28 novembro 2008

A história de Irineo Leguisamo


Irineo Leguisamo (Arerunguá, Uruguai, 1903 - Buenos Aires, Argentina,1985) , também chamado El Pulpo (polvo em português, porque quando montava parecia ter oito mãos) e El Maestro, foi o mais famoso jóquei do turfe sulamericano no século XX.
Iniciou sua carreira no Brasil, na cidade de Uruguaiana. Já na maturidade , fez uma exibição de gala no Hipódromo do Cristal vencendo o Grande Prêmio Bento Gonçalves com o cavalo argentino Vizcaíno. Atuou em vários países, principalmente na Argentina, onde radicou-se, e no Uruguai.
Seus números como jóquei são impressionantes: ganhou quatorze estatísticas consecutivas, além de outras sete alternadas; foi vencedor do Pelegrinni por inacreditáveis dez vezes. Encerrou sua atividade de ginete, com singelos setenta anos, em 1974, montando Fortimbrás, em Maroñas, e como não poderia deixar de ser, com vitória.
Foi grande amigo de Carlos Gardel e montou e ganhou com animais de sua propriedade, inclusive o famoso "Lunático", cavalo que custou cinco mil pesos e retornou setenta e dois mil ao cantor. Um belo lucro, sem dúvida, mas pouco perto das tacadas que este deu em cima do mesmo. Gardel era um jogador inveterado e "Lunático" ganhou nada menos do que dez corridas em sua campanha, algumas com rateios extremamente altos. A amizade dos dois era tão forte que Gardel gravou um tango em homenagem a Legui, intitulado "Leguisamo Solo" (abaixo uma palhinha que eu catei no You Tube) e de autoria de Modesto Papavero. Vejam as palavras do próprio joquei, no dia que soube da gravação do tango, através de um presente enviado por Gardel:
"- Um dia me mandou uma enorme encomenda, com um cartão que dizia: "Mono, te mando um doce". Comecei a abrir-la; era puro papel, e ia diminiundo de tamanho cada vez mais. No fim, apareceu um pequeno disco sem capa. Pus na vitrola e me emocionei até as lágrimas, porque era o tango Leguisamo Solo. Ninguém o cantou como ele. Ninguém, nunca, cantou como Carlitos."
Outra curiosidade é que Leguisamo tinha um apelido que destestava: Mono. Na sua presença ninguém podia chamá-lo assim, exceto Gardel.
Letra de "Leguisamo Solo"
Alzan las cintas; parten los tungos
como saetas al viento veloz...
Detras va el Pulpo, alta la testa
la mano experta y el ojo avizor.
Siguen corriendo; doblan el codo,
ya se acomoda, ya entra en acción...
Es el maestro el que se arrima
y explota un grito ensordecedor.

"Leguisamo solo!..."
gritan los nenes de la popular.
"Leguisamo solo!..."
fuerte repiten los de la oficial.
"Leguisamo solo!..."
ya esta el puntero del Pulpo a la par.
"Leguisamo al trote!..."
y el Pulpo cruza el disco triunfal.

No hay duda alguna, es la muñeca,
es su sereno y gran corazón
los que triunfan por la cabeza
en gran estilo y con precisión.
Lleva los pingos a la victoria
con tal dominio de su profesion
que lo distinguen como una gloria,
mezcla de asombro y de admiración.

Para ver a interpretação de Gardel só indo no You Tube. Clique Aqui .
Mas podemos mostrar esta, mais moderna e de quebra ver a máquina " Yatasto".

Um comentário:

  1. Legui e Gardel se conheceram em Maronas, numa tarde em que o jóquei ganhou 3 carreiras. Gardel foi o preceptor em Buenos Aires quando se transferiu para lá. O cantor já era envolvido com turfe e certa vez ficou devendo uma grana para Francisco Canaro (outro nome importante da música argentina) e só veio a pagar a dívida (com estia e tudo) quando ganhou o Lunático.
    Dizem que a amizade de Gardel e Legui tnha como raiz o fato de ambos serem filhos de pai desconhecido, mas parece que a amizade provinha mesmo do turfe. Gardel não gostava de dicas dos outros (as famosas “fijas”); preferia perder por si mesmo. Uma vez, Leguisamo indicou para seu amigo do Abasto um cavalo que montava no último páreo e ouviu alguma coisa do tipo: por que não indicou para os primeiros quando eu ainda tinha dinheiro?
    abçs
    PS Estou armado de Charles Romuald Gardès (Gardel) até os dentes. Precisamos botar som nessa caixa.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics