12 julho 2009

Receita

Abaixo uma receita para você, cavalo, ganhar as principais provas de fundo do Hipódromo Brasileiro:

1- Peça para o treinador lhe inscrever, não precisa ser muito bom, mas tem que ser ligeiro e ter raça de fundista.
2- Só aceite ser montado por um um jóquei bem gasolina.
3- Instrua (fale uma linguagem clara, geralmente o Q.I é curto) o mesmo a largar e riscar.
4- Corra para duas partidas (não esqueça da alça, na curva final).
5- Se quiser saber qual o sabor final, pergunte para Remember Carina, Hope e Rutini. Os três fizeram esta receita da vovó no último mês e agora seus nomes estão eternizados como "mestre-cucas" do JCB.
6- Não tem como falhar. Pode ser até que você ganhe o mais famoso concurso gastroequino do Brasil, o famoso "Grande Prêmio Brasil". Não precisa ser nenhum craque, basta seguir a receita...

Obs. A receita é para os grandes restaurantes, mas o Galvão copiou no boteco que ele abriu e também está muito feliz com o resultado

14 comentários:

  1. Para mim isso é´choro de quem perdeu, no pareo do Rutini não tinha ligeiro .Remember Carina em evolução e tem farda e Hope e Galvão são treinados pelo mestre Guignoni que dispensa comentários.Obs. No dia que venceu Flymethotemoon e Hot Six formou a dupla o mesmo foi prejudicado só que na época era do TNT e corria de tras agora mudou o estilo. E Galvão se o Guig levou da milha para os 2400 e porque o mesmo deveria ter bons trabalhos será que você não aprendeu isso.Acho que deves analisar melhor e ser menos prepotente. UM abraço.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado Aron,

    Então se é tão fácil assim todos que pulam na frente e ser loigeiro não perdem nunca mais.

    Brincadeira tem hora.

    ResponderExcluir
  3. O ano 1978. Grande Prêmio São Paulo. Os favoritos, a parelha 1 do São José e Expedictus, Aporé ( uma máquina de ligeireza, ganharia o Brasil de 1979) e African Boy ( atropelador, vinha de vitória 30 dias antes na mesma pista e distância e ganharia o Cruzeiro do Sul de 1979), rateio da parelha, 1,60 em pleno GP São Paulo. Boa filiação, bons jóqueis, ligeireza. Mas tinha a Donética, tão bem nascida quanto eles, no final em primeiro ela, vindo lá de trás. recordar é viver.Isso é ser turfista.

    ResponderExcluir
  4. Aron, observe que a curva final da Gávea não é uma semi-circunferência, como acontece em São Paulo. Ela começa com um raio menor e termina com um raio maior, sendo mais acentuado, ainda, quando há uma cerca móvel, principalmente a 11m, como está agora; assim, um cavalo ao chegar na entrada da curva, se acelerar, desgarra e completa a curva afastado da cerca, perdendo terreno (jóqueis paulistas, por aqui, às vezes entram nessa por desconhecerem o fato). Entrar na curva na frente é fundamental e os jóqueis do Rio dão a alça ali pois sabem que os outros não vão atacá-lo. Observe que em distâncias menores isso também vem ocorrendo. o R.D.L.Santos começou usando isso e faturou um monte; agora estão todos os que montam animais ligeiros aproveitando a dica.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Aron, eu diria que vc está observando estas corridas de um ângulo um pouco viesado. Remeber Carina sobrava uma enormidade na turma (única adversária poderia ser a La Vendetta, mas esta desistiu de correr faz tempo ...). Rutini correu bem G1 quando potro, e mesmo sendo de grama, vinha de ganhar G3 na areia (portanto chance enorme) e é naturalmente ligeiro (não correria de outra forma). Já os outros dois Hope e Galvão (este vindo de uma vitória em milha com muita facilidade), sofrem do efeito Guignoni - que é especialista em treinar animais de longa distância.

    ResponderExcluir
  6. Peguei exemplos recentes mas do Grande Prêmio Brasil recente, lembro do Lord Marcos e do Top Hat. Além disso, não se pode esquecer do Brasil de 2005, onde Pestanita abriu um boqueirão (pule de mais de 100 por um) na frente de Deuteronômio e Velodrome. Aliás os três abriram muito para o resto dos competidores que corriam na poeira. O resultado final foi que Pestanita perdeu nos últimos pulos para o Velodrome e os três animais citados entraram na quadrifeta.
    Não é só no Rio, em São Paulo naquele GP vencido pelo Dono Da Raia, quase que Oakfast, um cavalo mediano, se sagra campeão da máxima prova do turfe paulista, usando deste expediente.
    Tudo isso nos últimos seis anos, de forma que não é uma coisa rara de acontecer.

    ResponderExcluir
  7. Aron, lembre-se que antes da reforma a raia de grama da Gávea era muito ruim, só chegavam cavalos ponteiros, a raia tinha inclinação errada na curva (pode isso !!), era esburacada e com trilhos, uma verdadeira loteria (e foi nessa pista que o Top Hat ganhou ... afinal como poderia um atropelador chegar se ele só tem chance se fizer a curva na baliza 1 e atropelar por um trilho na reta ...).

    Com a reforma, a raia ficou numa condição excelente, agora todos os cavalos com chance chegam, sem atoleiros por onde os cavalos não podem passar. Veja que mesmo quando chove, a condição da raia é exemplar. Então a minha opinião é que a sua crítica a raia de grama atual é um tanto injusta.

    Em São Paulo, o que acontece em 2.400 é aquela mania ridicula dos jockeys aceitarem um trem de pique pique quando eles avaliam que o cavalo que vai na frente é inferior - e dai quando o ponteiro chega inteiro na reta, fica muito dificil descontar (eu não me lembro ao certo, mas teve um ano que o GP São Paulo foi vencido por um azarão do Rio, que foi inscrito para mostrar a farda, justamente desta forma).

    ResponderExcluir
  8. Paulo,

    Eu não critiquei a nova raia de grama, só constatei um fato. Você já viu algum favorito de Gp Brasil correr com vários corpos na frente, eu não lembro e sabe porque? Porque, assim como existe uma pressão da sociedade, existe uma pressão turfística, pressão essa muito forte em cima dos jóqueis. Nenhum jóquei se arrisca a fazer isso, porque se ele perder o pau come. Botou fora, matou o cavalo, condução de amador e por aí vai. Esses que falam isso são os mesmos que dizem, se fez na frente , não deram em cima, teve "train" favorável, quando uma bomba ganha o mesmo páreo, despinguelando na frente. Percebe algo parecido com um peso duas medidas, nisso que eu falei? É isso, existem ideias pré-concebidas e que se tornaram leis (leis que as vezes não têm consistência nenhuma), que se alguém ousa e não as segue a risco, sofre pesadas consequências depois.E é por tudo isso, que acontecem essas zebras, porque em quanto alguém, lá na frente, sem pressão, põe os cavalos para correr, um pequeno número de favoritos, com pressão, fica lá atrás, com seus jóqueis um cuidando do outro e levantando suas montadas.

    ResponderExcluir
  9. menção honrosa a JOBI--o cavalo do mes--1min 02seg763--quase pega o RECORDE DE OLD GIPSY.FAZ muuuito tempo,eu postei aqui nesse blog q SEU NICÃO deveria correr c ROYAL COMET,RASHIN,JOBI...esses treinadores adoram inventar--poe o coitado pra correr milha,NA GRAMA--AHAHAHA--acho q pra ser treinador tinha q ter MUITO,MUITO CONHECIMENTO de FISIOLOGIA EQUINA.o q vemos,são absurdos,como O Q fizeram c o GRANIZO--puseram o cavalo d areia pra correr grama--so faltou ele falar--Po TREINADOR imbeciloide,EU SO DE AREIA!!!!!-o caso do INDOMITO--ele tb é velocista,tem 95SEG nos 1300m,como disse o ARON,,,mas morreu na milha--claro,não respeitaram as fibras musculares do cavalo,,,fora q isso pode fazer mal ao cavalo--mas turfe é assim--tudo pelo dinheiro-foda-se o animal--c perdão do palavrão.BRINCADERA TEM HORA!!!PÁRA!!!

    ResponderExcluir
  10. AS DEZ MANEIRAS DE PUXAR--1.NÃO USAR O CHICOTE 2.puxar a rédea e não deixar o cavalos fazer o movimento de vai-vem c a cabeça 3.deixar-se encaixotar 4.procurar percurso ruim(tipo do terreno) 5.despinguelar no incio,em cavalo q é atropelador,ou seja,não respeitar as caractrísticas do animal 6.fazer diagonal errada 7.fazer zig-zag,zag-zig e não uma reta 8.largar mal,atrasar-se,no partidor 9.não exigir no final em cavalo atropelador 10.dar 20 litros de agua ao cavalo 10 min antes da prova. vcs RIEM????---É O Q MAIS acontece...eheheh

    ResponderExcluir
  11. ERRATA-o Indomito tem 75 SEG OU 1min15seg NOS 1300m,EU me enganei.foi inclusive o ARON que marcou esse espetacular tempo.se não fazem CLÁSSICOS,PREMIOS altos em grana,etc nos 1100 areia,1200m areia,o q eu acho imbecilóide por parte dos promotores de eventos/organização,colocar velocistas pra correr milha é pior ainda,absurdo,ilógico,pode estragar o animal.vamos retirar os 100 e 200 metros da olimpíada,e deixar somente 800 e 1500metros.aí,a gente poe o USAIN BOLT,da Jamaica ,que tem 9seg69 nos 100m rasos,pra correr os 1500metros.na grama--ehehehkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Prezado Aron;

    Boa Tarde !!!

    seus comentários são sempre motivos de no mínimo atenção, e reflexão na grande maioria das vezes !!!

    EFETIVAMENTE; no meu entender o que falta hoje, principalmente na Gávea, são Jóqueis diferenciados, que tenham perfeita noção de percurso, que tragam um relojinho na cabeça, que realmente saiba o que fazer UP animal.

    Não vamos voltar muito no tempo para não encher demais a linguiça.

    Cito os mais recentes com passagem pelo JCB: J.M.SILVA, G.F.ALMEIDA, G.MENEZES, citados os três, me aponte um (pelo menos um) que chegue pelo menos a 100mts de distância em qualidade técnica.

    Salvo o C.LAVOR, J.LEME e o I.CORREA, que podem chegar a 101mts.

    dos demais o que esperar?
    tudo, menos técnica apurada !!!

    Que prazer abrir um programa de domingo e estar lá: F.PEREIRA FILHO, J.M.SILVA, G.F.ALMEIDA, E.FERREIRA, J.PINTO, F.ESTEVES, G.MENEZES, A.OLIVEIRA, perdão se esqueci alguém desta época, que mereça sua citação.

    Será que o maior equivoco pode estar na escola de aprendizes.

    E porque não voltar a adotar o regime de freio?

    Que saudades da Amélia !!!

    ResponderExcluir
  13. Quando correu aqui na Gávea African Boy ganhou todas as suas corridas de ponta a ponta. O Anônimo se equivocou. Atropelador era o Baronius

    ResponderExcluir
  14. da GÁVEA não sei,mas em CJ,temos alguns atopeladores,como FALCON MUSIC,HE MAN,NUESTRO HERMANO,GIRUÁ,e não atropeladores,mas q impoe um ritmo forte do começo ao fim--TOP HAT.NOS 2000metros.foram inventar de por nos 2400m,ele morreu nos 2000m.YMARA DE BLUSH tb dominou do começo ao fim,2000metros areia.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics