22 janeiro 2011

Deu branco? Tome buraco negro!



Por Laércio Sábato

Nos bons tempos do turfe, quando aposta via Internet não era nem futurologia, passar em branco em um dia propício para corridas era uma aflição geral. Nem mesmo dias santos ou o “finados” eram perdoados. No mínimo aparecia o Trote para preencher o vazio.
Ontem, uma sexta-feira, costumeiro dia útil para os cavalinhos, passamos batidos. Mesmo ponderando a escassez de animas aqui ou ali, foi autêntico buraco negro. E ninguém disse nada. Como se fosse a coisa mais natural do mundo. A Gávea antecipou sua habitual reunião para quinta, dia de São Sebastião, padroeiro. Cidade Jardim adiou para terça, aniversário da Cidade, sua costumeira reunião das segundas. O Tarumã optou pelo brecha da segunda, ou seja, fugiu do feriado prolongado dos cariocas (quinta a domingo) para entrar no feriadão dos paulistas (sábado a terça). O Cristal não quis arriscar mudanças. Campos continua em reestruturação. E São Vicente optou pelo domingo do fim-de-mês.
Antes de sonhar com a pedra única, precisamos pensar em unicidade de comando nos assuntos do turfe, nesta era simulcasting. Como não dá para cogitar a fusão dos clubes envolvidos, presos a estatutos e corpo associativo distintos, e operando por cartas-patente que remontam ao período da segmentação geográfica (hoje totalmente superada pelo avanço da teleinformática) é preciso pensar numa espécie de Comissão de Corridas Nacional, que centralize calendários, procedimentos e até julgamentos das corridas. Ou então essa verdadeira reserva de mercado, uma das poucas hoje conferidas em nosso país, deixará de existir por razões políticas ou econômicas.

4 comentários:

  1. Muito bom seu comentário, caro Laercio.
    A personificação e a vaidade falam mais alto. O mundo mudou e a tecnologia precisa ser aplicada com planejamento em prol do turfe.A internet é ferramenta essencial e até o momento as ações tomadas são muito tímidas. A pedra única - sonho de todos nós - é de simples implantação desde que as forças e interesses dos dirigentes queiram e se disponham a olhar o turfe profissionalmente.
    Webradio e Webtv é um caminho a ser analisado com carinho.
    A idéia da Comissão Nacional é excelente. Parabéns!
    Forte abraço
    Miranda Neto

    ResponderExcluir
  2. Pois é , Miranda. Não conheço nenhum comissário que assista corridas ao vivo. É tudo pela telinha mesmo, onde os recursos são infinitamente maiores que o mais possante binóculo. Veja também que não existe mais o juiz de pista. Mas para resitir a uma inexorável mudança vão interpor a necessidade do diálogo entre os comissários. Como se não existisse a teleconferencia para isso (as empresas usam esse meio corriqueiramente).

    ResponderExcluir
  3. Perfeito Laercio.abraços.

    ResponderExcluir
  4. Acompanho o DE LONGE para destacar o retorno do grande LAERCIO.
    Quanto à reunião do Tarumã, lí no site do JCP que as agências do JCB não funcionariam na sexta-feira, dia 21. E, como o Paraná depende do CPD e das agências do Rio de Janeiro, mudou a data para dia 28 e depois para 24. Poderia ter continuado com o dia 28, sexta-feira, sua data habitual, se tivesse uma Bola de Cristal e soubesse que a reunião de São Vicente passaria para domingo. Isso prova como o LAERCIO e o corintiano Dr. MIRANDA NETO estão cobertos de razão.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics