12 fevereiro 2013

JOGANDO CONVERSA FORA 14

Por Marcelo Augusto

Antes de dar prosseguimento a esse inventário das matrizes importadas pelo Haras Ipiranga junto ao Marcel Boussac, gostaria de salientar que o histórico dos ganhadores clássicos apresentados nos artigos são facilmente encontrados nos catálogos dos leilões dos Haras que detém consigo essas linhas maternas. Embora num primeiro plano esse histórico traz consigo um tom repetitivo, o intuito de tudo isto é simplesmente demonstrar aos nossos amigos que uma ação praticada há mais de 50 anos pelo criador Euvaldo Lodi produziu e ainda é capaz de produzir efeitos positivos em nossa criação, fazendo o nome de importante Haras que delas se beneficiaram. Outro detalhe é o fato de que quando você abrir um catálogo para escolher um potro ou potranca, sabedor da origem daquela linha materna, com certeza facilitará na sua decisão.

HYPANIS (Fr. 1945) – Linha 13-C

Jock X Tharida, por Goya

Criação: Marcel Boussac (Haras de Fresnay-le-Buffard)

Propriedade: Haras Ipiranga

BERCEUSE – Br. 1953 – Galcador x Hypanis, por Jock

No seu pedigree, além das duplicações em Teddy, Gainsborough, Durbar e Bayardo, o que me chamou mais a atenção foi a duplicação em Tourbillon, que igualmente a Hypanis, pertencia a família 13-C.

CALORIE – Br. 1954 – Flamboyant de Fresnay x Hypanis, por Jock

Sua estrutura buscou também a concentração da família 13-C, pois há duplicação na égua Banshee, avó de Tourbillon, além a própria Hypanis pertencer a essa linha através do ramo da Frizelle.

DIAGRAMA – Br. 1955 – Fairy King X Hypanis, por Jock

Pedigree com duplicações em Teddy, Durbar e Sans Souci

GANDAIA – Br. 1958 - Flamboyant de Fresnay x Hypanis, por Jock

Irmã própria de Calorie.

JOSEFA – Br. 1961 – Kameran Khan X Hypanis, por Jock

Pedigree com duplicações em Gainsborough, Durbar e Blandford.

BERCEUSE foi corredora e produtora clássica, tendo gerado a HAPPY, por Manguari, ganhadora do Clássico Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos, prova internacional de velocidade em Cidade Jardim e também aKURRUPAKO, por Al Mabsoot. Sobre o Kurrupako, recentemente o Sr. Milton Lodi postou artigo narrando com detalhes a sua campanha e também seu desempenho como reprodutor. Na década de 80 a linha da Berceuse, através de sua filha Happy, foi responsável pelo surgimento do fenômeno em pistas TROYANOS, por Vacilante e Lady Pat (Sabinus e Nappy, por Adil e Happy), criação e propriedade do Haras Santa Maria de Araras, ganhador de 10 corridas, sendo 9 clássicas, 4 de grupo 1, GP São Paulo; GP. Brasil; GP Derby Paulista; GP Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos de Corrida, Gávea; GP Nestor Jost, Gávea; GP Presidente Arthur da Costa e Silva, Gávea; GP Mário de Azevedo Ribeiro, Gávea; GP José Calmon, Gávea e Clássico Trump Cup,  Gávea; e também de sua irmã materna e ganhadora clássica,VIPNESS, por Present The Colors, ganhadora do GP Zélia Gonzaga Peixoto de Castro G1, Gávea e GP Organização, Sulamericana de Fomento ao Puro-Sangue de Corrida - OSAF,G1, Gávea sendo essa mãe do ganhador do clássico Justiça do Trabalho 1º, REGIAO,L, Gávea (1993), Fox Hunter, por Bright Again. Essa linha materna, através de outra irmã materna do Troyanos, Raising Pat, por Waldmeister, foi responsável também pelo surgimento do ganhador clássicoEltmann (1º no Clássico Ricardo Xavier da Silva, Gávea, 28/12/1997, 2200, AL e 2º na Copa ANPC AREIA II,G3, Gávea) e também pela reprodutora Dandy Pat, por Ghadeer, que por Spend A Buck, gerou para o Haras Old Friends, os ganhadores de grupo 1, INVESTOR´S DREAM (GP Juliano Martins, G1, Cidade Jardim e do GP Antenor Lara Campos,G2, Cidade Jardim) e JOCKEY´S DREAM (GP. Jockey Clube Brasileiro, G1 e GP. José Buarque de Macedo, G1, Gávea). Ainda pelo segmento Berceuse/Happy/Nappy/Lady Pat/Vipness/In Heaven/Official Glory, encontramos o ganhador classico Take The Money, por Bright Again, ganhador do GP Piratininga, CJ, G2 e do GP. Presidente Antonio Correa Barbosa, GP 2, Cidade Jardim e da Prova Especial 29 de Outubro.
A responsabilidade pela continuidade desse ramo da Berceuse está depositada nos Haras Santa Maria de Araras, Old Friends, Springfield e Ponta Porã, que detém consigo as suas descendentes. Haras que normalmente licitam seus potros e potrancas e com certeza vamos nos deparar com descendentes dessas linhagens.







da CALORIE teve um desempenho um pouco mais tímido, através de sua filha, ORA VEJA, por Takt, que para o Haras Rio das Pedras foi responsável pelo surgimento dos ganhadores clássicos ADALGO, por Figuron, vencedor do Clássico João Sampaio, Listed, 3000 grama, Cidade Jardim e de CAIÇADA, por Naftol, ganhadora do GP Cordeiro da Graça, G3, Gávea e do Clássico Erasmo Teixeira de Assumpção Neto, Listed, Cidade Jardim, tendo como melhor produto em pista, Quarto Rei, por Kew Gardens, ganhador da Prova Especial Phelippe Azzer Maluf. Pelo segmento da Caiçada encontraremos o ganhador de grupo I, COLD CAIÇADO, por Know Heights, ganhador do GP Jockey Clube de São Paulo, 2ª Prova da Tríplice Coroa, G1, criador pelo Sr. Gianni Franco Samaja. O pouco das descendentes desse ramo, encontra-se na posse do Haras Ponta Porã.

A linha da DIAGRAMA nada produziu, estando completamente desaparecida.

A égua GANDAIA, teve um inicio auspicioso, e a exemplo da Berceuse, foi produtora clássica, gerando a TUTSI BONBON, por Xadrez, ganhadora do Clássico Francisco Vilella de Paula Machado, Criterium de Potranca, Gávea e de MARIELLA, por Takt, ganhadora do Clássico Erasmo Teixeira de Assumpção, Listed, Cidade Jardim e além da boa ganhadora Nini Bonbon. Entretanto, no decorrer dos anos sua produção foi ficando tímida a exemplo de sua irmã, Calorie. Desse ramo da Gandaia tivemos ainda a ganhadora clássica MARINEIDA, por Midnight Tiger, criação do Haras Basano, vencedora do GP. Pres. Luiz Oliveira de Barros, grupo 2, Cidade Jardim; FRAULEIN MARJORY, por Maniatao, criação também do Haras Basano, vencedora da Copa ANPC Velocidade, G3, Cidade Jardim; Clássico Pres. Julio Mesquita, L, e Clássico Pres. Waldyr Prudente de Toledo, Listed. Esse ramo sobrevive praticamente das descendentes da Fraulein Marjory, as quais encontram-se de posse do Haras Ponta Porã.

O ultimo produto da HYPANIS, JOSEFA, não produziu fêmeas, estando
desta forma desaparecida.

Pelo histórico apresentado podemos observar que o ramo de maior sucesso da HYPANIS é o da BERCEUSE, onde as chances de sua sobrevivência estão depositados, principalmente porque a manutenção desse ramo está sendo feita pelos Haras Santa Maria de Araras, Old Friends, Ponta Porã e Springfield, que primam pela excelência.

A fundadora do ramo 13-C, foi a égua FRIZETTE, 1905, Hamburg e Ondulee, por St. Simon, dela descendem, por exemplo, Mr. Prospector, Dahlia e Seattle Slew. Provando-se estéril em 1928 e 1929, pouco tempo depois, aos 24 anos de idade, foi enviada a um matadouro. Marcel Boussac considerou-a inútil para as tentativas de melhoramento do seu plantel. Final triste para uma produtora extraordinária.
Real Time Web Analytics