30 janeiro 2011

MOINHO SÃO VICENTE


 
Por Laércio Sábato

Há um momento na vida em que você começa a se preocupar com os neurônios. Melhor dizendo, em preservar os que restaram. Está mais que provado que com o passar do tempo eles começam a escassear e a única saída, principalmente para quem se mete nos estudos do turfe, é economizar, fazer uma poupança. Sabe como é, gasta muito aqui, vai faltar ali. Neurônios, repito, porque dinheiro, nem pensar.
Cidade Jardim deu uma folga, tem o concurso do Blog, resolvi enveredar pelo programa da Prateada. De repente me dei conta que São Vicente não é um hipódromo. É um moinho. Da razão e da emoção. Onde a massa cinzenta ainda presente se enrosca com as remotas emoções daquele local, guardadas na memória. Não é fácil cotejar os bichos “de casa” com os que chegam de São Paulo e Rio. Decifrar o enigma da atribuição de montarias. Assimilar uns estranhos handicaps. Fica mais difícil ainda envolto nas lembranças das centenas de idas-e-vindas pela velha Anchieta desde os anos 60, quando a Imigrantes não era nem projeto. Descíamos toda quarta-feira. Geralmente o Olavinho Rosa, o Abbud, o Elias e eu. Trabalhávamos no mesmo local, caprichávamos nos estudos. Era difícil qualquer Tritotal ou bi-dupla escapar da gente. E ainda tinha o tio do Olavinho como balanceiro oficial e o Barrosinho para dar uma mãozinha. O jantar do fim de noite era sempre garantido. O peixe na ponta da praia, o filé a Daniel no Almeida, ou, no mínimo, um churrasco, no Chopp do Gonzaga. E a volta prá casa, sempre descontraída, já na madrugada. Coisas simples, como convinha aos verdadeiros turfistas. Na noite seguinte estávamos a postos no Bonfim, em Campinas, acompanhando os cavalinhos. Ainda bem que antes do novo Jockey existiu o velho Jockey.

7 comentários:

  1. "Tempo bom,não volta mais,saudade......"

    ResponderExcluir
  2. Releembrar é viver,esses anos dourados.Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Um dia Laercio, conte as sextas feiras na Pizza do Trote.... Tenho certeza que voce fez este descontraido "esquenta" para as corridas do Fim de Semana...

    ResponderExcluir
  4. Por essas e por outras que peço: Profissionalismo já!!!!!!!!!!!
    Vamos misturar essas grandes histórias com a modernidade e reerguer o turfe nacional. Com um novo pensamento de gestão. Acredito muito no potencial da criação brasileira,mas as vaidades pessoais afundam os jockeys clubes.
    Laércio é um dos grandes turfistas e catedrático na matéria que ainda merecem ver um turfe forte. Que essa nova diretoria de assumirá em março o JCSP avalie o turfe como um "todo" e valorize os proprietário pequenos também com o fortalecimento do JCSV como um centro e treinamento. Mas com condições, qualidade e segurança dando suporte aos profissionais. Sem amadorismos. Minha opinião final é essa: "chega de amadorismo no turfe basileiro!"

    ResponderExcluir
  5. É, meu caro Laercio. O tempo passa e as recordações afloram quando percebemos que o tempo de vida restante é bem menor do já vivido. O importante é que temos fatos para mostrar aos mais jovens e afirmar que a cordialidade, a amizade e a confraternização eram agradáveis e sinceras como devem ser.
    Meus cumprimentos pelo belo texto.
    Forte abraço
    Miranda

    ResponderExcluir
  6. M.MULLER-------as transformaçoes e MUDANÇAS---isso mesmo---MUDANÇAS necessárias pra ressucitar o turfe------porque PIOR QUE TÁ NUM FICA-----------VÃO desde mudanças na LEI---ATÉ na forma de gestão,que a meu ver tem que passar por tercerização com o total controle pelos sócios e rédeas curtas.Isso significa que a empresa que ADIMINISTAR---vai ganhar dinheiro.DINHEIRO--tem que ter isso na jogada.Adiministrar por AMOR,IDEALISMO,é tudo mentira.Tem que ter money na jogada.Quanto mais money virar,MAIS MONEY ganha a empresa.A adm.vai adiministrar BEM porque quanto melhor adiministrar,MAIS MONEY.É ASSIM QUE FUNCIONA!!!!!!!!!!Mudanças--aff,essa palavra no BRASIL me dá URTICÁRIA--mudanças na lei,como lei de icentivo ao turfe,alem das que já tem,com descontos a bancos,empresas,que contribuirem pro TURFE NACIONAL,em qualquer hipódromo!!!Mas.........aqui pra se aprovar uma lei,,,,,,,,,,,é duuuuuuuuuro,,,,,,,,,,,,,pra se mudar algo podre,,,é duuuuuuuro,,,,,,,,,,,,,,,lei pra se liberar as maquininhas,bingo e cassinos--------------isso é médio-longo prazo,mas aqui no BRASIL,que se julga MELHOR que EUA,CANADA,INGLATERRA,AUSTRALIA,MONACO--------------AQUI VAI UM SÉCULO.ISSO MESMO--------NOSSO PAÍS está UM SÉCULO ATRASADO.POR ISSO NÃO SEI SE O DOENTE(TURFE NACIONAL)VAI AGUENTAR ATÉ LÁ.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics