Por Olavo Rosa Filho
Um campo de 18 concorrentes, Quinze Quilate, que ganhara o GP Brasil de 96, era favorito de 4 por 1, dia lindo, hipódromo com bom público, tinha tudo para ser um GP de sucesso, a TV Bandeirantes presente, mas esse dia estava fadado para ser o maior fiasco da história dos GP São Paulo, fora aquele do Secreto em 46 , que já relatamos aqui.
Como dissemos, Quinze Quilates ganhou o GP Brasil de 96 debaixo de chuva, atropelando por dentro e matando Zé de Ouro, do Bandeirantes, em cima do disco. Vicente Romano teve o seu sonho realizado, pois havia perdido com Kraus, em cima do disco também, para Espiche, um tremendo azarão, dizem até que não era puro sangue legítimo, mas no páreo tinha até a incrível Dulce, do Stud Seabra tremenda craque, mas que naquele dia não correu nada.
Vicente Romano é uma história à parte: proprietário daqueles da velha guarda, assistia pessoalmente os trabalhos dos seus cavalos, podia fazer chuva, frio, vento ou calor, lá estava ele de binóculos e cronômetro, um verdadeiro turfista.
Teve vários animais bons, sua preferência era por cavalos, podemos citar Fighting Son (década de 50), o mencionado Kraus, Jigo, Kopa, Zemario, Ojantelle, Porsanger, Young Love, Sawer, Northon (26 vitorias, Record em CJ), entre muitos outros.
Ele queria, é claro, ganhar o GP São Paulo e a oportunidade estava ali com o Quinze Quilates. Corrida difícil, decidida nos últimos metros, com o cavalo atropelando para ganhar por um corpo. Foi uma festa, entrevistado pela TV Bandeirantes, quase não conseguia falar, foi na social receber a taça, agora sim estava realizado, havia ganho as duas maiores provas do Brasil.
Nas fotos vemos a chegada:
1º Quinze Quilates (J.Garcia)
2º Haydn (J.Pereira)
3º Quemay (L.Almeida)
4º Moustaki
5º Fool Around
E a foto do Vicente Romano recebendo a Taça.
Dias depois veio a notícia, os dois primeiros foram desclassificados, no exame anti dopping, fato inusitado em provas de Grupo I, acho que no mundo todo. Sem querer entrar no mérito, achei uma pena, muito triste, ter que devolver a Taça, e todos os lauréis daquela prova.
O Resultado passou a ser:
1º Quemay
2º Moustaki
3º Fool Around
Quinze Quilates teve a sua campanha encerrada e tem sido um bom reprodutor, filho de Only Once(criação do Faxina) e Hospitaleira (Haras 2001), portanto pais nacionais, fato raro nessas provas, teve alguns bons filhos tais como Xiang VI, Zegna, Zitromax (GP Ipiranga) Zitroneo e outros.
Sobre Haydn: não ganhou mais, nem teve nada na reprodução.
Sobre Moustaki: não ganhou mais, nem teve nada na reprodução.
Sobre Fool Around: um bom cavalo, correu mais algumas vezes, sem grande destaque e na reprodução não foi bem.
Uma curiosidade, o jóquei de Quemay era L.Almeida, nunca teve uma oportunidade num GP dessa importância, nem antes, nem depois, e não pode tirar a foto da vitória para mostrar, quem sabe até aos netos, como faz todo profissional .
Concluindo, o GP São Paulo de 1997, um GP para ser esquecido.