23 novembro 2010

Fique de Olho



Por Mariel Muller

Cristal (18/11)
3) Esmagadora vitória de Grecco Sim. Algo houve com Alpacino di Job.
4) Bela compra em claiming esse Uking. Se adaptou bem ao Cristal.
5) Jet Engine perdeu na partida. Foi afunilada.
6) Monte Lupo, corrida "roubada". Deixaram os turfistas de queixo caído!


Tarumã (19/11)
1) La Fúria Negra ficou mal na partida. Não valeu sua corrida. Querubínico, outra ótima compra feita pelo coxa-branca Arthur.
2) Fraquíssima direção do G Macedo em Pardal Fighter.
4) Under Your Nose o "rei" de achar alguém pra ele não ganhar.
5) Fiesta Ke impressionou...vai correr o sem vitória  no RJ ou em SP. Churrasco!
6) Zuana corre muito. Logo pinta em clássico no eixo RJ/SP.
8) Spring Indy inventou de confirmar seus treinos...

Gávea (19/11)
2) HM Oliveira está em evolução. O popular "vassourinha" montou muito bem a Ramayana.
5) Baby Candy parecia outra. Dividiu a raia. Impressionante a evolução de alguns cavalos que saem do Tarumã, como ela e o Talento. A mudança de treinador faz milagres...
7) Tem uns páreos que eu não entendo no RJ. Pura velocidade e no final só as zebras. Desejada Fighter e Oh Carol, dupla de 3 dígitos.

Gávea (20/11)
1) Linda direção em Fascinante Demais de H Fernandes: Pleonasmo.
4) Loulé está em grande evolução.
5) Olho em A Sangue Frio na próxima. Foi corrido com muita pressa.
6) Lavor correu pra dentro com Correspondente e já tirou o Assaré da corrida...
7) Linda corrida de Bollinger filha do nacional Acteon Man. Não entendi porque a Fantástica Chris, que vinha de vencer páreo forte, não foi com a língua amarrada.
9) Algo sério houve com Uluru. Veio para dominar nos 100 finais e perdeu até a dupla.
12) Manalou vai aos clássicos. Corre muito. Quasi Moda tem que ser especializada no KM.

Cidade Jardim (20/11)
3) Jokenpo está em boa evolução. Jogo de Birigui me enganou...ou corre mais na encharcada?
5) Verona Ridge pisou mal no larga. Comprometeu sua corrida.
7) Por partes. Italiano Fighter retornava e ganhou firme. Tem futuro. Ó de Filó quando for aos clássicos pode se igualar a sua mãe. E o Thelasthope está em grande evolução em pista de grama.
9) É uma Pintura não é nem sombra do que era em Maroñas. Tinham que tentar o KM.
10) Chá Inglês é máquina. Deve ser duro lidar com um animal de 560 Kg.

Cidade Jardim (21/11)
3) Puro Galope corre muito desferrado. Menos de um segundo do record! E o Outro Corredor, com essa filiação e corre mais na areia, não dá pra entender.
7) No mínimo estranha a corrida da Zangarva. O Santana foi sofreando na oposta e de segundo sobrou para último. Chegou correndo. Acho que era dia da outra...
10) Seu Massito demorou a engrenar. Fala Mestre corria todo torto na reta.

Gávea (21/11)
4) Não entendi a direção do D Duarte em É do Sissi. Tinha que correr na frente, mais contido e não "de trás". Matou o cavalo!
5) Harry matou o Chuchu Beleza. E a "petiça" Bilheteira ganhou à galope.
6) Fast Ivan perdeu na partida. Se houvesse desclassificação eu não acharia injusto.
7) Sensacional o H Fernades em Skyline Pidgeon. Virou último e matou em cima. Só ganhou porque o Horizon saiu à "cancha reta" e molhou nos 100 finais.
10) Não entendi a corrida de Toca Discos. largou foi ficando e se recuperou. Ainda fez segundo.

Cidade Jardim (22/11)
1) Raia alagada e as assombrações aparecem. A primeira foi Foreign Office, que tinha alergia de areia.
4) Bela direção de Jeane Alves em Aeternus Fulgor.
5) Dona da Guanabara é muito mentirosa.
6) Resende, outro com "alergia" a areia. E para mim o triste da reunião. O aprendiz do Candiru "aplicou" durante a curva toda pra cima da M Beatriz. E na entrada da reta foi pra cima mesmo. E o Orient Inexplicable. Ganha de Bom de Luta e agora...
9) E o Fábio Silva fechou a reunião com a sua terceira vitória, desta vez em cima de Espártaco. A primeira, com Foreign Office, foi "a la Pernambuco", ficou em pé para comemorar antes do disco.

Gávea (22/11)
2) Uma briga no mínimo "infantil" entre Inocêncio e Tatuí. Ou proposital?
3) Não valeu a corrida de Sérvio. Largou mal.
4) Entrevero feio entre os líderes com Tagos e Supreme Runner. Decisão difícil para a comissão de corridas. Eu desclassificaria.
5) Triundoteruzaura mostrou ser uma máquina!
6) Fiquei impressionado com a precisão do AF Matos em Senhor Tufão.
7) Não entendi o Concorde News ficar 10 minutos dentro do box. Colocar antes deve ser importante, mas com mais animais manhosos no páreo ele ficou prejudicado. Nada contra o trabalho do M Carvalho que é muito bem feito. Colocação apenas pontual.
8) Garoto do Sul deu uma viradinha no RJ. Bizunga da Vila e Red Soldier melhoraram seu padrão de corrida.

Destaque
Para mim não poderia ser outro. A vitória de Mr.Nedawi foi esmagadora na Argentina. Ganhar o GP Dardo Rocha (G1) com a autoridade imposta por este cavalo é simplesmente espetacular. O turfe e a criação argentina estão em alta e um exemplar brasileiro ter o "topete" de ganhar de um cavalo respeitado como Lingote de Oro tem um grande valor. Valor a quem criou o animal, o Haras Old Friends, que colhe frutos clássicos todos os meses de um trabalho muito bem feito. Valor para quem teve a idéia de corrê-lo na Argentina e para quem comprou essa ideia, os proprietários. Valor para os profissionais envolvidos: o treinador, o cavalariço, o veterinário e todos que acompanharam o cavalo nesta viagem até o Hipódromo de La Plata. E valor ao jóquei José Aparecido, que foi simplesmente perfeito. Com um percurso feito com muita inteligência e competência. Agora a missão é no Uruguai, o GP José Pedro Ramirez, em Janeiro. Qualidade o grande Mr.Nedawi tem de sobra. Torcer para uma boa viagem e boa adaptação. A criação nacional tem muita qualidade. Pena que as corridas e os Clubes não acompanham essa evolução.

10 comentários:

  1. Adolpho Smith de Vasconcellos Crippa23 de novembro de 2010 às 16:25

    Dona da Guanabara – Hemorragia grau 4 e positivo pra nutaliose. Além de seus problemas de praxe que a fizeram parar por duas vezes e estar inscrita em claiming de valor baixo.
    Tem corrida, mas nunca conseguiu correr o que sabe. Nem no dia em que brigou na frente e chegou junto com Kaloã e Time to Love, por exemplo.
    Acredito que isso sirva de explicação, infelizmente ela não acusou a nutaliose no exame de sangue feito uma semana antes da inscrição e não sangrou nenhuma vez nos trabalhos antes desta corrida, por isso estava sem lasix.
    Coisas da vida, peço desculpas aos apostadores pois sei o quanto é chato cravar um animal que não confirma o retrospecto.

    Abraço,


    Adolpho Smith de Vasconcellos Crippa

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela explicação Adolpho.
    Ontem fui nela de novo por essa corrida que você falou. Chegar perto de Time To Love e Kaloã e não ganhar aquele páreo de ontem e de matar.
    mas com hemorragia grau 4 e nutaliose nem com milagre.
    Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  3. Beleza Mariel,só discordo de vc num quesito, na minha opinião quem prejudicou foi D.duarte c/Supreme Runner ele foi p/dentro primeiro.E agradeço ao Adholfo pela explicação ,eu tambem fui nela ontem , na anterior ,baseada em sua atuação de reparacimento na Semana Maxima do Turfe Paulista, eu ia "eliminá-la" depois dessa vou da-lhe mais uma chance se vier medicada de lasix.Abraços.

    ResponderExcluir
  4. De Longe,
    na minha modesta opinião o animal do D duaret foi para dentro em um movimento espontãneo, e seu jóquei tentou corrigí-lo. O que não justifica nenhum prejuízo. O h fernandes "saca" o animal para fora PROPOSITALMENTE e termina desviando umas duas ou três balizas. Minha opinião. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Mariel discordo de novo não vi essa de abrir duas ou tres balizas ,pois H.fernadnes bateu sempre com a direita. sigo com a mesma opinião primeiro o cavalo do Dalton mainhera p/fora e depois encosta no Tagos + de 1 vez, ai os 2 se repecham e o do guignoni quase se perde de tras no lance ,q fique claro é apenas minha opinião.Agora trocando de assunto hoje pela manha choveu na capital gaucha , a grama está a perigo ,a noite te passo um parecer da situação.Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Sem querer dizer quem está certo ou errado, no CC se não me engano está definido que independe se o movimento foi espontâneo ou não. Causou prejuízo a ponto de impedir a vitória do outro concorente, terá que ser desclassificado.
    Estou na correria, mas depois transcrevo o artigo em seu inteiro teor. Peraí, acho que tenho ele aqui salvo. Sim tenho mesmo.

    Art. 159 – Todo o cavalo que obtiver colocação embaraçando a livre ação de qualquer dos competidores na reta de chegada, seja por movimento espontâneo, por partido ilícito do jóquei ou ainda por imperícia deste, será desclassificado da colocação obtida para imediatamente posterior à do cavalo prejudicado, desde que do embaraço direta ou indiretamente, advenha alteração no resultado do páreo.

    ResponderExcluir
  7. Continando e concluindo, se o H. Fernandes tivesse perdido, ele é que teria reclamado, pois na minha opinião houve prejuízo para ambos.

    ResponderExcluir
  8. Alex,
    concordo com você que está no código sobre o movimento ser ou não involuntário não interessa e sim o prejuízo causado.
    Lembra do Supreme Runner na corrida de 03/06/2010 em que ele vinha para ganhar e se jogou na cerca. Ele é um animal violento e se jogou constantemente para dentro durante a reta toda e o D duarte tentou corrigi-lo até o momento em que encostou no animal Tagos com um prejuízo faltando 200 metros. Depois disso em um movimento de reflexo o H Fernandes defendeu a corrida e sairam umas duas balizas para fora. Como eu já comentei, minha opinião era de desclassificação.
    Mas como era um resultado dificil acho que não vale a polêmica e confirmaram em uma decisão realmente complicada.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics