27 janeiro 2009

Nem sempre os melhores ganham

Uma fábula chinesa:

"Sun Bin era um grande estrategista chinês, que levou à vitória do general Tian Ji sobre o soberano de Qi, Qi Wei Wang, em um desafio entre os três melhores cavalos de corrida de cada um.
Das numerosa corridas em que haviam se enfrentado, os cavalos do general perderam quase todas, porque eram inferiores.
O melhor cavalo de Qi atingia 72km/h, enquanto o do general Tian Ji, alcançava 69km/h; o segundo melhor de Qi, chegava a 66k/h e o de Tian Ji, a 64k/h; por fim, o terceiro cavalo do soberano conseguia chegar a 61k/h, e o de Tian, a apenas 57k/h.
Em cada corrida empenhavam a mesma categoria de cavalos, o melhor de um, contra o melhor do outro e assim sucessivamente. Os cavalos de Tian Ji, visivelmente mais lentos, perdiam sempre. Mas neste desafio em questão, Sun Bin aconselhou Tian Ji que utilizasse seu pior cavalo para enfrentar o melhor de Qi, de forma que nesta corrida perderiam seguramente. Na segunda carreira, em troca,Tian Ji deveria empregar seu melhor cavalo, contra o segundo melhor de Qi, e na terceira corrida, o seu segundo melhor cavalo, contra o pior dos três de Qi.
Quando terminou o primeiro desafio, o soberano riu-se da considerável vantagem com que seu veloz animal ganhou ao do general. Mas quando começou a segunda corrida, viu , com enorme surpresa que o cavalo do general tomou a ponta e chegou antes ao disco. Na última corrida, o cavalo de Tian Ji voltou a ganhar, dando a vitória final do desafio ao general, graças a estratégia que Sun Bin havia proposto."

Como vemos, as manobras no turfe, vem de Priscas Eras .


2 comentários:

  1. Aron,
    voce com sua sabedoria turfistica incomum gostaria que explicasse a mim e seus fieis leitores como que o Lado Bom ganhou o terceiro pareo de ontem de cerca de 5 corpos de vantagem sobre o favorito Ontop, se na ultima vez que se enfrentaram, em 27/12, o Lado Bom chegou vinte e um corpos atras do Ontop?

    ResponderExcluir
  2. Como diria um personagem de uma novela que passou há algum tempo:" Mistério..."

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics