04 agosto 2009

De que é feito um campeão


 Não sou conhecedora de cavalos, muito menos de turfe, o esporte que transforma esses animais em verdadeiros herois. Mas como fiz e publiquei uma reportagem no GLOBO-Zona Sul (de 16 de julho) sobre os 83 anos do Hipódromo da Gávea e o 77o Grande Prêmio Brasil de turfe, que aconteceu ontem à tarde, no Jockey Club Brasileiro, resolvi comparecer ao evento, para matar minha curiosidade de leiga.
O mínimo que posso dizer é que tive a felicidade de assistir à vitória da persistência e do talento; vi a ascensão de um grande campeão. Natural de Dourados (MS), Marcos Mazini, de 24 anos, brilhou no domingo - que teve, ao todo, doze páreos -, vencendo seu primeiro GP Brasil (o 7o páreo). Ele simplesmente cruzou a linha de chegada com uma folga incrível. Nos últimos metros (eram 2.400 ao todo), disparou na frente, voando sem sair do chão. Montado no Jeune Turc ("jovem turco", em português), Mazini deixou todos para trás. Homem e cavalo eram um só.
Confesso que fiquei muito emocionada, a ponto de chorar. Especialmente quando o vi no pódio, com a família, diante dos olhos incrédulos de tantos adeptos do turfe da alta sociedade carioca, que costumam apostar no cavalo, não no jóquei. O Jeune Turc não era dos mais cotados para levar o trofeu. Nem Mazini, embora tenha sido o campeão das duas últimas temporadas. O que realmente pesou foi a vontade de vencer desse jovem de família humilde que, desde os 8 anos, fugia de casa e da escola para ir à hípica, porque queria aprender a montar. Sim, o talento já estava no sangue. Mas ele teve de passar por muitas provações para chegar à glória de ontem - entre elas, levantar todos os dias às 4h para treinar. Foi lindo ver Mazini erguendo sua filha, Maria Vitória, de 2 anos, ainda montado no cavalo, na pista: ele chorando de emoção; ela, de medo da altura ou do cavalo. O fato é que, pela primeira vez na vida, vi de perto de que é feito um grande campeão. Parabéns, Mazini!!! 

Isabel Kopschitz, O Globo 3.8.2009

3 comentários:

  1. LINDA,ESPETACULAR essa foto do M.MAZINI-pra mim o grande nome da GÁVEA,e do BRASIL.ESSA expressão facial dele está demais,sua condução perfeita,ter aberto vários corpos em cima de feras como HOT SIX,FLYMETOTHEMOON,foi demais.AYRTON SENNA,CÉSAR CIELO,PELÉ,E PORQUE NÃO MARCOS MAZINI??parabens ao ARON por divulgar magnífica foto-sugestão-deixa ela bom tempo q tá d mais.Quanto a apostas na sexta-feira,até eu que sou viciado-compulsivo no turfe,não to indo mais,muito trãnsito,sem pick 8,e acho que deve haver UNIÃO,e jamais COMPETIÇÃO entre os JOQUEYS CLUBS.por exemplo,acho que a atual gestão do JCSP herdou uma ENORME DÍVIDA E UM BAITA ABACAXI,e jamais podemos crucificá-los,pois estão se esforçando e promovendo eventos--GP LATINO,GP REDE GLOBO,com entrevista na ANA M.BRAGA,JO SOARES,ALTAS HORAS C N.CUNHA E J.GOULART,alem do novo centro de veterinária que até a MARGARIDA P.LARA gostou-nome de respeito no TURFE.Alem do salão de snooker que ficou dez.Mas não concordo com a atitude do JCSP em relação ao TARUMÃ,pois o pessoal do PARANÁ é sério,investe no turfe,SÃO PROFISSIONAIS,e a atual administração do TARUMÃ tá se esforçando pra melhorar o turfe lá.Por isso acho que JCSP poderia continuar a parceria com eles,e jamais concorrer com eles,a união faz a força, deixar eles pagarem a dívida em mais tempo.VIVA A GÁVEA!!VIVA O TARUMÃ!!VIVA JCSP!!SOMOS IRMÃOS!!!

    ResponderExcluir
  2. Se os dirigentes dos Hipódromos pensassem como o comentarista Gustavo,o Turfe resurgeria das cinzas!Mas a soberba e o orgulho impedem essa união que ajudaria a toda coletividade turfística.

    ResponderExcluir
  3. agradeço o comentário do anonimo das 1149!!tu deves ser gente fina.O que eu disse as leoas,as hienas,os lobos e muitos animais aplicam para sua sobrevivencia--!!a união faz a força,o poder da coletividade,do GRUPO,e NÃO da individualidade, o poder da união de várias instituiçoes acaba decidindo a vitória ou derrota--eu vi no DISCOVERY,que as leoas fogem quando há quatro hienas pra cada leoa.PRONTO.Essa é a prova que os jóqueys CLUBS DEVEM SE UNIR.enumero várias razoes--1--PELA SOBRIVIVENCIA DELES--SE liberarem outros jogos,que PODE ocorrer,a concorrencia será BRAVA 2.porque precisamos pensar no TURFE BRASILEIRO,não no NOSSO EGO ou em bairrismos e rivalidades tolas entre estados 3.a cooperação é sempre abençoada e eterna,a dominação do mais fraco pelo mais forte é efemera e frágil.ABRAÇOS!!-BLOG DO ARON CADA VEZ MELHOR!!!

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics