04 janeiro 2009

O Código não é respeitado

Primeiro, os fatos: o cavalo Ouriço venceu facilmente o sétimo páreo deste domingo e seu triunfo foi contestado pelos pilotos de Quick To Run e Bonjour, que chegaram respectivamente em segundo e terceiro lugares, separados por pequena diferença.
Agora uma breve pausa para que se leia o que diz o Código de Corridas em sua Seção V em seu Art. 159:

" Todo o cavalo que obtiver colocação embaraçando a livre ação de qualquer dos competidores na reta de chegada, seja por movimento espontâneo, por partido ilícito do jóquei ou ainda por imperícia deste, será desclassificado da colocação obtida para imediatamente posterior à do cavalo prejudicado, desde que do embaraço direta ou indiretamente, advenha alteração no resultado do páreo."

O Código precisa de atualização? Precisa. O artigo 159 pode não ser o mais justo? Não digo nem sim, nem não. Em uma reforma do Código, quem sabe não se possa aperfeiçoá-lo. A única coisa certa, é que ele está ali para ser obedecido ou pelo menos bem interpretado pelos Comissários de Corridas.
Voltando ao fio da meada. Das duas reclamações, a do piloto J.Moreira, não fez muito sentido, pois além de um prejuízo mínimo, seu conduzido chegou bem afastado do vencedor e não perdeu nenhuma colocação advinda desse possível prejuizo. A Comissão acertou em julgá-la improcedente. Contudo, tinhamos outro "sino". O de W. Blandi em cima de Bonjour. Foram vários "chega pra lá", do jóquei de Ouriço (N.Cunha), durante o percurso inteiro (lembrando que em páreos em linha reta, qualquer prejuízo, desde o momento da largada, é passível de desclassificação). Quantificar o tamanho do prejuízo, talvez seja o grande senão, quanto ao artigo 159, mas é exatamente o que ele pede aos juízes de chegada. No caso em questão, as dificuldades inerentes a subjetividade de cada Comissário para o julgamento, foram por demais facilitadas. Os prejuízos não seriam de monta que se desclassificasse Ouriço. A diferença entre um e outro competidor foi mais de cinco corpos; porém, estes mesmos prejuízos foram mais do que suficiente para que Bonjour fosse impedido de alcançar a segunda colocação. Não há dúvida nehuma que sem os percalços, o pilotado de W.Blandi faria a dupla com tranquilidade. Ou será que na cabeça dos Comissários, todos os desgarres sofridos por este competidor não chegaram à monta de pouco menos de um corpo, que foi a distância que o separou do animal que fez segundo.
Acho uma injustiça um cavalo ganhar aos esbarros, como Ouriço ganhou, e ser desclassificado, mas como diria o "filósofo" Arnaldo Cézar Coelho, "a regra é clara". A Comissão de Corridas do JCSP, mais uma vez, errou feio. A profissionalização deste setor urge.

2 comentários:

  1. Aron,
    sua interpretação do CNC está corretissima. Ouriço deveria ser desclassificado para terceiro lugar.
    A CC precisa ser profissionalizada.

    ResponderExcluir
  2. boa noite.
    quero lhe parabenizar pelo comentario do páreo em que o animal ouriço
    venceu.estpou de pleno acordo com você.a comissão de corridas iria
    desclassificar um animal do haras old friends.hahaha.além da comissão
    toda a diretoria e mais aquela besta enorme que mais parece o herman
    o monstro entregando os trofeus para seus colegas e puxando o saco
    do old friends,marcio toledo etc., mandei um e-mail para a comissão o mesmo que estou lhe enviando,porém sem os elogios a sua pessoa,que me parece também sabe ver corridas de cavalo.sem mais.parabéns
    LUCIANO AMATUZZI (HARAS MIGNON) UM ABRAÇO

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics