Por Laércio Sábato
Segundo o Sidney Morning Herald, foi decidida ontem a aposentadoria da campeã invicta Black Caviar,. Havia especulações sobre sua participação brevemente, no festival de Royal Ascot, na Inglaterrra ou mesmo em Brisbane, na própria Austrália, mas Peter Moody, o treinador, juntamente com os proprietários, decidiram ontem pelo encerramento da campanha.
O FENÔMENO
Difícil para nós brasileiros, onde só o futebol consegue audiência de massa, acreditar que um puro sangue de corridas possa ocupar o papel de astro esportivo mais conhecido no país. Mas é o que acontece na Austrália, com Black Caviar. Para começar, a égua que manteve-se invicta em 25 apresentações - a última "em casa" - tem Blog próprio, páginas no Facebook, Twitter e outras redes sociais e sua primeira "biografia", Black Caviar, the Horse of a Lifetime ( Gerard Whateley) está com a edição esgotada.
É so entrar no Google ou outro site de busca com o seu nome observar quantas milhões de páginas estão disponibilizadas no universo midiático, sob a forma de notícias,imagens, vídeos ou como marca/griffe impulsionadora de negócios.
O exemplo serve bem para obrigar a uma melhor reflexão aqueles que costumam dizer que o turfe tem seus dias contados. Dias contados para os que insistem em tratá-lo como produto de fundo de quintal.