz de fato é em benefício do animal. No momento da largada, quando existe a explosão muscular que tira o animal da inércia para a velocidade plena, a agarradeira ajuda muito a dar firmeza aos posteriores, contribuíndo para que sejam menores as possibilidades de lesões musculares como distensões.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Paulo,

    Quem sabe, sabe! Eu não tinha nem idéia disso.

    ResponderExcluir
  5. Como sou “nerd” nas coisas do turfe, vou aprendendo aos poucos lendo teu blog, um exemplo típico diz respeito ao uso das agarradeiras; seriam aquelas faixas que se colocam nos cavalos? Outra sugestão, ou ensinamento, areia encharcada = grama? Em caso positivo por que? Cavalos que gostam de areia se prende ao fato dos cascos?

    ResponderExcluir
  6. Caro Oswaldo,

    Agarradeira é um acessório que existem em certas ferraduras, mais especificamente uma saliência na parte de trás e que serve para dar maior estabilidade para os corredores.
    Areia encharcada pode se assemelhar, de vez em quando, a grama, porque nestes casos a pista fica bem mais compactada (dura). Mas apenas alguns cavalos que correm bem na grama, tem esse desempenho parecido na AE. Não é uma regra geral, muito pelo contrário.
    A conformação do casco é um dos definidores de campanha para os cavalos. Cascos mais abertos, melhor grama, cascos fechados, melhor areia. Esta é uma regra que têm algumas exceções.

    ResponderExcluir
  7. mais uma vez o debate traz a FISICA--as agarradeiras melhorariam o coeficiente de atrito MI entre as patas posteriores e o solo,proporcionandomaior MELHOR rendimento ao esforço do animal,e diminuindo as chances de escorregar e por conseguinte uma distensão muscular.venho lembrar o MR.NEDAWI,que correu bem na grama e areia,não apareceu nesse ultimo classico--mas vale lembrar q ganhou 11 kilos-ALGUNS cavalos nao escolhem terreno.quanto aos cascos,uma curiosidade--os cavalos selvagens de RORAIMA tem os cascos muito resistentes.ao ser retirado as agarradeiras,ficamos com uma variavel a menos,,O Q EH BOM ,MAS ,creio ser interessante a riqueza de variaveis,MAS DESDE QUE ESSAS VARIAVEIS SEJAM CORRETAMENTE INFORMADAS AO TURFISTA.quanto ao relogio de DECIMOS DE MILESIMOS,DIGITEI ERRADO--EH MARPOSS---UM RELOGIO ALEMÃO DE 182 REAIS.OUTRA VARIAVEL INTERESSANTE EH O USO DO CHICOTE--QUANTAS VEZES O JOQUEY bateu no animal...pois PUXAR um cavalo pode ser não usar o chicote,pois puxar propriamente DITO,DA MUITO NA VISTA.multaram o W.BLANDI por uso indevido do chicote--o que eh uso indevido????????-dez chicotads??tres??duas???--20???-com FILMAGEM podemos ate essa variavel saber.e se não usou o chicote???????????--eh multado???--reflitam esse problema,,eheheh GUSTAVO BOGOLJUBOW

    ResponderExcluir
  8. SEU NICÃO ta tinindo...quando vi sua foto,me impressionou a beleza do animal,o brilho de sua pelugem,um tipico BLACK STALLION.SEU tempo nos 1300AM, de 1,18seg 910 ,mais rapido q o anterior de 1,19seg66 mostram q esse potro esta em ascensão,tinindo e evoluindo.UM PEGA COM OS FILHOS DE put it back ROYAL COMET E JOBI,alem de JA HERDADA,RASHIN,VIRGIN- a filha de espacial nash--seria legal.VIRGIN TEM 1,minuto05seg410milesimos nos 1100AE--COM 51kilos,, KILOS,O nicão C 55 KILOS TEM 1 min 06 seg 210 milesimos...com 4 kilos a mais,eh 0.8 seg mais lento,,,daria um bom pega...GUSTAVO

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics